Autor |
Mensagem |
NinoArt Veterano |
# jul/10
Pessoal, sempre tive dúvidas sobre equipamentos para gravação e, considerando certas restrições ($$$), é muito dificil chegar a um consenso de qual equipamento obter. Gostaria de mostrar um exemplo prático (em áudio) citando o respectivo equipamento, que é realmente simples e barato. Talvez essa informação possa ser útil pra alguém que encara música como um hobby e se satisfaz com a qualidade de gravação como está.
www.myspace.com/audiotrip
Bom, para Home Studio seria ideal um microfone condensador, fato. Nas gravações, no entanto, eu estou usando um Samson Q7, gravado num quarto sem isolamento acústico e microfone com ângulo de 30° para baixo na altura do nariz. Simples assim. (importante notar que terminações do tipo "d" e "t" de palavras em inglês simplesmente desaparecem, pq esse microfone não é capaz de captar certas nuances... ponto negativo).
O restante do equipamento usado é: Pré-amp Behringer MIC200. Conversor A/D Behringer U-Control UCA202.
Talves o conversor seja dispensável caso vc já possua uma boa placa de áudio (visto q ele é equivalente a uma placa de áudio externa USB). O pré-amp, em contrapartida, é indispensável!!!
Enfim, optei por esse equipamento pelo preço, pois não estava tão determinado a investir num hobby de finais de semana (composição). O conjunto microfone+cabos+préamp+conversor deve ficar por volta de 600 reais no Brasil, bastante razoável para um hobby.
Espero ter contribuído aqui de alguma forma. Obrigado.
|
quebredo Veterano |
# jul/10
· votar
Para que serve e como funciona um converssor?
|
NinoArt Veterano |
# jul/10
· votar
Para que serve e como funciona um converssor?
Bom, todo computador trabalha APENAS com sinais digitais, um conversor A/D captura o sinal analógico do seu microfone/guitarra/etc e o converte em sinal digital para ser armazenado e reproduzido no seu computador. A mesma coisa acontece com a sua própria placa de áudio. O que ela faz nada mais é do que uma conversão Analógico/Digital. Esse conversor que citei é uma placa de som externa com algumas entradas e saídas a mais (no caso, RCA). A qualidade do som digital depende de alguns fatores: - Taxa de amostragem (aquele 44Khz que vc já deve ter visto no velho Winamp). - Resolução (quantidade de bits usados para representar cada amostra de som) O produto entre esses fatores é o bitrate (128kbps, 192kbps, 320kbps...). Vale lembrar que esse produto é para o áudio final. Praticamente todos os formatos de som comerciais (exceto .WAV) possuem algum tipo de compactação. É importante levar esses fatores em consideração na hora de gravar. =) Desculpe ter respondido mais do que perguntou.
|
El_Cabong Veterano |
# jul/10
· votar
Para fazer as gravações em estúdio das pistas (tanto de vocais como de instrumentos) é bom sempre gravar a uma taxa de 24bits e não 16bits, pois em 16bits a resolução fica baixa principalmente para sons de baixo volume. Isto pode ser imperceptível à primeira vista, mas depois das mixagens, adições de efeitos, normalizações, ... estas distorções podem aparecer. No formato de 24bits, a resolução que "desenha" a imagem sonora é bem maior, e permanece muito boa mesmo para gravações de baixo volume, assim os mínimos detalhes da gravação permanecem fiéis ao original. Depois de tudo finalizado (masterizado) e pronto para passar para o CD matriz, aí sim converta para 16bits, e grave o CD matriz. Espero ter contribuido também!!!
|
quebredo Veterano |
# jul/10
· votar
Nino Art El_Cabong
Contribuiram bastante, ao ponto de ter expandido meus horizontes musico-tecnológico que tenho outra dúvida; e para entenderem minha dúvida, vou falar o equipamento que tenho:
Placa de audio M-audio profire2626, CAD Trion 8000 e notebock acer core 2 duo 1.8ghz com 3gb de memória.
Fui experimentar pela 1ª vez esse equipamento e gravar em 24bits e taxa de amostragem máxima que nao me lembro agora, só que o computador ficou meio que travando.
A que se deve essa inveficiencia do sistema: processador, memória, placa de som ou outra coisa?
Caso seja processador e se tratando de notebook, se eu colocar a prioridade de processamento para alta, pode melhorar a performance?
|
NinoArt Veterano |
# jul/10
· votar
quebredo
Creio que isso não seja tão simples de concluir. - Sua placa de áudio é profissional, logo não deve ser o gargalo. - Seu sistema operacional provavelmente é 32 bits, logo, 3gb de memória é o máximo que ele consegue "indexar". Não adianta aumentar. Se o seu software de gravação está com a memória dedicada (não existe nenhum outro programa "pesado" rodando junto), então memória não deveria ser problema. Poderia culpar o seu processamento, que é relativamente baixo, mas existem outros fatores a serem considerados. A sua placa de áudio capta e converte enquanto o seu software de gravação faz as interfaces (leitura e escrita de memória, buffer de gravação etc). O que costuma ocupar bastante processamento é a reprodução de Overdub (quando se tem muitas pistas sendo reproduzidas ao mesmo tempo em que uma nova é gravada), principalmente se estiver usando VST (instrumento virtual).
Caso seja uma situação como essa, eu tenho umas sugestões que eu mesmo aplico:
- Alguns softwares de gravação têm recurso para "congelar" o VST. Ou seja, ao invés de reproduzir uma MIDI mapeada em VST, o software converte previamente esse áudio em um .wav e o reproduz, o que é muito menos custoso em termos de processamento.
- Se ainda assim não resolver, gere um único arquivo de áudio com todo o instrumental, crie um novo projeto (feche o anterior para liberar memória) e grave a voz com overdub dessa única faixa. Depois reabra o projeto anterior e insira o .wav de voz em uma nova track.
Esse último caso é gambiarra, mas eu uso o tempo todo, principalmente quando o instrumental é mais "recheado" e com muitas VSTs, como é o caso da música Lost nesse link que mandei no primeiro post.
Espero ter ajudado de alguma forma. Abraço.
|
quebredo Veterano |
# ago/10
· votar
NinoArt
Com certeza Nino, tanto que já estou cotando um desktop para usarmos ao invés de note, o note só será usado ao vivo por ser portátil e segurar tranquilo o que precisamos ao vivo.
O problema que tem pesado batante além do que voce falou, sao os milhoes de plugins que sao utilizado no processo de gravaçao.
O desk terá a seguinte confirugaçao:
Core I5 Socket 3.2ghz 2gb (2 pentes de 1gb) DDR3 1333mhz PATRIOT Fonte CORSAIR de 400W
Com certeza vai aguentar e sobrar, depois irei fazendo os up-grades necessários.
|
Villts Veterano |
# ago/10
· votar
quebredo Se for no Windows 7, tu tá com o mesmo problema que eu, fica tudo pipocando no Windows 7, volta pro XP que vai funcionar melhor
|
gege_correa Veterano |
# ago/10
· votar
quebredo O desk terá a seguinte confirugaçao:
Core I5 Socket 3.2ghz 2gb (2 pentes de 1gb) DDR3 1333mhz PATRIOT Fonte CORSAIR de 400W
Sugiro incluir 2 HDs (SATA), um para o Windows outro para seus trabalhos, e um externo para backup.
|
Thiago Yoshiki Veterano |
# ago/10
· votar
quebredo
Sugiro dar uma lida no tutorial de fontes chaveadas do Clube do Hardware e depois procurar uma fonte no menu Produtos Recomendados.
|
quebredo Veterano |
# ago/10
· votar
Villts O win que eu uso é o xp mesmo, o 7 funciona com todos os programas, mas ainda não funciona com muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos plugins e etc.
Mas de qualquer forma, obrigado pelo toque.
gege_correa
Vai funcionar com 2 Hd's, um sata 1tb, um HD menor para o sistema operacional e 2 externos que já utilizavamos no notebook.
Thiago Yoshiki
Uma corsair de 400w dá e sobra pro que eu preciso... mas vlw a dica.
|
gege_correa Veterano |
# ago/10
· votar
quebredo Vai funcionar com 2 Hd's, um sata 1tb, um HD menor para o sistema operacional e 2 externos que já utilizavamos no notebook.
Show.
|
THRASH3R Veterano |
# ago/10
· votar
Essas musicas do seu myspace vc gravou todos os instrumentos com esse equipamento ou apenas a sua voz?
|
NinoArt Veterano |
# ago/10
· votar
THRASH3R
Essas musicas do seu myspace vc gravou todos os instrumentos com esse equipamento ou apenas a sua voz? Apenas a voz.
As guitarras e violões foram gravados com uma pedaleira Line 6 Pod XT Live (interface USB) e o restante dos instrumentos foi VST.
|