A importância de ser eclético

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# fev/05


E aí galera, talvez esse seja só mais um tópico inútil, mas eu espero que não.
Flagra só, hoje em dia a molekada não se preocupa em ouvir coisas boas de outros estilos, se você é metal, só ouve metal e pronto, se você é New Metal, só ouve New Metal e pronto....
...eu acho que não existe um estilo musical que seja o melhor, pois até nas músicas sertanejas, você pode aprender coisas novas e usar em outros estilos, fazendo um verdadeiro mix musical....
Eu adoro Joe Satriani e Steve Vai, assim como adoro Chico Buarque, assim como adoro Alanis Morissete, assim como adoro Michael Jackson ( fase antiga lógico),assim como adoro Beethoven, entre outros....
Em cada estilo você pode aprender uma técnica, um padrão de escalas, uma linha melódica, uma intenção musical diferente...

Quando comecei a tocar, a única coisa que eu ouvia era Nirvana, e só!!! Não ouvia absolutamente mais nada, tinha uma banda de cover do Nirvana, e sabia tocar todas as músicas de todos os albuns....
Foi então que um dia, eu percebi, que estava ficando pra trás em relação a aprendizado, pois o Nirvana nã podia me ensinar tudo.
E é assim que funciona...o a galera do Metal pode saber tocar bem, mas não saberá de tudo nunca se ficar se limitando só a isso, a mesma coisa pra todos os estilos....
Lembre-se galera:" A música e o orgasmo são as coisas que nos levam o mais próximo de Deus!!!"

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Ser eclético é ótimo, só deve ter cuidado de não ser eclético demais. Saber separa o bom do ruim, ( não o que é bom ou ruim pra vc) o que naum presta mesmo. Eu curto desde Rolling Stones a Maria Bethania e acho ótima essa diversidade.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn

Não sou ecletico pra não ter uma indigestão.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/05
· votar


É que deve ter uns cabecinhas por ai que pensam que ecletismo é sinonimo de burrice ou desleixo com a musica, que uma pessoa eclética é aquela que não tá nem ai com o que ouve e não procura se aprofundar, que é o tipo de pessoa que liga a radio eu batuca o pé com o que tiver tocando só para passar o tempo. Existem pessoas ecleticas e pessoas Ecleticas, eu felizmente me considero no segundo nivel de pessoas, que mesmo não gostando de ser maniqueista gosto de dividir assim mesmo sendo as ecleticas pessoas burras musicalment e as Ecleticas pessoas que podem até ser burras, mas são esforçadas musicalmente, e procuram mixar tudo o que ouvem para criar quem sabe um estilo ou uma musica nunca ouvida antes.

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn

concordo plenamente, nada mais a acrecentar

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


ServeTheServants

Gostei. Vc parece ser muito inteligente.

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


ServeTheServants
É verdade cara, eu tinha me esquecido disso, pra falar a verdade, a maioria das pessoas é eclética, ou seja, ouve de tudo ( de tudo o que toca na rádio ) ....o que na verdade é só lixo musical.
O que eu quis dizer é que vc deve procurar o melhor dos estilos, não tem uma banda que dita o estilo....
quer ver?? O sertanejo. Eu detesto aquelas corno music do Zezé de Camargo e Luciano, ou do leonardo ....mas curto pra caralho o som da viola de Tião Carreiro e Pardinho!!!!!!
O jeito com que o Tião Carreiro tocava aquela viola é de matar, as cordas chegam a "estralar", é muito massa, pra mim, ele é o Jimi Hendrix da viola...e o Almir Sater é o Joe Satriani de hoje...

Em todos os estilos tem o bom e tem o ruim, isso não tem como negar, mas o negócio e prestar atenção pra ouvir o bom de cada um, e aprender o que puder com isso...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/05
· votar


Rowashburn
Claro, por isso mesmo eu falei, você não precisa gostar de tudo, você tem seu ouvido, você tem seu cerebro, o que passa por ele e atinge seu cerebro e te dá alguma sensação legal, você gosta, não me importa se é é o tchan, ou se é jethro tull, mas dai vem a questão do bom discernimento cultural e musical para saber - sendo você musica ou não - qual vai te fazer crescer intelectualmente, ou musicalmente. E tem hora pra tudo, tem hora que você quer se divertir e tem hora que você quer se concentrar para fazer algo bom, você gostando tanto de é o tchan como de jethro, você consegue, apenas sabendo separar a função que cada musica exerce no seu crescimento musical.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn


O ser ecletico de que tantam falam não passa de uma busca por informaçãoes adicionais e inseguras em relação a verdades mal construidas.

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


ServeTheServants
Porra cara, que massa, vc entendeu direitinho o que eu quis dizer!!!!!!!
Ou pensa exatamente como eu...
Mas valeu pelo comentário cara, massa mesmo....
Bom, mas apesar de tudo, eu curto mesmo é tocar guitarra, o som da guitarra bate no meu ouvido, entra no meu cérebro, derrete ele todo!!!
Muito massa....

Sincero
Veterano
# fev/05
· votar


Bem, se vc for musico e não ser eclético, corre um sério risco de ficar desempregado

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


ServeTheServants

PELO AMOR DE DEUS nao mistura o Jethro Tull com essa banda tosca aí na mesma frase senao eu tenho um infarto.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn


Falta mais pessoas com argumentos nesse topico que pena que não pensam.

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus
fato...

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn


Que pena mesmo.



O problema que constato é que as pessoas não sabem ler. | ler é interpretar |



Deixa que amanha eu trago um estudo que tenho comigo sobre isso.

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


O fato é q hj em dia musica tambem é "moda" no sentido de estereotipo, de grupo...

Quem é metal é metal pq se sente dentro de um "mundo"...

E a musica fica em segundo plano, ja que a "dependencia" vem mais do lado social...

E quem fica passeando por diversos estilos geralmente é encarado como cabeca fraca por aqueles q vivem no seu mundinho... mas na verdade acontece o contrario...

Quem realmente gosta de musica nao liga pra rotulos... o q importa é q faca bem...

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Digao

Tem muitas verdades e mentiras isso.


Assim: tu podes esta fazendo esse " passeio" por varios estilos pq de fato tu es assim, mas tambem podes estar praticando uma prostituição musical e nesse caso o imediatismo supera. Por isso que temos coisas tão ruins.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


o que impede uma pessoa de bom conhecimento musical e com uma cultura razoável de gostar de estilos variados? por exemplo, por que não gostar de Metállica e de Gonzaguinha? porque não gostar de BS e de Chico Buarque? De Bob Marley de de Steve Vai?

esse papo de cabeça fechada, grupinho fechado que desrespeita o gosto alheio, é coisa de muleque , com o tempo passa.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn


O problema como estou vendo em outros topicos é a falta de noçao e a falta de uma visão limpa sobre esse assunto que desperta muita polemica, mas que precisa ser analizado longe de qualquer desvirtuamento emocional.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


como ia dizendo, ser eclético também tem sua importãncia no aspecto profissional, pois o instrumentista pode precisar conhecer vários ritmos para trabalhar.

agora quanto aos fâs, como esse babaca ai que fala tudo errado, é claro que buscam um estilo fechado pra poder participar de um grupinho.

se bem que esse autista ai nem isso consegue.

Akan KSA MacCazus
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn


Fecha o topico como eu ti disse que tudo agora é instrumental. hehehe


Tenha paciencia . hauhauhau

Punk pelo Brasil
Veterano
# fev/05
· votar


dependendo das variações vira uma prostituição mesmo

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/05
· votar


Urubu Rei
Opa, foi mal pela parte que lhe toco ehhe

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus
Punk pelo Brasil

e ai Sam? ainda tem dúvidas de que é multi?

Digao
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA MacCazus

mas tambem podes

Se for ficar pensando no "mas" nao adianta...

A unica coisa q eu vejo nesse sentido ("praticando uma prostituição musical" - q é um termo ridiculo) é a mulecada q escutou malmsteen (ou similares) irem buscar musica erudita, ou ouvirem falar q jazz e bom e tentarem escutar so pq é chic.... e no final ficar sem entender nada... pq nao gosta de verdade... vai pelo status... Eu conheco gente q anda com o real book debaixo do braco so pra tentar mostrar q é foda... Mas esse nao é o foco da discussao aqui... Piazada paga-pau ta cheio por ai...

Claudio Natureza

é coisa de muleque , com o tempo passa.

Eu assino embaixo hehe... ja passei por isso... uns anos atras meu mundo era niravana guns e metallica...

o instrumentista pode precisar conhecer vários ritmos para trabalhar.

Essa é a visao q o pessoal mais novo nao tem... Ja toquei Hc, pagode, gauchao etc... e nao ha mal nenhum nisso... so ajuda...

João Paulo Jones
Veterano
# fev/05
· votar


Eu curto qualquer musica que apareca nos meus ouvidos e goste... Tem muito poser aqui que deve falar que so ouve guns e nirvana, e depois ta em casa ouvindo um pop... Eu curto tecno sim, eu curto algumas musicas mais "underground", e tambem ouco os senhores do hard rock po...

Mas tem algumas coisas que nem da pra aceitar

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


Ser eclético é, na minha opinião, amar a música de tal forma que se torna possível apreciar diferentes elementos em diferentes tipos de som...

Lady Banshee
Veterano
# fev/05
· votar


TrasTTe
Falou tudo, ja havia aberto um topico sobre isso, mas sempre tem aqueles espiritos de porco que so querem zoar. Esse negocio de so gostar de um estilo e coisa pra gente tapada, limitada e insensivel, incapaz de ver as coisas por varios pontos

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


ser eclético implica em ter dicernimento e senso crítico apurado para ouvir uma música de maneira atenta e saber por exemplo, se é o caso de ouvir uma determinada música mais vezes para compreendê-la e encontrar elementos que se possa tirar proveito, ou se é o caso de uma música que realmente não agrada nem acrescenta...

TrasTTe
Veterano
# fev/05
· votar


estabelecer critérios extremamente herméticos (as vezes preconceituosos) para ouvir 10 segundos de uma música e dizer "gostei" ou "não goste" é muito fácil, qualquer zé ruela faz...

Ouvir a qualquer música com a cabeça aberta (isso não quer dizer gostar dessa música), é um exercício musical muito sofisticado...

Exercício esse que aprimora o "ouvido musical" do praticante e não fácil, por exemplo, se um amigo meu apresentasse uma música da queli qui, seria difícil ouvi-la sem pré-conceitos, mas o ideal seria ouvir primeiro para depois julgar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A importância de ser eclético