Gutural...

Autor Mensagem
Ociam
Veterano
# out/05


Gutural...... alguém pode me dizer como cantar gutural por mais de 1:30hs em shows e conversar normalmente depois? Afff é punk hein... Eu particularmente não curto, mas se alguém tiver esse dom ou estiver estudando música e tiver alguma explicação plausível eu agradeceria.
Hugs buds,
Ociam.

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Ociam

Em primeiro lugar sua voz deve estar bem concervada. Beba muita água também. Quando você canta em Gutural não pode sentir que tem um caco de vidro na garganta, tem que ser algo natural, e vibraçao, se for um Gutural grave, é no torax, se for um Gutural mais rasgado, é na face. Qualquer coisa que voz faça com a sua voz a estragam até mesmo falar, mas esses danos são ínfimos, e algumas horas de sono os recuperam. Se você cantar em Gutural corretamente sua garganta receberá danos imperceptíveis também.

Ociam
Veterano
# out/05
· votar


Não nada de caixa ressonantal? É garganta pura mesmo?
E depois se eu quiser voltar para o peito, cabeça (falsete), palato...normal?
Valeu...................http://metalphor.blogspirit.com

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Ociam

Garganta nada cara, ta maluco. Tem ressoar ou no peito ou na face. Se for na face você tem que deixar o palato mole extremamente relaxado.

kripta
Veterano
# out/05
· votar


Gutural? ajudem um leiguinho

eh daquele jeito q o axl rose canta?

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


kripta

Baixa alguma música do Cannibal Corpse.

GoSh
Veterano
# out/05
· votar


Gutural? ajudem um leiguinho

eh daquele jeito q o axl rose canta?


Eh,quase igual ahahahaaa

Ociam
Veterano
# out/05
· votar


Não sei se concordam mas nesse caso não há nenhum tipo de afinação, passagens, feeling... só drive etc... agreed?

LordVampyre
Veterano
# out/05
· votar


Eu qando canto gutural eu uso a glote
Mais ou menos assim q eu faco, sabe o sininho da garganta
logo abaixo dele faco com q uma corrente de ar raspe ali, dilate um poko a garganta, faiz um papao (como vi o george fish).

Ociam
Veterano
# out/05
· votar


Meu.... quando eu pigarreava nas aulas de canto meu professor quase me matava..... se eu tossir já lembro das broncas dele........... isso que vc faz não destroi ou caleja suas pregas vocais?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# out/05
· votar


Faz igual ao João Gordo, enche a boca de amendoim e começa a cantar.

Ociam
Veterano
# out/05
· votar


hauahauahauahauah

henryck_filth
Veterano
# set/08
· votar


alguem pode me dar uma dica de COMO FAZER gutural???

nom entendo nada...mas nom custa tentar...=D

Jio-kun
Veterano
# set/08
· votar


henryck_filth

Procure um professor.

Simples assim.

Rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


Qualquer um pode fazer esse tipo de vocal ou alguns já tem um tipo de "pré-disposição"?Sempre quis saber como o pessoal consegue aqueles vocais extremos...

Acid Rain
Veterano
# set/08
· votar


Gorgoroth, Immortal, Nile,...

Rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


Alguem?

Lenine Matos
Veterano
# set/08 · Editado por: Lenine Matos
· votar


Embaixador da Etiopia
Faz igual ao João Gordo, enche a boca de amendoim e começa a cantar.


ahahahahaaaahahauahuahuahuaauuahuauaauauauaa!
Essa foi muito boa!`
Esse negocio de gutural é osso, vc tem que ter uma atenção redobrada para não estar lascando a voz, conheço vocalistas de guturais, que cantam a um tempão, mais eles mesmo não sabem explicar como acontece!!

diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar


Só quis reviver esse tópico pra exaltar a felicidade de minha atual conquista de ter conseguido desenvolver a técnica pra gutural e drive. Agora consigo fazer ambos sem muito (as vezes nenhum) esforço. <3

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
Como tu faz cara, eu consigo fazer, mas quando minha voz ta muito bem aquecida, quanto musicas do Dimmu Borgir no final dos ensaio normalmente.
Porem se for logo no inicio sinto estar forçando!

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


OverZakk

Eu uso EXTREMAMENTE MUITO o diafragma e a passagem de ar no esôfago pra fazer os urros (não sei explicar direito, não é minha especialidade técnica o vocal, embora eu saiba o que tenho que fazer). Dessa forma o arranhado bate pouquíssimo nas pregas. E tem que tomar água direto.

Mas também acho que não posso te dar uma base muito correta já que eu uso o gutural e o drive em partes mais isoladas já que minha banda é de gothic metal com mais vocal feminino.

Mas fica supimpa e não saio dos ensaios/shows nem rouco :D

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


Cara de uns tempos para ka minha banda tem tocado uns extremos, muito bons, e geralmente coloco eles da metade do set list para la, e na boa, quando minhas pregas tão bem aquecidas, sai um gutural monstro, vou tocar sábado agora e vai ter um cara gravando com uma câmera prof. dai eu posto aqui para vocês darem uma olhada. Detalhe e normal depois do show, a voz ficar mais grave? Quando termino, minha voz não ta cansada nem nada, porem muito grave.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


OverZakk

Sim, a voz fica mais grave após o gutural comigo também, mas não rouca.

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


POis é será que é normal? alguém?

McBonalds
Veterano
# ago/12 · Editado por: McBonalds
· votar


diegoloko12

Só quis reviver esse tópico pra exaltar a felicidade de minha atual conquista de ter conseguido desenvolver a técnica pra gutural e drive.

Detesto ser estraga-prazer, mas vamos lá.

Eu uso EXTREMAMENTE MUITO o diafragma

Usa "extremamente muito"? Interessante, rs
Na verdade todos os seres vivos que têm pulmões fazem o mesmo. E para os cantores não é diferente, por mais que a voz esteja na garganta, você está usando o diafragma. A diferença é que o apoio não se resume a isso.

passagem de ar no esôfago

Então você arrota. É isso? Porque, tecnicamente, essa é a única maneira de fazer algum ar passar pelo esôfago.

não sei explicar direito, não é minha especialidade técnica o vocal

Pois é...

embora eu saiba o que tenho que fazer

Sinto dizer, mas não sabe.
Na boa, eu acho que você tem que parar de tentar aprender as coisas por osmose (tentando "desenvolver" alguma técnica) e ir estudar pra valer, com um bom professor.

A própria técnica do gutural já é prejudicial à voz. Se for feita de forma errada (ou autodidaticamente) então, os resultados podem ser catastróficos.

diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar


McBonalds

Pois é, como eu disse, não é minha especialidade, aprendi com alguns tutoriais, pegando dicas de amigos que sabem/usam direto. E bem, os termos técnicos a utilizar sobre o que eu faço eu não sei, eu uso apenas o ar com a pressão do diafragma (porque você bem deve saber que mesmo o uso do diafragma sendo involuntário você tem um jeito certo de usa-lo pra cantar, certo?), e desse jeito eu desenvolvi a técnica.

Pode realmente "não ser a técnica certa" mas o gutural sai certo e após os ensaios/apresentações eu não sinto minha garganta machucada/arranhada.

Quanto a ser autodidata para com qualquer técnica vocal eu não apoio, mas acho sim que você pode mesmo que sem querer desenvolver alguma técnica.

E me desculpe se eu não sei usar os termos corretos para explicar o que eu faço. Você realmente vai me crucificar mas eu apenas faço.

Abraços!

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12

A minha pergunta é: quanto tempo você acha que a sua voz vai durar, fazendo uma técnica assim, sem querer?

O fato de você não sentir machucada/arranhada não quer dizer que está correto. Tem um monte de gente que canta forçando e nem percebe. A maioria, na vertade, não se dá conta disso. Machucar/arranhar já é o extremo.

Veja que dizer: a voz fica mais grave depois do gutural já é um indício ruim.

McBonalds
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12

Veja, não é questão de crucificar. É questão de alertar.

Como eu disse, não existe estudo "por osmose". Um engenheiro não pode aprender a construir casas assim, "sem querer", da mesma forma que um leigo não pode aprender a pilotar jatos por "inspiração divina".

O melhor que você tem a fazer é esquecer essa besteira e ir atrás de um bom professor que possa te orientar direito. Se não quiser fazer isso, boa sorte e aconselho a ver o vídeo abaixo para já ir conhecendo os principais problemas que a voz pode ter.



diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Leopold

Entendo. Mas a voz ficar grave depois é realmente um indício ruim? Ela fica bem levemente grave, nada aparentemente a se preocupar.

E no caso eu não preciso fazer muito esforço pra executar o gutural, ele sai mais naturalmente.

Já o drive quando eu me descuido ele fica meio forçado mas logo que percebo já tento arrumar.


Mas fora, isso, vocês tem alguma dica ou sugestão? Infelizmente eu não posso contratar um profissional em técnica pra me ajudar, sempre dependo de tutoriais e vídeo sérios demonstrando/ensinando como proceder.

Parei pra analisar rapidamente o jeito que faço o gutural:

uma música que tocamos em minha banda:



Gutural começa aos 2:30.

A cada "pausa" que ele faz tomo um ar, pressiono o diafragma e faço minha garganta "vibrar" gerando o urro, porém percebo que essa vibração que uso não atinge as pregas de uma forma muito agressiva, afinal eu não uso voz para o gutural apenas no drive. Mantenho sempre postura ereta e a cabeça levemente "inclinada para frente meio que pressionando a papada abaixo de meu queixo" se é que entendem o que eu quero dizer. A embocadura fica característica do gutural não sei bem explicar direito ela, é meio que a de fazer um "oh" sussurrando.

Por favor, se alguém tem alguma correção a me fazer quanto a isso fique a vontade! Quero sempre melhorar.

Leopold
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12

Meu, não quero te desanimar, mas tutoriais e vídeos sérios? Qual vídeo é sério? quem sabe realmente o que está dizendo?

Veja que você descreve uma posição bem ruim que é abaixar a cabeça, que dificulta tudo.

Como corrigir um movimento que eu nem estou vendo, um som que não sei como está saindo? Eu no seu lugar não faria o que está fazendo, mas enfim, cada um sabe de si.

Só imagino que daqui há alguns anos você ainda vai ter vontade de cantar e dessa maneira aí você certamente vai comprometer esse futuro.

Só posso desejar sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gutural...