Gutural...

Autor Mensagem
diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar


Leopold

Se eu tirar uma foto de perfil com a posição exata que faço, ajuda para uma possível correção? E se eu gravar uma parte do som que faço?

E quanto a parte de vídeos sérios ok, realmente não encontrei nenhum em que eu possa dizer "é sério". Mas também o gutural é uma técnica que não é fácil de se achar um mentor ou algo do tipo, e com certeza todo professor de técnica vocal vai condenar o uso do gutural!

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12 tira foto aí e grava tbm! =)

O vocal desse cara ta meio black metal style hehehe...

Gutural é foda, cara, tu tem que baixar a laringe, articular bem, cantar coladinho do mic pra nao esforçar muito, mas sempre haverao danos se tu fizer demais.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


leviribeiro

Beleza, valeu!

Leopold
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar


diegoloko12

Meu, as coisas não são assim. Isso que você quer é algo impossível.

Ninguém conseguiria resolver absolutamente nada de defeitos sem aula presencial. Com aula presencial já é difícil, imagine assim no chute.

Isso que você está tentando fazer nunca dará certo. Você pode ler todos os tutorias e ver todas as video-aulas que já foram feitas no mundo todo que não vai mudar um milimetro.

Sem dúvida vai condenar o uso, claro. Simplesmente porque é danoso e convenhamos que como expressão vocal, ao menos pra mim, não significa nada. Mas aí é questão de gosto mesmo.

leviribeiro
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12 Uma coisa é certa, se vc nao ter um conhecimento previo de canto, tecnica vocal, se nao tiver desenvolvido uma sensibilidade e controle muscular, pode acontecer oq já disseram aqui, vc ta sobrecarregando a estrutura sem perceber pq "vc nao sentiu nada depois"

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Leopold leviribeiro

Não, o básico de técnica vocal eu já tenho, sei qual o naipe da minha voz, sei fazer o aquecimento, sempre cuido com minha voz, tomo água constantemente, enfim, o básico de controle eu sei.

Mas falando sério, se você está fazendo algo com a voz que digamos na hora não está te prejudicando e nem após te deixa com a garganta irritada creio eu que não devo estar usando uma técnica muito errada.

Deixe-me fazer uma breve analogia: Digamos assim, eu toco guitarra também, digamos que a maioria dos mais profissionais irá dizer que um bend ou vibrato deve ser feito para cima com a rotação da mão e caso não seja feito dessa forma a uma boa chance de haver um erro, porém eu desenvolvi uma forma diferente de fazer a técnica e que funciona/me dá o resultado que quero e não prejudica o som já processado pela minha guitarra. É claro que não posso comparar o aparelho vocal com uma guitarra mas é só pra tentar passar o que u quero dizer pra vocês, entendem? Eu tento sentir o que eu estou fazendo, e também, eu simplesmente não conseguiria fazer um gutural que me agradasse se não estivesse um tanto que pelo menos mais ou menos correto, certo?

Como eu disse também: quando faço gutural ele sai naturalmente, eu não forço e após cada música que tenho que usa-lo eu tomo um copo d'água pra partir pra próxima. Vale lembrar que quando eu disse que uso direto eu quis dizer que uso em partes muitas vezes isoladas das músicas (mais refrões, afinal minha banda é de gothic metal, geralmente o gutural é usado em refrões ou partes mais distintas das músicas como vocês podem ver naquela música que eu coloquei num de meus posts anteriores).

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
o básico de técnica vocal eu já tenho

Quanto tempo você fez de aula?
Se você partir pro gutural sem ter a base do canto cara, você vai ferrar sua voz.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho

1 mês, depois já tive que parar por falta de tempo...

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
Cara, pelo que os professores dizem por aqui..
1 mês é nada pra se aprender a base.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho

O que é de fato considerado o básico?

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
Saber respirar corretamente, apoiar corretamente, ter boa emissão vocal, etc.
Dizem que pelo menos meses pra aprender a fazer isso bem.

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho

Quanto a respiração não tenho problemas, sempre uso a diafragmática para cantar. Sempre que possível faço exercícios para manter uma boa flexibilidade da mandíbula. Ao cantar deixo os pés afastados na direção dos ombros mantenho a coluna reta ombros e braços relaxados para não tencionar o pescoço.

Nunca arrisco cantar em tons muito mais elevados que o meu, se vejo que não consigo faço uma oitava a baixo, aqueço minha voz antes de apresentações com alguns exercícios também.

E sempre lembrando que o gutural que faço sai naturalmente eu não faço esforço para faze-lo.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Aproveitando ae.. Deem uma ajudinha :D
Galera, faço drive muito mal feito (acho). Só me dizem se eu faço certo: eu concentro muita saliva e água na garganta e grito como se eu estivesse sussurrando alto. Não sei se entenderam.. Fica meio mal feito, mas praticando fica melhor? To fazendo errado, né?
eu vi um vídeo que ensinava isso. Mas não consegui de jeito nenhum, fazer como o vídeo dizia. Eu tomava muita água e comecei a cantar assim, do jeito que citei.
Abraços..

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
cara, 1 mês em técnica vocal é praticamente nada
essas coisas que vc faz (relaxar braços, pernas abertas na distancia dos ombros etc.) é o básico dos básicos, qualquer aulinha de canto coral (que já são horríveis pra se aprender técnica) ensina essas coisas
vc precisa de um professor acompanhando o seu desenvolvimento, pra corrigir erros e ver seus avanços, e não alguem pra te ensinar a teoria e vc "se vira" sozinho depois

Kaah_lol
drive com SALIVA e ÁGUA concentrada na garganta??? isso tá totalmente errado cara
o drive é uma técnica, e como qualquer outra não pode ter algo além de ar e movimentos das pregas vocais, então essa "saliva" aí tá mais errado que "bater na mãe"
Água é importantíssimo, mas tbm vc não tem que tomar 40 litros por ensaio... toma 2 ou 3 goles entre uma música e outra, é só pra lubrificar as pregas msm, vc não pode depender disso pra executar uma técnica

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


diegoloko12
Quanto a respiração não tenho problemas, sempre uso a diafragmática para cantar. Sempre que possível faço exercícios para manter uma boa flexibilidade da mandíbula. Ao cantar deixo os pés afastados na direção dos ombros mantenho a coluna reta ombros e braços relaxados para não tencionar o pescoço.

Cara, isso aí não é nada.. E eu tenho certeza que com 1 mês de aula você não domina o apoio.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


bruno.pdias

pois é com a técnica que tenho problemas. Se não é assim (e sai mal feito), não tem como sair drive. Vc tem como passar algum exercício vocal ou alguma coisa do tipo (ou até um vídeo no youtube) explicando isso?
Pq esse meu drive ta uma merda

Abraços

wotafok
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
faça drive dizendo vogais.. a,e,i,o,u e com a boca bastante aberta.. quando voce dominar os drives aberto ( agudos ) os fechados ( graves ) vao ficar mamao com açucar

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


diegoloko12
O que é de fato considerado o básico?

Cantar alguma decentemente, com alguma qualidade, sem acabar com a voz.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


wotafok
faça drive dizendo vogais.. a,e,i,o,u e com a boca bastante aberta..

Assim que ele precisar de um otorrino pra resolver os calos, ele pode mandar a fatura pra sua casa?

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Christhian

Cantar alguma decentemente, com alguma qualidade, sem acabar com a voz.

Ok, consigo tranquilamente isso. Quer dizer que pelo menos o básico eu já tenho, certo?

E mesmo assim retornando a uma dúvida aqui, é possível eu ser autodidata para com o canto?

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


diegoloko12
é possível eu ser autodidata para com o canto?

Não.

McBonalds
Veterano
# ago/12
· votar


Eu desisto.
O cara simplesmente não lê nada do que escrevem pra ele.

diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar


McBonalds

Cara, eu li absolutamente tudo. Só que não tem jeito, eu preciso usar essa técnica em alguns momentos. E meu deus, vocês estão lendo o que eu posto? Eu estou aceitando todos os conselhos profissionais de vocês, eu realmente queria muito um mentor pra me guiar na técnica, mas não tenho condições agora, não passa em nenhum momento na cabeça de vocês que eu possa estar fazendo algo certo pelo menos com essa base super simples que eu tenho?

diegoloko12
Veterano
# ago/12
· votar


Poxa, eu tenho todos os cuidados com minha voz, já disse que não forço jamais pra fazer o gutural, como eu posso estar fazendo errado? Simplesmente não entra na minha cabeça que algo musical que eu faço sem esforço e que não me prejudica após o uso esteja errado...

bruno.pdias
Veterano
# ago/12
· votar


cara, é a mesma coisa com quem bebe coisas alcoólicas antes de cantar

dá impressão que está melhor, que ajuda a "aquecer" a voz, que faz vc se soltar mais e tal... mas no fundo vc está "anestesiando" suas cordas vocais e forçando sem perceber... o prejuízo só vem depois.

um gutural autodidata tem os mesmos perigos. Vc pode estar achando q tá certo por não sentir dores nem ficar rouco... mas se tiver fazendo errado, daqui alguns anos vc vai sentir, e aí vai ser tarde demais, só cirurgia pra resolver.

não tem outro jeito: é AULA na veia. Alguém precisa acompanhar sua técnica e corrigir o que precisar, é o modo mais seguro

Leopold
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leopold
· votar


não passa em nenhum momento na cabeça de vocês que eu possa estar fazendo algo certo pelo menos com essa base super simples que eu tenho?


Não, você não está certo. Ninguém consegue. Quantos faixa preta de Jiu-Jitsu você conhece que aprenderam com livro e dicas? No canto não é diferente.
Tenho um punhado de alunos que fazem o exercício tudo errado e não percebem um nada que estão forçando a voz pra caramba. Não sinto nada, dizem eles. Pois é...

Simplesmente não entra na minha cabeça que algo musical que eu faço sem esforço e que não me prejudica após o uso esteja errado...

Justamente por não entrar na sua cabeça é que você terá problemas mais tarde, mas meu, fazer o que??
Se você quer insistir nisso, vá em frente.

Eu é que não estou aqui pra convencer ninguém de nada. Já dissemos tudo o que era nossa obrigação dizer. Mas quisera eu que quando comecei, alguém tivesse me orientado dessa maneira. Eu teria poupado alguns anos e gastado menos com médico.

diegoloko12
Veterano
# ago/12 · Editado por: diegoloko12
· votar


Leopold; bruno.pdias; McBonalds; Gansinho; Christhian & leviribeiro

Ok, agradeço muito todos vocês pelas puxadas de orelha, com certeza eu vou procurar um mentor já que a banda ta com tudo pra se tornar mais profissional. Agradeço mesmo!

Só mais uma pergunta: qualquer professor de canto vai ter uma base pra me ensinar certo e corrigir meu gutural?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


diegoloko12
Ok, consigo tranquilamente isso. Quer dizer que pelo menos o básico eu já tenho, certo?

Eu adoraria lhe ouvir. Aí eu lhe digo alguma coisa.

:)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/12
· votar


diegoloko12
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/257483/

Você é o de barba, certo?

Ok, agora posso falar: Você não tem o básico e precisa de MUITA aula.

Abraços.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Christhian

alguma boa técnica pra drive?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gutural...