Faculdade de Música.

    Autor Mensagem
    elenzinha
    Veterano
    # out/08


    Olá pessoal,

    Eu sei que existe faculdade de música, porém nunca encontro nada que explique detalhadamente como funciona.

    Alguém sabe me dizer algo a respeito?

    Acho que ano que vem devo ingressar nessa...

    Abrçs!

    Carina K
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Qual é o seu estado?

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Carina K

    Eu sou do ES

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    elenzinha
    Veja os sites de cada universidade. Eles costumam ter explicações sobre como é o curso(até mesmo grade curricular), como é a prova de aptidão... Só procurar direitinho que você acha tudo! =)

    Mas em geral, creio que todas as universidades exigem um exame de aptidão, também conhecido como teste de habilidade específica. Ele se constitui de uma prova prática e uma prova teórica, que envolve teoria e percepção musical.

    Diino
    Veterano
    # out/08
    · votar


    e o que o cara ganha dps de terminar (tirando o conhecimento?)
    ond o cara vai poder trabalhar?
    ganha bem?

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diino
    Acho que o cara pode trabalhar em diversas áreas..
    Eu, particularmente, trabalharia diretamente para a igreja a qual congrego.
    Existem igrejas que pagam por esse profissional.
    Paga-se razoavelmente bem viu!
    Acho bom porque é algo que vc já fz com prazer né!? Embora dê-nos o mesmo cansaço de qualquer outra profissão.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, tô vendo o site da UFES e parece que não tem prova de aptidão. Se eu entendi direito, quem presta música faz como provas discursivas História e Português. Que estranho.

    Diino
    e o que o cara ganha dps de terminar (tirando o conhecimento?)
    Er... Um diploma?

    ond o cara vai poder trabalhar?
    Dá uma olhada neste texto. Apesar de ter a Licenciatura, quem se forma em instrumento também pode dar aula do instrumento, claro.

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat

    Eu andei olhando no site da FAMES (Fac. Mus. do E.S), porém fica muito vago.
    Já até mandei e-mails pra lá questionando, mas é tenso viu!
    A minha dúvida maior é:
    Tenho prática vocal, porém, teoria muito pouco, embora tenha facilidade em aprender.
    Essas seriam as provas que eu enfrentaria?

    Li no site, que no curso "me parece" que faria aulas de piano tbm (o que acho óootimo), mas teria que ter algum conhecimento para prova em relação a instrumento, mesmo eu focando Canto??

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat

    Na UFES tem música??
    Nem sabia disso :S

    Vou olhar isso.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    elenzinha
    Eu não tenho certeza porque não conheço a FAMES, então vou falar do que já vi nas universidades que pesquisei, ok?

    Tenho prática vocal, porém, teoria muito pouco, embora tenha facilidade em aprender.
    Essas seriam as provas que eu enfrentaria?

    Sim, prática e teoria. Sendo que teoria engloba coisas como escalas, intervalos, acordes, transposição etc e também a parte da percepção e solfejo. Só que a parte da percepção normalmente varia de lugar pra lugar. Creio também que a parte prática(o canto) pesa mais do que a teoria. Mas é bom dar uma estudada. Se você conseguir o programa especificando certinho o que cai na prova, melhor ainda. Alguns sites não deixam claro, então tem que correr atrás mesmo. =\

    Li no site, que no curso "me parece" que faria aulas de piano tbm
    É comum os cursos oferecerem aula de "instrumento complementar", que normalmente é o piano, por ser um instrumento em que você toca a melodia e o baixo ao mesmo tempo.

    mas teria que ter algum conhecimento para prova em relação a instrumento, mesmo eu focando Canto??
    Não, se você tá prestando Canto, você vai fazer uma prova de Canto. Mas tem lugares que pedem que, para o exame, você leve um pianista acompanhador para tocar a peça que você vai cantar. Veja se eles pedem isso lá também.

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, tô vendo o site da UFES e parece que não tem prova de aptidão. Se eu entendi direito, quem presta música faz como provas discursivas História e Português. Que estranho.

    Aonde encontrou isso, amigo?
    Pode me passar?

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    elenzinha
    Aonde encontrou isso, amigo?
    Amiga, por favor. =P

    Entrando no site, em Cursos/Discursivas você acha as provas que cada curso faz. Em normas e programas, você acha o que estudar.

    Não encontrei nenhuma menção a prova de aptidão.

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat

    Hum.. valeu hein!!
    Já me clareou bastante as idéias.
    Estava totalmente perdida.

    Sei que na FAMES eles fornecem todo o material para estudar.
    Na UFES não sei nada a respeito, mas é uma ótima opção caso a grana falte (o que é mto comum rs).

    Isso é um sonho. Preciso alcançá-lo.
    Comecei hoje, me informando.

    Vlw queridos ;)

    Ps: Assim que eu tiver mais detalhes, informarei aqui nesse mesmo tópico. Acredito que existem muitas pessoas com essa mesma dúvida por não ser um curso tão concorrido Ensino Superior.

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    concorrido Ensino Superior.

    no Ensino Superior**

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ops!

    Achei uma comunidade que explica + ou - como é na UFES galera.

    Carina K
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bom, da ufes eu naum sei
    mas na ufmg eles disponibilizam as provas no site, e a materia eh musica

    Diino
    Veterano
    # out/08
    · votar


    elenzinha
    poise, talvez seja uma boa mesmo. vou dar uma avaliada.

    CheshireCat
    Er... Um diploma?
    aioheiuheiuheiuhaeuiahe
    sim ne.
    :P

    Apesar de ter a Licenciatura, quem se forma em instrumento também pode dar aula do instrumento, claro
    mas pra dar aula nao precisa ter nada, eu mesmo dou aula de bateria e nao tenho nada que comprove isso.
    :|

    -

    mas o grande lance é que quem é formado tira uma grana em festa de rico ou tocando em bares, dai precisa de carteira, creio que da pra tira uma grana legal.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Diino
    mas pra dar aula nao precisa ter nada, eu mesmo dou aula de bateria e nao tenho nada que comprove isso.
    :|

    Mas tem escolas que só aceitam professores formados. Ou alunos mais exigentes, também. =P

    mas o grande lance é que quem é formado tira uma grana em festa de rico ou tocando em bares, dai precisa de carteira, creio que da pra tira uma grana legal.
    Sobre a carteira de músico, precisa sim. Mas não tenho certeza se precisa ser formado pra ter... (eu arriscaria dizer que não, dada a quantidade de gente que já vi reclamando dela) Não estou muito informada sobre isso.

    elenzinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    CheshireCat

    Verdade!! Mais para se ter um diploma mesmo. Rs

    Canto é a única área que me dedico a estudar sem necessidade até..
    Fora isso, deteesto estudar qualquer outra coisa que não seja música.

    igu_
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tipow, eu jah estudei na FAMES, durante 5 anos... tipow lá eh bem desorganizado...
    pra vc ficar sabendo dos vestibulares, vc precisa ficar sempre ligando pra se informar....
    e quanto as provas variam de curso a curso.... por exemplo eu fazia piano, tive que passar por uma prova de teoria primeiro, e depois por uma de prática... nessa de prática vc tem que apresentar um programa de 5ou 6 musicas, que tem nas listas da biblioteca de lá.... na prova de licenciatura, é uma prova de teoria, e uma de abilidade (instrumento).
    Na prova de teoria, cai o básico em teoria, ditado melódico (no ano que eu fiz caiu), ditado ritmico, e solfejo!
    ;)
    Espero que tenha ajudado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Música.