Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


JJJ

Hoje a noite subo o arquivo e passo o link aqui.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
JJJ

Limelight???

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


tito lemos

Isso. Já gravei o baixo.

makumbator
Moderador
# jul/16 · Editado por: makumbator
· votar


Aqui um mp3 de uma mix rápida de bateria e baixo que eu gravei pra Limelight (coloquei um pouco de drive no baixo):

https://www.dropbox.com/s/hkgys82s3g88c8q/Limelight%20%28Rush%29%20-%2 0cover%20%28baixo%20e%20bateria%29.mp3?dl=0

Conforme comentei com o JJJ, me parece que o início da bateria está estranho (o terceiro toque teria que ser junto da entrada do baixo, no tempo 2 do compasso). Mas é algo simples de resolver (seja mudando o baixo ou a bateria).

Uma coisa que poderia ter sido melhorada na guia era manter aquela guitarra midi de demo até a entrada da bateria (ou colocar uma contagem). Isso atrapalhou pra entrar. (guia tem que guiar sempre, e não ficar em silêncio um tempão).

Não sei se vocês sabem, mas quando renderizam o arquivo final em mp3 a maioria das DAWs coloca alguns frames no início do arquivo (parece ser padrão do formato para evitar o início abrupto na reprodução de players). Com isso mesmo colocando o tempo em 130 como ele falou e o arquivo no início da sessão o click não batia com meu metrônomo (por conta desse tempo microscópico inserido pela DAW dele ao renderizar).

Por isso sempre uso wave pra essas colaborações (mp3 é só pra demonstrar).


Aqui link para o wave do baixo (mono,24 bits, 44.1 Khz). deixei vazar a contagem no início para conferirem a sincronia:

https://www.dropbox.com/s/kojozs54vovhp1x/Limelight%20%28Rush%29%20-%2 0cover%20%28baixo%29.wav?dl=0

Agora vou me dedicar a gravar o baixo de "A cura"

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Amigo, que timbre é esse? Muito bom o baixo!! Vou gravar essas guitarras hoje!

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
Timbrera! Baixo rasgadão, pegajoso, uma delícia!

EduJazz
Faz as guitarras que eu já parto pra voz!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Isso é um Rickembacker? Som arrastado à lá Chris Squire... Muito bom.

Vou dar uma olhada na parada da bateria do início e depois eu informo aqui. Quanto a só ter deixado um pedacinho de guitarra no inicio, foi pra não atrapalhar quem quisesse usar a batera.. Mas se colocar na DAW de modo a coincidir com o bpm que eu informei, fica mais fácil de tocar por cima (exceto bem no finzinho, que tem uma desacelerada...).

makumbator
Moderador
# jul/16 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

Que mané rick que nada! Hahah! É um ibanez premium mesmo. Legal que a galera gostou do baixo. Tem um drive de um pré da hartke e o som limpo misturados (assim eu tenho a agressividade do drive sem perder o grave do tom limpo)

O problema do click é que ao exportar em MP3 ele insere silêncio no início e tira a sincronia que existiria naturalmente se fosse em wave. Eu até puxei na mão o arquivo (pra descontar esse problema) mas não estava casando com total perfeição.

A primeira entrada do baixo são duas colcheias de notas lá descoladas de outras notas, então dá para recortar facilmente e mover elas se precisar. Vê aí se eu não fiquei maluco com essa coisa da bateria. Parece errada nesse início, mas em compensação o resto da música foi show

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Você tinha razão sim, engoli mosca nesse início...

TAÍ A BATERA COM O INICIO ACERTADO:

https://soundcloud.com/bandasemnome/batera-limelight

Se tiver mais algum erro, ME AVISEM.

Lembrando: usei 130 BPM! (o rush não usou click... na "média", daria 130.88 bpm, mas eu arredondei pra baixo, pra ficar um pouco mais na maciota... hehehe).

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
makumbator

As guitarras estão prontas (falta o solo, mas ele pode esperar). Amanhã burilo os timbres e subo! Essa vai ficar bacana!

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Autoriza o download da batera nova!!!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


EduJazz

Liberado.

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
makumbator
tito lemos

Rapeize, guitarras gravadas!

Gravei, basicamente, três tracks: a base principal, uma guitarra clean e um violão dobrando essa última.

Guitarra clean

Guitarra drive

Violão

Ouçam e me digam se serve, se há algo a refazer... fiquem a vontade!

Outra coisa: tudo que está aí está com o minimo de edição, efeito, etc. E, o que tem de processamento, dá pra tirar.

Mais: fiz uma "mix" só pra usarem de referência:

Mix!

Faço o solo ainda hoje!

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


EduJazz

Muito bom, meu chapa!!! Gostei pacas, embora quase só se ouça guitarra na mix! kkkkkkkkkkkk

A única coisa que me pareceu meio estranha, ouvindo a sua mix, foi a diferença de sonoridade na passagem da guitarra distorcida para a clean. Talvez o volume alto delas piore essa sensação... suponho que dê pra melhorar isso na mix final, jogando todas numa mesma compressão, eq, etc.

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

kkkkkkkkkkkk sim, por isso as aspas na "mix"! Não fiz com muito esmero, foi só pra terem uma ideia!

Essa mudança de volume de fato está estranha, mas acho que dá pra acertar!

Agora é o tito lemos soltar a voz (e eu - ou qualquer outro - fazer o solo)!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Depois que o tito cantar (tá ficando tão boa, que, se ele demorar, vou acabar fazendo... rs), ainda vai faltar um tecladinho aí... acho que é um Moog Taurus, que eles usam com os pés... não pode ficar sem. Eu vou ver se faço (mas se algum tecladista quiser fazer, fique à vontade).

EduJazz

Fiz uma pré-mix aqui. Deu pra melhorar a diferença entre as guitarras: espacializei a distorcida e joguei as outras 70%L + 70%R, além de mandar pro mesmo sub, com uma mesma compressão e eq. Tá ficando PHODA!!!

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Depois que o tito cantar (tá ficando tão boa, que, se ele demorar, vou acabar fazendo... rs)

Vou gravar logo pra não perder essa... huashahhuashhaahh!

makumbator
Moderador
# jul/16 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
Você tinha razão sim, engoli mosca nesse início...

Hahha! Ainda bem que não estou louco! Você não sabe o que isso atrapalhou pra eu começar!

Fiz uma pré-mix aqui. Deu pra melhorar a diferença entre as guitarras: espacializei a distorcida e joguei as outras 70%L + 70%R, além de mandar pro mesmo sub, com uma mesma compressão e eq. Tá ficando PHODA!!!

Você não acha legal disponibilizar essa sua pré mix pra server de base para o tito gravar?


EduJazz

Gostei bastante! Especialmente da guitarra com drive.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
makumbator

Você não acha legal disponibilizar essa sua pré mix pra server de base para o tito gravar?



Pois sim, se ela está mais equilibrada, é a melhor opção pra eu gravar a voz. Manda ai Mr. J!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Ainda falta acertar algumas partes da batera e alguns detalhes de sync - além da voz e do moog, claro...

Mas taí a pré-pré-pré-mix pro tito cantarolar a noite toda:

https://soundcloud.com/bandasemnome/premixlime

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


JJJ

Ficou mais legal, mas não te parece que a parte de guitarra limpa/violão tem um grave meio entubado sobrando? Não sei se é nos dois (violão e guitarra limpa, ou em apenas um deles).

Mas acho que dá pra ele cantar sobre essa mix.

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Ah, sim, ainda tem muito a acertar... mas já dá pro Tito incomodar os vizinhos a noite toda... uahuahuhauhauha

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Cara, excelente trabalho com a mix das guitarras. Muito bom mesmo!! Isso que o makumbator talvez esteja acontecendo, mas acho que dá pra acertar fácil (e suspeito que o criminoso seja o violão).


makumbator
JJJ
tito lemos

Vou contar uma história verídica pra vocês: hoje no almoço tomei algumas cervejas a mais do que devia, e, ao tirar a soneca pós prandial, sonhei que o Steve Howe tinha se juntado ao Rush numa festa prog pra gravar um solo de violão em Limelight, solo este que o Alex Lifeson completou na guitarra! Aí, como sou um cara que confia nos meus sonhos, tireia bagaça toda e gravei:

Solo Violão

Solo guitarra


Aqui tem uma outra pré mix (sem o talento do Jota, mas que serve pra terem uma ideia concreta).

Mix

Tudo o que eu gravei eu tenho condições de mandar a track mais crua possível pra quem for mixar: são duas tracks de violão (gravei com dois condensers) e umas 4 tracks diferentes de guitarra. Aqui estão só os buses.

Digam o que acharam do solo. Se não curtiram a ideia ou a execução, posso refazer ao longo da semana!

JJJ
Veterano
# jul/16 · Editado por: JJJ
· votar


EduJazz
e suspeito que o criminoso seja o violão
também acho...

Quanto ao solo de violão... curti não... hehehe

Na segunda metade, quando fica só na guitarra (dobrada), aí eu achei bem legal. Só que o solo é mais comprido que isso, ficou uma parte grande sem nada.

O problema é que a gente acabou fazendo super na cola da original. Qualquer coisa que destoe demais a essa altura do campeonato, vai ficar esquisito... mas... sei lá, vamos falando e vemos aonde vai dar...

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
JJJ
EduJazz

Gravarei amanhã.

Vou aqui ouvir essa prévia.

Abração!

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

Kkkkkkkkkkkk Steve Howe mandou dizer que não gosta de vc! Kkkkkkkk

Mas sério, tem que falar mesmo, pq a criação é coletiva! também não tenho Ctz se gostei, foi uma tentativa...

Só que, agora com seu comentário, me veio uma ideia: já é a quinta collab que participo com vc (Breathe, Stormbringer, Living loving maid, Brown Sugar e Limelight) e vc fez de tudo (guitarra base, baixo, batera, voz...), mas até agora não desceu a ripa na guitarra! Então proponho: faça o solo dessa! Tenho ctz que vai sair coisa fina! O que me diz?

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Acertei um monte de detalhes (inclusive batera e o grave do violão) e coloquei um protótipo de synth, que ainda vai sofrer mexidas, mas já mixei junto:

https://soundcloud.com/bandasemnome/premixlime

EduJazz

hummm... solo? Tá... vou ver aqui o que sai. Mas, como sempre, se alguém mais quiser, a porta está sempre aberta. O que ficar melhor, entra na mix, sem crise!

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ

https://soundcloud.com/bandasemnome/premixlime

Tá muito bom isso!

tito lemos
makumbator

Foi mal ainda não ter gravado. Fora a falta de tempo, há dois dias eu tive que formatar o PC onde eu gravo, e vou ter que reinstalar tudo: Addictive Drums, Reaper e plugins em geral...

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


EduJazz
JJJ
makumbator

Comecei a cantarolar aqui. Até gravei um take, mas não me dei por satisfeito. Leva um tempo até pegar a fluidez da coisa. Mas vai ficar bom!

led123_del321

Relaxa cara, vai se afinando por ai enquanto a gente tá imbuído na Limelight.

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Galera da Limelight:

fiz um solinho aqui e botei na pré-mix:

https://soundcloud.com/bandasemnome/premixlime

É super na cola (mas não idêntico) e ainda tenho que acertar alguns detalhezinhos. Se acharem que não está legal, nem acerto os detalhes... hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos