Dúvidas para começar a pegar aulas

    Autor Mensagem
    Andy Viper
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Andy Viper


    Olá pessoal, boa tarde.

    Inicialmente peço que desculpem qualquer coisa errada que eu disser aqui, e também agradeço a todos vocês pois aqui neste fórum aprendi a verdadeira importância e necessidade de se fazer aulas de canto, lendo comentários e respostas de mestres como Chris e Cantante.

    Vou começar a fazer aulas de canto para aprender a cantar de forma correta, utilizar bem a respiração diafragmática, o apoio, etc. Mas meu objetivo maior é atingir uma maior extensão vocal (agudos) e desenvolver a voz de cabeça, para aplicação e utilização em banda de rock com músicas próprias e covers, voltadas a um estilo Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin, U2, Bonjovi.

    Minhas dúvidas (por mais idiotas que pareçam) são:

    Na minha humilde cabeça, penso que seja mais fácil de se aprender com um professor homem, pois, sendo homem também, poderei aprender, observar e fazer igual com maior facilidade. Isso faz algum sentido?

    Tenho receio de que, caso pegue um professor extremamente voltado ao canto lírico, eu não possa aplicar esses conhecimentos no canto popular. Desta forma, eu teria que procurar um professor com essas características que procuro desenvolver. Minha dúvida procede?

    Desde já agradeço a atenção de todos. Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Andy Viper
    Vou responder por mim, bem pessoal. Talvez o Cantante tenha uma opinião diferente.

    Na minha humilde cabeça, penso que seja mais fácil de se aprender com um professor homem, pois, sendo homem também, poderei aprender, observar e fazer igual com maior facilidade. Isso faz algum sentido?
    Não necessariamente. Vai depender muito mais de como o professor foi instruído. Se ele conhece bem de técnica vocal, salvo algumas diferenças físicas, o resto é todo igual. Mas vou enfatizar, veja bem: Tudo depende de como o professor foi treinado. Se ele é inexperiente e aprendeu a cantar 'imitando' o professor, ele tende a ensinar da mesma maneira, o que torna a diferença de sexos um pouco complicada. Eu, pessoalmente, dou aulas para um professor de canto lírico que foi treinado por uma professora e literalmente não respira como deve, por copiar o movimento abdominal que ele a via fazendo e achava ser o certo.

    Tenho receio de que, caso pegue um professor extremamente voltado ao canto lírico, eu não possa aplicar esses conhecimentos no canto popular. Desta forma, eu teria que procurar um professor com essas caracterísitcas que procuro desenvolver. Minha dúvida procede?
    Nesse caso a resposta é mais objetiva: Não tem nada a ver. Deixe bem claro ao professor que seu objetivo é o canto popular e ele saberá o que fazer. É evidente que se ele focar num repertório muito erudito a médio prazo, sua voz terá uma 'montagem' diferente da sua real finalidade, mas ainda assim não é nada dificil treinar uma 're-montagem'.

    Difícil mesmo é conseguir conciliar o melhor dos dois mundos. Eu, por exemplo, tenho consciência que ao cantar alguma peça erudita não serei tão eficaz quanto no popular. E creio que o mesmo deva acontecer com o Cantante, na mão inversa.

    Abraços e boa sorte.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Justamente, depende muito do professor e isso é complicado porque eu particularmente acho que existe muita gente que interfere demais na voz do aluno, principalmente quando se trata de canto popular.
    Tem professor que faz o vocalise o tempo todo junto com o aluno, o que para mim é um erro fatal, pois cria uma dependência desde cedo. Você pode demonstrar, acompanhar uma vez ou duas, mas depois tem que deixar que a pessoa ouça o que está fazendo e não criar um clone seu.
    Outro ponto é o repertório. Não vejo nenhuma razão para um prof. de canto lírico passar peças eruditas para um aluno que deseje o canto popular. Se você nunca pegar uma ária de ópera, jamais saberá como cantá-la mesmo que faça vocalises.

    Eu acredito na interferência mínima, somente o necessário para que desde cedo o aluno já forme a sua identidade vocal.

    Difícil mesmo nessa história toda - prof. de popular ou lírico - é encontrar alguém que saiba REALMENTE o que está fazendo.


    Difícil mesmo é conseguir conciliar o melhor dos dois mundos. Eu, por exemplo, tenho consciência que ao cantar alguma peça erudita não serei tão eficaz quanto no popular. E creio que o mesmo deva acontecer com o Cantante, na mão inversa.

    A verdade é verdadeira.

    Gansinho
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante
    A verdade é verdadeira.

    Interessante! asudhhuasd :D

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A verdade é verdadeira.

    É verdade.

    McBonalds
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Interessante. Eu também tinha essas dúvidas a algum tempo atrás.

    Esses dias eu cheguei a comentar com o Cantante que eu tive uma professora que não só fazia os vocalizes junto comigo, como também fazia "backing vocals" para o mesmo, cantando os exercícios uma terça acima.

    A verdade é verdadeira

    E vice-versa, hehehehe

    Andy Viper
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    Christhian

    Hum, compreendo.. Então o que devo fazer é procurar um bom professor e deixar bem claro logo de início as minhas expectativas, expondo essas minhas mesmas dúvidas a ele (ou ela) para "sacar" logo de cara, ou o mais rápido possível, qual a sua metodologia de ensino e se ela será adequada para que eu descubra e aperfeiçoe a MINHA PRÓPRIA VOZ e o MEU estilo de cantar (a identidade vocal a que o Cantante se refere).

    Cantante

    Difícil mesmo nessa história toda - prof. de popular ou lírico - é encontrar alguém que saiba REALMENTE o que está fazendo.

    Esse é meu maior receio. Já estive para começar aulas duas vezes e não o fiz por medo de não ter encontrado um professor adequado. Mas tendo essas dúvidas esclarecidas e, principalmente, esclarecendo-as sob o ponto de vista dele, sentirei-me mas seguro para pegar aulas e desenvolver minha voz de maneira consciente. Só sei que não posso continuar cantando sem conhecimentos técnicos.

    Em breve colocarei aqui músicas com meu vocal atual e após o inicío das aulas para, assim, avaliar o meu desenvolvimento.

    Agradeço as estimas de boa sorte, e garanto que empenho e dedicação não vão me faltar..

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Andy Viper

    cara.. também tive esse medo...
    minha saída: procurei uma escola com professores gabaritados.. todos formados em boas universidades..

    isso garante alguma coisa? não necessariamente.. mas já reduz o risco de estar lidando com pilantra ou com pessoas mal instruidas..


    abraço e boa sorte!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Rmiguez
    minha saída: procurei uma escola com professores gabaritados.

    Eu acho isso pessoalmente perigoso. Até por que professor gabaritado não precisa se sujeitar a ganhar menos em uma escola.

    Além disso, a fama da escola (seja lá por que motivo) pode estar enebriando um ensino não-personalizado e de baixa qualidade, baseado muitas vezes em 'métodos' que pasteurizam o ensino, além de não serem tão eficazes quanto a atenção individual em cada voz.

    Pra completar, "ser formado em universidade" é a última coisa com que você vai se preocupar quando ouvir um bom cantor executando seu trabalho, quanto mais ao descobrir seu excelente orientador vocal. Os melhores professores de canto (lírico especialmente pois popular, infelizmente são poucos que se interessam de fato pelo estudo aprofundado) que conheço são profissionais práticos e na contramão, conheci pessoas formadas em faculdades renomadas em SP que mal sabiam diferenciar registros e achavam que treinamento vocal era fazer todo mundo cantar como elas.

    Uma lástima, infelizmente.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Eu nunca vi ninguém formar a voz em escola de canto.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: fill.zanchez
    · votar


    --

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Christhian
    Cantante

    Eu gostei da minha professora, conhece bem os termos, aplica os métodos da escola, mas também utiliza execicios das anteriores experiencias dela.

    tudo na verdade são casos particulares, não podendo se generalizar dessa forma (tipo: escola não presta, só particular)..
    Eu particularmente fico mais seguro com um profissional (que não deixa de ser pratico) mas que segue um método (não cegamente) e que estudou musica a vida inteira.

    sem contar que na escola eu tenho aula de teoria musical, anatomia e fisiologia voltadas pro canto.. etc etc.

    E isso do professor ganhar menos em escola, é relativo.. e mesmo no caso de ganhar menos vai de perfil, o cara pode ter um perfil de correr menos risco.. nessa escola por exemplo, os professores independem do número de alunos, o salário é fixo (sei isso pq minha prof é também minha amiga).. é responsabilidade da escola prospectar alunos.. isso é uma redução de trabalho / responsabilidade pro professor!

    sem contar que pelo amor de deus..somos muitos os leigos aqui... não defendam tanto a classe, pq ser enrolado no canto é MTO FACIL.. não é pq vcs dois são bons profissionais que todos os professores de canto particulares o são também.. eu por exemplo com o pouco que sei de canto se quiser já enrolo muita gente! A segurança pro aluno numa escola é também de poder recorrer depois no caso de se sentir prejudicado. é uma entidade juridica, tem um cnpj!

    e eu estou longe de querer generalizar.. por isso eu disse : minha saída! e estou plenamente satizfeito com ela, após ter tentado 2 professores particulares sem sucesso!

    abs

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: membro
    · votar


    Eu particularmente fico mais seguro com um profissional (que não deixa de ser pratico) mas que segue um método (não cegamente) e que estudou musica a vida inteira.


    não defendam tanto a classe, pq ser enrolado no canto é MTO FACIL..

    Como vc diz é bem fácil mesmo, então o fato de vc se sentir seguro porque alguém "segue" um método não procede porque vc não tem parâmetro para saber se aquilo é correto.
    Como eu dissem, conheço muita gente formada por aqui mesmo que é uma toupeira para dar aula e não consegue nem aplicar a técnica na própria voz.
    Então tem que se conformar que encontrar bom professor de canto é questão de sorte mesmo.

    E isso do professor ganhar menos em escola, é relativo..

    Não é não. Sempre ganha menos, menos da metade geralmente.

    Quanto a entrar na justiça contra uma escola porque não ensinaram o cara a cantar direito, acho que não deve ter nenhum caso na história.

    O bom disso aí é que vc parece que encontrou alguém que vale a pena.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Christhian
    conheci pessoas formadas em faculdades renomadas em SP que mal sabiam diferenciar registros

    puta merda, que faculdade é essa?

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante

    alguém "segue" um método não procede porque vc não tem parâmetro para saber se aquilo é correto

    não tenho parametro, e justamente por isso, é mais facil confiar em uma escola. além disso, tenho algumas boas informações, até mesmo de leituras aqui do forum. e o melhor pra confiança: ouvi minha profesora cantar.. e a mulher é um absurdo cantando.. e com a mesma serenidade daquele seu vídeo.

    Quanto a entrar na justiça contra uma escola porque não ensinaram o cara a cantar direito, acho que não deve ter nenhum caso na história.

    ok.. isso pode ter soado exagerado.. mas é +/- por aí mesmo.. se eu me sentir prejudicado de alguma forma, posso recorrer.. não necessáriamente da escola não me ensinar, pode ser relacionado com dinheiro por exemplo.. enfim, essa é outra discussão.

    mas vou dar mais um exemplo do pq escola me foi mais útil: eu tenho que assumir que sou relativamente relaxado pras atividades que não são obrigação.. mas na escola eu sou meio que "forçado" a estudar pq tem avaliações constantemente.. e eles chamam uma banca do conservatório pra nos avaliar semestralmente.

    O bom disso aí é que vc parece que encontrou alguém que vale a pena.

    até agora tem valido ..

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas para começar a pegar aulas