qual a diferenca enter figaro - le nozze e figaro-barbiere de siviglia?

    Autor Mensagem
    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05


    Figaro in Il barbiere di Siviglia,

    Figaro in Le Nozze

    estes dois figaros pertencem a mesma opera? se a resposta é nao entao qual dos dois é a que tem aqeula musica famosa figaro, figaro, figarôô....?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    posta no Musica erudita, lah eles devem saber.

    Agora nao me recordo.

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Rodrigo Garcia,

    É muito comum essa confusão/dúvida...
    Fígaro é o personagem principal de duas óperas: de Rossini a ópera Il Barbiero di Siviglia ("o barbeiro de Servilla") (que tem aquela famosa ária "Fígaro ! Fígaro ! Fígaro !") e de Mozart a ópera Le Nozze de Figaro ("as bodas/casamento de Fígaro"). Explicado ?!


    Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

    Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    agora endendi!

    muito obrigado pela atenção de todos vcs!

    abraços aos participantes do forum!

    Gippe
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    rodrigogarcia
    Po veio, to abobado com os seus conhecimentos, valeuzaum por aparecer por aqui ;)

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    gippe eu acho que vc se confundiu, quem me explicou foi o

    Ricardo Mascaro, esse sim é fera no assunto!

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Como diferenciar baritono lirico do tenor dramático?

    li aqui no forum e na internet que tenores dramaticos pegam Sol1 Si3, e baritono idem... sol1 ou la1 até la3. Cheguei a conclusao que nao sei diferenciar os dois tipos de vozes.

    Estou me referindo a vozes com tecnicas e em relacao ao canto lirico.

    se alguem me der uma luz ficaria muito agradecido!

    Gippe
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    rodrigogarcia
    ah sim, confundi mesmo, hauhauahauauha, valeu o toque

    DBkun
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    rodrigogarcia
    rpz eu acho que o baritono poe mais escuridão que o tenor dramatico, veja quem executa mais claro as notas sol 3 e la 3, pode-se perceber assim então quem é tenor e quem eh barítono, cara tenor dramatico alcansa do 4 em peito eu acho que no maximo estourando deve chegar ateh um ré 4 de peito mais do que isso so voz de cabeça, mas ai seria um caso de muito treino pra expandir a voz de peito ateh isso tudo ae... o barítono tem uma caracteristica interessante, ele pode assumir agudos como la 3 ou si 3 em voz de peito so que com um volume de voz alto demais, percebe-se esforço nessas notas!!

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    valeu pela dica!

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Rodigro Garcia,

    Essas notas de extenção vocal não estão muito corretas não...
    O Tenor Dramático é o timbre de tenor mais pesado e escuro que acaba por parecer um Barítono Lírico, porém as extensões vocais são diferentes em relação a poucas notas (são muito próximas) e, logicamente, o timbre do barítono é ainda um pouco mais escuro do que o do tenor e mais cheio no registro médio-grave, enquanto o tenor tem mais facilidade nos agudos... Abaixo estão as extenções vocais na notação musical americana (os "ou" são por causa das variações que ocorem de pessoa para pessoa dentro de um mesmo FACH no quesito extenção vocal):

    Tenor Dramático (também chamado de Helden Tenor): do B2 ou C3 ao B4-forte

    Barítono Lírico: do G2 ou A2 ao G4 ou A4

    Entendido ?!

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: rodrigogarcia
    · votar


    Ricardo Mascaro



    sou baritono, minha voz fica legal de la1 à sol3.

    só que alcanso si3 ( teclado 5/8) mostrei pra minha orientadora vocal e ela confirmou, é a nota aguda que atinjo com mais intensidade (voz mista, postei aqui no forum e me falaram que era tenor, mas eu tenho timbre de barítono e fica mais facil de cantar neste registro). sei que existem variacoes (como vc mesmo mencionou) dentro do fach, mas ainda tenho uma duvida:


    o tenor dramatico atinge si3 em voz mista tambem ou só voz de peito? será que nao sou tenor dramatico e me acomodei na voz de baritono?

    posso colocar a mp3 de novo aqui tem só uns 100kb!

    espero comentarios
    abracos a todos

    Ricardo Mascaro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ricardo Mascaro
    · votar


    Rodrigo Garcia,

    Acredito que a sua extensão vocal em notação americana (corretamente) é: A2 a G4 (num teclado de 5/8, do primeiro lá ao terceiro sol) (Obs.: o pessoal aqui do fórum faz muita confusão com a notação musical - para maiores informações corretas sobre ela, visite meu BLOG).

    Agora se você é um Barítono Lírico ou um Tenor Dramático vai da coloração do seu timbre e das notas que soam mais bonitas (timbradas) e mais confortáveis. Pelo que você está dizendo, acredito que você seja um Barítono Lírico (se você realmente já possui um pouco de técnica vocal lírica, como mencionou num post acima).

    OBS.: Quanto ao B4-forte que você consegue atingir acredito que não seja uma nota que você emita facilmente e confortavelmente. Isso me lembra o caso do famoso Barítono Lírico Robert Merril que atingia facilmente o dó-dos-tenores (C5) porém possuía um timbre de Barítono Lírico.

    OK ?!

    Ricardo Mascaro

    rodrigogarcia
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    valeu! descobrindo que um monte de baritono alcansa si4 (nocao americana) em voz mista.... mas como voce (ricardo) falou nao é muito facil nao. depende tambem da musica que canto, ja alcansei C5 mas nao tenho gravado e o volume perdeu qualidade.

    pego de la2 a G4 com facilidade, minha voz fica bonito até A#4, apartir disso eu tenho pena dos vizinhos e das minhas pregas (he he!).

    O seu blog é muito bom cara, pude tirar varias dúvidas em relacao aqueles cantores que emitiram a mais aguda ou grave nota... tinha os audios mas nao tinha uma explicação detalhada dos cantores.

    abracos a todos do site!

    Déniel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rodrigogarcia
    Valeu..por mim lembrar do baritono-lírico...rsrsrrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual a diferenca enter figaro - le nozze e figaro-barbiere de siviglia?