Dúvida sobre segurar nota

    Autor Mensagem
    Funkyman
    Veterano
    # abr/04


    Eh seguinte, o que v6 me aconselham fazer para que eu consiga após cantar uma frase segurar uma nota por um período de tempo legalzinho... tipo exercícios ou até mesmo dicas... VALEW PESSOAL !

    Camilla
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Olá, Fankyman!

    É realmente um tanto complexa a sua questão...

    Sustentação de nota em duração(segurar nota) é um trabalho para seu apoio respiratório(difragma) e o controle da saída de ar pelas pregas vocais...

    Para manter a nota estável, vc precisa manter estável a quantidade de ar que passa pelas pregas vocais, já que é ele que vai produzir o som; se a quantidade de ar ficar variando, o som oscila e você desafina.

    Uma boa duração depende da sua habilidade de fechar e abrir as pregas vocais; sem esta habilidade, todo o ar "vaza", seu fôlego acaba e a duração se torna bem curta.


    Para trabalhar o apoio respiratório(diafragma):

    1. Em pé e bem relaxado, inspire e expire naturalmente: o ar entra pelas narinas e é expelido pela boca; faça isso 3 vezes.

    2. Inspire naturalmente sem puxar o fôlego, mantenha o ar no abdomem (barriga) e não no tórax (quando vc respira, os ombros e o seu peito não devem se mexer... é a barriga que expande e retrai); imite uma "bexiga" esvaziando e deixe o ar sair vagarosamente pela boca, emitindo o som "SSSSSSSSSSSS"; Repita 3 vezes lentamente.

    3. Repita o exercício acima; ao imitar a bexiga, emita o som "S" dando pausas: "SSS-S-SSS-S-SSS-S"; Repita 3 vezes.

    Neste exercício, repare no trabalho que seu abdomem realiza; com a prática, vc condiciona o diafragma a contrair e relaxar... muito importante para controlar a passagem estável do ar pelas pregas vocais.

    4. Coloque para tocar a música onde ocorre a sustentação de nota; faça vibração de língua emitindo o som "TRRRRRRRRRR" no mesmo tom e na mesma duração da música; isso vai te auxiliar a encontrar o lugar certo dentro da sua boca , onde deve "encaixar" a sonoridade de modo que ele saia sem variação.

    Mas a dica mais importante que posso lhe dar é: procure um professor de canto.


    Boa sorte.
    Beijos,
    Camilla.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Funkyman
    Aqui,links de alguns tópicos q já foram citados sobre isso, tb.

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=43744

    http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=31972

    Soulface
    Ainda está organizando o Fórum Canto? Se estiver, podes pegar esta informação q a Camilla passou, e colocar num tópico sobre respiração/diafragma. Está bem explicado. Valeu!=]

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Funkyman
    básicamente controle do diafragma

    PuNk Bass
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Camilla
    Brigadão. Também estou precisando de dicas para segurar notas sem ficar tonto...

    RONNIE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Funkyman
    Talvez ajude vc tentar entender como o corpo funciona para respirar normalmente para viver.
    Inspiramos em mais ou menos 1 segundo e expiramos em 3, ou seja, o ciclo respiratório leva 4 segundos.
    Fica muito evidente que não serve para a demanda do canto, uma vez que dependendo da musica, precisamos manter uma nota por muito mais tempo que 3 segundos.(note que cantar é expirar)
    Em função disso os cantores, mesmo os que nunca estudaram, foram instintivamente arquitetando um modo de prolongar a expiração. Hoje em dia isso é uma técnica muito conhecida chamada Apoio.( Do italiano Appoggio)
    A tecnica controla o movimento do diafragma de uma maneira indireta( uma vez que o diafragma é um musculo involuntário tal qual o coração, dessa maneira o cérebro não exerce um controle voluntário sobre ele)atrasando seu movimento ascendente, dessa maneira controlando a saída de ar.
    Procure material que explique bem essa técnica, pois a confusão é internacional quando as pessoas tentam aplicá-la.
    Em todo caso, se vc não encontrar nada sobre isso, escrevo numa proxima oportunidade passo a passo o procedimento, tentando colocar o porque das coisas.... A dica da Camilla é bem bacana,(parabéns Camilla) comece por aí, mas lembre-se que quando ela diz "mantenha o ar no abdômen e não no tórax", é só modo de dizer, por que o ar não vai para a barriga, não tem como.É claro que como "sensação", parece que o ar vai para a barriga, por isso sempre é uma "maneira de falar" para que fique mais fácil de entender o exercício.(o ar fica sempre no pulmão)
    A barriga espande-se frontalmente, lateralmente e para trás(costoabdominal) em função do diafragma descer um pouco na inspiração e pressionar os músculos do abdômen e víceras para baixo. Chama-se compensação muscular.
    Valeu

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RONNIE
    por favor explique passo a passo o procedimento!!quero ver seu ponto de vista sobre o apoio

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    RONNIE
    (costoabdominal)
    pode me explicar como desenvolver o apoio costoabdominal???
    Eu utilizo o diafragma já naturalmente, mas atrás, e lateral ainda sinto que preciso desenvolver mais.
    Podes me explicar?

    RONNIE
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ASSIM Q PUDER VOU COLOCAR AS INFORMAÇÕES MOÇADA....
    VALEU

    RONNIE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fala Barbara

    Na verdade é algo natural e não "apoio costoabdominal", apoio é a tecnica e leva esse nome talvez pelo fato do diafragma se "apoiar" sobre as víceras e músculos abdominais, ou pelo fato de gerar uma pressão de ar que "apoia" a voz.
    Na verdade, até onde eu sei, não existe unanimidade sobre o surgimento do termo.
    agora a expansão frontal,lateral e costo abdominal é algo que acontece quando o diafragma abaixa. Sisplesmente deixe o ar entrar com as mãos na região lateral do abdomen e sinta essas expansões...
    nos falamos
    valeu

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    RONNIE
    cara...
    e o engraçado é que depois que se aprende...nunca mais se respira com o torax

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre segurar nota