O André Matos declara que não canta em falsete. Discorda ou acredita que é outra técnica?

Autor Mensagem
Dcampos
Veterano
# abr/07


André Matos declar em entrevista que não canta em falsete e sim com um estilo de voz mais agudo. Na verdade nao consigo destinguir o que ele chamou de voz mais aguda da empostação de voz. Gostaria que vocês comentassem sobre o assunto?
abraço a todos!

veja a entrevista na ínetgra: http://whiplash.net/materias/entrevistas/001562-shaman.html

[...]WHIPLASH – A transição, que começou em “Ritual” e foi solidificada em “Reason”, é nitidamente um grande desafio para o vocalista. Você acredita que sua evolução natural, e as experiências feitas com o Korzus em “Evil Sight” (faixa do novo CD da banda “Ties of Blood”) foram de grande ajuda? Comenta-se muito que você abandou seu falsete, e partiu para um lado mais agressivo:

André Matos / Para começo de conversa, falsete é o cacete!!! (Risos). Eu nunca cantei em falsete. Quem canta em falsete é o Edson Cordeiro. Falsete é um estilo de voz aonde o cantor coloca sua cabeça empostada, e eu não faço isso. Eu cantava e ainda canto num estilo agudo, só que aprendi muito nestes anos de estrada. Comecei a perceber que um mesmo tipo de voz em um CD o torna muito cansativo. Pude experimentar muitas coisas com a minha voz, como fiz em “Ritualive”, e acabei cantando diferente em várias passagens de “Reason”. Não se trata apenas de fazer no estúdio o que faço ao vivo, ou de simular ao vivo o que fiz no estúdio. Trata-se de chegar num meio termo entre o cantor e o intérprete. Gosto muito dos vocalistas que sabem interpretar junto com o ato de cantar. Usando a técnica aliada a interpretação, sem virtuosismo exagerado. A técnica você pode mostrar no palco, mas é mais difícil interpretar no estúdio, e é isso que venho buscando. É um desafio para mim procurar me conhecer mais como intérprete, e não abusar da técnica.[...]

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Eu nunca cantei em falsete ???????????????????????

Falsete é um estilo de voz aonde o cantor coloca sua cabeça empostada, e eu não faço isso. ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Ahahahah, muito engraçado!!!!

Zapata
Veterano
# abr/07 · Editado por: Zapata
· votar


Eu não entendo por que ele nega tanto...

RoyalFlush
Veterano
# abr/07
· votar


Nossa ein!!!!

Wuthering Heights sem falsete??? Essa foi fohda!!!
Difícil d acreditar ein

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Doentio.
Como se isso fizesse dele um cantor pior ou melhor. Lastimável.

MetalDrummer
Veterano
# abr/07
· votar


viva o falsete...

mas INFELIZMENTE o falsete é conhecido como sinônimo de falsidade em sentido estrito para as pessoas que desconhecem técnicas vocais...

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Pior é usar uns termos que não fazem o menor sentido, o que prova que o cara nem sabe do que está falando. Capaz de ele achar mesmo que não faz.

Triste.

busterchair
Veterano
# abr/07
· votar


q tonto
qm não usa falsete é o bruce dickinson

Vick Vaporub
Veterano
# abr/07
· votar


Que nada seus bundões :)

Ele canta com uma técnica inventada por ele, o tr00sete.
Deixem de ser invejosos.

Abraços.

Barbara Jolie
Veterano
# abr/07
· votar


Dcampos
O André Matos declara que não canta em falsete. Discorda ou acredita que é outra técnica?
Meu....mas essa notícia eh mto velha gente, acho ateh q ele jah mudou de idéia...eheheehhe

Cantante
Pior é usar uns termos que não fazem o menor sentido, o que prova que o cara nem sabe do que está falando.
Pior q tem mto disso, infelizmente. Já vi gente com mtos anos de estrada e com uma carreira estável, soltar umas "abobrinhas" dessas.

Zapata
Veterano
# abr/07
· votar


Barbara Jolie

Verdade, olha a data do negócio: Entrevistas - 14/06/05 ¬¬'

Izzy Dragon
Veterano
# abr/07
· votar


Mas é lógico que ele falou isso só por uma questão de marketing. Ele sabe que usa falsete adoidado.

Uma vez ele tava no programa do João Gordo, daí na parte em que os telespectadores ligam para o programa um cara ligou e falou berrando:

"É falsete! É tudo falsete!!" e o Matos respondeu na maior calma: "Sim. É falsete".

Huahuahua. Foi massa, porque ele disse como quem diz: "É falsete. E daí? Qual o problema?".

Pra mim, é essa a postura que ele deveria ter até hoje.
Mas ele deve ter achado que negar o falsete seria uma melhor estratégia de marketing para a carreira.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


sei...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Izzy Dragon
Mas então velho, no que isso agrega no marketing dele?

Sério, eu juro que não entendo isso. É o msm que eu dizer que não faço drive. Tenho a voz rasgada por natureza. Dai alguém me ouve falando e percebe que minha voz é limpinha.

¬¬'

Izzy Dragon
Veterano
# abr/07
· votar


Christhian

É porcausa do que o MetalDrummer falou:
infelizmente o falsete é conhecido como sinônimo de falsidade em sentido estrito para as pessoas que desconhecem técnicas vocais...

Ele dissocia essa imagem do falsete (algo "falso", para o público leigo) da imagem dele. Nisso que eu digo que é uma resposta pensada.

Além disso ele ainda gera polêmica e volta a ser assunto nas conversas (e tópicos de fórums de canto =D )

Lex Vox
Veterano
# abr/07
· votar


Adoro quando a gralha solta essas cagadas. Só pra mostrar que ele não é nenhum fenômeno e que a molecadinha baba ovo pq não saca nada! hihihihihihhehehehehhahahahahahaha(risada malévola)

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# abr/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Izzy Dragon
concordo com você cara! apenas marketing..

John Arch
Veterano
# abr/07
· votar


Sabe qual é o problema?? É q mta gente acha q ele só canta em falsete, o tempo todo, todas as notas, o q realmente não acontece. As pessoas falam: "Vc CANTA em falsete", e aí ele se aproveita disso pra discordar. Pq, de fato, ele não CANTA em falsete, mas ele usa falsete sim, e mto. Aí ele já joga o exemplo do Edson Cordeiro...

ASO
Veterano
# abr/07
· votar


Caras, acho que a definição do que é realmente falsete é muito complicada...

Vai que a voz dele no agudo se parece com falsete? sei lá! vai saber!
A voz do cara é como a de uma criança! (talvez não hoje, mas no Angra)

Eu percebo a voz dele bem na região do "rosto" mesmo, chega a ser nasal as vezes!
Então, eu não falo que o que ele disse é totalmente uma mentira.
De fato, não me parece ser voz "plena" mas dai a ser falsete, tenho duvidas.

Facchini
Veterano
# abr/07
· votar


Putz, essa entrevista é um tanto antiga não é?

Johnny Blade
Veterano
# abr/07
· votar


esses rockstars que nunca perdem uma boa chance de ficarem calados...

Dcampos
Veterano
# abr/07
· votar


quando postei esse tópico tinha a certeza que alguns iriam falar da época da entrevista que de fato é antiga, mas minha intenção é colocar em pauta um tema ainda duvidoso na técnica vocal, peguei a entrevista do André Matos por saber que muitos o colocaram num patamar inalcançavel com seus agudos...isso prova que a técnica por ele usada será motivo de discussao ainda por muito tempo, seja ela o "polêmico" falsete(ainda num entendo o porq da repulsa do Andre Matos com essa técina) ou qualquer outra.
O cara canta muito mesmo, mas Wuthering Heights sem falsete, como ja foi dito é fods!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Dcampos
Velho, falsete não é técnica. É registro.

Mas tb não entendo. Pra mim, não faz sentido nenhum esse lance de marketing, sinceramente. Ele não ganha nada sendo polêmico assim.

Mento077
Veterano
# abr/07
· votar


Falem mal, ou falem bem, mas falem de mim.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/07
· votar


Começo a achar que o pessoal realmente idolatra demais o rapazinho.

Isso não é nada bom.

Lex Vox
Veterano
# abr/07
· votar


CANTANTE

Venha para o clube "Não aguento mais babação de ovo em cima do André Matos" vc tb!!!!! rsrsrs

Dark Diva
Veterano
# abr/07
· votar


Meu, mais uma interminável e fútil discussão sobre o Andre Matos???
Já desisti!

PQP, até eu, q adoooro a voz dele, já tô aqui no limite c essas coisas.
Isso tudo deixou de ser discussões saudáveis sobre técnica pra virar revista eletrônica de fofocas ou algo do tipo há muito tempo... =/

Meu, se ele fala q não faz falsete pq só usa voz de cabeça ou se ele fala q é Napoleão Bonaparte e q está prestes a perder a guerra pq vai ficar em posição 'desfavorecida' (hauhua), deixem o cara, po.

Discutir sobre técnicas em cima de um tópico sugestivo é legal pq dá a oportunidade de muita gente absorver várias coisas em termos de aprendizado. Agora falar unicamente sobre o q fulano ou beltrano disse sei lá qdo é fod@. Essas discussões caberiam muito melhor lá no Off Topic.

E chega de falar do Andre Matos! Daqui a pouco até eu enjôo e deixo de curtir o trabalho do cara, de tanta "pressão" em torno de um único assunto!

Ahaheauhuhauehaeuhueh!

Dcampos
Veterano
# abr/07
· votar


Me desculpem aqueles que martirizei com essa discussão fútil(?), mas ninguém é obrigado a comentar, existem muitos outros tópicos, por isso quando se sentirem cansados, procurem outro... realmente a figura do André Matos já foi colocado em pauta muitas vezes, tornando chata a repetição, mas muitos como eu não tivemos a oportunidade de comentar já que não tínhamos cadastro nesse site e outros comentam e comentarão quantas vocês esse tema for questionado, dessa forma respeitemos a opinião de cada um...

Abraço a todos!

Homem Cueca
Veterano
# abr/07
· votar


Andre Matos é o Kiko Loureiro da guitarra...


Edu Falaschi é o Slash da guitarra...


AUHEaeAUHUHEAUeAUUEaUHeAUHeUHaUHeAUHUHEauHEAHeauheuaUHEeUHUHeAUHEeuHaU HEa

Homem Cueca
Veterano
# abr/07
· votar


Com exessão de alguns trechos de algumas musicas...sempre achei estranho aquela voz ser falsete...por exemplo em Carry on...no final da musica...nunca consegui assimilar aquilo como falsete.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O André Matos declara que não canta em falsete. Discorda ou acredita que é outra técnica?