Cantando com a garganta ("técnica" estranha)

    Autor Mensagem
    maggie
    Veterana
    # mar/08


    Cantando com a garganta

    Dã... (você diria). É óbvio que se canta com a gargante e as cordas vocais... Mas eis que eu pergunto: O que seria o de vocês sem o Chongas?? Sem toda essa sabedoria que por aqui aprendem...

    O cara achou uma maneira de se cantar com a garganta (aparentemente é isso que eles fazem) que é uma das tradições na Mongólia ou Sibéria, sei lá (sempre informações precisas).

    maggie
    Veterana
    # mar/08
    · votar




    maggie
    Veterana
    # mar/08
    · votar




    maggie
    Veterana
    # mar/08
    · votar




    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    Estarei louco ou eles estão usando simplesmente o Fry?

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cantante
    o segundo video com certeza, o cara parece um dos vocais do Ac/Dc cantando(a careta de esforco =P) até a cara dele antes de comecar mostra que deve ta doendo pra caralho =X
    No primeiro é engraçado qdo ele recusa a cantar e as pessoas falam que ele ta cansado =P
    agora o resto tem coisas bem estranhas, só que só servem como curiosidade^^

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    não entendi muito bem...

    tem algo diferente???

    só percebi um assovio que vem junto com a voz de um dos dois do segundo vídeo e o do cara do terceiro vídeo.

    é isso????

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Muito legal!

    Esse tipo de canto chama-se Canto Harmônico (ou Harmonic chant/singing) e é muito comum em algumas regiões asiáticas, como Mongólia e Tibete.

    A base disso é uma emissão laríngea de baixa freqüência (algo em torno de 70 ~ 100 hz) que permanece constante e com um ajuste modificado nas produção de vogais, eles criam uma cavidade intraoral que atua como um super-formante de altíssima amplitude mas de faixa espectral (largura) tão pequena, capaz de destacar um único harmônico. Dai o sujeito altera essa cavidade com precisão, criando uma melodia aguda com os harmônicos sobre uma base grave. A descrição fisiológica disso é recente, de 1999, por Levin & Edgerton.

    :)

    Curiosidade, que acabei de ler: Os harmônicos usados são exatamente entre o 6º e 12º, excluindo o 7º e 11º, por uma questão simples: Pentatônica!

    nettoroses
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    muito foda!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Cantante
    Estarei louco ou eles estão usando simplesmente o Fry?

    Acabei de ler isso tb!

    Este estilo também utiliza recursos fonatórios especiais e por isso é também denominada khoomii, palavra mongólica para "garganta". Os ajustes laríngeos adotados têm semelhanças com o fry. Com isso, além do baixo valor de F0, consegue-se uma maior velocidade de fechamento (que amplifica os harmônicos superiores) e uma diminuição da fase aberta de cada ciclo glótico (que diminui o consumo de ar e evita perda de energia pelo acoplamento com o trato vocal subglótico); as falsas pregas também podem ser utilizadas vibrando numa freqüência sub-múltipla de F0 (Levin & Edgerton, 1999)

    Private Pyle
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Putz! Não entendi porra nenhuma. Olha que eu entendo um pouco de música, acústica e laringe.

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    bom, o cara do terceiro vídeo é profissa, ficou legal o assovio heuiheuihe

    os outros deus me livre HIUAHUIHAUIHUAI

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Private Pyle
    Putz! Não entendi porra nenhuma. Olha que eu entendo um pouco de música, acústica e laringe.


    (2)

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nossa, vivendo e aprendendo...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Wrvieira
    Velho, ouça Dance the night away, do Van Halen. O Diamond Dave tenta fazer algo parecido no final, nas repetições do refrão (Yeah, yeah e tal).

    E reza a lenda que ele estudou sobre essas paradas.

    :)

    maggie
    Veterana
    # mar/08
    · votar


    Christhian
    Valeu pelo esclarecimento, é realmente uma 'técnica' esquisita.

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Wrvieira
    · votar


    Christhian

    Pode crer, na hora que vc comentou já lembrei, mas não sabia que era a mesma técnica.

    Acho que na "Running with the Devil" também rolam uns lances parecidos, não? Nos refrões, quando ele manda uns "Yeah" no fim das frases.

    cybx
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nossa, que coisa de louco..

    Uma dúvida, isso é prejudicial?

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Caraca... que loucura esse último cara aí!

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    é o último eu achei da hora...

    Levou uma cara até eu perceber que não tinha outro instrumento ehuiehuih

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    cybx
    Uma dúvida, isso é prejudicial?
    Cara... sinceramente não sei dizer... Não há nada sobre isso naqueles estudos que eu citei...

    :(

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    !!!

    ivan_puppets
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: ivan_puppets
    · votar


    EDIT.:

    eduardoclark
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Já estudei sobre estas técnicas de "throat-singing" e overtone-undertone. Tem muitas semelhanças com técnicas de guturais do metal extremo, onde se usam harmônicos também. É uma técniac ancestral, tradicional.
    Existem diversos estilos, alguns que imitam animais, tons graves, harmônicos, alguns bem agressivos. Os monges tibetanos usam um tipo de técnica desse "estilo" (throat-singing) para chegar naqueles graves abissais com potência.

    Tá bem famoso hoje em dia, tem gente ensinando como fazer, gente postando vídeos amadores tentando fazer e tal.

    Pra ter uma noção das extensões possíveis:


    Existem muitos vídoes bacanas no youtube. É algo bem folk. Apesar de terem artistas mais contemporâneros, já vi até um que faz versões nesse estilo de motorhead! *rs

    É uma técnica precisa, que não prejudica a voz. Porém, aprender sozinho é arriscado. Como todo canto pode ser, porém, este especificamente, tem que ser ter bastante cuidado. Apesar de que é pouco provável que alguém tenha sérias consequências. Em vista o próprio estilo diferente de canto, a própria confortabilidade vai indicar o correto, e se estiver no caminho errado, não conseguirá ficar mais que alguns segundos cantando, já que se machucará. É só não insistir no erro.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Os harmônicos agudos é que são os mais loucos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantando com a garganta ("técnica" estranha)