Importancia de um estilo definido

    Autor Mensagem
    GBS134
    Veterano
    # nov/11


    pessoal, eu e meus amigos vamos fazer uma banda, agente precisa decidir nome, arrumar um baterista... a banda ta um pouco longe de começar.

    mas enfim, agente tava discutindo o estilo, nós temos estilos compativeis, todos gostamos de rock/metal, só que kd um com sua subdivisão diferente, eu disse que deveriamos ser uq sair sem se preucupar com o estilo. mas nem todos concordam. então eu queria saber se é realmente importante a banda ter um estilo definido?

    ps: o guitarrista gosta de heavy metal, rocks mais antigos, tipo scorpions, metallica, gun's, black sabath... o vocalista gosta basicamente de power metal e metal melódico, o tecladista gosta de black metal, o baixista(eu) gosto de rock gótico, grunge, punkrock e metal sinfonico (sim, sou relativamente ecletico, gosto de quase todo tipo de rock/metal, no caso só destaquei os principais)

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    Amigo, vocês fazem suas próprias composições?

    Chap
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Chap
    · votar


    "Gosto de rock, rock, rock, rock e rock e sou eclético."
    Não.

    Deixando isso de lado, vocês não precisam gostar da mesma coisa nem definir um estilo, mas devem concordar em tocar a mesma coisa, só isso. Se limitar a um estilo é o que faz metal ser tão massante.

    Hawklord
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Tenho q concordar com q o Chap disse.

    Tentem não se limitar a um estilo.
    Escute algumas coisas diferentes,saia da sua "zona de conforto",quem sabe voce e seus colegas de banda acham alguma coisa interressante e acabam incorporando ao som da banda.
    Musicalmente falando definir um estilo é muito limitante,tente fugir dos rotulos e abra a sua mente.

    Por exemplo,voce diz q gosta de metal sinfonico,tente escutar um pouco de musica erudita:Bach,Bethoveen,Mozart,ou alguns compositores modernos como Stranvinsky e Debussy,e só não digo Stockhause e John Cage por q você dificilmente iria assmilar o tipo de musica q eles fazem.
    Ou melhor ainda,se afaste completamente daquilo q vc costuma ouvir,procure bandas de jazz,rock progressivo,musicos avant-gard,ou até bossa-nova!Voce nunca sabe onde vai encontrar uma inspiração q vai mudar completamente o som da sua banda.

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar



    Amigo, vocês fazem suas próprias composições?

    prentendemos
    "Gosto de rock, rock, rock, rock e rock e sou eclético."
    Não.

    a maioria gosta de um estilo ou outro de rock, eu gosto de quase todos. e o rock muda muito de uma variante pra outra.
    ps: eu naum gosto so de rock, gosto tb de eletronica não muito dancante, amy whine house... (mas rock é meu favorito :P)
    por isso dise RELATIVAMENTE. pensando agora, eu so naum gosto de rock com vocal extremamente agudo, tipo AC/DC...
    Tenho q concordar com q o Chap disse.

    Tentem não se limitar a um estilo.
    Escute algumas coisas diferentes,saia da sua "zona de conforto",quem sabe voce e seus colegas de banda acham alguma coisa interressante e acabam incorporando ao som da banda.
    Musicalmente falando definir um estilo é muito limitante,tente fugir dos rotulos e abra a sua mente.

    Por exemplo,voce diz q gosta de metal sinfonico,tente escutar um pouco de musica erudita:Bach,Bethoveen,Mozart,ou alguns compositores modernos como Stranvinsky e Debussy,e só não digo Stockhause e John Cage por q você dificilmente iria assmilar o tipo de musica q eles fazem.
    Ou melhor ainda,se afaste completamente daquilo q vc costuma ouvir,procure bandas de jazz,rock progressivo,musicos avant-gard,ou até bossa-nova!Voce nunca sabe onde vai encontrar uma inspiração q vai mudar completamente o som da sua banda.


    ok, vou falar pro pessoal ouvir algumas coisas diferentes...

    de qualquer modo, vcs quase acertaram no ponto a pergunta do topico. afinal, é bom ou não pensar no estilo antes de compor uma musica? ou é melhor deixar ser uq sair?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134
    prentendemos

    Não seria legal vocês unirem tudo nas suas próprias composições?

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    é. mas uq eu to perguntando é se seria melhor agente definir antes de começar a compor, como será o estilo da banda?

    Hawklord
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Hawklord
    · votar


    GBS134
    resumindo:
    começe a compor antes de definir um estilo
    estilos são definidos a partir de musicas e não o contrario
    o q voce acha q veio primeiro o cara q chamava o Black Sbbath de Heavy Metal ou o Black Sabbath?

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    resumindo:
    começe a compor antes de definir um estilo
    estilos são definidos a partir de musicas e não o contrario
    o q voce acha q veio primeiro o cara q chamava o Black Sbbath de Heavy Metal ou o Black Sabbath?

    é msm, kra, naum tinha pensado nisso >.<

    vlw pessoal. pergunta mais que bem respondida ^^

    Melkchup
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    Eu sempre cobrei estilo da minha banda, pois eu precisava disso pra fazer uma composição, dificulta muito para quem escreve a letra, imagina ta todo mundo pensando em METAL METAL, o cara escreve letra Gótica por exemplo. fica sem nexo.

    Capitão Price
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    Não precisa se preocupar com um estilo definido,vocês podem usar a criatividade e misturar um pouco do gosto de cada um e assim criar um estilo próprio para vocês,não vão ficar preso em uma coisa só e ainda serão originais.Imagine se por um acaso vocês ficam famosos,fazendo show todos os dias,e o tecladista que curte Black Metal,por exemplo,vai ter que se contentar em tocar power metal só porque o vocalista curte isso!Pense bem,deve ser realmente um saco.Uma banda precisa ter harmonia entre os membros e quando você faz algo que vai contra o seu gosto,a coisa não vai muito pra frente.

    Abraços.

    Mateus Guilherme
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara na hora da composição e dos arranjos toquem como vocês gostão sintam prazer no que vocês fazem, E esqueçam essa coisa de estilo que o rotulo quem da é o publico.

    Tem tanta banda que diz que toca rock n´roll e na verdade é Pop Rock, Sertanejo que é Axe, e PunkRock que é Emocore .

    Componha as letras faça a melodia pra ela e a Magica do arranjo acontece no ensaio.

    Um forte abraço

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    So uma pergunta. Os músicos sabem tocar?

    Tem material deles na internet tocando?

    Já recusei 5 convites de amigos que queriam fazer banda, mas os músicos se quer sabiam algo sobre a prática. Os garotos só tinham empolgação de montar uma banda.

    E quando eu falava que uma banda é de longe tocar no quarto e que eles precisavam melhorar e muito eles ficavam irritados.

    Banda é que nem um relacionamento cara, se quer algo sério, tem que aprender a lidar com algumas situações e escolher a pessoa certa.
    Agora se for pra se divertir, aí é outra história...

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    Leve em consideração o seguinte aspecto... Para o público em geral, se a banda tem instrumentistas excelentes e que tocam muito, mas o vocal deixa a desejar, a banda é ruim. Se os instrumentistas fazem o arroz com feijão apenas, mas o vocal detona, a banda é boa.
    Dessa forma, o ideal é experimentar de tudo e ver como o vocalista se sai. Ponha no repertório o que o vocalista manda melhor sempre. Normalmente cai no gosto do vocalista. E digo isso porque não canto nem no chuveiro.

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar



    Não precisa se preocupar com um estilo definido,vocês podem usar a criatividade e misturar um pouco do gosto de cada um e assim criar um estilo próprio para vocês,não vão ficar preso em uma coisa só e ainda serão originais.Imagine se por um acaso vocês ficam famosos,fazendo show todos os dias,e o tecladista que curte Black Metal,por exemplo,vai ter que se contentar em tocar power metal só porque o vocalista curte isso!Pense bem,deve ser realmente um saco.Uma banda precisa ter harmonia entre os membros e quando você faz algo que vai contra o seu gosto,a coisa não vai muito pra frente.

    uhum. até pq o lider é o guitarrista, mas ele naum ta em condições de exigir muito dos membros, falta de opção msm ^^

    So uma pergunta. Os músicos sabem tocar?

    Tem material deles na internet tocando?

    Já recusei 5 convites de amigos que queriam fazer banda, mas os músicos se quer sabiam algo sobre a prática. Os garotos só tinham empolgação de montar uma banda.

    E quando eu falava que uma banda é de longe tocar no quarto e que eles precisavam melhorar e muito eles ficavam irritados.

    Banda é que nem um relacionamento cara, se quer algo sério, tem que aprender a lidar com algumas situações e escolher a pessoa certa.
    Agora se for pra se divertir, aí é outra história...

    bom, como eu disse banda ta nos planos, agente so juntou os amigos e começamos a aprender a tocar os instrumentos, a maioria de nós começamos a aprender a tocar começo desse ano >.< a banda deve demorar no min mais um ano pra sair do quarto, nem todos nós temos instrumentos, eu msm vou comprar meu baixo nesse fim de ano...

    felizmente o guitarrista e lider é bem calmo nesse sentido, se dependece dele nunk sairiamos do quarto >.<
    e eu pretendo pedir ajuda ake em todas as situações tensas .-.

    bom, pelo menos ja temos empresario... (um amigo, (que tem 3 vezes a nossa idade, mas naum vem ao caso) se ofereceu pra ser o empresario quando sairmos do quarto) .-.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    o tecladista só gosta de black metal

    não querendo questionar o gosto do tecladista, mas o cara é o que gosta do que tem menos teclado nessa lista ai de subgrupos do que os outros gostam

    falando em geral, se vai ter alguem na banda que gosta de um estilo e se nega a tocar outra coisa, a banda já foi pro brejo, mesmo sendo uma banda autoral
    se a música saiu com cara de baladinha do guns, o do black o do gotico o do melodico, vão curtir tocar na boa?

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gun's
    scorpions
    power metal e metal melódico
    black metal
    rock gótico, grunge, punkrock

    putz...

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    o tecladista só gosta de black metal

    não querendo questionar o gosto do tecladista, mas o cara é o que gosta do que tem menos teclado nessa lista ai de subgrupos do que os outros gostam

    falando em geral, se vai ter alguem na banda que gosta de um estilo e se nega a tocar outra coisa, a banda já foi pro brejo, mesmo sendo uma banda autoral
    se a música saiu com cara de baladinha do guns, o do black o do gotico o do melodico, vão curtir tocar na boa?

    eu naum conheço muito bem o tecladista ainda, por isso eu NÃO coloquei um "SÓ", mas sei que o favorito dele é black metal....
    mas tipo, embora nós naum compartilhemos os nosso favoritos, nossos estilo saum compativeis, o guitarrista, acha rock gótico, punk rock, grunge e metal sinfonico ~legal~, e eu penso o msm dos favoritos deles acredito que mesma coisa os outros .-.
    acho que uma mistureba dessas é mais dificil de dar certo, mas se der, da muito certo '-'

    amador_ssa
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: amador_ssa
    · votar


    GBS134

    queria saber se é realmente importante a banda ter um estilo definido?

    Na minha opinião sua banda já tem um estilo: todos gostamos de rock/metal

    só que kd um com sua subdivisão diferente >>> E por acaso seria massacrante cantar e tocar subdivisões da mesma base?

    Outra coisa, disseram:começe a compor antes de definir um estilo. Já ouvi pessoas que compõem primeiro pra depois fazer a HARMONIA, e outras que primeiro fazem a harmonia (meio rústica, depois melhora se for o caso) e fazem a letra em cima da harmonia. Tente os dois sentidos contrários pra saber em qual dos dois você tem mais facilidade mas eu discordo com esta frase:

    "começe a compor antes de definir um estilo"

    Alguém que faz a letra e depois a harmonia (os acordes, solos riff, etc) ainda entendo mas não consigo compreender alguém criar uma letra sem um estilo pre definido. Bom, é minha opinião, talvez porque eu primeiro faço a harmonia, faça o que achar melhor.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    cara na minhao opiniao num tem dessa de estabeler um so estilo
    Grandes bandas foram marcadas na historia justamente por misturarem estilos XD..........

    Misture tudo, veja no q dah, o mundo é feito de inovaçoes!!!

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Alguém que faz a letra e depois a harmonia (os acordes, solos riff, etc) ainda entendo mas não consigo compreender alguém criar uma letra sem um estilo pre definido. Bom, é minha opinião, talvez porque eu primeiro faço a harmonia, faça o que achar melhor.
    todos nós (eu e o guitarrista, naum flei disso com os outros ainda .-.) achamos mais facil letra primeiro, depois a harmonia

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na vdd o guitarrista gosta de power metal tb, tipo Angra, igual o vocalista. esquece a parte de que ele gosta de bandas antigas. Apesar de ser legal tb.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134
    sei lá, tbm acho q é mais facil fazer a harmonia primeiro, e depois o volcal....

    Um grande exemplo q vou citar mais q existem muitos é o caso do Guns...
    Civil War antes de ser criado o Slash ja tinha feito akele riff inicial, algumas partes do solo....
    Sweet Child o' Mine meio q foi assim tbm.......

    Mas cada é cada um, e se acha melhor vai fazer a letra primeiro, vá em frente......

    GBS134
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Na vdd o guitarrista gosta de power metal tb, tipo Angra, igual o vocalista. esquece a parte de que ele gosta de bandas antigas. Apesar de ser legal tb.

    eu so considerei coisas que vc gosta a mais de2 semanas >.<

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GBS134

    ah ta certo, só pra deixar claro aí pro pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Importancia de um estilo definido