Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


EduJazz

Estamos montando a estrutura da música e talvez precisemos de uma força na batera e quem sabe algo de teclados, mas nada impede uma força nas guitarras, voz, mix!

Postei um rascunho tosco aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/312131/p40#9185282

makumbator
Moderador
# jul/16 · Editado por: makumbator
· votar


tito lemos

Lembra que a gente chegou a preparar a Subdivisions (Rush) mas não a terminamos?

Escrevi a bateria, sintetizadores e gravei o baixo. Você se recorda? Se alguém quiser (incluindo você) finalizar a música segue o link abaixo da minha base (faltam guitarras e voz, além de depois a mix e master):


Subdivisions (Rush) - 134 bpm (bateria, synth e baixo):

https://www.dropbox.com/s/6yqdh14d5yfm45h/Subdivisions%20%20-%20Bateri a%2C%20baixo%20%26%20synth.mp3?dl=0


Aqui a mesma base com metrônomo em toda ela:

https://www.dropbox.com/s/ntrbhwkxbidx682/Subdivisions%20%20-%20Bateri a%2C%20baixo%20%26%20synth%20e%20metr%C3%B4nomo.mp3?dl=0


Aqui a base em wave pra quem quiser trabalhar direto em qualidade máxima:

https://www.dropbox.com/s/bv4fbwydq9g1oyv/Subdivisions%20%20-%20Bateri a%2C%20baixo%20%26%20synth.wav?dl=0

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Vou guardar essa pra trabalhar nela também. Mas quando aparecer tempo, lá pra quarta creio eu, a primeira coisa que vou fazer é fechar a estrutura da "A Cura" pra a gente efetivamente começar a gravá-la.

led123_del321
Veterano
# jul/16 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

To aqui brincando de masterizar usando o teu "vocal tosto"...

https://dl.dropboxusercontent.com/u/60423019/Home%20Studio/Projetos/Ou tros/A%20Cura/%C3%81udio/A%20Cura%20-%20Collab%20FCC%20-%20Com%20Vocal %20Tosco%20-%20Master%20(2016.07.04).mp3

https://www.dropbox.com/s/6ahpfr42ghqspg0/A%20Cura%20-%20Collab%20FCC% 20-%20Com%20Vocal%20Tosco%20-%20Master%20%282016.07.04%29.mp3?dl=0

Vou guardar essa pra trabalhar nela também. Mas quando aparecer tempo, lá pra quarta creio eu, a primeira coisa que vou fazer é fechar a estrutura da "A Cura" pra a gente efetivamente começar a gravá-la.

No aguardo!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

Estou meio sem tempo aqui. Vai tocando, se der eu entro. Não só na sua (que seria a primeira autoral terminada aqui), mas também Subdivisions.

Mas ninguém precisa esperar por mim, não. Vão fazendo aí.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321

Diga ai, o vocal ficou tão ruim que precisou entupir de efeito! kkkkkkkkk

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

heheh Mas ficou bom, cara! Os efeitos foram pra voz ficar mais "dentro" do instrumental.

ps: Na parte "jaz o princípio e o fim", aos 01:45, você estendeu o "fiiiiim" e acabou ficando em uníssono com a segunda guitarra. Deu um efeito bem legal. E o mais legal é que não foi de propósito, porque no rascunho que você gravou não tem a segunda guitarra.

Agora deu vontade de gravar as duas versões: uma mais clean, e a outra mais próxima ou totalmente fiel ao meu arranjo.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321

Podemos fazer duas versões, mas eu não queria uma totalmente clean. Eu quero ver como fica esse contraste clean / heavy. Mas podemos fazer um totalmente fiel ao seu arranjo sim.

Acho que amanhã terei um tempinho pra brincar com ela de novo.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321
makumbator

Já montei a estrutura. Mais tarde mando pra vcs.

tito lemos
Veterano
# jul/16 · Editado por: tito lemos
· votar


https://www.dropbox.com/s/bnmq5kyvij9iyp8/A%20Cura%202FCC.mp3?dl=0

Ta aí o rascunho "completo". Não estou seguro quanto a essa colocação desse solo principal, bem como sua base. Me reportem caso achem alguma coisa estranha ou fora de lugar. Coloquei mais algumas coisinhas que vocês perceberão na audição, mas que não necessariamente ficarão.

Fiz a transição dos versos para o refrão com a guitarra drive entrando, mas é uma emenda e ficou esquisito. Quando for pra valer soará natural (eu espero rsrsrs).

Makumba, tá sem baixo ai, pronta pra você brincar!

O vocal é a mesma podreira do primeiro rascunho, está horrível mas serve de referência. Se vocês quiserem que eu retire alguma coisa pra ficar mais enxuto pra vocês trabalharem, é só dizer.

EDIT: Já ia esquecendo... 82 BPM.

Abração!

led123_del321
Veterano
# jul/16 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

Tá parecendo aquelas músicas do Slash com o Myles Kennedy. Gostei!

Minhas primeiras impressões e observações são as seguintes:

O solo principal, precedido pelo riff, do jeito que tá, tá bom. Mudaria, no entanto, a primeira nota do solo, só na segunda vez que ele aparece. Trocaria o Mi por um Fá, pois, do jeito que tá, além de soar fora do acorde, tira a coerência da música. Fica parecendo que começou outra música, entende?

Na parte do solo, acho que acrescentar ou mudar um acorde, poderia preparar melhor a entrada do solo. E, na saída do solo, a mesma coisa. Antes de entrar o solo, ao invés de manter a progressão "Bm / / / / D9 / / Bb9 / / " até o fim, alteraria para "Bm / / / / E / / / / / / / / ", na última repetição antes do solo, ou seja, seguraria um "Mi maior", durante oito tempos, na palavra "sal". No fim do solo, eu ainda não sei exatamente...

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


A forma diferente como você tocou os riffs também me deu uma ideia legal. Gravar dois takes, um meu e um seu, e colocá-los em stereo. Fica um efeito legal.

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


Dizendo, de novo, que foi só uma primeira impressão minha. Posso mudar de ideia ouvindo mais vezes.

led123_del321
Veterano
# jul/16 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

Queria as tracks das guitarras, separadamente, e a do vocal.


Edit:


Esquece o que eu falei da nota do tema... Foi viagem minha.

Agora, sobre a estrutura na parte em volta ao solo, ficaria assim:

Refrão

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (3x)
Bm / / / / E / / / / / / / / (1x)

Solo

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (3x)
Bm / / / / E / / / / (1x)

Refrão

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (4x)

Final ("Que a dor me traga a cura")

Am / / / / G / / Em / /

tito lemos
Veterano
# jul/16 · Editado por: tito lemos
· votar


led123_del321

Pera... Estás dizendo pra o refrão aparecer de novo depois do solo, ao invés de entrar a parte do "Que a dor me traga a cura"?

A track do vocal eu já disponibilizei, brother. É a mesma.

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


tito lemos
Makumba, tá sem baixo ai, pronta pra você brincar!

Muito legal! Vou gravar alguma coisa já nesse domingo.

led123_del321
Veterano
# jul/16 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos
Pera... Estás dizendo pra o refrão aparecer de novo depois do solo, ao invés de entrar a parte do "Que a dor me traga a cura"?

Pois é... Mas acho que só se dobrasse a duração do solo, e, depois, o refrão entrava com alguma variação, não só no vocal (principalmente), mas também no instrumental. É só uma ideia...

A track do vocal eu já disponibilizei, brother. É a mesma.

Ah bom... É que essa tá mais produzida.


Edit:

Sobre o solo... Poderia, não só dobrar a duração, como subir um tom na segunda metade. E depois voltaria pro refrão, no tom original.


Assim:


Refrão

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (3x)
Bm / / / / E / / / / / / / / (1x)

Solo

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (4x)
C#m / / / / E9 / / Cb9 / / (3x)
C#m / / / / E / / / / (1x)

Refrão

Bm / / / / D9 / / Bb9 / / (4x)

Final

Am / / / / G / / Em / /


Ou não... Pode ser que fique uma merda também! Tem que testar pra ver.

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

É... Acho que não ficou tão bom não. Experimentei aqui, e ficou enrolado demais.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


led123_del321

O que ficou enrolado? As mudanças de harmonia sugeridas ou a questão do refrão aparecer novamente após o solo?

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

O que ficou enrolado? As mudanças de harmonia sugeridas ou a questão do refrão aparecer novamente após o solo?

As duas coisas... Talvez com alguma outra alteração funcionasse. De qualquer modo, do jeito que tá, tá mais direto. Da minha parte, a estrutura fica sendo essa que você gravou mesmo.

tito lemos
Veterano
# jul/16 · Editado por: tito lemos
· votar


led123_del321

Eu ainda vou analisar novamente. Essa música tem várias "cascas de banana" por conta das modulações. A saída do refrão de volta para os versos é uma delas. Sai de um Bb9 pra um Am, e eu sempre cago essa parte no vocal. A nota de passagem tem que cair certinho, senão fica "out". Já o tema principal também, fica um pouco estranho nessa parte, eu ainda vou tentar alguma solução ali.

Só pra constar: A letra dessa música é minha, mas a música eu divido a autoria com um amigo meu, um grande guitarrista de metal extremo aqui onde moro. Ele é o pai dessas modulações malucas hehehe. Ele me mostrou a progressão Am - G - Em - Bm - D9 - Bb9 e em uma semana eu voltei pra ele com o resto da música e letra prontos. Nunca gravamos, já avisei a ele do nosso trampo aqui e ele está super curioso pelo resultado final.

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

Ele não quer gravar?

Enfim, e como é que ficam as guitarras? Quem grava o quê?

tito lemos
Veterano
# jul/16 · Editado por: tito lemos
· votar


led123_del321

Ele não tem como gravar, e atualmente moramos distante (mesmo estado, cidades diferentes).

Cara, tu falou de gravarmos as guitas base e colocá-las nos extremos do pan; pode ser interessante, mas se a gente tocar colado o máximo possível. Só assim o resultado fica bom, o som fica "grande" e pesado. Faz o seguinte: Você grava a base distorcida toda. Dai eu escuto aqui e tento gravar "colado". Se ficar bom, ótimo. Se não, um de nós faz o processo todo (gravando a base duas vezes e colocando uma no left e outra no right).

Já a parte clean, se você quiser tentar fazer a base funkeada como você falou certa vez, faça e nos mostre.

Pro solo principal, eu tenho uma ideia, mas falo com você e com o makumba em off, seria algo que se der certo será a cereja do bolo.

Recapitulando: pode fazer a guitarra clean e a drive, e eu pego o que você fizer e acrescento algo. Me concentrarei no vocal. O makumba já deve estar brincando com o baixo.

led123_del321
Veterano
# jul/16 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

gravarmos as guitas base e colocá-las nos extremos do pan

Nos extremos, literalmente, não fica tão bom. 50 ou 70% é o que eu uso.

Um exemplo do que eu tinha proposto:



https://www.youtube.com/watch?v=4RS3oL53om4

No Appetite for Destruction inteiro, você vê bem isso.

Tocar 100% em sincronia, cada detalhe, dá mais peso sim. Mas assim, como eu sugeri, fica menos enjoativo, porque tem mais coisa pra prestar atenção na hora de ouvir.


Já a parte clean, se você quiser tentar fazer a base funkeada como você falou certa vez, faça e nos mostre.

Pro solo principal, eu tenho uma ideia, mas falo com você e com o makumba em off, seria algo que se der certo será a cereja do bolo.

Recapitulando: pode fazer a guitarra clean e a drive, e eu pego o que você fizer e acrescento algo. Me concentrarei no vocal. O makumba já deve estar brincando com o baixo.


Beleza! Assim que puder, já vou gravando alguma coisa.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator
led123_del321

E ai garotos, como estamos?

led123_del321
Veterano
# jul/16
· votar


tito lemos

Já escolhi a guitarra que eu vou usar hahah

Tá brabo cara... Sem tempo nenhum!

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


tito lemos
E ai garotos, como estamos?

Terminei de gravar um baixo pra uma base do JJJ e nessa semana vou gravar a nossa.

tito lemos
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Queres uma base sem o vocal? Até pq acho que aquele vocal tá mais atrapalhando que ajudando... Rsrsrs

makumbator
Moderador
# jul/16
· votar


tito lemos

Se tiver é bom também, mas se não estiver com tempo de preparar o arquivo e upar eu me viro com aquela mesmo.

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


makumbator

Opa! Tava enrolado, mas já estou a postos! Posta um link pro baixo, que eu já posso arrumar melhor a bateria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos