Cantar de Manhã... algum macete, ou dica?

Autor Mensagem
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06


Fala ae galera..
Tenho um problema com as minhas gravações, porque na maioria dos dias só tem como eu gravar de manha!
Mas de manha a voz eh bem ruim, as vezes acordo com catarro na garganta, e assim não tem como gravar!

Quando eu fui gravar uma parte da Deep Blue, eu acordei as 8 da manha, e comecei a gravar as 9:30...Mas em 1 hora e meia a voz não fica boa mesmo, ai eu fiquei aquecendo, aquecendo, tomando agua direto, pra ver se a coisa melhorava! Adiantou pouco...hehe

Alguém que canta de manha, ou jah fez alguma apresentação de manha, tem alguma dica pra me dar? (e se alguem souber de algo pra limpar a garganta tambem, ajudaria muito)
valew..

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Acorde as 5 da manha!!! rsrs

Brincadeira cara, eu nunca cantei de manha... Mas qdo tenho ensaio as 11, procuro acordar as 7, pra poder normalizar a hidrataçao da garganta....

abraço

busterchair
Veterano
# mar/06
· votar


eu tenho o mesmo problema q o curto metal

eu ensaiava com minha banda de manha e a minha voz sempre era diferente
mesmo eu aquecendo .. dava raiva ate

n sei o q fazer tb
alguem ajuda!

Barbara Jolie
Veterano
# mar/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
As pregas vocais, tanto a laringe qnto faringe, estao inchadas qndo acordamos. O jeito eh aguardar algum tempo, e fazer um aquecimento bom de no máximo 45min. Beber água. O resto, soh rezando pro Santo das Pregas vocais pra te iluminar....huahuahauhau....blééé =PP

Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


45 MINUTOS???????????????????????????????E se eu tiver que cantar num dia de aula logo no começo da aula???????Alguém tem alguma dica pra isso?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06 · Editado por: Christhian
· votar


Laryk

Bom, o grande vilao das nossas manhas é o fato da passagem de ar pela laringe desidratar excessivamente, causando um inchaço.. Daí vc entende até pq tem gente que baba qdo dorme!!! :P

Vc pode melhorar a hidrataçao com uma maça pela manhã e evite Mel, Café, Leite e açucares, pois estes estimulam a saliva, produzindo uma hidrataçao mais ácida do que o normal..

Eu tb, como já disse anteriormente, nos dias de ensaio as 11 da manha - na verdade esses são muito raros - costumo acordar bem cedo, dar uma gastada de energia pra ativar melhor o metabolismo (correr, caminhar, sei lá.. Eu fico na esteira, vendo as noticias no BAND NEWS!) e exagero na água...

Abraço!

Ghotic_angel
Veterano
# mar/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Realmente isso é uma coisa horrivel...na época que eu cantava no coral da escola eu fui uma das solistas e 90% das apresentações eram de manhã bem cedo e minha voz acordava péssima...e a única solução a se tomar é fazer uma meia hora NO MÍNIMO de aquecimento, beber agua para hibratar, evitar qualquer tipo de alimento que possa agarrar na garganta, gargarejo e umas balinhas de gengibre no bolso ajudam em qualquer sufoco.Não melhoram totalmente, mas comigo funcionava bem quando não dava tempo de fazer todas essas coisas

ItaMatos
Veterano
# mar/06
· votar


Ouvi dizer que a voz fica a pleno vapor cerca de cinco horas depois de acordar...

Linck
Veterano
# mar/06
· votar


Galera quando vou cantar de manhã, tipo umas 7:00 horas eu acordo 5:00 horas para aquecer a voz.
E para limpar a garganta eu costumo beber bastante liquido e usar u spray de propolis.

Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


E para limpar a garganta eu costumo beber bastante liquido e usar u spray de propolis.

Que spray é esse???????????

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06
· votar


Galera foi mal ter meio que abandonado o topico, e valew pela ajuda de todos!!

e Ghotic_angel
gargarejo e umas balinhas de gengibre no bolso ajudam em qualquer sufoco.
Era dessas ajudas que eu precisava! heheh...porque fica dificil pra mim acordar 5 horas mais cedo (vou ter que acordar, 6 hrs da manha...só pra gravar as 11? hehe...nem dah)!
valeww..

Linck
beber bastante liquido e usar u spray de propolis.
É que spray é esse, onde eu compro? hehe
valew

RedikulouS
Veterano
# mar/06
· votar


agora que vc falou...surgiu uma duvida na minha cabeça..... Quanto tempo vcs aquecem normalmente?

DevNull
Veterano
# mar/06 · Editado por: DevNull
· votar


PESSOAL!

Spray de própolis antes de cantar não! O própolis tb tem ação anestésica, faz vc não sentir o esforço e vc submete as pregas a mais do que elas agüentam! Quanto ao líquido sim, bastante água ajuda a hidratar as pregas... Mas galera: é BASTANTE água... Lembrem-se que o organismo tem prioridades, e infelizmente as pregas vocais não estão no topo delas no recebimento de água. Então garantam a hidratação bebendo uns 2 litros de água por dia. As balas de gengibre são igualmente anestésicas, mas também ajudam a limpar as pregas, mas tomem bastante tempo antes de cantar para que o efeito anestésico suma antes da exposição ao esforço. Outros dois alimentos que ajudam bastante e que eu particularmente tenho o hábito de comer é maçã e pêra, por serem adstringentes, ajudam bastante as pregas!

Quanto ao tempo de aquecimento... Eu normalmente aqueço por 30 minutos antes de cantar, e desaqueço por 15 minutos após cantar. Durante um ensaio de duas horas eu costumo beber três litros de água.
Quando eu não estou com a garganta muito boa, costumo fazer um exercício de aquecimento que é mais ou menos assim: com a boca (e os lábios) fechada, pegue seu dedo indicador e seu dedão e pressione com cada dedo uma extremidade dos lábios. Agora, com a boca fechada, faça o som de B em escalas (se alguém não souber, eu upo a escala em teclado pra vcs depois). O seu lábio deve ficar tremendo como se vc esivesse morrendo de frio (tipo Brrrrrrrr, só que em escalas). Repita até você sentir uma certa melhora.

Esse é um dos exercícios que eu costumo fazer. Se for preciso eu posso gravar um exemplo desse exercício, ou até gravar uma das minhas sessões de aquecimento e upar os exercícios que eu faço aqui amanhã.

Se tiver alguma fonoaudióloga aqui, poderia me desmentir ou dar credibilidade? A última coisa que quero é passar informações erradas :-P

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


Está aqui a Escala que deve ser feito o exercício que eu passei...

http://rapidshare.de/files/16190535/Escala_Um.mp3.html

Basta acompanhar fazendo o som descrito no mesmo tom do piano. Se você não consegue atingir certo tom, NÃO FORCE, isso só vai piorar a situação. E ntambém não ligue para a afinação, o piano é apenas um guia, preocupe-se em fazer o exercício corretamente e, o mais importante, sem forçar!

Amanhã, quando tiver tempo, eu gravo a minha rotina de aquecimento e desaquecimento e upo aqui!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06
· votar


Curtu!

Concordo plenamente com o DevNull e ainda te acrecentaria o seguinte.. Dá uma passada em um otorrino, explica que vc canta e pergunta sobre mel, bala de gengibre e outras coisas que a maioria acredita fazer bem pra voz... Vai se assustar em descobrir os resultados em curto a medio prazo.

O melhor a fazer é aquecer a voz e ativar o metabolismo suando um pouco...

Falow bro!!!

PS: cade suas gravacoes pra gente ouvir???

Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


Baixei e adorei!!!!!!!Vou começar a fazer esses exercícios antes de cantar.

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Varar a noite cantando pra poder de manhã já estar bem afinadinho

RedikulouS
Veterano
# mar/06
· votar


brigado pelo exercicio ^^

RedikulouS
Veterano
# mar/06
· votar


tava precisando disso.. ja estava cansado de fica na frente do teclado fazendo escalas, ai acabava me concentrando menos

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


RedikulouS

UAhUAHuHAuhA Pois eh...


Hoje não deu pra gravar os aquecimentos, mas amanhã eu gravo!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06
· votar


DevNull
Po Dev, valew! mais uma vez me ajudadando bastante... \o/

Christhian
PS: cade suas gravacoes pra gente ouvir???
Hehe, eh faz um tempo que eu naum gravo nada...minhas ultimas gravações foram pro Tributo ao Metal Melodico! =P

Mas to com 3 musicas pra gravar, 1 delas se eu naum conseguir backtrack naum tem como eu gravar pro Premio! E talvez nem dê tempo pra eu gravar as outras 2 musicas, =PP
heheh..

os problemas são o estado que minha voz vai estar quando eu acordar, e se a casa estiver vazia! hehe

BRUXA MARATUXA II
Veterano
# mar/06
· votar


:)

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


Então pessoal, acordei com uma infecção na garganta hj e prefiro não arriscar gravar os aquecimentos (não teria problema nenhum, mas fico com medo da infecção influenciar nos sons q eu vou emitir). Daqui a no máximo 5 dias eu já devo ter melhorado aí eu gravo... Desculpa a demora e o inconveniente!

RedikulouS
Veterano
# mar/06
· votar


que nada! grave quando puder^^.. melhoras

DevNull
Veterano
# mar/06 · Editado por: DevNull
· votar


Gravei! Não sei se ficou grandes coisas, mas to postando assim mesmo!

http://rapidshare.de/files/16667891/Aquecimento.mp3.html

Laryk
Veterano
# mar/06 · Editado por: Laryk
· votar


Adorei!!!Parabéns!São excelentes esses exercícios!!!Eu fazia aquele exercício de uma forma errada e o resultado era um monte de falsete.kkk!Só não entendi uma coisa...O que você quis dizer com "alisar a ponte do registro"?Antes de cantar eu também respiro fundo e solto o ar pela boca até o fim.Isso também é recomendável?Aqueles exercícios de Brrr e Prrrrr o meu profe também passava.Ele chama aquele exercício de "Huum" de Boca Quiusa.Além da Escala 1 existem outros tipos de escala?Quais?
Valeu!

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


Laryk

Tem a escala 2, eu tenho uns exercícios aki que usam, como o de Vibrato, mas não são de aquecimento então não coloquei... Então, como eu estudo a maior parte das coisas com material em inglês, eu tive que dar um jeito de "traduzir" o q eles falam, e "smooth out the bridges" seria isso :-p. Alisar a ponte seria você evitar quebras nas passagens de registro entre uma voz e outra. É muito comum isso acontecer qdo vc vai passar de um grave pra um agudo por exemplo e não consegue fazer a transição suave, ela acaba saindo com um "clique" no meio. Então, essa se boca quiusa eu não sabia, o Murilo que me falou no MSN qdo eu mandei o arquivo pra ele ver como ficou :-P Essa de respirar fundo e soltar o ar pela boca eu também costumo fazer, mas não vou te dizer que é recomendável pois faço por conta própria... Eu particularmente faço isso pra acostumar com a respiração completa antes de cantar (começo com a abdominal, passo pra intercostal e expiro).

Que bom que gostou! Bjo!

Gippe
Veterano
# mar/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Cara, a melhor dia pra cantar bem de manha, eh passar a noite em claro, ueh, assim a voz naum desaquece... :P
Se num for isso, num tem jeito, cantar de manha eh uma bosta

Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


Já que estamos falando de macete ou dica pra cantar de manhã,existe algum macete ou alguma dica pra cantar de tarde e de noite?Valeu!

OBS:DevNull,qualquer pessoa consegue fazer aqueles exercícios que você passou ou tem que ter uma certa idade?Eles exigem muito de mim!Será que a solução é parar de fazê-los e tentar outros ou me exforçar menos ainda?Eu tomo cuidado mais mesmo assim não adianta.Pelo menos eles são divertidos!Não se sinta ofendido!

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


Laryk

De jeito nenhum! uahahauhuahuah Até onde eu saiba, acho que não tem restrição de idade... Vc diz q eles exigem mto como? Vc não alcança as notas na escala ou eles te cansam fisicamente msm? Aliás, vc não deve se esforçar quase nada pra fazer os exercícios. Não precisa manter a afinação pra fazer as escalas, tente começar nem ligando pra isso, soh vai subindo o tom conforme a escala, e pára num tom que você não alcançar. Ah eh, e um detalhe que acho que eskeci de falar na gravação... Vc tem q tentar manter um fluxo de ar constante durante o "hum", não liberando mais ar pra fazer as notas mais agudas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cantar de Manhã... algum macete, ou dica?