Voz Nasal - Técnica

Autor Mensagem
Scrutinizer
Veterano
# ago/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


O que acontece é que o cantor pode mudar a forma de emissão e "mascarar" o timbre, mas ele está sempre lá, e nunca muda
Mascarar timbre = mudar timbre, mudar o espectro, etc.

shoyoninja
F0 então é a forma da onda, que engloba a fundamental e seu espectro? Eu não sabia.
Mas é estranho que eu agora tenho 3 diferentes definições de formantes, e em uma delas não existe f0...
Um diz que é uma identidade do timbre da voz, que é imutável. Você diz que é o movimento das pregas vocais. Mas a definição mais técnica diz que simplesmente são picos no espectro que diferencia principalmente as vogais.

Mas no artigo que o próprio Christian postou, diz:
O filtro oral é caracterizado por picos (F1, F2, F3 e F4, na Fig. 1) no espectro de
freqüências. Estes picos, que correspondem aos modos normais dos tubos acústicos, são
tradicionalmente chamados de formantes. Os três primeiros formantes (F1, F2 e F3) têm menor
dependência com o locutor e prestam-se, principalmente, para diferenciar as vogais. Os formantes
superiores (F4, F5, etc.), por outro lado, têm menor conteúdo lingüístico e maior variação com o
locutor.

O que me dá a impressão de que formante é um nome para as freqüências selecionadas pelo "filtro" do nosso sistema fonador.
Eu vou terminar de ler o artigo assim que der tempo e volto aqui.

Ah, mas bom motivo para continuar meus estudos sobre música eletroacústica, nunca me interessei tanto por esse lado.

shoyoninja
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer
Então, o problema é que você misturou dois assuntos onde os termos são iguais, mas os significados não.

F1 F2 e F3 são realmente os picos correspondentes aos filtros acústicos.

Entenda que essas definições foram criadas para dividir o processo de fonação, e não para decompor toda a forma de onda da voz.

Dá uma lida melhor no papel que o Christhian postou, principalmente a parte sobre a emissão em si, sobre as velocidades diferentes de abertura e fechamento das pregas vocais, etc...

É uma forma simplificada de se tratar um problema complexo apenas. F0 tem o nome de fundamental porque é a forma de onda fundamental produzida pela laringe antes dos filtros, não por ser uma onda simples.

Mesmo que você ignore todos os outros formantes, F0 nunca será igual em duas pessoas diferentes pois haverá diferenças físicas JÁ nessa emissão. E F0 é uma fonte de harmônicos, em decorrência da assimetria.

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


shoyoninja
Mas não achei nada sobre isso nesse sentido, terminei de ler e só achei f0 como a freqüência fundamental, a senóide. Ele atribui as características pessoais aos formantes mais superiores.
Não digo que as vozes podem ser iguais. Só que este assunto está confuso.
O formante fundamental é a freqüência fundamental, ele é uma senóide, e o que a assimentria causa não uma mudança do f0, mas dos harmônicos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


Scrutinizer
Ah, mas o Christian deve estar certo em uma coisa, se você canta certo, você não vai querer mudar seu timbre. Mas se quiser cantar errado, eu sinceramente, acho que você deve cantar errado, tome cuidado e faça o que quer. Uma pessoa deveria entrar na aula de canto por que quer aprender a cantar, não porque ouviu um monte de paspalhos num fórum de internet dizendo o que deve ser feito.

Concordo. E foi por isso que sugeri que, uma vez que o interesse não é a técnica, que ele abandonasse as aulas. E acima de técnica, está a personalidade do sujeito que canta. Querer 'ter técnica' e ao mesmo tempo cantar anasalado é surreal e não faz sentido. Querer cantar anasalado e buscar uma personalidade, nem que pra isso ele use de outros expedientes, é muito mais coerente.

Sobre o timbre, acho que uma frase minha gerou uma certa dúvida, e faço questão de esclarecer:

"Você pode estudar com quem você quiser que seu timbre não vai mudar."

O que eu quis dizer é que aulas de canto não servem pra mudar o timbre e sim para o contrário: Encontrar o ponto ideal para uma voz natural e sem tensões, para que ela atue em sua plenitude e com saúde vocal.

Se alguém quiser travestir o 'timbre' (no sentido semântico) da própria voz, seja por que não gosta ou para parecer a de outro alguém, poderá até ter certo êxito, porém o fará criando tensões pesadas, limitando a capacidade vocal e na maioria dos casos, desgastando os músculos vocais e comprometendo a sua saúde. E por mais que o resultado final seja satisfatório, a técnica vocal para o canto visa fundamentalmente a saúde na execução vocal, portanto não cabe dizer que 'muda-se o timbre com técnica'.

Já a discussão sobre o conceito de formante X frequência não me parece pertinente à resolução do assunto principal.

Abraços.

McBonalds
Veterano
# ago/10
· votar


BlackHill
Cara, era dessa atitude que eu tava falando no meu post anterior.

Não era não. Nos seus posts anteriores você reclamou da rispidez, mas eu não fui ríspido nessa minha afirmação. Tanto é que eu coloquei um "=P" no final da frase.

Não precisa de carinho ¬¬ mas ser um pouco mais simpático é legal.

Ao meu ver,essa "simpatia" não é uma coisa indispensável. Não adianta nada o sujeito ser só sorrisos e só falar besteira. Já vi muito professor assim. Pelo menos o Christian vai direto ao ponto e responde com poucas palavras, sem deixar dúvidas e sem enxer o post de floreios para demonstrar "simpatia".

Leandro Rigon
Veterano
# ago/10
· votar


Eu repito a sugestão de um colega para que o autor do tópico venha a postar algum vídeo que seja próximo do que ele pretende, para que se possa acrescentar alguma coisa ao tópico.

evi_mai
Veterano
# jun/12
· votar


afeew que bosta se o mano que canta assim deixa ele ¬¬

Leopold
Veterano
# jun/12 · Editado por: Leopold
· votar


evi_mai

para que se possa acrescentar alguma coisa ao tópico.

evi_mai
Veterano
# jun/12
· votar


'--'

leviribeiro
Veterano
# jun/12
· votar


Como citaram, o cara do Avenged usa voz anasalada, até que fica legal em algumas partes....

Acho que se tampar o nariz e cantar, depois destampar o nariz e continuar com a esma intenção, resulta nesse efeito.

pOkiz
Veterano
# jun/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Ah sei lá, A7X é legal até, mas eu acho isso totalmente ridículo

http://www.youtube.com/watch?v=MMshPrszNJI#&t=213

leviribeiro
Veterano
# jun/12
· votar


beltrao
talvez imitar um pato, te ajude a encontrar a sonoridade q tu quer, ou algo desse tipo:

https://sites.google.com/site/vocaltechniquetips/the-basics/twang-pros -and-cons

http://www.youtube.com/watch?v=gKKKbP3wZ_w

ou isso http://www.youtube.com/watch?v=gKKKbP3wZ_w

leviribeiro
Veterano
# jun/12
· votar


pOkiz também acho que algumas partes ele faz esse nasal exagerado e fical mal pra caralho, mas em algumas partes combina, pq fica mais dosado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voz Nasal - Técnica