Separar vozes de 5 pessoas

    Autor Mensagem
    andre_guitar7
    Veterano
    # jun/06


    Somos em 5 pessoas. Três mulheres e dois homens... gostaria de saber como posso separar as vozes de cada um... tem bastante coisa na internet que diz: "o baixo é a voz mais grossa, o barítono é um pouco mais fina... ", hehe... sei lá, queria saber o termo técnico mesmo... eu sei que o baixo é sempre a tonica do acorde, por exemplo, mas e as outras vozes? Eu sigo a escala? tem alguma regra de cada voz?

    valew

    andre_guitar7
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: andre_guitar7
    · votar


    Se eu tenho uma música que no canto fica assim: GDCD. Como vcs separariam em 5 pessoas? A tônica dessa melodia é G mesmo.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    andre_guitar7


    eu sei que o baixo é sempre a tonica do acorde
    Não necessariamente ...

    tem alguma regra de cada voz?
    Se vc for usar baixo, barítono, tenor, contralto e soprano a única regra é manter a linha melódica de cada um na região específica fora isso ...

    Se eu tenho uma música que no canto fica assim: GDCD
    Quanto tempo tem cada acorde? Qto tempo o G? qto tempo o D? etc...?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    andre_guitar7

    Quero saber o tempo de cada nota só pra montar um esquema legal. Na verdade o tempo não influencia na nota que vai ser usada.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    andre_guitar7
    Vamos por partes... separar três vozes é mais fácil, então de início, vamos pensar nelas. Primeiro você tem a tônica, que pode ser a mais grave (por enquanto), a voz média pode ser uma terça e a mais aguda uma quinta, como num acorde.

    Então você poderia ter um acorde G assim:
    grave: Sol (tônica)
    médio: Si (terça maior)
    agudo: Ré (quinta)

    Se for um Am:
    grave: Lá (tônica)
    médio: Dó (terça menor)
    agudo: Mi (quinta)

    E por aí vai...

    Numa melodia, você deve seguir uma escala... se você já tem a escala da tônica (que é a melodia em mesmo), as outras vozes devem também seguir uma escala (claro que tem gosto pra tudo, e isso depende do que você quer fazer). A escala da quinta tem o mesmo formato da tônica, segue o mesmo intervalo entre os tons. Já a terça é mais complicado de explicar, mas se você toca música sertaneja, ou curte, pode perceber isso na melodia vocal ou nos solos de viola.

    Agora mais de três vozes, creio que não exista uma regra fixa. Você pode usar as vozes médias pra cantar a tônica e a terça, as agudas para cantar a quinta e vozes graves para fazerem a terça e a quinta abaixo da tônica. Pode também fazer oitavas e sextas que fica legal. Mas se quiser fazer a quarta (acima ou abaixo), certifique-se de que não há uma terça já rolando (acima ou abaixo), pois senão o som fica bem dissonante!

    Bom... preciso ir agora... depois volto aqui e explico melhor esse parágrafo aí de cima...

    Abrax!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    andre_guitar7

    Só pra tirar o baixo da tônica, tente isso:

    G
    baixo: Sol
    tenor: Ré
    contralto: Sol
    soprano1: Si
    soprano2: Ré

    D
    baixo: Fa#
    tenor: Ré
    contralto: Lá
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    C
    baixo: Mi
    tenor: Do
    contralto: Sol
    soprano1: Do
    soprano2: Mi

    D
    baixo: Fa#
    tenor: Ré
    contralto: Lá
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    G
    baixo: Sol
    tenor: Ré
    contralto: Sol
    soprano1: Si
    soprano2: Sol

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Ufa acabou o jogo Brasil 3x0 Gana

    andre_guitar7

    Tente isso, as rimeiras notas só alterando o baixo. A sequência é Bm7, Bm7/A, D/F#, Bm7, E, A, A7, D7M

    Bm7
    baixo: Si
    tenor: Ré
    contralto: La
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    Bm7/A
    baixo: La
    tenor: Ré
    contralto: La
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    D/F#
    baixo: F#
    tenor: Ré
    contralto: La
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    Bm7
    baixo: Si
    tenor: Ré
    contralto: La
    soprano1: Ré
    soprano2: Fa#

    E
    baixo: Mi
    tenor: Si
    contralto: Sol#
    soprano1: Si
    soprano2: Mi

    A
    baixo: La
    tenor: Mi
    contralto: La
    soprano1: Do#
    soprano2: Mi

    A7
    baixo: La
    tenor: Mi
    contralto: Sol
    soprano1: Do#
    soprano2: Mi

    D7M
    baixo: Ré
    tenor: Fa#
    contralto: Lá
    soprano1: Do#
    soprano2: Fa#

    Tente tocar em um teclado p vc ouvir o acorde, passe p a voz exatamente nessa ordem.

    Diego MG
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    0.º ! Nossa, eu não entendo bulhufas!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Diego MG

    não entendo bulhufas

    Brow é mais teoria (parte de harmonia) do que canto.

    A única coisa que usei de canto foi qual nota do acorde cada voz terá que cantar, e por experiência sei que essas ficam legais, cada um na sua voz cantando essas notas.

    Mas se vc souber ao menos harmonia é so começar com o arroz c feijão: o baixo dá a tônica, o baritono a terça, o tenor a quinta, o contralto a oitava e o soprano a décima (oitava da terça). Aí depois vai fazendo variações, etc ...

    andre_guitar7
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: andre_guitar7
    · votar


    Valew pela ajuda, galera

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ih, nem precisava eu voltar... já explicaram direitinho aí
    =D

    Maju
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Maju
    · votar


    Pra quem está iniciando tem que conhecer bem a música que está cantando, deve conhecer também ou está familiarizado com as setes notas musicais, por devem saber não apenas diferenciar um tom apartir de uma nota, mais tem em mente as distancias da nota, um bom exercicio é acompanhar o teclado e cantar do dó para ré, do do dó para mi , do dó para fá e acompanhar toda escala, inclusive semi-tons, assim fica mais fácil, pois as distancias ficam na mente e vc entende então a jogada das vozes, o resto vem com experiencia, bom gosto e aulas teoricas!

    John Arch
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: John Arch
    · votar


    As pessoas se confundem um pouco em relação às terças, se elas deverão ser maiores ou menores, mas a verdade é que o próprio tom da música já dá a dica, vc não precisa ficar quebrando a cabeça. Na verdade isso vale para todos os intervalos, só q com quintas esse problema só aparece se ela for diminuta ou aumentada, o q não é tão freqüente.

    Dissonâncias e cromatismos à parte, vamos a uma explicação bem simples, referente a uma melodia tonal tradicional. Usemos a escala de Sol Maior, pq ninguem aguenta mais a escala de dó como exemplo.

    As notas do tom de Sol Maior são: sol-la-si-do-re-mi-fa#. Montemos uma tríade utilizando a nota Sol como tônica. A primeira voz fará o SOL, a segunda voz fará o SI, e a terceira voz fará o RE. Agora vc pergunta, a terça é maior ou menor??
    Eu respondo: é maior, pois o acorde é maior, temos um intervalo de 2 tons entre Sol e Si (de sol pra lá, 1 tom, de la pra si 1 tom)
    Pq o SI não é bemol, ou então o Re bemol ou sustenido?? Primeiro, pq se fosse, não formaria intervalos de 2 tons, e não seria maior o acorde, e segundo e mais importante, pq não tem essas notas lá na escala!

    Conclusão: vc não precisa fazer cálculos, contar qntos tons tem de uma nota pra outra, ou sequer saber se é maior ou menor (um dia vc saberá, é claro), basta seguir a escala. VALEU!!!

    hiaguinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dá pra um homem cantar em 2º soprano, ou contralto é melhor?
    sei q um pouco doido, mas dá pra cantar, tipo em um quarteto ou quinteto?
    vlw...

    cybx
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ressuscita senhor!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Separar vozes de 5 pessoas