Dicas para adequar a voz ao microfone

Autor Mensagem
Laryk
Veterano
# jul/08


Oi, pessoal! O timbre da minha voz sempre fica horrível no microfone e eu gostaria de algumas dicas pra adequar ele de modo que fique mais agradável de se ouvir. Eu já pesquisei sobre isso no fórum inteiro, mas não encontrei.
Abraços!

felipegoffi
Veterano
# jul/08
· votar


Bom em primeiro lugar. Que microfone vc usa cara???

Segundo lugar, Um bom pré-amp Faz a diferença pois aquece um pouco a voz. e um equalizador tambem....

Existe plugins de pré-amp e equalização só procurar

shoyoninja
Veterano
# jul/08
· votar


Laryk
Como que "fica" horrível?

anonimuzz
Veterano
# jul/08
· votar


Se não sabes cantar, microfone nenhum te salva, caso seja esse o motivo do timbre horrivel =\

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Laryk
Sua voz no microfone é exatamente a mesma fora do microfone.

Vc não está acostumada a ouvir sua voz, por isso acha feia. Faça aulas de canto, inicialmente e vá se acostumando com a sonoridade. Vai ver que tudo muda.

Laryk
Veterano
# jul/08
· votar


Christhian: Esqueci de citar que faço aulas de canto há 4 anos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Laryk
Me desculpe pela franqueza... Mas olhando os seus tópicos e sua postagem, a impressão é que vc nunca passou perto de uma aula de canto.

Enfim, acredite, sua voz é a mesma com ou sem microfone.

Lasanha
Veterano
# jul/08
· votar


Bem, duas questões:

1- Que microfone vc usa???
2- Como vc usao mic? Se vc canta colado no mic tende a sobressair os graves (pelo menos no meu é assim), talvez seja esse o problema...

Laryk
Veterano
# jul/08
· votar


Lasanha

1- Que microfone vc usa???

Não sei, mas vou procurar saber.

2- Como vc usao mic? Se vc canta colado no mic tende a sobressair os graves (pelo menos no meu é assim), talvez seja esse o problema...

No microfone eu nunca cantei. Uma vez eu falei no microfone e minha voz ficou horrível. Tenho medo que cantando ela fique horrível também. Naquela vez eu procurei usar o microfone um pouco distante da boca, e ao mesmo tempo na frente dela.

Espero ter sido clara e objetiva. Se alguém não entendeu alguma coisa então eu explico de novo. Acho que só cantando no microfone pra saber se ela vai ficar horrível. Mas meu professor disse que todos têm um timbre exato que fique legal no microfone, e eu gostaria de ter algumas dicas de como achar o meu timbre perfeito pro microfone. Eu não sei o que eu poderia fazer.

Christhian
Me desculpe pela franqueza... Mas olhando os seus tópicos e sua postagem, a impressão é que vc nunca passou perto de uma aula de canto.

É só impressão. Como eu raramente postava aqui, você viu poucos posts meus e tópicos. Com o tempo eu vou freqüentar o fórum com mais freqüência e você vai ver a minha experiência. Pelo menos é o que eu espero...

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Laryk

Larissa, entenda que cada pessoa tem um único timbre. Ele não muda. É possível mascará-lo de forma a modificá-lo na emissão do som, mas isso não é vocalmente correto.

A tua voz que tu ouviste no microfone quando tu falaste é a mesma que qualquer pessoa que te escuta quando tu falas, exceto tu mesma. Porque do jeito que tu escutas a tua própria voz somente tu escutas. Isso estava sendo discutido em um tópico recente. Devido a ressonâncias do som internas ao organismo, a síntese sonora da nossa própria voz fica diferente para a gente. Então todas as pessoas que ouvem tu falares, ouvem da forma que tu te ouviste no microfone e não como tu te ouves. Quando eu descobri isso, eu tive um choque. rsrs Eu prefiro a minha voz como a que eu ouço, mas infelizmente nada é perfeito... hehehe

Agora, a voz cantada é diferente da falada. Não o timbre, mas a forma como se imposta, projeta e tudo mais, que dão características específicas ao som emitido. Então tu deves testar microfone cantando e não falando, se fores usar ele pra cantar.

Mas meu professor disse que todos têm um timbre exato que fique legal no microfone, e eu gostaria de ter algumas dicas de como achar o meu timbre perfeito pro microfone.
Desculpa-me, mas teu professor disse merda. Todos têm um ÚNICO timbre, esta é a verdade. "Timbre perfeito pra microfone" é uma expressão ridícula, "isso non ecziste"!

Eu não sei o que eu poderia fazer.
Porque não tem o que se fazer. O negócio é tu te acostumares com a tua voz (não a que tu ouves, mas as que as outras pessoas ouvem) e tirares o melhor dela quando cantar, pra isso, estudando e se dedicando muito. É bem verdade que cada microfone tem uma equalização e isso interfere um pouco na reprodução do que é captado, ou seja, os microfones alteram um pouco o timbre da pessoa. Mas essa alteração é mínima, tua voz real não é quase nada diferente daquela escutada a partir da captação por um microfone.

Espero ter ajudado!

Bjin! :)

Gansinho
Veterano
# jul/08
· votar


Laryk

O Jattto disse quase tudo que eu queria falar.
Só vou adicionar uma coisa: Há cantores com voz falada horrível, porém quando cantam, a voz "melhora" muito e fica muito bonita de se ouvir. Grave sua voz cantada e, se você usa um bom microfone, será praticamente a mesma voz que todos ouvem quando você canta (exceto você). Se usa um microfone ruim, a voz modificará muito pouco, nada que torne sua voz não-identificável.

Laryk
Veterano
# jul/08
· votar


Há cantores com voz falada horrível, porém quando cantam, a voz "melhora" muito e fica muito bonita de se ouvir.

Concordo contigo! Conheço uma cantora que canta maravilhosamente bem mas tem uma voz horrível quando ela abre a boca pra falar. Até parece um pato... xD kkkkkkkkk!

Desculpa-me, mas teu professor disse merda. Todos têm um ÚNICO timbre, esta é a verdade. "Timbre perfeito pra microfone" é uma expressão ridícula, "isso non ecziste"!

Sem comentários! Tô passando mal de tanto rir... Você é o máximo! xD Pois é... Acho que o que aconteceu é que eu estou acostumada a ouvir a minha própria voz sem o microfone, daí eu não gostei de como ela ficou sendo projetada em um microfone. Provavelmente o jeito é trabalhar ela mais, de tal forma que com a técnica ela fique mais suave, cristalina e agradável de se ouvir. Muitíssimo obrigada pela ajuda de vocês! Quando precisarem de mim eu também to aqui... ;)

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Laryk

Você é o máximo!
:)

Eu sei... :P


:***

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Laryk
dicas pra adequar ele de modo que fique mais agradável de se ouvir

O certo é voce adequar o microfone à sua voz. Não o contrário. Voce já viu mesa de som? Então, sabe aquele monte de " botãozinho" que tem nela? Eles servem prá isso. E muitas vezes voce acha que está cantando mal, ou sua voz está horrível, quando na verdade é o sistema de som que está uma m.....a. Mas se acontece todos os dias, é a voz mesmo. rsrsrsrsrsrsrsrrs
Um abraço

Laryk
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Voce já viu mesa de som?

Me desculpe pela ignorância, mas eu nunca vi mesa de som... O_O

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Laryk


Me desculpe pela ignorância, mas eu nunca vi mesa de som...
O_O


Eu não quiz ser ironico, mas o que mais acontece é isso, o ajuste do som para que eu possa cantar, na maioría das vezes (ou quase sempre) não é o mesmo seu. O equipamento de som tem que ser ajustado para cada pessoa que for cantar ou falar, as vezes a diferença é minima, e pode acontecer de não ter diferença. É claro que a sua voz quando se fala no microfone é diferente, ela passa pelo sistema de som que à equaliza, coloca mais grave ou aguda. Muitas vezes a gente ouve: Voce canta bem. Mas muitas vezes a gente nem percebe isso, ou não dá valor a isso. Mas é continuar cantando, como o cantor tem que gostar que os outros gostem da sua voz, e não ele mesmo, porque são os outros que vão comprar Cd, chamar para cantar etc... essa preocupação não tem necessidade de ser tão grande.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Laryk
Mas meu professor disse que todos têm um timbre exato que fique legal no microfone, e eu gostaria de ter algumas dicas de como achar o meu timbre perfeito pro microfone. Eu não sei o que eu poderia fazer.

Pelo amor de Deus. Não dá nem prá comentar. Ai ai ai....

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/08
· votar


Esse tópico tá uma m... eheheh

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Um abraço a todos, valeu pela paciencia, esse assunto (prá mim) esgotou. Depois do "timbre perfeito prá microfone"...A gente se encontra.

AdrianSygnos
Moderador
# ago/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Talvez ela não tenha conseguido se expressar.
Microfones comuns do mercado possuem captações diferentes. Causando uma certa "diferença" nas frequências.

Por exemplo:

Testando um microfone Shure lyric e um Le son Sm-58, percebi que o lyric possui uma soniridade mais equilibrada. Sem maiores desequilibrios na captação. Já o Le son apresentou uma frequencia um pouco mais grave. Deixando a desejar nos médios e agudos.

Como o Cristian já havia citado:

Sua voz no microfone é exatamente a mesma fora do microfone.

Vc não está acostumada a ouvir sua voz, por isso acha feia. Faça aulas de canto, inicialmente e vá se acostumando com a sonoridade. Vai ver que tudo muda.


O importante é se acostumar.
Abraços!

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


AdrianSygnos
Microfones comuns do mercado possuem captações diferentes. Causando uma certa "diferença" nas frequências.

Tava pensando exatamente a mesma coisa.
Cantores diferentes costumam usar microfones diferentes, que destacam (ou escondem) características específicas da sua voz. Em outro tópico aki houve um comentário sobre isso, acho q foi até do Christhian.

Enfim, acho que a dúvida dela foi: "Qual o microfone seria mais adequado para a minha voz?"

Agora, a resposta depende da sua voz...como eu não canto, não posso te ajudar, mas tem uma galera muuito experiente aki no forum que, com um pouco de boa vontade, dá pra te dar uma luz!

Abraços!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar


Recebi uma suspensão por causa desse tópico. Só não entendi a razão.
Alguém tem como explicar? se é que é possível.

Gansinho
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

Esse tópico tá uma m... eheheh

Seria por isso?
(Não estou dizendo que foi por isso, e também não estou dizendo que você merecia suspensão por isso, estou apenas tentando achar o porquê.)

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

Talvez pq seu post foi mal interpretado, pois eu sei que vc quis dizer que esse tópico está uma maravilha!!! heuheuhuehe

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar


Se for então estamos mal.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar


Eu já fui xingado por aqui, já vi brigas feias e nenhuma punição. Agora isso acontece sem mais nem menos?

Gostaria que o moderador se pronunciasse.

Gansinho
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

O estranho é você ter tomado a suspensão, e não ter sido explicado o exato porquê disso.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante
Esse tópico tá uma m... eheheh

O motivo.

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Cantante

Relaxa cara, levanta e parte pra outra!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# ago/08 · Editado por: membro
· votar


Prof. Rosélio Araujo

bom, era o só o que faltava mesmo se for isso os caras perderam o senso de humor de vez.

Se tem uma coisa que eu detesto é injustiça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para adequar a voz ao microfone