Autor |
Mensagem |
Badu Veterano |
# mar/09
Ola moçada do forum.
*Bom sei que pode ter alguns topicos falando de um dos assustos que irei abordar (rouquidao), porem irei mais adiante, e irei descrever o aconteceu e acontece cmg, e entao nao ficara apenas em um tema. Espero que me ajudem, pois sei que aki no forum tem muitos "entendidos" e "especialiastas" em diversos assuntos...
**Bom, tive uma banda de hardcore, comecei com 16 anos, na epoca minha voz era mais aguda, mas alcançava otimos graves tb. Eu jah havia feito aulas de canto e coral. Mas quando a banda começou nao tinhamos Amp de Voz, ou seja, eu cantava exageradamente alto, "pra nao dizer gritava" (Se nao os instrumentos plugados abafavam a voz, obvio.) os vizinhos falavam que de longe se escutava a voz e a bateria, pra terem ideia... Apos veio um cubinho de guita pra mim canta, obviamente nao sustentava, e eu continuava tendo que cantar excessivamente alto. Emfim apos 2 anos de banda+/-, conseguimos comprar um conjunto, que vinha com duas caixas especificas para voz, foi bem carinho mas com 4 conseguimos rachar (vocal paga a maior parte, eu -.-") mas realmente nao lembro a marca/modelo,(inclusive vou lah buscar, ai qualquer coisa,posto posteriormente sobre marca/modelo)
Soh que quando a caixa chegou, minha voz jah estava com uma rouquidao fora do normal, meus agudos nao estavam mais tao consistentes, (talvez a idade tenha engrossado minha voz, talvez...) ateh msm graves perderam o timbre forte. Quando eu ainda estava na banda, meu pescoço/garganta jah apresentavam anormalidades. (vou cita-las juntas abaixo)
Sai da banda a uns 5~6 meses, porem as anormalidades continuam, e algumas novas surgiram. Tais como doer, propria rouquidao (que eu nao tinha), queimaçao, e ateh desconforto no falar, parece que estou forçando a garganta/pescoço e as vezes doi, e ainda as quando vou engolir a saliva sinto aquela forte queimaçao e algumas dores "nao sempre".
Foi na ordem acima que os sintomas apareceram, e nao parece estar melhorando, agora estou em duvidas se estou com algum problema na laringe ou algum lugar pela regiao, ou foi pelo uso indevido repetidas vezes da minha voz. Tambem estou em duvidas se poderei ter minha voz novamente...
Eu fumo cigarros, bebo muito pouco, ... , ...deixa a garganta muito seca, pessimo.
Acho que vou procurar um medico, pois tb pode ser algo mais grave, por causa dos meus vicios.
Se alguem puder me dar uma força, teve algo parecido, saiba o que aconteceu, ou ateh mesmo me dizer que devo procurar um medico, por favor diga. E qual especialista devo procurar ? (se for o caso)
Grato Pela Antençao...
Muito obrigado!
|
BaNdAiD Veterano |
# mar/09
· votar
Badu
Não sou especialista, mas sei que mal uso da voz aliado a cigarros é problema na certa!!
Provavelmente vc está sofrendo as consequencias de ter "gritado" tanto por tanto tempo, e o cigarro ta terminando com o pouco que resta!!!
Se eu fosse você, parava de fumar e procurava um medico!
Abraços e boa sorte!
|
Gansinho Veterano |
# mar/09 · Editado por: Gansinho
· votar
Badu Cara, é isso que o BaNdAiD disse. Gritando pelo tempo que tu gritou, sua voz foi pro saco. O cigarro agrava, claro, mas acho que no teu caso pouco fez efeito, foi mais o uso incorreto da voz mesmo.
Procure um médico, é o melhor que você deve fazer. E quando melhorar, lembre-se: NUNCA force sua voz. Cante respeitando seu limite, e se não der, não cante.
|
JohnQuint Veterano |
# mar/09
· votar
Além dos vícios, tu devias estar fazendo um drive com a laringe, só que jogando ar demais e "apertando" a laringe demais. Com certeza deve ter machucado legal suas cordas vocais, devida tamanha pressão de ar... Mas faz o seguinte, para de fumar, e vai num otorrino e em um fonoaudiólogo.
|
marcioguita Veterano |
# mar/09 · Editado por: Moderador
· votar
Olá evite gelado, nao grite e o fumo prejudica muito. Aconteceu o msm comigo. e , após ponderar, tomei a decisao mais acertada.
|
Wrvieira Veterano |
# mar/09
· votar
Badu
1º) Vá ao médico (otorrinolaringologista), pra ver a m*rda que fez com seu aparelho fonador;
2º) Depois de curado, procure aulas de canto e nunca mais faça isso que fez.
|
Badu Veterano |
# mar/09 · Editado por: Badu
· votar
Muito obrigado pelas otimas respostas/explicaçoes
Infelizmente esse ocorrido fui culpa minha, sempre soube que, voz nao eh uma corda de guita"soh trocar" Me ferrei, e me ferrei consciente. Obiamente eu sabia como nao usar a voz, mas tb nao levava fé nas complicaçoes que isso traria. Mas pelo que vcs estao dizendo, eh possivel reverter isso, certo?
ah!, eu nao sabia a especialidade do medico, muito bom... Otorrino, vou assim que opossive,l e tb comentarei sobre os esclarecimentos do tal "profissional"
soh tenhu a agradecer a paciencia e atençao desse pessoal todo acima... "abaixo tb^^"
vlw mesmo. foi esclarecedor...
abraçs
|
leviribeiro Veterano |
# mar/09
· votar
LOL
vc é doido? ensaiar sem amplificador na voz?
mas pelo que vc diz, vc tava consciente dos danos, ou seja, vc é doido msm.
procure logo um medico!
|
Valmick Veterano |
# mar/09
· votar
Badu, independentemente de fazer ou não aula de canto, JAMAIS tente se ouvir ou se fazer ouvir no "berro". O brilho de um cantor não está no volume da voz, e sim na amplitude, na ressonância, nos harmônicos.... Acho que um tempo sem forçar a voz aliado a sessões de fono podem ser suficientes para a sua voz voltar ao normal. Uma coisa é certa: o cigarro só faz atrapalhar.
|