COMO ACERTAR UM TOM (ALTURA) "DE PRIMEIRA" EM ARRANJOS VOCAIS.

    Autor Mensagem
    luciorss
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: luciorss


    Olá pessoal.

    Estou fazendo aula de canto e tenho praticado bastante acompanhando músicas de CDs e de radios.

    Inclusive tento fazer alguns arranjos vocais. (Sou evangélico, e gosto bastante das ministrações nas músicas com arranjos vocais, como faz o Paulo Rogério, que ministrou no Renascer Praise...)

    Mas estou encontrando dificuldades para começar o arranjo na altura correta.

    Eu tenho em mente a altura, mas quando vou "atacar" com a voz (não sei se este é o termo correto), às vezes sai uma altura diferente. Interessante que às vezes soa até uma outra nota do acorde, tipo uma terça acima ou abaixo da nota que eu imaginei.

    Vocês poderiam me apresentar alguma técnica que ajude a acertar um tom (altura) "de primeira" em arranjos vocais?

    Que Deus abençõe a todos vocês.

    Autumn Wishes
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tem que treinar esse ouvido, e tentar ouvir bem oque voce canta

    com o tempo voce pega

    luciorss
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: luciorss
    · votar


    Autumn Wishes

    Obrigado por responder, mas eu não entendi muito bem...

    Por que treinar o ouvido?

    É comum ouvir falar de treinar o ouvido quando você está tentando acompanhar alguem, tocando instrumentos ou até mesmo cantando. Nesse caso é preciso ter uma percepção boa do que está sendo executado pra poder acompanhar.

    Mas no caso dos arranjos, eu acho que tenho até uma boa percepção das notas do acorde, chego a pensar a altura que devo "atacar", mas quando solto a voz, às vezes cai numa outra nota.

    Isso tem a ver com "ouvido" mesmo?

    PVitor
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    nesse caso acho q n eh ouvido mermo nao.. eh pratica mermo....
    tenta concentrar soh na sua voz e esquecer o resto..
    com o tempo vc pega

    luciorss
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Obrigado, PVitor, pela resposta.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    luciorss
    isso eh o ouvido kara!
    agora kero fazer uma pergunta a voces...
    a quanto tempo, ''estudam musika'' (ou algum instrumento..etc)
    e voces conseguem ''atacar'' exatamente em tal nota? voces de ouvido, ouvem uma nota e sabem dizer qual ela eh?


    estou bastante envolvido com musika a 4 anos, consigo tirar musikas de cabeça no intrumento, mas por exemplo agora, sem o violão ou o violino ou algum instrumento por perto, eu naum consigo fazer um C3...

    voces conseguem??

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    yup!

    brjona
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    cara eu também sou evangelico e gosto dos arranjos do link4 raiz coral e outros black gospel
    estou querendo aprender alguns arranjos e tecnicas
    obs:não tenho condições de pagar aulas de canto
    obrigado

    DeRiCk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    brjona
    Também gosto bastante do arranjo deles ( que no caso é uma técnica chamada "Melisma" ).

    luciorss
    Bom, no seu caso amigo , eu recomendo que você use apoio, apenas isso. =]

    fLw !

    luciorss
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    DeRiCk
    Descobri uma coisa que talvez tenha a ver com o que você falou:

    A solução que achei para acertar um tom de primeira foi tentar direcionar o ar para o ponto correto da caixa de ressonância.
    Dessa forma, é como se cada tom ou nota tivesse um endereço e, para alcançar essa nota, basta mandar o ar para lá.

    Inclusive, o meu professor de canto já tinha falado algo nesse sentido.

    Não sei se ficou claro. Mas espero que ajude.
    Se alguém tiver um texto mais rico sobre esse tema (que pode ter a ver com apoio do som região dos AMPLIFICADORES), eu pediria para postar aqui.

    brjona
    Ouvi um pouco o CD do Sérgio Saas e achei muito interessante. O que me chamou a atenção foi o vocal dele e também os arranjos de contrabaixo que, se não me engano, o TED quem faz.

    John Arch
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    zilahi
    Cara, é contra as regras do site isso q vc tá fazendo... e vc com certeza sabe disso!

    Moderador
    com certeza esse kra não é usuário do forum e só se inscreveu pra faze propaganda do site. Melhor ver isso daí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a COMO ACERTAR UM TOM (ALTURA) "DE PRIMEIRA" EM ARRANJOS VOCAIS.