Homenagem a Pavarotti - Nessun Dorma - Cantante

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07 · Editado por: membro


Amigos,

aqui uma singela homenagem ao Big Luciano. Claro que tem tb um significado especial também porque vejo que a velha voz está voltando.
Fiz o que foi possível na atual situação vocal, mas a promessa é boa e eu espero poder honrar (pelo menos essa é a intenção) o grande tenor, que foi realmente a minha inspiração no início e por quem nunca perdi a admiração, apesar de todo o falatório e dos narizes empinados dos ditos grandes conhecedores (que tb gostavam dele mas não admitiam).

Quero tb dizer que para o que se exige de um cantor lírico, ainda tem muita coisa para melhorar. Mas a gente chega lá.

Gravada em 13/10/2007.


Nessun Dorma - Ópera Turandot - Giacomo Puccini

184486
Veterano
# out/07
· votar


Rapaz, n vejo defeitos... ta lindo!! Parabens!!!!

Zuzza
Veterano
# out/07
· votar


Cantante
Nossa, sem comentários... Muito lindo, maravilhoso. Tanto pela música bem interpretada, tanto pelo feeling passado, impostação. Achei tudo perfeito. Parabéns!!! =)

marcio_zav
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

Cara, fico mto bom, mesmo!
Faco as palavras da Zuzza, minhas.

Parabens!

GuardianOfTheBlind
Veterano
# out/07
· votar


não posso avaliar tecnicamente.. mas tah muito bonito.. parabéns!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


!184486
Zuzza
marcio_zav
GuardianOfTheBlind

Obrigado pessoal, com esse incentivo me animo mesmo a ir em frente.

Valeu!

Midgard
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

caraca man tu canta demais

Linn
Veterano
# out/07
· votar


Nossa, que bonito que ficou! Gostei especialmente quando vc canta depois do coral em 2:15, mais ou menos. Ficou lindo, parabéns.
Que timbre... =)

ivan_puppets
Veterano
# out/07
· votar


Fico Massa!

= ) Timbre Bonito


quem é esse serzinho aqui emcima ? Linn ? rs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Midgard
Linn
ivan_puppets

Ainda bem que gostaram, obrigado.

OBS. Essa BT não é exatamente adequada para mim porque o andamento é muito lento (para o meu tipo de voz, claro). Estou ainda em busca do acompanhamento perfeito, mas não é muito fácil de achar não.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Cantante
Realmente amigo... Agora sim eu ouvi o Gerson que eu conheço rs... e ainda em gravação bem mais aceitavel.

Eu acho que essa é a tua praia mesmo... Mas me explica como é isso... Por que vc não consegue cantar outros estilos... o que acontece com a voz? É como se fosse um vício? Porque agora vc arrasou... foi só cantar lírico que vc arrasou...

Na outra música seu timbre estava baritonal e, acredito eu, estava semitonada e na garganta. Agora sua voz e timbre estão leves como o de um Tenor Lírico realmente... e muito afinado... como um cantor lírico deve ser.

Se Deus quiser vou aprender a cantar direito como vc e o Christhian... verdadeiros mestres desse fórum.

Para não deixar de ser chato... eu achei realmente maravilhoso... mas ainda faltam alguns ajustes como vc disse:
(*) O seu primeiro 'Nessun Dorma' eu não gostei...
(*) E eu achei que a voz poderia ter mais potência... mais presença... mais peso... seu timbre tá muito leve. Tem como ajustar isso?

Mais isso tudo é compensado com a excelente afinação e notas agudas lindas.

Parabens!

cybx
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

Excelente! Uma gravação digna de ser ouvida em qualquer lugar a qualquer momento.

Nota: 9.75/10

É claro que essa nota é só minha opinião de mero ouvinte, pois não chego aos seus pés de conhecimento de canto, mas vou tentar apontar o pq disso.

E eu achei que a voz poderia ter mais potência... mais presença... mais peso... seu timbre tá muito leve. Tem como ajustar isso? (2)

Realmente isso foi o que mais pecou na minha opinião, pois acho que poderia ter uma impostação mais pesada, não poderia? Sei lá, uma escurecida no timbre talvez, enfim.

No 02:14 vc entra com um som meio que espremido, só depois ele abre e ganha bem mais brilho e vivacidade, foi a impressão que eu tive, talvez nem tenha sido isso, mas foi o que me pareceu.

De resto, estava tudo ótimo como sempre!

Abraços cara!

AsTrOdYuM
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

Muito bom cara!
Parabens!!! Vencendo barreiras!

Imagina c voltar a voz por completo hein ehehehe

Abracao!

Diego MG
Veterano
# out/07
· votar


Cantante
NOssa 0.o
vozeirão impecável!
Congratulations! ^^

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


SylvioLima

Fala óme!! Obrigado.

Eu acho que essa é a tua praia mesmo... Mas me explica como é isso... Por que vc não consegue cantar outros estilos... o que acontece com a voz? É como se fosse um vício?

Lembra da música do Elvis? Ela tava muito melhor e eu já gravei outras tb. Na verdade dá pra abandonar a técnica pra cantar outras coisas, mas no caso da música do Eros, cara, é muito ingrata de cantar, foi uma péssima escolha. Aquela música pode até ficar boa mas vai dar trabalho.

Uma coisa que tem que se levar em conta é que realmente é como se fosse um vício, um vício saudável. Vc estuda durante anos e anos para cantar de maneira livre sem esforço, com o máximo de rendimento possível, posicionamento das vogais, uma forma específica que permite que a voz tenha uma projeção do caramba e de repente vc tem que desconstruir tudo. Fica difícil mesmo e parece que a gente está detonando a voz se cantar de outro jeito, ehehh.

E eu achei que a voz poderia ter mais potência... mais presença... mais peso... seu timbre tá muito leve.

Ah, mas não tenha dúvida.
Duas coisas:
- tem a questão da voz estar agora dando sinais de vida novamente, mas pra quem ficou tanto tempo sem cantar pra valer, é como um jogador de futebol que se machucou e tem que pegar ritmo de jogo de novo. Eu mesmo não reconheço essa voz da gravação como a minha voz verdadeira, como era antes. Graças a Deus ela está voltando mas tem muita coisa pra recuperar...muita mesmo.

- tem tb a questão de que se for analisar friamente, não é uma coisa para a minha voz, assim como não era para o Pavarotti. Essa ária é feita para um tenor spinto pelo menos, uma voz mais densa, quase baritonal. Claro que um tenor lírico com um centro de voz bem definido pode fazer até a ópera, mas não vai dar o que o papel pede. Por isso falei dessa BT não estar adequada, porque ela tem um andamento lento, precisamente feita para uma voz mais robusta, com mais sustentação. O Pavarotti cantava isso muito bem porque além ter uma técnica impecável, o andamento era bem mais rápido. Se vc feito lento ele quebraria as pernas pra cantar isso.
Mais tarde qdo eu estiver com a técnica em dia e ter uma BT mais movida, certamente a voz vai ter mais presença, sem escurecer o timbre que senão não vai.

(orra meu quase escrevi um livro).

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


cybx

tá ouvindo bem véio, é isso mesmo.

AsTrOdYuM

Me aguarde, kkk.

Diego MG

Valeu o comentário! \o/

anonimuzz
Veterano
# out/07
· votar


Muito, muito bom! Não excelente, claro, mas muito bom. Também acho que faltou alguma presença, mas ei, não se pode exigir demais de uma voz que mesmo em recuperação, consegue soar tão bem nos ouvidos.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


anonimuzz

Eheh, obrigado, ainda bem que vc deu um desconto.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


SylvioLima

Só pra complementar, por causa do que vc citou lá em cima é que qdo eu vou dar aula para alguém que canta música popular e não quer saber de lírico, é de primeiro não dar repertório lírico para a pessoa, nem a título de estudo, já que não é aquilo que ela quer cantar e e depois de não interferir no modo que a pessoa já canta, com o toque pessoal dela.
Em música popular eu gosto de trabalhar com a pessoa em cima das músicas que ela gosta ou deseja cantar, frase a frase, apenas corrigindo e explicando o que é danoso e descobrindo "em conjunto" como resolver os defeitos.
Já vi gente que dá aula e canta junto com a pessoa criando uma linha pro outro ir atrás o tempo todo. Já vi gente que dá aula e faz os vocalises junto com o aluno o tempo todo, o que considero um erro. Vc dá a pista mas quem canta é o aluno. Por isso acho tb que tem professor de canto lírico que não sabe dar aula de canto popular.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# out/07
· votar


Cantante
Cara, eu achei fantástico. Muita segurança em praticamente toda a música, foi o que senti. Mas me explica uma coisa: a cobertura está no ponto, ou você usou um pouco mais pra segurar os agudos? Pergunto isso, porque tive a impressão que você poderia ter usado um pouco menos de cobertura.

Grande abraço...

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Excelente gravação. Gostei bastante da audição.

Parabens !

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Cantante
Lembra da música do Elvis? Ela tava muito melhor e eu já gravei outras tb.
Pois é... eu ia citar ela... mas esqueci... X)

e ainda em gravação bem mais aceitavel.
Desculpa se me expressei mal... mas o o 'gravação mais aceitável' foi a qualidade de gravação! Que sem dúvida está bem melhor...

Uma coisa que tem que se levar em conta é que realmente é como se fosse um vício, um vício saudável. Vc estuda durante anos e anos para cantar de maneira livre sem esforço, com o máximo de rendimento possível, posicionamento das vogais, uma forma específica que permite que a voz tenha uma projeção do caramba e de repente vc tem que desconstruir tudo. Fica difícil mesmo e parece que a gente está detonando a voz se cantar de outro jeito, ehehh.
hmmm... entendi. Igual a mim hehehe... que canto pop. Se eu for cantar Metal (desconsiderando o timbre)... vai ficar uma bosta... porque meus vícios de Pop dominam heheh...

Ah, mas não tenha dúvida.
Duas coisas:
- tem a questão da voz estar agora dando sinais de vida novamente, mas pra quem ficou tanto tempo sem cantar pra valer, é como um jogador de futebol que se machucou e tem que pegar ritmo de jogo de novo. Eu mesmo não reconheço essa voz da gravação como a minha voz verdadeira, como era antes. Graças a Deus ela está voltando mas tem muita coisa pra recuperar...muita mesmo.

Imagina como vai ficar quando ela estiver totalmente recuperada. Se vc deu um Si3 lindo dakele no final... vai cantar de Fa1 a Sol4 numa boa quando estiver recuperado heheheh...

- tem tb a questão de que se for analisar friamente, não é uma coisa para a minha voz, assim como não era para o Pavarotti. Essa ária é feita para um tenor spinto pelo menos, uma voz mais densa, quase baritonal. Claro que um tenor lírico com um centro de voz bem definido pode fazer até a ópera, mas não vai dar o que o papel pede. Por isso falei dessa BT não estar adequada, porque ela tem um andamento lento, precisamente feita para uma voz mais robusta, com mais sustentação. O Pavarotti cantava isso muito bem porque além ter uma técnica impecável, o andamento era bem mais rápido. Se vc feito lento ele quebraria as pernas pra cantar isso.
Mais tarde qdo eu estiver com a técnica em dia e ter uma BT mais movida, certamente a voz vai ter mais presença, sem escurecer o timbre que senão não vai.

hmmm... Não sabia que tinha diferença nesse sentido. Eu até que achei essa BT meio rapidinha...

Já vi gente que dá aula e canta junto com a pessoa criando uma linha pro outro ir atrás o tempo todo. Já vi gente que dá aula e faz os vocalises junto com o aluno o tempo todo, o que considero um erro. Vc dá a pista mas quem canta é o aluno. Por isso acho tb que tem professor de canto lírico que não sabe dar aula de canto popular.
Pior é que tem gente que nem dá aula. Tenho uma amiga que fez aula de canto numa escolinha aqui no RJ... e a mulher só pedia para ela cantar e dizia o que está certo ou errado e pronto... não dava matéria (respiração... exercícios... vocalizes) essas coisas... Estranho...

Pena que vc não são do Rio de Janeiro... vcs nem conhecem ngm que possam me recomendar? Eu estou com medo de fazer aulas com alguém que não saiba o que está fazendo. Como eu faço pra saber realmente se o cara é bom?

E outra pergunta: existem técnicas para treinar extensão e volume para graves e para falsete? Pq meu falsete é muito ruim... e eu quase não tenho extensão para falsete... existe isso?

Abraços!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Danckor Vallence Buriok

Bem observado. Usei isso como proteção vamos dizer. Como a voz não está bem segura ainda e eu estou considerando que o apoio está funcionando uns 60% do que deveria preferi me garantir na cobertura excessiva do quie correr o risco de uma quebra de voz.

:0)

anonimuzz
Veterano
# out/07
· votar


E outra pergunta: existem técnicas para treinar extensão e volume para graves e para falsete? Pq meu falsete é muito ruim... e eu quase não tenho extensão para falsete... existe isso?

Faz vocalizes com escalas ascendentes e descendentes em ambos os tipos de vozes. Quanto ao volume, acho que depende da colocação e projecção da voz, e isso ou vc aprende sozinho sei lá como ou descobre com aulas de canto. Mas não é fácil dar volume e poder ao falsete de qualquer forma. Pergunta a um contratenor o quanto ele pratica para isso...

Alan_27
Veterano
# out/07
· votar


Cantante

Poxa, tava doido pra ouvir sua gravação, pois adoro essa música, mas aqui no trabalho é bloqueado o 4shared, será q n tinha como vc disponibilizar em outro tipo de site tipo http://www.esnips.com. Mas pelos comentário q li deve ter ficado muito bom mesmo.

Abração !!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


E outra pergunta: existem técnicas para treinar extensão e volume para graves e para falsete? Pq meu falsete é muito ruim... e eu quase não tenho extensão para falsete... existe isso?

Vc pode trabalhar os graves sim mas a voz funciona em bloco. Se vc começa a forçar graves se a voz não tem essa natureza vc vai perder agudos.
Os mesmos vocalises que se faz normalmente podem ser trabalhados em falsete, mas tudo depende do tipo de voz. Eu por exemplo tenho um falsete ruinzinho de tudo. Vai o mesmo da minha extensão normal só que uma oitava acima, apenas, ou seja, eu não passo de um ré. Se vc tiver o mesmo "defeito" eheh, pode se matar de fazer exercício que vc só chega no seu limite vocal e ponto. Pq vc acha que eu falei que tinha inveja (boa)do Christhian? pq ele vai lá no quinto andar no falsete....não tenho não....

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


JoeCruzGuitar

Valeu, obrigado!

Alan_27
Diz teu email que eu mando um arquivo menor pra vc ouvir, blz?

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


Cantante
Eu acho que eu tenho esse defeito... o máximo que eu consigo atualmente é um Sol4 em falsete.

Mas se eu treinar minha voz de cabeça... eu posso ir além do meu falsete com ela? Eu sei que isso eh meio estranho... mas é uma dúvida minha... tem algum limite pra voz de cabeça? Na voz de peito o limite é quando não dá para forçar mais digamos assim... mas e na voz de cabeça??? Se não forçamos na voz de cabeça... qual a sensação que se tem quando chega no limite?

Lembro-me bem que o Christhian fez um La4 na gravação de Make Believe dele... é possivel fazer em voz de cabeça? (foi feito em voz de cabeça?)... porque isso é absurdamente alto.

Eu fico triste em saber que não há o que se possa fazer para conseguir mais falsete... :(

Eu tenho exatamente 1 oitava de falsete (axu eu...)... pq ele entra em Sol3 e vai a Sol4. Quando eu canto em La3 e Si3 já é belting...

Por favor... seja paciente comigo e me responda :)

S Baz
Veterano
# out/07
· votar


Cantante
voz potente... vibratos perfeitos... nota máxima!
flw

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# out/07
· votar


SylvioLima

tem limite sim pra voz de cabeça, o seu limite fisiológico, claro. Infelizmente ou felizmente não são todos que conseguem um bom rendimento em falsete ou em super agudos, alguns mesmo em agudos considerados "normais". Tem gente que pode estudar a vida inteira querendo cantar um dó4 ou um dó5 no caso das sopranos e nunca atingir essa nota porque simplesmente não faz parte da extensão.

Na voz de peito o limite é quando não dá para forçar mais digamos assim

eu penso que o limite é quando a voz perde a qualidade tanto na voz de peito qto na de cabeça ou falsete. Vc vem com uma qualidade que identifica a sua voz e de repente entra numa região onde a voz fica feia, fora de foco, dura ou gritada. Então se um tenor que tem um ré4 como nota limite canta um mi mas ele fica estridente, esguelado ou parece que vc está matando alguém é melhor ficar no ré mesmo.

Por isso as aulas são primordiais porque o prof. vai saber testar os seus limites com segurança.

Um tenor ligeiro canta até um fá4 em voz plena, isso alguns poucos privilegiados. Eu nunca ouvi nada além disso, apesar de já ouvir falar de sol4. Apesar de que não achei interessante em nenhum dos que já ouvi.

Finalmente grandes agudos não são tão importantes assim. Não tem como mudar de voz, tem q fazer o máximo com o que a gente tem, seja com agudos mirabolantes ou não.
Pra mim o ponto principal é a interpretação.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Homenagem a Pavarotti - Nessun Dorma - Cantante