Edufatarelli Veterano |
# abr/11
· votar
Vamos lá rsrs.
Criar arranjos para vozes é uma tarefa bem complexa, existem vários detalhes para se preocupar;
primeiro: Quais vozes vc tem a disposição? (Ex: uma soprano, um tenor e um baritono)
Segundo: qual a caracteristica do arranjo?
- todas as vozes vão cantar a mesma letra em "blocos"? - as outras duas vozes vão fazer um contracanto (ritimo e/ou letra diferente)? - as outras vozes vão "imitar" instrumentos musicais (tipo banda)?
Terceiro: Algum instrumento vai acompanhar ou vai ser acapella?
Entenda que não é uma coisa simples de se fazer quando se busca um resultado realmente bom;
Eu recomendo que vc pegue um arranjo já pronto, não conheço a música, mas provavelmente não possui 6 vozes como vc disse (6 sem dobrar nenhuma ou oitavar), pois não ficaria bom; então procure a partitura e escolha a melhor voz para cada um dentro de sua tessitura.
Caso não encontre ou o arranjo for inviavel, pegue a harmonia da música (os acordes) e divida as notas entre os dois, se uma das vozes for de baixo ou baritono grave, coloque a fundamentar pra ele cantar sempre, o efeito é muito bom, se não for esse o caso coloque um instrumento para fazer essa nota (contrabaixo ou piano) enquanto as vozes de distrubuem pelo acorde; outra dica é que a melodia fique na voz mais aguda e nenhuma voz fique distante mais de uma décima da outra.
Se não tiverem o conhecimento teórico necessário, mas possuem um bom ouvido, pode se criar as vozes instintivamente, dando apenas as notas que cada um deve começar e seguirem a melodia, (ex: um começa na nota da melodia, outro na fundamental do acorde e o outro a nota que sobrar do acorde) o resultado é interessante, porém impreciso.
Espero ter ajudado um pouco e não confundido rsrsrs.
qualquer duvida é so perguntar.
Abraço.
|