Equalização de Voz

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    RobinhoNSM
    Veterano
    # jan/08


    Pow galera... sou novato aqui no Forum, caso este tópico esteja em um lugar errado pesso já desculpas...

    Gostaria de saber se possível, um método para encontrar uma forma de se equalizar uma voz, isto para gravação...

    Vlw.

    D_carvalho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: D_carvalho
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    bom naum sou nehum especialista mais , creio que para cada timbre de voz há uma equalização certa , o mais indicado para vc e gravar em flat , é o que vários técnicos fazem , (flat: todos os controles de equalização no meiio ) mas....o grande lance e ouvir muita música e prestar atenção na timbragem da voz feminina e masculina . gravando em flat até fica mais fáciil refazer um trecho da voz , supponha-mos que daki um tempo vc queira refazer um trecho do vocal , se estiver em flat naum vai ter que se matar pra timbrar de novo ,. abraços

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
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    D_carvalho perfeito.

    Equalizar a voz antes de gravar só vai limitar suas opções. Não há padrões, vai depender de como você vai separar as frequências na mix final, do cantor, da música, do microfone, da sala onde foi feita a gravação, de tudo...

    Grave flat e depois ajuste o que você ouvir e constatar que precisa de equalização, usar equalização sem parâmetros é destrutivo.

    RobinhoNSM
    Veterano
    # jan/08
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    Hmm.... entendi, no caso na mesa de som eu deixo os controles LOW (Grave), MID (Médio) e HIGH (Agudo) zerados... então isto é gravar flat.... (não conhecia esta expressão ;) )

    Mas então... eu gravo flat mesmo, minha dúvida é quanto a equalização da voz no software de audio, depois da gravação, como por exemplo o Sound Forge, aonde eu além de equalizar a voz de uma forma agradavel, posso ainda aplicar efeitos de reverb, etc...

    Sei que cada voz possui uma "certa combinação" de grave, médio ou agudo, aonde quase sempre se predomina um espectro... eu só queria uma dica de equalização... por exemplo, em uma apresentação ao vivo, quando se trata de voz masculina, eu presto atenção no timbre do cara, se ele tem a voz bem grave, eu tiro um pouco do grave, dou um pouco de agudo, e um pouco de médio... mais ou menos isto....

    Sei que na questão de equalização, noto que existe muito o lance de gosto pessoal, mas sei também... que existe um "padrão" de gosto em que abrange a maioria das pessoas... era isto que eu queria descobrir, o caminho das pedras para equalizar legal uma voz...

    Abraços!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
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    É mas você falou sobre gravação na sua pergunta, leia lá.

    Sei que cada voz possui uma "certa combinação" de grave, médio ou agudo, aonde quase sempre se predomina um espectro... eu só queria uma dica de equalização... por exemplo, em uma apresentação ao vivo, quando se trata de voz masculina, eu presto atenção no timbre do cara, se ele tem a voz bem grave, eu tiro um pouco do grave, dou um pouco de agudo, e um pouco de médio... mais ou menos isto....

    Exato! Isso é equalizar: ouvir, avaliar e compensar as deficiências. É isso mesmo que você tem que fazer. O problema principal não é na equalização, o problema é identificar e avaliar corretamente o que precisa de equalização e o que não precisa... Para isso não existe regra, você tem que ouvir.

    Uma coisa legal para aprender mais sobre timbres e equalização é aprender sobre a composição do som de cada instrumento, inclusive a voz.

    Tem uma tabela aqui:
    http://www.espace-cubase.org/anglais/page.php?page=appaudiozg1#batteri e

    Essa tabela sozinha não vale nada. O bom pra aprender é usar uma boa gravação de um instrumento seja guitarra, voz, bumbo, ou o que for e aplicar um eq nele usando essa tabela aí para servir como referência para as frequências principais.

    E então você deve alterar essas frequências, uma por vez e ouvir com muita atenção até que você perceba o que muda no timbre do instrumento fazendo isso.

    No bumbo por exemplo, você vai ver que alterando as frequências médias entre 2,5 e 4 khz você vai conseguir controlar o volume do ataque dele ( o som que o pedal faz ao bater na pele) e com isso torná-lo mais ou menos presente na mix. Mas mais importante ainda, você vai identificar o que é o ataque e como ele soa quando sobra ou falta.

    O padrão de gosto que você fala é exatamente a naturalidade, equalizando corretamente o som soa natural, e isso é o que agrada o público :D

    RobinhoNSM
    Veterano
    # jan/08
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    shoyoninja .... valeu cara! Era isto mesmo que eu estava precisando... to vendo esta tabela, e sacando algumas coisas... muito legal ela, obrigado !!! ;))

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