Sobre fazer aulas! =D

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # jul/10


    Aeee acho que vai rolar de eu fazer aulas! =D
    (mas só acho... =/)

    Preciso saber a diferença do lírico e do popular! Tipo, ouvi dizer já que popular o professor ensina vc a cantar uma específica música só e assim funciona tudo, é verdade?

    Se for pra procurar um estilo, gosto muito do naipe Jonny Lang, Corey Glover, Chaka Khan (essa é mulher, mas enfim), é lírico? Eu preciso de um professor do meu estilo pra ter a tal técnica ou só um professor que domine técnicas?

    Tem uma escola aqui perto, chama Ad Libitum, alguém conhece? Sabe se é de qualidade? =)

    Abraços!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    lirico é canto erudito.
    popular é popular

    pro que ce toca, é popular.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    eu nunca vi aula de canto popular, mas conheci alguns cantores eruditos.
    no caso erudito, é importante que quanto mais profundo seu estudo, mais o professor seja do seu naipe de voz (tenor, soprano, etc);

    nao sei se tem disso pra canto popular
    e pra um nivel iniciante como o seu, qualquer porcaria serve

    (brinks)

    Villts
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    lirico é canto erudito.

    É que geralmente pra quem canta metal ou esses negócios agudos tipo skid row, acho que rola lírico... capisce?

    Tudo bem que não é metal meu estilo, mas só porque não é, vai pro popular? Ou qualquer algo "técnico" vai pro lírico? =)

    nao sei se tem disso pra canto popular
    e pra um nivel iniciante como o seu, qualquer porcaria serve

    s2

    Gnarus
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Villts

    Cara, eu faço aula com mais duas pessoas e nós trabalhamos em vozes (com a professora fecha o quarteto) e nós pegamos varias coisas eruditas mesmo que em nossas bandas toquemos e cantemos musica popular.
    Creio que a diferença vai ser no repertório que tu vai treinar na aula.
    Eu, nas minhas aulas, treino tanto populares quanto eruditas e acho uma boa...qualquer professor bom deve poder passar os dois tipos ao menos pra um nivel iniciante.

    e é isto...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    Villts
    Procure um professor particular, preferencialmente de canto lírico ou que tenha sido orientado em canto lírico. Vai ser muito mais produtivo do que qualquer escola.

    =)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    kiki
    no caso erudito, é importante que quanto mais profundo seu estudo, mais o professor seja do seu naipe de voz (tenor, soprano, etc);

    Né não, sujeito.

    =)

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Christhian
    ouvi isso de cantores eruditos, eu não entendo nada do assunto.
    =p

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    kiki

    Em termos de técnica, não há nenhum problema em absoluto. Senão homens jamais poderiam ser orientados por mulheres e vice-versa. O que faz a diferença é num estágio (muito mais) avançado, onde trabalha-se não só a orientação técnica mas também a interpretativa e então o professor meio que trabalha o seu 'legado' com o pupilo e pode auxiliar em detalhes, especialmente na parte interpretativa, por ter mais experiência com aquele repertório.

    Eu fui orientado por uma soprano e por um barítono, por anos - e sou tenor.

    =)

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    ouvi isso de cantores eruditos, eu não entendo nada do assunto.
    =p


    Realmente, a maioria das professoras não fazem idéia do que é uma voz masculina.

    Passei por duas professoras (uma soprano e uma mezzo) e as duas queriam que eu cantasse coberto o tempo todo, que para um tenor é um tiro no pé.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    Mas daí é um problema profissional e não de metodologia.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Christhian
    Mas daí é um problema profissional e não de metodologia.


    Não entedi o que você quis dizer com problema profissional,mas acho que nesse caso foi mais falta de experiência mesmo.

    Normalmente as mulheres aprendem que têm que cobrir para dar corpo na voz (coisa que a voz feminina não tem), aí quando pegam uma voz masculina (que tem corpo, mas precisa de projeção) acabam ensinando só o que aprenderam, sem levar em conta as características da voz masculina.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    Não entedi o que você quis dizer com problema profissional,mas acho que nesse caso foi mais falta de experiência mesmo.

    Do exercício da profissão. Que pode ir ao encontro do que você citou, a respeito da falta de experiência, mas novamente incorre em um problema pontual da pessoa que ministrará as aulas e não de uma metodologia 'proibitiva', em que supostamente mulheres só deveriam estudar com mulheres, tenores só com tenores, etc.

    E só pra constar, o apoio das mulheres tb é relativamente diferente dos homens, normalmente mais abdominal, com mais contração pélvica. Sobre a cobertura é algo perceptível no som da sua voz, mas uma pessoa que leciona dessa maneira pode estar trabalhando algo que você só vai perceber que estava errado quando precisar.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Do exercício da profissão. Que pode ir ao encontro do que você citou, a respeito da falta de experiência, mas novamente incorre em um problema pontual da pessoa que ministrará as aulas e não de uma metodologia 'proibitiva', em que supostamente mulheres só deveriam estudar com mulheres, tenores só com tenores, etc.


    Captei vossa mensagem hehehe
    Então esse é um problema profissional de muita professora de canto por aí, porque o que eu já ouvi de gente reclamando destes mesmos tipos de problema não é brincadeira.

    Só que eu não entendo como uma mulher pode saber o que está fazendo quando lida com uma voz masculina. O conhecimento dela sobre isso seria apenas teórico, não?

    Pelo menos os homens ainda têm o falsete, que dá pra imitar a voz feminina, enquanto as mulheres não.

    E por que no caso do Villts seria mais recomendado um professor de canto lírico?

    Villts
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    E por que no caso do Villts seria mais recomendado um professor de canto lírico?

    Porque eu sou ruim pra caralho e preciso de técnicas mirabolantes! =D

    Villts
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    Pelo menos os homens ainda têm o falsete, que dá pra imitar a voz feminina, enquanto as mulheres não.

    Eu não chamo falsete de "imitar voz de mulher", senão todo mundo fala que mulher não tem falsete. Mulher tem, pode chamar por outro nome, mas mulher faz o mesmo "som" do falsete sim.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Villts
    Eu não chamo falsete de "imitar voz de mulher", senão todo mundo fala que mulher não tem falsete. Mulher tem, pode chamar por outro nome, mas mulher faz o mesmo "som" do falsete sim.


    Sim, sim. Só que geralmente falsete de mulher é mais feio mesmo.
    Mas o que eu quis dizer é que o homem até pode ter idéia do que é uma voz feminina por causa desse recurso do falsete, enquanto uma mulher não tem como simular a voz masculina.

    Porque eu sou ruim pra caralho e preciso de técnicas mirabolantes! =D

    Huahuahua

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    Então esse é um problema profissional de muita professora de canto por aí, porque o que eu já ouvi de gente reclamando destes mesmos tipos de problema não é brincadeira.

    Acredito! Tenho alguns alunos que tiveram problemas parecidos! Mas como sempre, tem que procurar bem e buscar referências antes de fazer as aulas. =)

    E por que no caso do Villts seria mais recomendado um professor de canto lírico?
    Não no caso dele apenas, mas de qualquer um! Aulas particulares são a melhor maneira de aprender algo que é tão difícil pela natureza fisiológica da coisa. Cada pessoa é diferente da outra e fazer aula em escolas (normalmente em grupo) não vai ir ao ponto corretamente. Sem contar que escolas tem cronogramas fechados e métodos, o que faz com que um aluno passe 3 ou 4 anos pra aprender o que aprenderia em 1 ano de aula particular.

    =)

    Villts
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Christhian
    Eu achava que aula em escola seria particular também hahaha

    entendi seu ponto!

    Valeu!

    Posso fechar?

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Villts
    Posso fechar?

    Ainda não! Tem um negócio que eu quero perguntar pro Christhian, hehehe


    Christhian
    Não no caso dele apenas, mas de qualquer um! Aulas particulares são a melhor maneira de aprender algo que é tão difícil pela natureza fisiológica da coisa.

    Entendo. Mas por que lírico? Não seria melhor para ele se ele pegasse um professor que já tivesse vivência no repertório que ele vai cantar?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10
    · votar


    McBonalds
    Não seria melhor para ele se ele pegasse um professor que já tivesse vivência no repertório que ele vai cantar?

    Pelo mesmo motivo:
    O que faz a diferença é num estágio (muito mais) avançado, onde trabalha-se não só a orientação técnica mas também a interpretativa e então o professor meio que trabalha o seu 'legado' com o pupilo e pode auxiliar em detalhes, especialmente na parte interpretativa, por ter mais experiência com aquele repertório.


    Lembrando que eu não disse SOMENTE professor de canto lírico, veja:
    Procure um professor particular, preferencialmente de canto lírico ou que tenha sido orientado em canto lírico. Vai ser muito mais produtivo do que qualquer escola.



    Com uma diferença
    : Começando a estudar com alguém que foi instruído em canto lírico, há uma certeza de que tecnicamente tudo vai ser trabalhado como se deve. Tem muita gente por aí que se diz professor de canto... mas na verdade nem cantar corretamente sabe, quanto mais ensinar.

    Abraços.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Christhian
    Pelo mesmo motivo:
    O que faz a diferença é num estágio (muito mais) avançado, onde trabalha-se não só a orientação técnica mas também a interpretativa e então o professor meio que trabalha o seu 'legado' com o pupilo e pode auxiliar em detalhes, especialmente na parte interpretativa, por ter mais experiência com aquele repertório.


    Entendo. Mas o professor normalmente não trabalha a parte interpretativa junto com a técnica?

    Lembrando que eu não disse SOMENTE professor de canto lírico


    Sim, sim. Minha dúvida foi mais pelo preferencialmente mesmo =)

    Na verdade, eu acho que não importa muito se o professor foi instruído em canto lírico ou popular (para o caso de um aluno que queira cantar popular, claro hehehe), o que mais importa é se ele foi BEM instruído, o que é raro hoje em dia =/


    Villts
    Cara, se você quiser fechar o tópico depois da próxima resposta do Christian, fique à vontade =D
    Eu e a minha mania de me intrometer e desvirtuar tópicos hehehe

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    McBonalds
    Na verdade, eu acho que não importa muito se o professor foi instruído em canto lírico ou popular (para o caso de um aluno que queira cantar popular, claro hehehe), o que mais importa é se ele foi BEM instruído, o que é raro hoje em dia =/


    Novamente, como já dito: Começando a estudar com alguém que foi instruído em canto lírico, há uma certeza de que tecnicamente tudo vai ser trabalhado como se deve. Tem muita gente por aí que se diz professor de canto... mas na verdade nem cantar corretamente sabe, quanto mais ensinar.

    A probabilidade de pegar um 'cantor lírico' que tenha sido mal instruído é bem menor que pegar um cantor popular, que em geral, é auto-didata e também se julga apto a dar aula de violão, guitarra, baixo, viola, harpa, harpschord, etc. etc. etc. Os cantores populares que conheço, que TEM TÉCNICA e dão aulas, pelo menos foram treinados de acordo com as técnicas empregadas no canto lírico. Aí voltamos ao começo de novo:

    Procure um professor particular, preferencialmente de canto lírico ou que tenha sido orientado em canto lírico. Vai ser muito mais produtivo do que qualquer escola.

    Abraços!

    patudodi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Nossa cara, eu começei a fazer aula de canto ja que estava formando uma banda (punk rock, hard rock),fiquei bem feliz com as aulas, que pelo qeu entendi sao populares, nao tenho disposição de lírico pra aprender, existe algum canal no youtube, ou algum site que vocês me indicam?

    guitarg3
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    e tem algum parametro pra avaliar se o professor intende msmo da coisa ou eh só "enrolação"?

    McBonalds
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    patudodi
    nao tenho disposição de lírico pra aprender, existe algum canal no youtube, ou algum site que vocês me indicam?

    Não entendi sua pergunta.
    Você quer saber se existe um canal no youtube ou um site que ensine a cantar? Se for isso, a resposta é não. Não existe.

    Até tem os que tentam, mas nenhum deles consegue realmente passar alguma coisa.

    guitarg3
    e tem algum parametro pra avaliar se o professor intende msmo da coisa ou eh só "enrolação"?

    Bom, pelo que eu vi até agora é bem complicado. Na verdade, achar um professor bom atualmente é quase questão de sorte mesmo hehehe

    Mas você sempre pode pegar as informações que você recebe em aula e confrontá-las com as de outros profissionais (ou aqui no fórum mesmo) para ter uma noção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre fazer aulas! =D