Duelo No. 14 - Jattto vs. RoyalFlush - Aquarela (Toquinho)

    Autor Mensagem
    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07


    Duelo No. 14!

    Antes de ouvirem, prestem atenção a alguns critérios para votação:

    * Todos os usuários do fórum podem votar apenas uma vez.
    * Não será tolerado nenhum tipo de provocação ou desmerecimento de nenhum participante.
    * Ao votar, esteja atento a questões básicas como: Afinação, timbre, feeling, técnica (pessoal do Canto), entre outras coisas. Se possível, explique o voto.
    * Ouçam as duas gravações. Sejamos justos e coerentes.

    VAMOS EVITAR POSTAR COMENTÁRIOS PARALELOS. TODOS SERÃO DELETADOS.

    >>> Boa audição a todos!
    >>> Boa sorte aos participantes!

    ATENÇÃO: O prazo para votação é de 72 horas. Após esse período, o tópico será fechado e serão contabilizados os votos.

    Duelo No. 14 - Jattto vs. RoyalFlush - Aquarela (Toquinho)

    http://www.4shared.com/file/14601930/23064acc/Duelo_No_14_-_Jattto_vs_ RoyalFlush_-_Aquarela__Toquinho_.html


    PS: O arquivo é uma pasta zipada contendo as duas gravações.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Letra original:
    Fonte: site oficial do Toquinho.


    =============================

    Aquarela
    (Toquinho - Vinicius de Moraes - M. Fabrizio - G. Morra)


    Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
    E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
    Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
    E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

    Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
    Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
    Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul,
    Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul.
    Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul.

    Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená.
    Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar.
    Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo,
    E se a gente quiser ele vai pousar.

    Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
    Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida.
    De uma América a outra consigo passar num segundo,
    Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.

    Um menino caminha e caminhando chega no muro
    E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está.
    E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
    Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.
    Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.

    Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.
    O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.
    Vamos todos numa linda passarela
    De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá.

    Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá).
    E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá).
    Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá).

    =============================

    E os combatentes tiveram de adaptá-la para gravarem, visto que a BT não "acomoda" toda a letra. E ficou diferente a adaptação para cada gravação!!! \o/ !Tr00!

    RoyalFlush
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jattto

    AEEEE

    Vo ouvir a sua enquanto eu ainda toh vivo :P

    Boa Sorte pra ti

    Zapata
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Baixando...

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    RoyalFlush
    Vo ouvir a sua enquanto eu ainda toh vivo :P
    Huehuhauhuahuha... té parece... tsc.


    Boa Sorte pra ti
    Pra ti tbm! :P

    Zapata

    Baixando...
    Sempre presente nas votações... guri firmeza!!! o/

    RoyalFlush
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: RoyalFlush
    · votar


    Ouvi!!

    Vo toma um pau!!

    EDIT: Remoção do EDIT anterior

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    VAMOS EVITAR POSTAR COMENTÁRIOS PARALELOS.

    Leu isso, Sr. RoyalFlush?!

    =P

    Eu sei que tu é novato... por isso vou te dar um desconto...
    Mas oh... quando quiser conversar com alguém (assunto que desvirtue o tópico em que se está) use o bate-papo do fórum (recém criado, mas substituto do Conselho geral, este criado há um TEMPÃO):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/160383/

    Respondo tua pergunta nele.
    Vamos, como diz os anúncios dos tópicos de duelo, evitar comentários paralelos por aqui, ok? ;)

    Zapata
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Zapata
    · votar


    A do Jattto ficou particularmente fodástica em todos os sentidos, inclusive nos efeitos/mixagem. Só estranhei bastante o "r" puxado, aquele meio "caipira" (sem ofensas). Procura usar o "r" comum (aquele do trrrrr, mas não exagerado, claro :P).

    A do RoyalFlush ficou legalzinha. Algumas falhas bem evidentes em afinação e sustentação.

    Meu voto é Jattttt(...)to :D

    RoyalFlush
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Jattto

    Desculpa ae cara, soh queria comentar q eu achei mto loko o seu sotaque interioranu cantanu essa musik!!!
    Axo q isso nem eh desvituar mto eh??
    se for, desculpa

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Zapata

    A do Jattto ficou particularmente fodástica em todos os sentidos, inclusive nos efeitos/mixagem.
    \o/ Eu demorei mesmo fazendo umas engenhocas com mixagem. Os refrões eu gravei duas vezes e coloquei os dois pra tocarem juntos, dessincronizados um pouquinho o que ajudou o efeito de delay. O legal é que realmente eu gravei duas vezes... e não simplesmente peguei a mesma faixa e colei em outra... experiências novas!

    Só estranhei bastante o "r" puxado, aquele meio "caipira" (sem ofensas). Procura usar o "r" comum (aquele do trrrrr, mas não exagerado, claro :P).
    Huheuhauhauhuha... cara... eu tenho uma colega de aula que morou muito tempo no Rio de Janeiro (mas ela é gaúcha tbm... e apesar de estar há 8 anos de novo no RS ainda não deixou algumas características do sotaque carioca dela - curiosidade) e ela ouviu alguma gravação minha em português e notou os R puxados que tu falaste... huehuahuah... pra mim é natural... pelo menos ninguém comentou pessoalmente comigo...
    Tu precisa ver (ou ouvir? rsrs) é gaúcho falando tudo com TE no final... algo como DENTE QUENTE ARDE A LÍNGUA DA GENTE. Isso é muito massa... eu gosto muito disso no Brasil... variações na pronúncia das pessoas... quem fala comigo que é daqui não nota. Vocês que não são daqui notam. Assim como eu notaria (e notei na gravação do Royal) pronúncias que não me são comuns... heheheh

    RoyalFlush

    Desculpa ae cara, soh queria comentar q eu achei mto loko o seu sotaque interioranu cantanu essa musik!!!
    Huheuhauhuahuaha... valeu! (ou não? Oo')

    Axo q isso nem eh desvituar mto eh??
    Não, isso não. :P

    Mas de boa... a gente mais acaba postando que os próprios votantes... hahah

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Gostei mais da voz do RoyalFlush nessa musica, porém o
    Jattto cantou melhor, e teve trabalho de fazer alguns backings (interessantes por sinal)


    Meu voto vai pro
    Jattto

    apesar de eu achar que a voz dele não encaixou legal nessa música...

    AsTrOdYuM
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Meu voto vai para o Jatto!
    Achei a voz mais timbrada e melhor impostada!

    RoyalFlush, acho q vc precisa dar uma atencaozinha a mais no apoio,a voz parece um pouco fragil! Mas ficou legal tb viu!

    Abraco

    RoyalFlush
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Homem Cueca
    Gostei mais da voz do RoyalFlush nessa musica

    Valew man!!!

    AsTrOdYuM
    RoyalFlush, acho q vc precisa dar uma atencaozinha a mais no apoio,a voz parece um pouco fragil!

    Toh indo treinar agora :P
    Valew pela dica, agora eu nem durmo, vo fik treinanu pra melhora o apoio ^^

    Mas ficou legal tb viu!

    Valew!!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Voto no Jattto.
    Achei que ele foi mais afinado e tbm fez uns backs bem legais... ou seja, teve mais cuidado na gravaçao. Além disso, mixou legal tbm, colocando reverb e mantendo o volume na musica original. Odiei seus 'r' hahahahaha

    RoyalFlush: achei ele menos afinado (tem uma parte lah q ele faz um back bem desafinado)... enfim...

    To com preguiça de justificar mais.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Jatto está melhor.

    Porém acho que nenhum dos dois entendeu o espírito da música.

    RoyalFlush vc está praticamente recitando só, como se tivesse lendo um texto.


    Jattto, esse R tá difícil de aguentar. Eu também puxo esse R, afinal sou Curitibano, mas na hora de cantar, não dá.

    Dark Diva
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mais uma ouvida... e agora nacional! Aeeew! \o/

    Jattto
    Q criatividade hein? Backings muito legais!

    Ahhh, eu achei os seus "R's" super charmosinhos, hihi! ^^
    Mas realmente, se fosse uma gravação profissional seria melhor tentar cantar com "linguagem de jornalista" (sem R's nem S's puxados), pq os Rs ficam muito evidentes.

    Afinação boa. Escorregadas pequenas. Voz super gostosa de se ouvir.

    Destaque pra mixagem: os delays deram uma vida enorme pro som! Queria saber mixar assim tb.. =(
    rs

    Comentado! \o/
    Agora o próximo...
    ______________________


    RoyalFlush

    Meu, vc está melhor do q na última gravação sua q eu comentei! Tá cantando mais "pra fora" e não senti nasalização na sua voz. Ou seja: talvez vc nem tenha voz nasal. Só estava nasal naquele som pq vc cantou "pra dentro". Legal, né? \o/

    Mas infelizmente nesse som aqui eu tive a impressão de q vc está desafinando mais. Os backings foram uma ótima idéia pra música não ficar vazia, mas vc não acertou a mão neles, não. Ficaram meio fora do tom (desculpa, não entendo de backings então não sei dizer como ajeitar, rs).

    A sua voz está toda tensionada na garganta (não sei se tá mesmo, mas é o q sinto nitidamente qdo escuto). Vc precisa mesclar o seu canto com uns falsetes pra suavizar mais e entrar no clima do q o som está pedindo. Mas eu gosto da sua voz, viu?! ;)

    Destaque pros "uhuuul" (vocalizes finais): Ficou tão bonitinho, hehe.

    Comentado tb! \o/
    Agora, o voto...

    ______________________


    VOTO: Jattto

    Escolhi o Jattto pq ele manteve um melhor controle da voz e da afinação, e ainda se deu bem nos backs, rs.

    ______________________

    [Off Topic]: Pô... só faltou o Toquinho na BT pra entrar com o solo fod@ dele, né?

    Ahauhuhauhauh! \o/
    ______________________


    Bjos!

    RoyalFlush
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Dark Diva
    Meu, vc está melhor do q na última gravação sua q eu comentei! Tá cantando mais "pra fora" e não senti nasalização na sua voz. Ou seja: talvez vc nem tenha voz nasal. Só estava nasal naquele som pq vc cantou "pra dentro". Legal, né? \o/

    Aeee!!! Dpois q vc comentou a minha voz meio anasalada na ultima musik eu treinei pra caramba!!!!
    Ainda bem q melhorou

    ________

    Mas infelizmente nesse som aqui eu tive a impressão de q vc está desafinando mais.

    Foi moh trampo essa musik!! Foi dificil pra caramba!! Num consegui pegar a mao d jeito nenhum!!

    _____

    A sua voz está toda tensionada na garganta (não sei se tá mesmo, mas é o q sinto nitidamente qdo escuto). Vc precisa mesclar o seu canto com uns falsetes pra suavizar mais e entrar no clima do q o som está pedindo. Mas eu gosto da sua voz, viu?! ;)

    Tah realmente mto tensionada, toh trabalhanu em cima disso!!
    Jah com relação aos falsetes eh outro problema q eu tenho, mas vo melhorar o apoio e tirar essa tensão da garganta primeiro, dpois eu vo tentanu colok uns falsetinhus...

    AEE ^^, vc gosta da minha voz :P
    Vlw
    _______


    Brigadaum pelas dicas

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: Jattto
    · votar


    Homem Cueca

    apesar de eu achar que a voz dele não encaixou legal nessa música...
    Awn... eu achei legal... rsrsrs Valeu ae!
    ----------------------------------------------------------------------------

    AsTrOdYuM

    Achei a voz mais timbrada e melhor impostada!
    \o/ Apesar de eu não saber o que seja isso ou como eu fiz, obrigado!!! :P
    ----------------------------------------------------------------------------

    SylvioLima

    Achei que ele foi mais afinado e tbm fez uns backs bem legais... ou seja, teve mais cuidado na gravaçao. Além disso, mixou legal tbm, colocando reverb e mantendo o volume na musica original.
    \o/ Como eu falei pro Zapata, eu caprichei na mixagem mesmo... mas sei que não ficou tão boa quanto as tuas... :P:P:P

    To com preguiça de justificar mais.
    Huheuhauhauhauhauhauh... eu nem tinha lido isso aqui... minha irmã que leu e riu... heheh
    ----------------------------------------------------------------------------

    Cantante

    Porém acho que nenhum dos dois entendeu o espírito da música.
    Ahhh... mas eu não saberia cantar de outra forma...
    ----------------------------------------------------------------------------

    Dark Diva

    Q criatividade hein? Backings muito legais!
    Né? Eu inventei... tô achando harmônicos das notas com mais facilidade agora devido ao coral. \o/

    Ahhh, eu achei os seus "R's" super charmosinhos, hihi! ^^
    ;*****

    Afinação boa. Escorregadas pequenas. Voz super gostosa de se ouvir.
    <3
    Pára... eu fico vermelhu... :$

    Destaque pra mixagem: os delays deram uma vida enorme pro som! Queria saber mixar assim tb.. =(
    rs

    Hehehe... tu consegues, só treinar! Acredite! Minhas primeiras gravações no pc não tinha aplicação de efeito nenhum... ficava aquela coisa completamente SECA e desagradável de se ouvir.
    Ah... acho que se tu manter o SylvioLima como contato no MSN e trocar umas idéias com ele sobre mixagem de vez em quando te ajudará um monte... heheheh (pra mim ajudou! ;)
    ---------------------------------------------------------------------- ------

    Obrigado ae gente por participarem da apreciação do duelo!

    ========================================

    Agora... sobre os "R":

    Eu estranhei os vários comentários sobre porque simplesmente ninguém até hoje tinha comentado comigo algo parecido. E olha que eu já tenho 19 anos... é bastante tempo! Huehuhauhauha

    Ontem no almoço com dois colegas perguntei a eles o que eles achavam dos meus "R", se eram puxados, forçados... enfim... algo parecido com gente dos interioR. Eles disseram que nunca notaram nada de estranho. Ambos também são gaúchos, um daqui de Santa Maria também e outro de uma cidade menor. Também convivo com colegas de outras cidades, incluindo Porto Alegre, que é a maior daqui e tal... fazem dois anos já e a única pessoa que comentou alguma coisa assim... foi a única mulher da turma (hahahah... Ciência da Computação é fods... só tem macho nas salas... ¬¬)... ela disse isso ouvindo uma outra gravação minha em português... ela achou uns R lá mais puxados, mas pessoalmente... nunca tinha comentado nada.

    Hoje eu coloquei minha irmã pra ouvir... e notar meus "R". Ela ouviu 2 vezes prestando atenção nisso e não notou tbm algo diferente. EU havia notado em "pediR" e "ceRto", antes de postar aqui, uma certa diferença... algo como prolongamento além do que devia... mas foi só... eu ouço, ouço, reouço e não consigo achar nada demais... heuhauhauhauha

    Como eu disse antes, pode ser estranho pra quem não mora por essas bandas daqui... mas pra quem é daqui é completamente natural e passa despercebido. Uma coisa que eu notei é que pessoal de outras regiões ignoram bastante o R no final das palavras, que o pessoal daqui quase sempre pronuncia.

    Pra exemplificar essa questão de naturalidade de pronúncia dentro de uma região, na gravação do RoyalFlush eu achei MUITO estranho as partes que tem vogal + N (tENHo, pINguINHo, tINta, pedacINHo, surgINDo, colorINDo, partINDo, ...) e achei os "É" mais abertos do que os que se costuma falar por aqui... (em papel, céu, ...). É questão regional.

    Mas realmente, se fosse uma gravação profissional seria melhor tentar cantar com "linguagem de jornalista" (sem R's nem S's puxados), pq os Rs ficam muito evidentes.
    Toquinho é profi, não?
    A interpretação original é dele, né? Vocês já ouviram??? Aquilo ali pra mim, sim, é MUITO estranho e eu me incomodo bastante com os "R" e "S" puxados do sotaque carioca, que realmente não "me desce" (desculpa ae o pessoal do Rio! heheheh). Prefiro então meu sotaque "caipira"! E, por falar, aqui a gente também nota sotaques "caipiras" com R puxado (mas entre nós, ele não existe... rs), mas é BEM puxado... os da Grazi do BBB, por exemplo, o pessoal daqui notava.

    É tudo uma questão regional e de gosto tbm.

    Só me alonguei no assunto porque foram vários comments a respeito e eu achei estranho... pq eu ouvi, ouvi, repeti, repeti... e não acho nada demais na minha gravina com relação aos "R". :P
    ========================================

    Vamos votar ae gente! O prazo de votação é até amanhã às 18:00, não esqueçam! :P

    Valeu a todos!

    Abração!


    EDIT: 15 downloads e 6 opiniões! Ow... não custa votar ae! :P

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07 · Editado por: membro
    · votar


    Como eu disse antes, pode ser estranho pra quem não mora por essas bandas daqui... mas pra quem é daqui é completamente natural e passa despercebido. Uma coisa que eu notei é que pessoal de outras regiões ignoram bastante o R no final das palavras, que o pessoal daqui quase sempre pronuncia.

    A interpretação original é dele, né? Vocês já ouviram??? Aquilo ali pra mim, sim, é MUITO estranho e eu me incomodo bastante com os "R" e "S" puxados do sotaque carioca, que realmente não "me desce" (desculpa ae o pessoal do Rio! heheheh). Prefiro então meu sotaque "caipira"!

    Jattto

    A questão é que esse "jeito" carioca de falar e cantar de certo modo domina o cenário. É bem aceito esse R meio aerado. Eu particularmente prefiro o R como em "trabalho", "entrada" que soa melhor que esse seu R, pelo simples fato de que as pessoas ligam isso a caipirice.

    Portanto vc colocar isso para que seus amigos ouçam, é claro que não vão notar nada. Porém se vc digamos fosse fazer uma carreira "nacional" com esse R estava ferrado, a não ser que fosse só cantar sertanejo.

    È questão do que é mais aceito e do que as pessoas estão mais acostumadas.

    pq eu ouvi, ouvi, repeti, repeti... e não acho nada demais na minha gravina com relação aos "R". :P

    Não tenha dúvida que se o pessoal daqui do fórum deu o alerta, alguma coisa tem, pois caso contrário ninguém se manisfestaria. Agora é com vc.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    Cantante

    Porém se vc digamos fosse fazer uma carreira "nacional" com esse R estava ferrado, a não ser que fosse só cantar sertanejo.
    Huheuhauhauhauha... ainda bem que eu não quero fazer carreira nenhuma nacional... :P
    Aliás... duvido muito que eu trabalhe com música nesse vidão.

    Não tenha dúvida que se o pessoal daqui do fórum deu o alerta, alguma coisa tem, pois caso contrário ninguém se manisfestaria. Agora é com vc.
    Claro, com certeza! Eu tbm não disse que o que a galera tinha notado não tinha nada demais PRA ELES, mas é que PRA MIM não tem. \o/
    Provavelmente eu vá pensar bem antes de postar outra música em português neste fórum. Mas, se o fizer, com certeza não vou mudar em nada na minha pronúncia... ;)

    Valeu ae pelos toques! :P

    Abraço!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/07
    · votar


    ==============VOTAÇÃO ENCERRADA==============

    Resultado final da batalha:

    Jattto 6 X 0 RoyalFlush


    Opinião resumida da galera que votou:

    O Jattto se deu melhor na afinação e nos backing vocals. Também foi comentado bem sobre a mixagem feita por ele. Houve manifestações sobre seus "R" puxados e a opinião de possível melhora nisso se fosse algo mais 'profi'.

    A voz do RoyalFlush foi dada por um como mais adequada à música. Comentaram sobre a falta de sustentação/apoio da voz e deslizes na afinação.

    Em comum, ambas gravações ficaram legais e marcaram o primeiro duelo com música em português brasileiro do Fórum de Canto do Cifra Club. \o/
    Primeiro duelo com um estilo bem diferente dos demais tbm: MPB! :P


    PS: poucas pessoas votaram, infelizmente.

    PS2: foi contabilizado o voto do Cantante, mas não tenho certeza se realmente foi um voto. Se não foi, então o resultado da batalha fica em:

    Jattto 5 X 0 RoyalFlush

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duelo No. 14 - Jattto vs. RoyalFlush - Aquarela (Toquinho)