Minha voz: críticas e sugestões

Autor Mensagem
Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Leopold

Oh mundo cruel! i.i
Como é difícil a vida de quem quer melhorar o canto mas não tem recurso pra fazer isso com profissionais.
Acho que por isso, caras como esse do vídeo, o Lyba e tantos outros disponibilizam material gratuito, as intenções são sempre boas, lógico que não podem fazer milagres à distância, mas o que seria de nós, amadores, sem essas dicas básicas?
Eu aprendi exercícios de respiração e aquecimento assim, tenho certeza que muita gente começou da mesma forma...
Entende?

De qualquer forma, como disse ao Gansinho, já fiquei super feliz porque vcs, que têm muito mais experiência, me deram toques do que já posso ir corrigindo, mas com certeza, assim que puder vou correr atrás de ajuda profissional.

Os DVD's, bem, entendi que não posso querer aprender todas as técnicas sozinha, portanto, vou focar no básico, como aquecimento e desaquecimento, dicas para cuidar da saúde da voz e respiração, o restante posso voltar a estudar depois de fazer aulas, pra lembrar e tals, é uma boa, não é?

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


mas o que seria de nós, amadores, sem essas dicas básicas?

Cantores que quando chegassem no professor de canto, não teriam tantos vícios adquiridos. Eu mesmo estou cansado de pegar aluno cheio de problema na voz que demora um monte pra corrigir por causa de uns doidos bem (ou nem tão bem) intencionados por aí.

Entende?

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Eu entendo sim.
Imagino o trabalho que damos a vcs e vou seguir seu conselho, não me arriscar a aprender sozinha coisas assim.

Mas por enquanto, a única coisa que posso fazer é treinar respiração e aquecimento, e sei que, infelizmente, isso não vai dar resultados rápidos como eu queria.

E, prometo que vou tentar soltar menos ar na voz, nas próximas vezes que for cantar.
Aliás, tem alguma forma que possa ser escrita aqui, de como eu faço isso: tornar a voz menos "soprosa"?
Falo que vou fazer, mas não faço idéia de como..

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


Lunna_Th

Não há nenhum meio de você fazer aula? Tem certeza disso?

Normalmente que diz que é impossível, esqueceu alguma coisa ou não está disposto a fazer algum sacrifício.
Se você está cantando direto, o benefício seria imenso porque apesar de demorar um bom tempo para dominar a voz, a partir das aulas pequenas coisas já vão mudando. Em pouco tempo já se sente diferença e o canto vai ficando mais fácil a cada dia.

Eu vejo alunos que se largam de outra cidade pra vir estudar, uma vez por semana, enfim, como eu disse, o benefício é grande.
Quem estuda sabe. Seria bom quebrar um pouco a cabeça pra tentar achar uma solução. Algum caminho deve ter, mesmo que seja muito duro.


Aliás, tem alguma forma que possa ser escrita aqui, de como eu faço isso: tornar a voz menos "soprosa"?
Falo que vou fazer, mas não faço idéia de como..


Pra mim isso resume bem o que a gente tem insistido em dizer aqui. Esse é o grande problema, que não se resolve com livro, com DVD, com nada, apenas você e o professor cara a cara, pra poder explicar todos os detalhes, ver onde você tensiona, etc.

As vezes é um detalhe pequeno, uma palavra dita na hora certa ou um exercicio criado de última hora pra atacar um problema específico.
É absolutamente particular. Cada um tem um vício, um modo de tensionar, por isso uma receita genérica não funciona.

Leandro Rigon
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leandro Rigon
· votar


Oi. Só vou comentar que já ouvi falar que existe exercício da vela.
Nunca o utilizei por não tenho "voz aerada" (acho que esse termo também é correto, além de voz soprosa, voz arenosa que é estranho), e quem pode comentar se valeria a pena ou não seria o Christian ou o Leopold.
Você não precisa bater palmas ou cantar parabéns a você, mas cante próximo a uma vela sem a apagar (1 palmo +-).
Falei em tom de brincadeira, mas eu realmente já ouvi falar do exercício e ele também é comentado nesse site:
http://www.scribd.com/doc/6625589/Apostila-de-Tecnica-Vocal-03 , escrevendo assim:
"Exercício da vela
Soprar a vela a uma pequena distância (cerca de 1 palmo) sem apagar a chama, e mantendo-a em equilíbrio na posição oblíqua."
É bobo, mas se você apagar a vela está empregando ar em demasia. Abraço.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Leopold

O motivo de não poder fazer aulas agora, é porque estou economizando tudo que posso para investir num projeto que vai mudar a minha vida, profissionalmente falando e, como tem mais gente investindo em mim, não posso (nesse momento) me dar ao "luxo" de gastar com mais nada.
Mas realmente vou tentar depois. Como em Abril tenho esse workshop já garantido, acredito que já vai me ajudar bastante e, depois quando puder, vou fazer aula e trabalhar bastante pra correr atrás do tempo perdido.

Mais uma vez, muitíssimo obrigada pelas suas dicas, pela paciência. Espero encontrar um professor tão dedicado quanto vc em ajudar as pessoas a alcançarem essa melhora no canto.

Leandro Rigon

É uma forma interessante de fazer exercício de controle de diafragma essa coisa de assoprar vela. Vou fazer o teste e ler a apostila desse site, pelo menos a teoria eu já vou aprendendo, depois, com ajuda de professor passo pra prática.
Obrigada o/

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Leandro Rigon
Lunna_Th

Cara, esse exercício da vela é medieval! Não digo isso no sentido pejorativo, até por que acho que deve funcionar! Mas pensa só nas possíveis causas de uma soprosidade: Apoio, emissão vocal desajustada, adução das cordas vocais tensa, foco ou até mesmo uma fenda... se fosse a minha voz, eu não arriscaria num exercício apenas, sem saber ao certo o 'porque' da voz soprosa.

:)

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian

Concordo que meu problema na voz precisa e deve ser tratado por um professor que me ouça cantar e tudo, mas até lá vou aceitar a idéia do Leandro, mesmo sendo medieval, acho que esse "exercício" pode ser proveitoso aliado a estudos por fora.
Ele me deu uma luz e quem sabe essa luz ajuda, né?

Valeu o/

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


Lunna_Th

Deu uma luz mas foi de vela, eheheheh...

nao resisti,...essa foi podre.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Leopold

ahAUHuahUHAUhauhUA
O fim do horário de verão te animou, néé? xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha voz: críticas e sugestões