Como separar tons de vozes em uma música

    Autor Mensagem
    Kita
    Veterano
    # mar/06


    OI pessoal, eu gostaria de saber se tem alguma regra para que em uma música, possa se separar as vozes contralto, baixo, Tenor e soprando?Tipo tem meio acima ou meio abaixo, estas coisas que vemos na música.
    Por que temos um coral. Mas como o regente está começando agora, ele tira por ouvido. E as vezes ele não consegue, por isto eu propus olhar aqui neste forum pra ver se algum de vcs tem alguma coisa sobre isto.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu ainda acho que a melhor maneira de "tirar" as notas das melodias das diversas vozes de um coral, numa música, é de ouvido!!
    Tem músicas que os vocais seguem algumas regras, por exemplo, 1a voz na tônica, 2a voz na terça, 3a voz na quinta, etc., mas tem músicas que fogem totalmente disso, mesmo porque as opções que um compositor tem de melodias quando compõe uma música são numerosas.

    É quase impossível a voz de um cantor se manter numa mesma nota enquanto a música não sai de um acorde.

    Kita
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Sr. El_Cabong valeu mas eu queria mais ou menos uma base que se pudesse tirar uma idéia disto entede?

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Leandro Oliveira
    · votar


    eu posso te ajudar mas para isso seria interessante se vc colocasse exemplos
    o q vc quer?(na musica)
    como vc quer?
    qual o nivel de seu coral?
    quantos cantores?
    tem muita coisa pra ser avaliada antes de se fazer um arranjo especifico para um grupo
    ou coro
    ideal q vc fez se vc nao sebe ler partitura é como o El falou tentar organizar esquemas na cabeça a partir de outras musicas
    por exemplo uma fraze de musica que tenha a melodia em C C C D C(independente de tempos e espaços imagine qualquer melodia so pegru a ideia do acorde)
    vc tem C C C D C
    vc tem n's maneiras de dividir essas vozes para o quarteto classico de coral(s + c+ t+ b)
    EX:
    s; E E E F E
    c C C C D C
    t: G G G A G
    b C C E D C
    com vc pode organizar de outras maneiras
    mas realmente eu estou falando do basico do basico da divisao de voz
    eu realmente naosei o qaunto vc sabe
    por isso eu preciso q vc seja mas clara em exemplos de musicas e talz
    organize suas duvidas ]porque essa é uma area extremamente vasta
    entao espero ter ajudado
    outra tenta ´pesquisar aqui por dentro do forum ja deve ter muito topico sobre esse assunto entao se tiver mais duvidas
    reviva outro topico e deixe os moderadores fexarem esse
    ok ........................
    espero ter ajudado
    quanto esquematizar sua duvidas nos iremos com ttodo prazer responder
    hugs ate mais

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    tem uma lista de topicos aqui em baixo
    relacionados a esse assunto se nao encontrar tenta o busca

    samucabati
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Kita, Já tenho uma certa experiencia em coral, e te digo: o ideal é ouvir muito... pegue vários cds de Corais (nao sei qual é o estilo do seu) e ouça muito. preste atenção aos arranjos das vozes, as "subidas" e "decidas". É muito bom tambem ouvir com os outros integrantes do coral para que haja harmonia entre o grupo, o que é essencial...

    Kita
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ta Leandro eu sei música assim também sei ler pastitura. o coral tem em cerca de 20pessoas sendo 5 para cada classificação de voz. O que eu quero por exemplo, é saber se em um música do tipo "O hino nacional" para este coral tendo S,T,C e B existe uma regra para se saber como cada voz vai sai
    sobre o son da outra. Por exemplo o soprado do contralto ou o tenor do baixo ou ambos entedi?
    Pois o que me explicarão aqui neste ensaio que o que faz a diferênça de uma voz da outra é os sustenidos ou seja +meio ton e bemol -meio ton.

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu sinseramente ainda nao consigo entender qual é a sua duvida
    porque se vc sabe musica
    vc sabe dos acordes
    tambem nao estou entendendo a que tipo de diferenciaçao vc esta se referindo
    se a acorde ou melodia
    p.s espero que saiba que por lei o hino nacional nao pode ser divido................................. mas vc sabe disso
    realmente ainda nao esta claro pra mim
    se auguem esta compreendendo por favor responda
    mas se ainda quiser especificar eu estou pronto para ajudar
    tambem tenho esperiencia com grupo ec om divisao de vozes
    mas sinceramente nao vejo qual é a sua duvida
    abraços

    Kita
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    TÁ VOU EXPLICAR, O CORAL DE QUE ESTOU FALANDO ESTÁ COM DIFICULDADE DE TIRAR O TIBRE DO BAIXO NAS MÚSICAS. POR ISTO QUE GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM ALGUMA TECNICA PARA SABER ONDE E QUANDO CADA NAIPE ENTRA. POR EXEMPLO NÓS SABEMOS TIRAR SOPRANDO, TENOR E CONTRALTO.

    Maestro_Marquinhos
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Uma sugestão basica pra vc Kita...
    Experimente usar tônicas, terças e sétimas (quando for sugestivo é claro) no baixo, e terá o seu coral pronto.
    Isso depende muito tambem do nível de coral que vc esta propondo. (nível 1, 2...5)
    Valeu?
    Ja trabalho com corais a 8 anos... pode perguntar..

    Shí.Vocal
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Mas se vcs tiram as três vozes...o resto é o baixo!!!!! Se a pessoa tira de ouvido é só ela buscar aquela notinha grave que está faltando pra preencher o espaço!!!!
    O que não entendí é que se vc lê partitura e toca e não consegue ouvindo tente tocar...
    Mas de ouvido eu acho mais fácil.
    Ou senão tente buscar a partitura das músicas que vcs cantam!!!!
    Têm músicas que dá pra tirar até oito vozes....ouvido tem que ser bom né!!!!

    Se eu tiver falado alguma bobagem por favor me corrijam

    FALÔ

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Kita
    kita olha
    eu sinceramnete nao to entendendo
    oq vc quer dizer com "DE TIRAR O TIBRE DO BAIXO NAS MÚSICAS"
    quando vc diz isso esta se referindo a timbre mesmo, de corda voz?
    se for o problema é mais dificil pois so se concerta com tecnica vocal
    falo exercicios
    isso so for o problema que eu estou imaginando
    queme parece incoerente porque geralmente o problemade coros iniciantes é com tenor e soprano
    por serem altos e os cantores nao terem a tecnica para chegar nas notas agudas
    se o problema for afinaçao ai so tem que ensaiar
    descupe mas as vezes me parece que vcnao sabe como dividir as vozes
    porcada naipe "no seu tom " entende
    se for esse o caso
    entao sua pergunta deve ser outra....................
    espero que agente chegue a um acordo.......srsrsrsrsrs
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como separar tons de vozes em uma música