TENORES LIGEIROS COMPETEM COM SOPRANOS ?

Autor Mensagem
DBkun
Veterano
# ago/05


caramba, meu professor alcansa ré na 5º ele tem minha mesma idade 19 anos e canta gospel acho isso fantastico, o que vcs acham? Tenores ligeiros podem competir com sopranos em termos de agudo seja la porcaria de falsete ou naum ou voz de cabeça pq esse assunto da dor de cabeça aki!!!

The Yellow Monkey
Veterano
# ago/05 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


.

Computer Phantom III
Veterano
# ago/05
· votar


Claro que não. Esse D5 deve ter sido Falsete... O Bruce Dikinson alcança F# 5, muito mais agudo e se diz Barítono.

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


EU DISSE SEJA LA FALSETE O CARALEO QUE FOR UEHEUHEUHEUHEUEH MAS VCS SAO FODA UEHUEHEUHE

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


pavarotti alcansa la 5º ou algo por ai mew vei

Computer Phantom III
Veterano
# ago/05
· votar


DBkun
Mas Pavarotti é Tenor. Aliás, o Pavarotti pagou pau pro Bruce Dickinson numa entrevista. E cara. Vc quer comparar alguém usando falsete com uma Soprano?

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


Computer Phantom III
rpz naum importa se eh falsete, se for agradavel euheuheuhe pra mim vale, ce acha q eu sou igual aos ilustres la em cima ''falou em voz de cabeça vc eh gente'' massa esse conceito deve ser o favorito deles, tipo falseteando e soando legal cara pra mim vale uma boa competição!!! ;D

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Bem, vou tentar explicar e exemplificar...

A nota "máxima" para um tenor é o C5 (alcançada de peito, Chest Voice). A nota mais agudo que Luciano Pavarotti consegue atingir é o D5# (o quinto ré do piano sustenido (tecla preta) e ele a atinge num misto de Chest Voice e Head Voice ("voz de cabeça"). Alguns (poucos) tenores ligeiros conseguem atingir até o G5 em Head Voice. Os contra-tenores costumar atingir até o C6 em Falsete.
Uma soprano lírico tem que atingir o C6 em Head Voice...
Então se for para comparar, um tenor ligeiro "bem dotado" poderia ficar três notas abaixo da nota mais aguda do soprano lírico.
Quanto ao D5 que seu professor atinge, provavelmente ele deve ter estudado canto Soul cujo Flasete é muito apregoado para emissão de agudos...
Entendido ?! Respondido ?! (qualquer coisa, favor postar no tópico abaixo linkado)


Para maiores informações sobre Canto, visite este tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/103720/

Lá vocês encontrarão informações relacionadas a este tópico e poderão postar suas dúvidas sobre este e outros tópicos...

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


Ricardo Mascaro
epa a ntoa mais alta de luciano pavarotti eh la 5º se naum um si, meu amigo vc ta meio desinformado naum?!!!

rodrigogarcia
Veterano
# ago/05
· votar


se eu baritono lirico vou com qualidade de la1 a la3, como pode o pavarotti alcansar la5? sei que ele é famoso por causa do seu C4 e que eu saiba já é voz mista...

tem um amigo meu que tenor liggeiro e vai até sol3 em voz plena.

aguardo comentários!

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


rodrigogarcia
rpz euehueheu tenor ligeiro so alcansando sol 3? poxa eh novo pra mim, mas meu professor de lirico disse que pavarotti pega la 5, obviamente voz mista como vc fala, mas eu to falando de alcanse total mesmo, os ligeiros conseguem ir muito alem da 4º, eu levo feh nisso, dizem que eh apenas ateh do 5 ou ré 5, eu discordo, pavarotti vai mais cara, levo feh!

rodrigogarcia
Veterano
# ago/05
· votar


pior é que ele "ia"... vi um video atual dele cantando como participacao especial em um show de rock e ele se quebrou todo pra alcansar um la3 (ele falhou um pouco e a voz saiu meio arranhada) ou si3, o estado de saude dele nao esta muito bom, toda a voz tem um tempo de duracao mesmo, é uma pena!!!

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


rodrigogarcia
mas que ele ia ele ia ueheuheuheuheuh, quer dizer, eu acredito que sim!
tipo isso eh inavitavel cara. Eh foda mesmo, falando agente ja esta causando abusos a voz imagina cantando e indo em notas tao altas como la 5 realmente naum iria terminar bem, tipo ja foi citado num forum aki que cantores liricos naum terminavam muito bem e a verdade eh q eles se esforçam muito mesmo!!!

The Yellow Monkey
Veterano
# ago/05
· votar


A nota "máxima" para um tenor é o C5 (alcançada de peito, Chest Voice). A nota mais agudo que Luciano Pavarotti consegue atingir é o D5# (o quinto ré do piano sustenido (tecla preta) e ele a atinge num misto de Chest Voice e Head Voice ("voz de cabeça"). Alguns (poucos) tenores ligeiros conseguem atingir até o G5 em Head Voice. Os contra-tenores costumar atingir até o C6 em Falsete.

Isso é muito relativo... Classificação não quer dizer nada, não é porque o cara é tenor que ele necessariamente vai alcançar tal nota e o fato de ele alcançar ou não, não torna ele melhor ou pior do que outro Tenor.

Eu duvido muito que o Pavarotti alcance D5# em Voz mista... Essa nomenclatura deve ser a americana, é D4# com certeza... é impossivel um homem ter a voz ressoando no peito acima disso... acima disso é voz de cabeça.

Outra coisa, pouco importa se o pavarotti alcança ou não, pois são notas que ele não usa.

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


naum eh notação americana naum, podes crer, meu professor eh brasileiro e naum iria falar besteira. ele proprio se dizer alcansar ré # 5 como nota mais aguda, eh segundo tenor e tem alcanse de ligeiro primeiro tenor, eh possivel sim cara que um homem va mais longe, afinal como ja fo ifrizado umas kinhentas veze snesse forum cada garganta tem uma capacidade e um potencial, o que pode ser valido a se generalizar seria o fato de que notas confortaveis pra pessoa se enquadrem dentro de uma das tessituras baixo baritono ou tenor, mas em termos de alcanse em que se envolva tanto falsete qt voz de cabeça pode ter certeza que muita gente vai longe!! eu penso assim!!

The Yellow Monkey
Veterano
# ago/05
· votar


R5# em voz de cabeça eu acredito, agora em voz de peito eu mantenho meu ponto de vista! impossivel.

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


The Yellow Monkey
pooooooo euheuheueheuheuh ré 5 em peito so cortando o coiso vei ueheuheuehueh pera ai ce achou que era o q que eu tinha falado?

The Yellow Monkey
Veterano
# ago/05
· votar


Vc não falou, mas falaram ae, que Pavarotti alcança D#5 em voz mista e voz mista é voz de peito + cabeça

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Para exclarecer o meu post aqui e a dúvida quanto ao Pavarotti:

A notação musical que utilizo é a americana, uma oitava acima da notação alemã; sendo assim, o dó central do piano é o C4 (exatamente o quarto dó do piano) e o famoso dó dos tenores é o C5 (exatamente o quinto dó do piano que num teclado de cinco oitavas é o quarto dó).

Luciano Pavarotti ficou internacionalmente conhecido pela qualidade e fasciliade com que emitia o C5 (realmente em voz mista ou média, Middle Register).

A nota mais aguda já gravada de Pavarotti é o D5# (também em Middle Voice) atingido na ária "A te, o cara" da ópera I Puritani de Bellini, numa de suas primeiras gravações profissionais.

Se vocês quiserem ouvir alguns fenômenos vocais, visitem o site abaixo linkado (lá vocês ouviram o baixo-profundo Viktor Wichniakov atingindo a nota C2 (em notação americana, ou seja, o segundo dó do piano, o primeiro dó de um teclado de cinco oitavas e também poderam ouvir o tenor William Matteuzzi atingindo um F5 em Middle Voice, entre outros).

http://www.dutchdivas.net/frames/highC.html

The Yellow Monkey
Veterano
# ago/05 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


Ricardo Mascaro

Ah, imaginei mesmo que se tratava da notação americana!

rodrigogarcia
Veterano
# ago/05
· votar


dai eu concordo também! vi até documentario do pavarotti e eles só falavam do C5 (ou C4 pra gente).

Francesco BR
Veterano
# ago/05
· votar


Poxa, vocês me deixaram numa dúvida com esse negócio de nomenclatura americana ou brasileira... Na minha voz eu consigo emitir o Re da primeira corda do violão (se não me engano a 10ª casa), não é falsete... Então é isso que seria voz de cabeça? E essa nota seria qual relativa no piano?

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoal,

Sem "tirar" ninguém... Eu só gostaria de entender a notação musical que a maioria do pessoal aqui do fórum utiliza (e isso tem sido motivo de grande discussão sobre os meus e outros posts).

A notação americana, como já excliquei, atribui exatamente a posição da nota no piano (C1 é o primeiro dó do piano, F6 é o sexto fá do piano, etc).

A notação Européia (que provavelmente surgiu na Alemanha), como vocês podem observar no site que eu citei/linkei acima, é atribuía assim (exemplificando): o C5 (o famoso dó dos tenores) da notação americana é o C2 da notação européia; o C6 (o dó que a soprano tem que alcançar para ser classificada em SATB como soprano) da notação americana é o C3 da notação européia,assim por diante.

Me parece que vocês está atribuindo uma notação musical baseada simplesmente num teclado de cinco oitavas (onde o quarto dó ("C4" que vocês mencionam) é na notação americana o C5 e na notação européia o C2, que remetem ao quinto dó do piano.

Prestem atenção para que vocês mesmos não fiquem confundidos...

Francesco BR
Veterano
# ago/05
· votar


Certo... mas e o meu caso... por exemplo o Dó (casa 8 da primeira corda do violão) seria qual dó nessa notação americana ou européia?

DBkun
Veterano
# ago/05
· votar


Francesco BR
se tua voz for aguda deve ser dó 4 cara! eu naum entendo de violao, mas se tua voz alcansa bons agudos deve ser dó 4, se for o contrario deve ser dó 3

Gippe
Veterano
# ago/05
· votar


Ricardo Mascaro
Naum veio, c tah confundindo... a notaçaum europeia eh apenas uma oitava abaixo da americana, entaum o do central seria o do3 europeu, equivalente ao do4 americano, entendeu?

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Francesco,
Infelizmente eu só toco piano e não tenho o mínimo jeito com violão... Tente localizar essa nota em um teclado valendo-se das informações que postei acima...

Gippe,
Eu até respondi para alguém aqui no fórum que a americana era uma oitava acima da européia mas quando fui verificar (pois me acostumei a usar a notação americana e até me esqueci um pouco da notação européia) notei que não é bem assim...

A notação européia é assim: C a B, c a b, c1 a b1, c2 a b2, c3 a b3 e c4 a b4.

Isso na notação americana fica assim: c2 a b2, c3 a b3, c4 a b4, c5 a b5, c6 a b6 e c7 a b7.

Como você pode verificar, a notação européia começa no C2 da americana, isso porque a notação européia é muito empregada no canto lírico e não existe nenhuma ária com uma nota abaixo do segundo dó do piano. (e antes que se inicie outra "discussão", no site que eu citei/linkei acima existem alguns erros quanto a notação das notas atingidas nos mp3's - quem o crio se confundiu também entre a notação européia e a americana.

Gippe
Veterano
# ago/05
· votar


Ricardo Mascaro
Certeza veio??? eitcha...

Ricardo Mascaro
Veterano
# ago/05
· votar


Tenho certeza, Gippe.

Só retificando, a notação européia literal começa em C (C2 na notação americana) e vai até B3 (B6 na notação americana). Porque ?
Relembrando que a notação européia é muito utilizada na ópera para descrever as notas que precisam ser atingidas em determinado papel. Nenhuma ária vai mais baixo do que o C (C2 americano) nem mais alto do que G3 (G6 americano). OK ?!

Francesco BR
Veterano
# ago/05
· votar


DBKun / Ricardo Mascavo

Amigos, eu questionei essa correspondência de notas no fórum de violão... E me responderam o seguinte... Esse Dó a que me refiro (8ª casa da primeira corda) é uma oitava acima do Dó central do piano. Então me digam: O Dó central do piano é o C3 ou C4?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TENORES LIGEIROS COMPETEM COM SOPRANOS ?