Minha voz: críticas e sugestões

Autor Mensagem
Lunna_Th
Veterano
# fev/11


É o de sempre, trouxe um video antigo meu cantando uma música que adoro: Dindi, de Tom Jobim.

Peço perdão pelo zumbidinho no áudio, ainda não tinha colocado mirofone decente no pc, usei um daqueles simples mesmo.
E como os outros, gostaria de ouvir a opinião de vocês, tem uma galera massa aqui então queria saber o que acham.

Como a gravação não é recente e nesse dia eu tava com minha rinite atacada, alguma coisa mudou, mas na essência, essa é a minha voz, agradeço se puderem opinar.

null

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Nesse "null" tem o vídeo, mas vou tentar de novo, aqui:

[url=null]null[/url]

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


Achei muito "mole". A articulação não é clara das palavras. Qualquer nota um pouco mais alta está totalmente contida, não que seja do estilo estourar as notas altas mas poderia ter mais presença.

Também excesso de ar e falta de apoio. Nada que com estudo não resolva.

Klyxer
Veterano
# fev/11 · Editado por: Klyxer
· votar


Leopold

Tu poderias detalhar melhor o que viria a ser esse "apoio" que está em falta na gravação da moça? Por que utilizando a busca do fórum encontro pouquíssimas informações a respeito. Desde já, obrigado. (:

pOkiz
Veterano
# fev/11 · Editado por: pOkiz
· votar


Klyxer

Nao sei se estou falando besteira, espera o Chris vir aqui falar umas palavras mais claras sobre isso, mais vo tenta dizer o que é.

Apoio é voce saber dosar a saída de ar dos pulmões, e para isso usa-se 100% o diafragma. Isso serve pra nao dar uma incostância e oscilação na voz, na maioria das vezes, em notas prolongadas, onde é a parte que os cantores mais 'pecam' devido ao apoio. Repare que muito cantor quando canta algo como "vocêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee" sempre tem aquela oscilação e incostância, é porque nao dosa a saída de ar, fazendo a voz sair, ora com mais força, ora com menos.

Desculpa caso tenha falado merd*. Em qualquer duvida, CHRIIIS AJUDAAA! :D

El_Cabong
Veterano
# fev/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Posso estar falando besteira. Se for o caso me corrijam, mas eu entendi nas aulas de canto como apoio, a utilização de um músculo na parte inferior do abdomen (abaixo do umbigo) que funciona como se fosse um acelerador de carro, quanto mais aguda a nota, mais comprimimos ele.
No caso, o diafragma é usado só para realizarmos a respiração: seja diafragmática, seja intercostal, etc.
O apoio vem deste músculo bem mais abaixo (localizado no abdomen, abaixo do umbigo).

Um exercício para por em ação este músculo e exercitá-lo é: inspirar o ar com ajuda do diafragma, e depois fazer bem forte, rápido e alternadamente isto:
SSSSS!! SHHIIII !! FUUUU !!
SSSSS!! SHHIIII !! FUUUU !!
...


Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Realmente tenho essa dificuldade em conseguir apoio, minha respiração é péssima e minha voz, como me disseram, é do tipo "arenosa", pq sai ar enquanto canto.
Já tentei corrigir isso, mas um amigo músico disse que o melhor seria dosar e não extinguir por completo, porque essa coisa de ar na voz ficou meio que uma marca e suaviza o canto. Difícil é aprender como controlar melhor esse uso do diafragma.
Nunca fiz aula de canto e gostaria de fazer, mas no momento nem posso.

Detalhe que minha voz sempre sai baixinha, queria cantar com mais potência, mas não faço ideia de como isso funciona, meu mic sempre precisa estar mais alto que os outros na banda, principalmente porque, além da base que intercalo com uma amiga, sempre que a música permite eu levo a 2º voz e alguns vocalizes.

Enfim, agradeço pelas dicas, pretendo regravar essa música, mas quero fazer isso quando tiver corrigido todos os erros na minha interpretação.

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


Realmente tenho essa dificuldade em conseguir apoio, minha respiração é péssima e minha voz, como me disseram, é do tipo "arenosa", pq sai ar enquanto canto.

Acho que soprosa seria um termo mais correto, rs.


Já tentei corrigir isso, mas um amigo músico disse que o melhor seria dosar e não extinguir por completo, porque essa coisa de ar na voz ficou meio que uma marca e suaviza o canto.

Seu amigo disse uma grande bobagem.

A voz sai fraca porque não tem foco, o apoio não funciona e consequentemente não tem projeção. Coisas que somente com aula e muita paciência você vai corrigir.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Técnica Vocal

Achei esse tópico do Christhian explicando sobre Apoio, Impostação, etc... é um ótimo tópico, mas só ler é complicado, o bom é quando pessoas com mais experiência ouvem nossa voz e nos dizem onde
devemos melhorar, aí a gente corre atrás.

Tenho um amigo que insistia comigo que eu devia cantar músicas com tons mais graves, na época eu fiquei meio assim porque sempre gostei de cantar agudo, mas depois descobri o charme das canções de tom mais ameno e estou apaixonada.

Anyway, é bom poder cantar, mas que mal tem querer melhorar mais, certo? Quero cantar com mais confiança e parar de ser taxada como "a menina da voz calma", até eu sinto tédio nisso às vezes... x.x

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Leopold

É justamente dessa projeção que preciso.
Eu canto em casamentos hoje, pensa em como é chato saber que precisam aumentar meu microfone acima dos demais pra que as pessoas possam ouvir minha voz..

E eu ri do "soprosa" xD

Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


El_Cabong
No caso, o diafragma é usado só para realizarmos a respiração diafragmática e/ou a intercostal.
O diafragma é usado pra qualquer tipo de respiração que você queira fazer. Como você vai colocar ar nos pulmões sem usar o diafragma?

Lunna_Th
Achei esse tópico do Christhian explicando sobre Apoio, Impostação, etc... é um ótimo tópico, mas só ler é complicado
É por isso que você tem que ter um professor =)

E eu ri do "soprosa" xD
Nem tem nada pra rir não, o termo é exatamente esse, hehe.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Gansinho

Tive que rir porque já ouvi de tudo, menos soprosa, apesar de saber que é bem isso mesmo.

E pasme, nunca imaginei que minha pouca potência se devia ao fato de liberar tanto ar na voz, sou leiga em muita coisa ainda. Confesso que acho charmosinho, mas canso muuuito ao cantar e sei o quanto isso tudo me limita.

Comprei aqueles DVD's do Professor Márcio Vilegas e vou tentar absorver o máximo possível e, assim que der, procurar um professor, porque tenho consciência de que sozinha não farei grandes avanços.

Agora, vou precisar mesmo de paciência, porque tava aqui treinando e, por mais que eu tente, ainda sai um pouco de ar, mania de anos, difícil de corrigir, mas eu consigo.

Valeu mesmo pelos comentários de vocês e a quem mais quiser opinar aqui, sou toda ouvidos.

El_Cabong
Veterano
# fev/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Gansinho
O diafragma é usado pra qualquer tipo de respiração que você queira fazer. Como você vai colocar ar nos pulmões sem usar o diafragma?

Ué !!!
Justamente no modo errado de respiração!!!!
O jeito errado é um exemplo do não uso do diafragma.
O mané que respira errado, coloca ar nos pulmões expandindo o tórax, os ombros, etc. e deixa o diafragma quietinho.

Cantores , e todo mundo!! Não façam isso !!

... mas tudo bem. Vou corrigir meu post anterior.

Gansinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gansinho
· votar


El_Cabong
Meu filho.. Como que você vai colocar ar em algum outro lugar que não sejam os pulmões? ¬¬
Todo tipo de respiração usa o diafragma. Ele é o musculo responsável por reduzir a pressão intratorácica e facilitar a entrada de ar nos pulmões. A sua contração faz isso.

A chamada respiração diafragmática é a que controlamos o diafragma, de modo a controlar a saída de ar dos pulmões e fazer o chamado "apoio" (que não é só isso). Para um melhor controle do ar, não devemos elevar o tórax, e sim o abdome.

El_Cabong
Veterano
# fev/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Gansinho
Para um melhor controle do ar, não devemos elevar o tórax, e sim o abdome.

Mas é claro !!!! Nunca discordei disso !!

Como que você vai colocar ar em algum outro lugar que não sejam os pulmões?

Mas é claro !!!! Nunca discordei disso !! (2)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


El_Cabong
O mané que respira errado, coloca ar nos pulmões expandindo o tórax, os ombros, etc. e deixa o diafragma quietinho.

Como é isso?

El_Cabong
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Quer dizer então que as pessoas que respiram errado, não expandindo o abdomen, elas usam o diafragma ??

Então, todas as respirações erradas e certas são respirações diafragmáticas ??

Eu sempre ouvi dizer que para aprender a respirar do modo certo, temos que aprender a usar o diafragma.
Como que alguém que respire errado deve aprender a usar o diafragma na respiração, se ele já o usa ??

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11 · Editado por: Christhian
· votar


El_Cabong
Quer dizer então que as pessoas que respiram errado, não expandindo o abdomen, elas usam o diafragma ??

TODAS as pessoas usam o diafragma, assim como TODOS os mamíferos, indiferente de respirarem 'certo ou errado'.

Eu sempre ouvi dizer que para aprender a respirar do modo certo, temos que aprender a usar o diafragma.

Eu ouvi falar de saci-pererê e curupira também! :D

Velho, o diafragma é um músculo involuntário, que funciona independente da sua vontade. O que você deve a aprender é a não interferir no que naturalmente funciona direito. Quem fala essa abóbrinha de 'aprender a usar o diafragma' deve achar que o coração fica do lado esquerdo do cérebro.

Como que alguém que respire errado deve aprender a usar o diafragma na respiração, se ele já o usa ??
Veja como agora o seu questionamento vai pra outro lado (mais correto, diga-se de passagem).

Faça o seguinte: Espere seu pai/mãe/irmã/companheiro dormir e observe se a respiração é toráxica ou abdominal enquanto a pessoa dorme. Depois me diga se essa pessoa, durante o sono, precisa 'aprender' alguma coisa sobre o uso do diafragma.

El_Cabong
Veterano
# fev/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Christhian
O que você deve a aprender é a não interferir no que naturalmente funciona direito.

É claro que todo mundo quando está dormindo respira certo.

Mas a minha dúvida é justamente esta.
Uma pessoa que tem o vício de respirar errado quando está acordada (movimentando o tórax e ombros) neste momento esta pessoa usa o diafragma ??

Pois nota-se que uma pessoa que respira errado não movimenta o abdomen.

Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


El_Cabong

Cara, tem que usar o diafragma.
Ele é involuntário, ele contrai pra diminuir a pressão dentro do tórax e fazer com que entre ar nos pulmões. Sem diafragma, não tem qualquer tipo de respiração.

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


E eu ri do "soprosa" xD

Eu que ri do "arenosa". ehehehe

nemobonilha
Veterano
# fev/11
· votar


assim , nem vi teu video so vim pra dizer que , nao importa se é boa ou ruim , se tu canta com sentimento ja ta bom , tem tanto rapper que usa autotune , ai , e ainda faz sucesso , tem tanto vocalista com voz falhada , que nem o do ac dc , e nao , as pessoas sao muito rudes com as outras , mesmo nao fazendo ''melhor'' sabe? , porque o melhor nao existe , é so questao de opniao , é isso te esforça bjo

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


nao importa se é boa ou ruim

Isso é totalmente tosco. Ela pediu opinião sobre a voz e você nem se dignou a escutar a gravação.

se tu canta com sentimento ja ta bom

Está bom nada. Está cheio de gente desafinando horrivelmente e cheio de sentimento. Imagine aplicar essa filosofia em outras áreas?

porque o melhor nao existe , é so questao de opniao

Gosto é uma coisa, cantar bem é outra. É uma questão de satisfação pessoal saber que faz algo bem feito.
Técnica vocal apurada aumenta inclusive o leque de músicas que você pode cantar.

A sua intenção pode até ter sido boa, mas na prática você acabou dizendo:

Fique como está, não faça nada, pois se tem um bando de medíocres fazendo sucesso, você não precisa estudar.

Não se nivele por baixo. Se você tem dificuldades, faça algo pra mudar. Se conformar é um meio mais fácil, só que não leva a lugar nenhum.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


nemobonilha

Eu agradeço sua intenção, mas é que eu realmente quero melhorar, me superar, fazer melhor. Eu queria muuuito ter grana agora pra pagar umas boas aulas de canto, mas no momento nem dá, por isso pedi a opinião do pessoal aqui, pra ir mudando eu mesma o que eles apontaram como errado, entende?
No meu caso, eu não canto apenas por diversão, estou numa banda e preciso melhorar, é necessidade mesmo.
Obrigada.

Leopold

Eu rio de tudo, porque são taaantas definições mas só aqui entendi que esse "charminho" tava me prejudicando.
Te agradeço de coração pelas dicas, vou assistir as aulas de canto nos DVD's do Márcio Vilegas e procurar maneiras práticas de corrigir minhas falhas.
Não me acho a cantora, mas to muuuito afim e melhorar.

o/

Gansinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gansinho
· votar


Lunna_Th
vou assistir as aulas de canto nos DVD's do Márcio Vilegas e procurar maneiras práticas de corrigir minhas falhas

Lunna, vai ser difícil você aprender algo por DVD. Tem que ter um professor, pra ver VOCÊ cantar e apontar suas falhas e dizer o que fazer para corrigí-las.

Você é de Brasília, tenho certeza que deve ter um professor de canto bom na sua cidade. Corre atrás que você pode ter um grande futuro!

Lunna_Th
Veterano
# fev/11
· votar


Gansinho

Professor bom tem, com certeza, o que me falta é glamour ($$$) ahuahauhauahua
É que, nesse momento, não posso pagar, to juntando grana pra uma coisa séria e o menor valor que achei aqui foi de R$ 100,00 mensais. Os professores mais renomados cobram esse valor por hora xD Se eu tivesse como, com certeza faria.

Tipo, os DVD's ensinam técnicas, exercícios, são muito bons, sei que pra corrigir os erros vou precisar de um profissional por perto e por isso já fiquei feliz porque vcs apontaram alguns, vou focar neles, ir aprendendo técnicas e, assim que puder, frequentar aulas.

Obrigada de coração, anjo!

Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


Lunna_Th
Você até pode aprender por DVD uns exercícios simples de aquecimento e desaquecimento vocal, e tal..
Mas aprender técnica por DVD? Como o cara vai saber que você está executando a técnica corretamente, sem prejudicar sua voz? Aí não dá.
Você pode gerar um vício que talvez seja difícil se livrar depois.

Lunna_Th
Veterano
# fev/11 · Editado por: Lunna_Th
· votar


Gansinho

Eu sei que é arriscado aprender determinadas coisas sem orientação, quando estudei violino ouvi muuuito isso, certos vícios levam tempo pra serem corrigidos, mas acho que dá pra absorver bastante coisa desses DVD's.
E como te disse, assim que puder, vou buscar um profissional sim.

Ah, claro que, como já estou no meio da música tenho uma certa "facilidade" de aprender as técnicas, tipo, já participei de encontros com formações, vou até para um workshop em Abril com uma galera massa aqui de Brasília, vai ser uma chance de pôr em prática o que aprendi e consertar "ao vivo" xD

Olha aqui uma das aulas do cara:



Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


Lunna_Th
A análise do vídeo eu deixo pra quem entende: Leopold e Christhian, hehe.

Leopold
Veterano
# fev/11
· votar


Lunna_Th

Isso que ele está colocando não serve para nada. Dizer que alguns exercícios irão melhorar a voz simplesmente pelo fato de fazer os exercícios?

E se fizer errado? como apóia? e se o som estiver nasal demais, ou na garganta?

Infelizmente, inútil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha voz: críticas e sugestões