Problema: a garganta "entra" ás vezes...

Autor Mensagem
GYMMER
Veterano
# dez/03


tenho feito vocalizações e tal, canto usando apoio do diafragma a talz, mas o problema é o seguinte: algumas músicas que a minha banda pede pra eu cantar são uma oitava acima do meu tom (ex.: blink 182l, sum 41) e então eu subo uma oitava na hora de cantar, isso faz com que a garganta entre...
gostaria de saber se isso é muito prejudicial à saúde vocal (mesmo fazendo aquecimento vocal antes disso)
obrigado

GYMMER
Veterano
# dez/03
· votar


ah , gostaria de saber também porque isto acontece
valeu

Paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


eh sim... a voz rasgada q vc faz pra subir d tom prejudica.... mesmo se a voz esta bem aquecida...

tente deixar essas músicas q vc tem q subir o tom sempre pro final do ensaio ou pra apresentação pq elas podem machucar sua garganta e prejudicar vc na hora de cantar as outras músicas... fazer gargarejo com água morna, gengibre ou comer maçã tb ajuda a recuperar a voz

GYMMER
Veterano
# dez/03
· votar


Po obrigadao mesmo pelas dicas!! acho que isso realmente só acontece quando tenho que subir de tom!!
Se canto muito assim, fico com a voz fraca no outro dia
A voz se recupera ou fica prejudicada?:
obrigado

Paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


ela acaba recuperando.... mas a longo prazo vc pode ter problemas nas pregas vocais

GYMMER
Veterano
# dez/03
· votar


mas eu gostaria de saber: qual o principal motivo da garganta "entrar"? falta de treinamento? tensão demais? ou o tom está fora da minha extensão vocal?

Paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


pricipalmente o tom estar fora da sua extensão vocal... aih vc rasga a voz pra alcançar.... e fica ateh legal em algumas músicas mas prejudica a voz...
se vc faz técnica vocal peça ao seu professor pra ele te ajudar a desenvolver os agudos..... mas dizem q isso vem com o tempo....
vc pode pedir pra banda abaixar o tom tb

Paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


.... eu tb faço isso..... mesmo sendo errado

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


Cara que expressão é essa???"garganta entrar" eu nunca vi isso no canto!!!!vocês que inventaram?

Paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


vc tah cantando..... aih chega nas partes altas da música q vc naum alcança vc usa a garganta pra pegar o tom, emitindo uma voz gutural rasgada, vc entra no tom mas fica rouco depois.....
vc nunca deve ter tido esse problema.... pq vc tem uma grande extensão vocal, mas quem naum tem as vezes faz isso....
tb naum eh todo mundo q consegue fazer isso

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


Paranoid
Nossa....nunca eu fiz isso, e acho que não vi ninguém fazendo!!que estranho, é como gritar para atingir o tom é isso??

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE

exato, vc tem que gritar e forçar muito a garganta, chegando as vezes até a raspar.

Isso é algo incorreto, prejudica muito as cordas vocais.

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


The Yellow Monkey
Nossa...
mas eu penso...
será que é como um musculo qualquer?
com o tempo você acostuma a fazer isso?

Paranoid
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE
sei naum....acho q com o tempo vc acaba eh tendo um nódulo nas pregas vocais...
mas na verdade nem precisa forçar tanto igual o Monkey falou.... naum é exatamente gritar pra alcançar o tom..... eh rasgar a voz, usar a garganta pra alcançar o tom...
tipo... fazer um vocal podreira.... ouve uma música do walter franco, chama canalha....ce vai ouvir....citei essa pq eh um exemplo claro e eh oq eu lembro agora....
o joão gordo faz + ou - isso tb

Yellowcard
Veterano
# jan/04
· votar


mas eu conheco gente q canta sempre com a voz rasgada dias apos dias e naum perdem a voz ... naum prejudicam ... pelo menos momentaneamente...

acho q cada um tem uma resistencia com a voz...

Gabriell
Veterano
# jan/04
· votar


Na minha opinião o alex gonzaga rasga a voz legal.

Amomusica
Veterano
# jan/04 · Editado por: Amomusica
· votar


GYMMER

Certamente VOCÊ ESTÁ EXTRAPOLANDO e pode causar sérios danos para suas cordas vocais.

Lembre-se de uma coisa: quem utiliza a voz como instrumento tem que ser CHATO, tem que ter MUITO CUIDADO SEU INSTRUMENTO, PORQUE DEPOIS DE ESTRAGADO ELE NÃO TEM CONSERTO E NÃO SE PODE COMPRAR OUTRO.

PORTANTO POUPE-SE O MÁXIMO QUE PUDER. Procure saber se a música que vc está cantando é realmente adequada para sua voz, se não for, não force a barra...

No canto, deve ser observado o seguinte: SE DOEU, PARE !

OUTRA COISA, NUNCA SE DEVE CANTAR COM A GARGANTA, ELA DEVE SER APENAS O LOCAL POR ONDE O AR PASSA. AS CORDAS VOCAIS DEVEM VIBRAR LIVREMENTE COM A PASSAGEM DO AR. QUEM CANTA COM A GARGANTA CORRE SÉRIOS RISCOS DE ADQUIRIR CALOS NAS CORDAS VOCAIS.

A FORÇA PARA O CANTO DEVE SER DIRECIONADA PARA O DIAFRAGMA, QUE PODE SER "EMPURRADO" PARA BAIXO NOS AGUDOS.

Na página principal do CIFRA CLUB tem um tópico denominado COLUNAS onde um dos seus itens é sobre CURSO DE CANTO. O curso é gratuito, está dividido em nove aulas e é bem básico. VALE A PENA CONFERIR É MUITO INTERESSANTE...

Paranoid
Veterano
# jan/04
· votar


realmente isso q foi falado eh verdade....
e eh oq todo professor d canto diz...
mas e os vocalistas d black metal, de death, de thrash?
todos eles usam a garganta... fazem vocais guturais....
como eles naum tem nodulos nas pregas vocais? como eles fazem shows seguidos cantando usando a garganta e naum ficam sem voz?
tem técnica pra cantar usando a garganta tb!!!

Amomusica
Veterano
# jan/04
· votar


Paranoid


Não costumo ouvir músicas pesadas, mas deixo uma pergunta, será que eles realmente usam a GARGANTA para emitir aqueles sons? Não pode ser uma voz de peito "disfarçada"?

Se for com a garganta, deve haver uma técnica muito específica para isso pois, caso contrário, estariam todos mudos.

Paranoid
Veterano
# jan/04
· votar


Amomusica
eu acho q como chama se voz gutural e isso significa q eh som emitido pela garganta deve ser pela garganta mesmo... mas pode ser q naum

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


é uma técnica alemã o gutural...
eu tenho que lenbrar do bendito nome...faz tempo que eu venho falando dessa maldita técnica

Paranoid
Veterano
# jan/04
· votar


FáBiO LiOnE
entaum.....huahauhauha mas os alemães q inventaram ela naum prejudicavam a voz neh???
como eu faço pra naum prejudicar tb uhahuahhau q tecnica eh essa...????
pq eu vou montar uma banda d death

GYMMER
Veterano
# jan/04
· votar


Oi, finalmente pude voltar ao forum, estava viajando

esse negocio da garganta entrar nao eh sempre, eh só quando você tenta imitar o cantor original cantando, acho que isso é prejudicial mesmo, pois você acostuma a cantar forçando. Obrigado pela ajuda

BlindGuardian
Veterano
# jan/04
· votar


Nem li todas as respostas, mas as vezes "a garganta entra" quando canto sem fazer um bom aquecimento.
Tente aquecer bem a voz e relaxar antes de cantar. =]

GYMMER
Veterano
# jan/04
· votar


eu pensei que também poderia ser tensão; acho que se você cantar projetando o som bem pra fora esse problema nao acontece; acho que tem a ver com volume também, porque nas notas agudas o certo é cantar mais alto e se vc ficar prendendo o som isso acontece
estou certo?

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


GYMMER
Nunca acontenceu isso comigo então não sei cara!!ehhehe

GYMMER
Veterano
# jan/04
· votar


po como nunca? grita bem alto em frente ao espelho, forçando mesmo, ve se nao entra

GYMMER
Veterano
# jan/04
· votar


The Yellow Monkey
Nossa...
mas eu penso...
será que é como um musculo qualquer?
com o tempo você acostuma a fazer isso?
__________________

Eu pensei nisso tb; se o "músculo" da garganta se acustuma a fazer isso e nao causa mais dor, será que continua prejudicial?

guardian of the night
Veterano
# jan/04
· votar


porra se o agudo for tipo do andre matos e´ praticamente impossivel alcançar so se vc for foda como ele ou o cantor do bride, faz falsete nos agudos.
e pra fazer voz arranhada como do nirvana apesar de eu odiar quem me ensino foi um cantor "pro"
enrigece o abdomem como se fosse cagar isso alivia a força na garganta

FáBiO LiOnE
Veterano
# jan/04
· votar


guardian of the night
Cara, é fácil pegar os agudos do andré cara...larga de ser baba ovos do cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema: a garganta "entra" ás vezes...