Minha vez de pedir ajuda...

    Autor Mensagem
    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06


    Pois é pessoal... agora eu que estou pedindo alguns conselhos aqui! Pois bem, vamos lá.

    Desde pequeno eu adorava cantar músicas em tons altos, algumas vezes altíssimos, outras estratosféricos (HAUhuahuHUAuha, sabe como é né, voz de criança é uma beleza!), cantava música sertaneja (afff...), músicas femininas... (¬¬, olha o comentário construtivo hein!) do tipo, Whitney Houston, Celine Dion, Chaka Khan e talz. Aí, chegou a puberdade (putz, esse termo acho que já caiu em desuso não!?) e minha voz como a de todo mundo passa por aquela fase de "Oi tuDo BOOmm..." onde a voz oscila mais que sei lá o q... =p. Mas tem sempre o lado bom, comecei a adquirir um grave muito interessante, e que começou a se destacar mais do que o agudo... que naquela época já se resumia a nada. Mas... como um cara teimoso, sempre gostei de cantar as tais músicas agudas e continuei tentando... e aos poucos eu fui retomando-os e firmando a voz, só que com uma diferença... os agudos que eu consigo atingir hoje na maioria deles são através de falsete... e não a tar da "voz de cabeça" que é por muitos (assim como eu) almejada. Porém de uns tempos para cá, eu tenho adquirido maior controle sobre o falsete e ele está ficando um pouco mais forte... mais agressivo (não como eu queria mas...), mas ainda é falsete, então eu queria saber... por acaso eu estou conseguindo passar aos poucos para a voz de cabeça ou sou só eu ficando ruim da cabeça msm!? É o falsete que está melhorando ou um princípio desesperado de voz de cabeça...

    E... tem exercícios para tentar firmar a voz de cabeça, ou algo assim!?

    Bom, como chegar aqui apenas escrevendo e tal não dá uma visão muito real do problema eu vou colocar aqui um trecho da Whutering Heights do Angra, onde eu canto o tempo inteiro em falsete... ou pelo menos acho que é =p.

    De qualquer forma, agradeço desde já aqueles que puderem ajudar! Domo Arigatou Gozai Mashita!

    http://rapidshare.de/files/13729315/Angra_-_Wuthering_Heights_-_Julian _Tatsuo.mp3.html

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Julian Tatsuo
    · votar


    Julian Tatsuo
    Obs1: Ahhh... e de novo, eu ainda estou na casa dos meus pais, e (meu pai está aqui), então eu não pude "soltar" a voz pra gravar essa demonstração ae de cima... =(

    Obs2: E também num aqueci a voz... deu preguiça... só pra gravar essa daí... hehehehehe

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    hehehe...li tdo seu post, mas poderei ouvir seu som soh amanha..

    mas uma dica q dou:
    tem sim exercicios para melhorar a voz de cabeca ou entao desenvolvê-la, mas pelo seu comentário creio eu que vc já esteja no caminho.

    Sim, a voz nao treinada possui o falsete, treinando-a vc pode ir conseguindo a voz de cabeça.
    Esta que rossoa mais na cabeça e com menos nasalização.

    Amanha ouco sua amostra.

    Beijos!
    Qqer coisa, estamos ae...eheehe

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Barbara Jolie
    Valew Jolie, vou tentar treinar um pouco mais o uso da voz de cabeça... (isso quando eu tiver certeza do que é isso!).

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    Ouvi sua gravacao.
    Sabe q acontece??? Falta de aquecimento! ehehehe

    Tipow, tem umas partes que a voz "falha", quebra o passaggio e tals, e isso acontece tb por falta de aquecimento.


    Vc pode treinar a voz assim tb, pegue da nota em q vc está em voz de peito, e vai escalonando, subindo para a voz de cabeça/falsete, faca isso várias vezes, subindo e descendo.

    Outra dica, eh, se vc tem uma nota em voz de cabeca q vc a acha meio fraca, sem potencia, cante-a com as mãos na boca, fazendo "força", utilizando do apoio, nunca esquecer. Mas deixe um espaco entre os dedos para que saia um pouco de ar.


    Bom, mas isso sao soh dicas, e estas escritas, coisa q pode ser mal interpretada, entao, antes de tudo, se vc tiver um bom professor por perto, tenta conversar com ele, q ele com certeza poderá te ajudar melhor.

    No mais, eu digo q seu falsete esta bom, soh continuar treinando.

    Abraços!

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Barbara Jolie
    Mais uma vez, muito obrigado! Vou ver se treino sim oss passaggios e todo o resto quando estiver em Bauru... lá posso treinar e fazer "barulho" o quanto for necessário, vamos ver se consigo melhorar isto antes de finalizar o tributo melódico, para eu gravar a Fairy Tale cantando um pouco melhor!!!
    Brigadim,
    Bjos.

    Mago da Floresta
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se não me engano um jeito bom de desenvolver voz de cabeça eh ficar segurando notas cada vez graves de falsete

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    baixando...amanha comento! hehe
    to com sono agora, falow

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    Fala ae cara..
    ouvi a gravação, acho que eh falsete mesmo! Como a Jolie falou teve uma quebra, e se fosse voz de cabeça acho que naum teria, pois naum tem passagio da voz de peito pra voz de cabeça! hehe

    Teve um tempo, que eu tava com muitos problemas em soltar a voz...por isso minha voz de cabeça ficava mal trabalhada, ficava com timbre de falsete e por isso eu naum sabia se era voz de cabeça ou falsete..

    Ai me perguntaram onde estava ressonando (em que região da boca), eu como nunca tive uma boa ajuda pessoal, nunca fui de acreditar que eu seria capaz de entender e sentir onde tava ressonando! Mas é facil...A voz de cabeça da pra sentir que tah ressonando mais no fundo da boca e um pouco em cima (tem um nome disso, mas eu esqueci), jah o falsete parece estar na garganta mesmo!!
    (alguem me corrija se eu estiver errado, faz tempo que me falaram sobre isso e naum lembro bem se eh isso mesmo)!!

    Mas sua gravação tah legal, seu falsete parece ser bem trabalhado!! da hora, falow!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    pois naum tem passagio da voz de peito pra voz de cabeça! hehe
    Opa....perae...

    Passaggio existe em todos os registros vocais.

    voz de peito [passaggio] voz de cabeça [passaggio] falsete...

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Barbara Jolie
    Me falaram que naum...e eu tambem naum percebo passagio nenhum!
    Só quando eu entro pra (o que eu chamo de) ''voz de cabeça mal trabalhada'', que no caso é a partir da nota C4! Ai sim eu percebo um passagio...

    mas e agora vem a duvida, sera que até o C4 eu to indo em voz de peito? (acho que naum..) e só a partir do C4 que esta começando minha voz de cabeça? hehe

    Isso pode ser que esteja acontecendo, mas tenho quase toda certeza que naum! Acho muitooo dificil ser isso, porque ir ateh C4 em voz de peito é muita coisa!

    Gippe
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Existe passagio sim, eh chamado de passagio mas eh um movimento bem diferente daquele para o falsette. Do peito pra voz de cabeça o q ocorre eh apenas um relachamento laringeo (ela fica lah bem baixa) cobertura do som (atraz do narias, mas o som num eh nazal) o bocejo (toda a laringe se abre pra dar espáço pro som ir nas cavidades) e um apoio maior (que pelo contrario q muitos dizem, num eh força no abdomem, o apoio fica proximo a boca do estomago, entre as costelas flutuantes jah no finalzinho da caixa toraxica). AToda essa adaptaçaum tem q ser automatica, e a isso dá-se o nome de passaggio... mas na real mesmo, parece que naum ocorre passagem alguma pra quem tah cantando, eh taum natural q nem tchun... mas pra alguns (a maioria) o passaggio para a voz de cabeça eh algo misterioso, mas todo tenor tem

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    vixe....o passagio acontece sim, cada vez q vc entra em um novo registro.Mas o q nao pode acontecer eh q este fique muito nítido, ou seja, vc precisa trabalhar o passagio para q nao quebre a voz na hora q vc entra em um novo registro.

    Isso pode ser que esteja acontecendo, mas tenho quase toda certeza que naum! Acho muitooo dificil ser isso, porque ir ateh C4 em voz de peito é muita coisa!
    Provavelmente sua voz de cabeca comeca bem antes. Mas vc eh tenor neh? tlz pode ser ateh isso mesmo.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gippe
    Hmmm, entendi!!
    (eh, na verdade soh entendi a coisa do passagio, porque aqueles nomes que voce falou naum entendi nada, hehe)
    valew!!

    Barbara Jolie
    Hmm, entendi sim! e valew pelos toques no msn =)

    Macmusic
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Macmusic
    · votar


    Se liga na dica aê meu brother,
    Na voz cantada até os baixos (os mais graves do gênero masculino) alcançam voz de cabeça em seus tons mais agudos e, os barítonos e tenores o fazem com mais facilidade, por serem, naturalmente, menos graves.
    Na emissão de peito sentimos a VIBRAÇÃO SONORA no peito (se colocar a mão no peito você pode sentir), enquanto que na voz de cabeça, sentimos a ressonância do som na cabeça.
    As pessoas que não estão acostumadas ou condicionadas à voz de cabeça (tons agudos e agudíssimos) até sentem uma leve tontura e até dor de cabeça.
    CONCLUSÃO: A prática ensina e exercita a colocação da voz de peito e cabeça.
    O FALSETE,
    como o próprio nome já induz, significa voz FALSA.
    São as falsas pregas vocais que você usa para executar esse tipo de som; músculos que não têm participação direta na ativação das pregas verdadeiras.
    Também utilizado como recurso para alcançar tons mais agudos, principalmente pelos homens, o falsete não requer esforço muscular, como apôio abdominal ou respiração costo-diafragmática, o que torna a laringe (região onde se abrigam as pregas falsas e verdadeiras) a responsável por produzir este tipo de som.
    Lança-se mão do FALSETE quando queremos imitar voz de criancinha ou voz de desenho animado mas....
    ATENÇÃO: a grande desvantagem do uso freqüente dessa voz é que pode condicionar o indivíduo de tal forma que não consiga utilizar sua voz verdadeira, ou tenha muita dificuldade para tanto, quando solicitado.Portanto, cuidado!!!!!!".

    Resumo: Avoz de cabeça está localizada na "caixa" de ressonância (ressonador).

    E o falsete é produzido pela laringe através de tecnicas.
    Existem tecnicas específicas para determinados tipos de falsetes.

    Espero que tenha ajudado!

    Um abraço.

    Macmusic!!

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Macmusic
    Cara, agradeço muito por todas as dicas, muita coisa ai eu não possuia bom conhecimento técnico, futuramente eu pretendo ir atrás de orientação com um bom professor de técnica vocal, mesmo que não seja minha intenção ser cantor ou qualquer coisa do gênero, aprecio muito cantar e vejo que seria muito bom "compreender o funcionamento deste instrumento" para podê-lo usar da melhor forma possível. Obrigado mesmo!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Só uma coisinha:

    Mesmo no falsete deve-se utilizar do apoio. Aliás no canto em si deve-se utilizar do apoio. Pois ele serve não somente para execução das notas, mas tb como "apoio" para elas.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha vez de pedir ajuda...