Ajuda (estou ficando rouco)

    Autor Mensagem
    zer0c00l
    Veterano
    # abr/06


    Canto numa banda de "pop-punk", e como muitas musicas tem que gritar, la pela 5a música eu ja estou quase sem voz..
    e como num show a gente toca em torno de 10, fica complicado dai cantar sem voz (fica bem desafinado, não da pra aumentar o tom, entre outros problemas)...

    claro, eu não canto afinadíssimo, mas pro estilo de música eu acho que está bom, se não fosse por esse problema.

    Alguém sabe um jeito de isso não acontecer?
    (Aquecimento, gargarejo, exercicios)

    Abraços

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Vc tem que cuidar da voz, aquecimento desaquecimento...e parar de gritar..isso detona com a voz...se continuar pode ficar com calo..e talvez até câncer se a coisa resolver ficar preta! Tome cuidado com vc e com a sua voz!

    Olhe dicas em apostilas de canto..pelo menos exercícios vocais..não vocalise pq vc pode fazer errado sem a orientação de alguém..mas pelo menos de relaxamento e respiração..qualquer coisa eu te passo!

    beijinhos
    Gabi

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Gabriela Menezes
    · votar


    ops mandei duas vezes..apagado..rs!

    zer0c00l
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    o "gritar" que eu digo é forçar bastante e voz, pra fazer oitavadas e etc.

    hj no ensaio canstei 5 musicas e to rouco até agora...

    mas claro, eu nunca fiz aquecimento nem nada disso, sou completamente iniciante.

    dai tive a ideia de vir pedir ajuda pro pessoal daqui, que entende do assunto

    McBonalds
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Aproveitando pra invadir seu fórum, hehehe...

    O meu caso é bem parecido, quando canto Save Me, do Remy Zero, eu sinto que a minha voz fica meio "cansada", desafinando e etc...

    Eu até faço aquecimentos, mas o problema continua. Às vezes eu sinto que conforme eu faço o aquecimento a sensação aumenta. Isso é normal?

    S Baz
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ajuda, estou fikando rouco 02

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/06
    · votar


    zer0c00l
    McBonalds

    Cara, isso ocorre por vários motivos. Um deles e talvez parece que é o seu é por estar cantando forçando demais, fora da sua zona de conforto. Ou muito alto (agudo), ou com muito drive, ou com muito volume e pressão. O aquecimento ajuda muito pra diminuir o desgaste e tb deixa as notas iniciais bem mais precisas. É fundamental tb que vc mantenha a hidratação da laringe durante o espetáculo, com goles curtos de agua (se vc beber demais, vai ter que parar pra ir ao banheiro direto!!). Eu uso tb, antes de cada apresentaçao, soro fisiologico aplicado nas narinas, para chegar nas pregas vocais (o único jeito de molhar as pregas vocais é pelo nariz). Nao use rinosoro, pois contem antissepticos que podem ser prejudiciais no uso prolongado. Procure tb nao tomar gelado em excesso, agua somente na temperatura ambiente e balanceie sua alimentaçao.
    Quanta coisa chata né cara?? E tem gente que ainda pensa que cantar é só pegar o microfone e berrar!!!! huahuahuahuahuahua
    Abraço e se cuida direitinho véio!

    S Baz
    Vc já sabia dessas coisas né??
    Abraço!!!!
    PS: Cara, eu nao to tendo tempo de tc no MSN.. assim que sobrar um tempo, eu te dou um toque pra gente marcar alguma coisa...

    S Baz
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Christhian
    HEHE
    SABIA SIM,,,
    OW DA UM TOKE Q ASSIM Q EU PARAR DE JOGAR LÁ EU RESPONDO EHEHEH
    DAI MARCAMOS ALGUMA COISA SIM
    TEM MUSICA NOVA AE SUA NA AREA NEH
    VO BAXAR

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    zer0c00l
    o "gritar" que eu digo é forçar bastante e voz, pra fazer oitavadas e etc.
    Então serve tambem...hehe
    cara, voce tem que cuidar da sua garganta!

    Pode gritar sim, mas com tecnica!!
    Pra pegar notas agudas, precisa de tecnica...cara, sem tecnica voce como vocalista naum vai durar nem poucos anos cara...hehe
    Cuida da sua voz que a coisa é seria..parece que naum, mas eh!

    E como o Christhian, jah falou os cuidados...só falta voce agora procurar umas tecnicas pra isso! hehe
    Pra punk rock eu naum sei se os cantores usam...mas procura saber sobre drive, voz de cabeça, apoio...acho que o basico é isso! hehe

    falow..

    McBonalds
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Christhian
    Blz, valeu ae pelas dicas. Vo prestar mais atenção na hidratação e no aquecimento daqui pra frente.

    O que mais me intriga é que quando eu faço o exercicio de aquecimento a minha voz parece "cansar" mais rápido.

    MusiRio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    McBonalds
    Aquecimento a importante, mas cuidado,, se for feito errado....ja sabe!
    E importante que vc aprenda a fazer o aquecimento com alguem ao seu lado,,,Depois que vc dominar a voz ( força de emissao, localizaçao na garganta, respiracao, apoio) ai sim vai fazer um aq legal!!!
    Mas nao e so aquecimento,,, e um conjunto de tecnica e cuidado, como disse o Christhian!
    Abco!

    francisco2004
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Esses dias eu vi o Jair Rodrigues cantando no Jô... quando ele começa a cantar, parece que já deu um show de umas 4h corridas antes. A voz dele está bastante comprometida. Ele alcança os agudos e tal, mas o timbre que ele conseguia nos anos 60/70 já era.

    Alguns podem argumentar que é coisa da idade. Bom, então peguemos por exemplo Mick Jagger ou Paul McCartney, que já estão pra lá dos 60 e tantos anos e muito pouca coisa mudou. Exemplos de cantores com mais de 60 que ainda conservam o melhor de seus timbres existem aos montes.

    Mas também existem aqueles que forçam muito a voz e, eventualmente, o comprometimento pode tirar o cantor da carreira musical.

    Não vale a pena tentar cantar o que não é confortável. Às vezes a nota nem é tão aguda e o cara não tem técnica, detona igual. São os dois lados da moeda. Um agudo bem impostado pode não prejudicar em nada e o cara continuar inteiro para cantar mais 30 músicas.

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    e pra quem canta thrash metal? não é um gutural, mas também não é voz limpa. tipo dave mustaine, chuck shuldiner.

    alguma dica? 2 musicas e eu ja to esgotado.

    Ninrod
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    soh existe 2 jeitos de se cantar.

    lirico e popular? NAO!!!

    eh o certo e o errado.

    nao importa se eh trash, gutural, melodico, lirico, etc etc, eh tudo a mesma coisa, soh ira mudar a interpretacao.

    e claro, alguns tipos de interpretacao requer algumas tecnicas com o drive etc
    mas, td isso se aprende. um cantor gutural pode cantar um opera numa boa.

    do msm modo que nao importa com que voz vc nasceu, vc podera cantar no tom original do seu idolo, nao importa se vc eh baixo profundo ou tenor.

    td eh questao de aprender as tecnicas, aprender como fazer! tudo eh jeito, e nao forca! nossos musculos se moldam para conseguir os resultados!

    eu comecei sem extensao, sem afinacao, soh tinha graves

    hj faltam 2 notinhas para chegar a 7 oitavas, minha extensao esta indo desde o dó 8hz até o lá 880hz. e tudo isso foi gracas a anos de estudo, pesquisa, e dedicacao.

    se tivesse tido o azar de pegar um mal professor, com certeza estaria infeliz e sem resultados.

    pois sempre tem aquela historia de que se vc nasceu com tal voz, vc soh vai cantar em tal tom etc, e isso eh a maior besteira. ate wistles voce pode dominar, eh apenas aprender como! eu ja sei como fazer a tecnica de wistle, eh questao apenas de treino e paciencia agora, e eu sou baixo profundo!

    a verdade eh que da pra se cantar qualquer coisa, o dia inteiro, e nao prejudicar a voz em nada. nao importa oque seja.

    quem nao sabe como explicar, diz q nao tem como fazer, que tem que nascer sabendo.

    bom, quem quiser debater mais sobre tecnica vocal, ou fazer aulas de tecnica vocal, pode me procurar no msn n1nr0d@hotmail.com.
    estou disponivel em 3 escolas, e particular tb...

    grande abraco a todos

    Ninrod

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hj faltam 2 notinhas para chegar a 7 oitavas, minha extensao esta indo desde o dó 8hz até o lá 880hz.
    orra, forço aí hein

    francisco2004
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Acho que nem o meu cachorro escuta 8Hz.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/06
    · votar


    Ninrod
    Boas amigo.
    Eu tb estou em SP. Já ouviu alguma coisa minha aqui? To precisando de muita aula tb.
    Mas vamos fazer assim, posta alguma coisa sua aqui pra eu ter certeza que vc é tudo isso que vc fala, pois até o que isso aconteça, pra mim, vc é fake - baseado no C de 8hz, que na minha modesta opinião, vc viajou.
    Alias, vc já ouviu falar de um cara que participava do fórum de guitarra, chamado Della Vega? Ele tb tinha esse lance de que ia entrar pro livro dos recordes, como o digitador (ou a palhetada) mais rápida do planeta. A diferença é que o cara postava vídeos dele com um relogio no fundo, pra galera ver que ele não tinha feito montagem nenhuma. Em resumo, tocava bagarai, mas foi banido, pq esse papo de "Eu sou o futuro recordista" criou uma pouta bagunça no fórum.
    Mas já me adianta: Quais são as escolas que vc está dando aula?? Eu tenho um escritório, na Av. do Café, em frente ao Instituto de Canto e Tecnologia. Tá lá tb???
    Abraço e parabéns.

    Yara Floor
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    zer0c001
    É o seguinte amigo para rouquidão a melhor coisa é repouso, evite o máximo ou melhor não cante e evite falar durante uns dias para q possa voltar ao normal
    Cnte quando for preciso , não cante muito no chuveiro ou pros vizinhos , guarde sua voz para os swos e ensaios e não abuse nos ensaios tb.
    O instrumento do cantor é a voz pr sso temos que cuidar para q não perca o brilho um dia.
    Hidrate muito bem suas cordas vocais tomando muita água, ah não adianta tomar água na hora de cantar q não resolvesó depois de 2 horas da água tomada q suas cordas vocais vão ser hidratadas.
    Evite frituras , leite, chocolate, e CIGARRO pelo menos 3 ou 2 dias antes de cantar e pra ajudar coma maçã.

    É isso aí amigo espero ter ajudado, se precisar tamu aí
    Até mais!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda (estou ficando rouco)