Conte o que vc sabe para me ajudar a Reconstruir a história do Rock

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# ago/12 · Editado por: guizimm


vou fazer um vídeo sobre isso e estou pesquisando, vou falar pelas décadas, estilos que marcaram, principais artistas etc. também do brasil
Aqui tem gente que manja disso, então estou pedindo ajuda

vou por o que eu sei resumidamente

Anos 50:pegaram o blues e o aceleraram, fazendo um ritmo dançante que virou moda, aí surgiu o rock n roll, e teve aquele negócio do racismo que os brancos não podiam ouvir música de negros, então surgiram artistas brancos pra fazer rock, Elvis Presley estava no meio e foi o maior sucesso da decada, também vou falar do chuck berry e a musica de fundo nessa parte vai ser jhonny be goode e depois talves uma do elvis

Anos 60: beatles, dos rolling stones, mais para o final tem os hippies, eu acho(sobre esse movimento eu não entendo muito), e o jimi hendrix, the doors tambem vão ser citados, não sei é aqui que começa a invasão britânica.
No Brasil tem os mutantes, isso é tudo que eu sei

Anos 70: Começam a fazer musicas mais pesadas para o rock, e começa o heavy metal, com bandas como led zeppelin e black sabath.
Também tem o rock progressivo, com musicas com varias influencias e arranjos mais complexos(vide rush), e tambem o punk, que resgatou a simplicidade do rock e tal, Ramones.
Raul Seixas no Brasil.

Anos 80:Segunda geração do heavy metal, coisas mais pesadas ainda, isso é o que eu menos sei.Também temos o hard rock, músicas cheias de atitude, ACDC e GNR, entre outros.
O rock de Brasília, legião, paralamas, capital.

Anos 90:vem o grunge, para acabar com todos os exessos das décadas anteriores, com musicas sobre coisas mais profundas e tal, não sei definir direito, acho que todas as relevantes vem de seattle, como nirvana, pearl jam, soundgarden...
nessa década o rock começa a parar de fazer sucesso e começa a virar merda.

O que eu tenho é mais ou menos isso, a ideia é fazer um guia do rock para leigos, e mostrar um pouco como o estilo foi influenciado e influenciou a sociedade, também no Brasil.
Eu vou pesquisar mais também, mas com o que o pessoal sabe eu posso me nortear melhor.

Agora podem me corrijir, complementar, esbanjar conhecimento ou dar os parabéns, ou ignorar mesmo

Annoying_Guitar
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm

Nos anos 90, voce também pode colocar bandas como Alice in Chains, Stone Temple Pilots, Mudhoney (a mais grunge de todas). Fugindo um pouco do grunge tem o Rock alternativo do Radiohead, Sonic Youth e por ae vai.

espero ter ajudado

vlw!!

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


Annoying_Guitar
legal, não tinha pensado no rock alternativom vou pesquisar sobre

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


Quem quiser passar o link de algum site que tenha informação ou alguma coisa assim tambem ia ajudar bastante

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm
AC/DC é dos anos 70. Explodiu nos anos 80, com o Black in Black, mas é dos anos 70.

Ir0N_M4N
Veterano
# ago/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Isso ajuda?
É uma matéria do Whiplash bem antiguinha e eu postei aqui há uns 2 anos lol.
Dá uma olhada ... é bem comprido o texto mas eu recomendo, pois é a história da música q tanto gostamos.
Blues, Rock e o Diabo

Jeps
Veterano
# ago/12
· votar


com bandas como led zeppelin

Zeppelin não é metal.

Também tem o rock progressivo, com musicas com varias influencias e arranjos mais complexos

O rock progressivo teve seu inicio nos anos 60.

e tambem o punk, que resgatou a simplicidade do rock e tal, Ramones

Pra mim, deveria ficar assim: "e também o punk, que destruiu o rock".

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé
hmm, o kiss tbm né
acho que o hard rock começou nos anos setenta então

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


acho que eu vou botar mais ou menos na ordem cronologica e não vou ficar citando as décadas

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


nossa, eu tinha feito no forum de guitarra né, foi mal ae

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm

O que eu tenho é mais ou menos isso, a ideia é fazer um guia do rock para leigos



Pelo visto, vc é um leigo no assunto.
Não é mais facil vc arrumar um guia para leigos e ler do que fazer um guia para leigos?

guizimm
Veterano
# ago/12 · Editado por: guizimm
· votar


Jeps
Zeppelin não é metal
mas fazia um som pesado pra época, foi denominado metal, mas comparado com o que tem agora nem é pesado
O rock progressivo teve seu inicio nos anos 60
vou pesquisar mais sobre isso
edit. eu dei uma olhada rapida, e to vendo que foi mais pro final dos 60 e no 70 fez sucesso com Pink Floyd,Yes,Rush e outros, todos dos anos 70, vou arrumar isso
-Dan
Pelo visto, vc é um leigo no assunto
por isso eu pedi ajuda e estou pesquisando
edit de novo. ve o que vc acha do texto que eu postei ali em baixo, acho que serve como um guia pra leigos

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


assista cadilac records , ai vc vai entender sobre o rock antes de berry

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
boa ideia

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm
ouça dazed and confused do yardbirds e vai ver q o progressivo começa em 60 por mais o boom seja 70

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


http://clubrock.com.br/news/historiadorock.htm
http://www.youtube.com/watch?v=GXI5fBgkR6I

peguei esse texto como referência esses vídeos(eu postei o primeiro mas tem as outras partes) pra ter uma ideia do que fazer, o que vcs acharam?

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
não é do led zeppelin?
to ligado que o yarbirds virou(mais ou menos) o new yardbirds que virou o led, mas eu ouvi a versão com o led mesmo
como é resumido eu vou falar quando der o boom mesmo, o vídeo só pode ter dez minutos

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm
na verdade é do jimi page , e ele ja tocava a musica com yardbirds , no final do yardbirds antes do led zeppelin , com arco de violino e tudo.... ,falous , depois eu te ajudo com outros detalhes q eu for lembrando.

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


Sobre os anos oitenta alguem ae sabe algumas coisa?
pode explicar resumidamente, eu sei que teve o hard rock e o resto do heavy metal, mas não sei as principais bandas e nem datar direito

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


up

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


guizimm

Adoraria ajudar, mas se eu for fazer um "resumão básico" vou gastar umas 5 páginas deste post...

Há muito o que falar e conhecer, procure na internet, leia tudo que achar e principalmente não tenha pressa em fazer porque, com pressa, você vai fazer mal feito.

Você já demonstrou alguns "desconhecimentos" neste pouco que escreveu, precisa conhecer bem mais do assunto que pretende falar.

A intenção é legal, mas requer conhecimento mais aprofundado.

Boa sorte!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm

No blog do Nichendrix eu fiz uma série de posts a respeito do berço do Blues, que foi de onde veio o rock. Lá você vai encontrar sobre Elvis e sobre o primeiro rock gravado (ao menos um dos que levam esse título, o mais provável), no Sun Studios de Memphis. Vai lá.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


guizimm

O Lelo Mig disse e assino embaixo...leia mais kra, a proposta é boa e nessa viagem vc vai descobrir mta, mas mta coisa legal. Digo isso por mim mesmo, a tempos ouvindo e procurando novas coisas e constantemente encontro pérolas que estão por aí, "perdidas".

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


guizimm
uma dica pra anos 60 ,um macete na verdade pra entender , é procurar a historia do eric clapton durante aquela epoca . pq cruza com yardbirds , cream ,beatles, jimi hendrix , e mais uma porrada de coisas ...

outra é aquele filme it migh get loud , tb é muito legal pra ver 3 gerações diferentes de guitarristas as coisas diferentes as coisas em comuns , a começar mesmo pelo set up , olha la o page com um simples overdrive e amp valvulado , o the egde naquele mini estudio dele com centeenas de pedais fazendo maravilhas , enquanto o guitarrista mais moderno o jack white , procura algo bem diferentão , uma semi acustica modificada pra tocar com distorção bem suja ...entre outras coisas

mas o como o lelo mig falou , é melhor vc se aprofundar mais , esse assunto é extremamente complexo... na verdade , por tras de cada banda (e isso falando só das que mais marcaram) tem uma historia imensa por tras , tem a questão dos momentos que o mundo tava vivendo em cada uma dessas decadas , o fim da segunda guerra e o baby boom dos anos 50 ,a geração filha do pós guerra nos anos 60 , a primeira guerra televiosionada no mundo nos anos 70 , o marco da vitoria hegemonica dos eua nos anos 80 ..., a nova ordem mundial dos anos 90 , tudo isso influenciou DIRETAMENTE a cultura musical das epocas ... enfim cara é BEM COMPLEXO.

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


rhoadsvsvai
mas eu vou falar bem resumidamente
eu to ligado na historia do clapton
o que eu quero é fazer um resumo das bandas que marcaram época, é só um trabalho de escola mesmo
se eu for falar da situaçao mundial acho que ia ficar muito grande, até a gora o que eu vi na internet nao falou disso
Lelo Mig
valeu, eu achei um texto que na minha opiniao é bem bacana, eu postei ali em cima, eu to lendo bastante, e eu me baseei nos v[ideos que eu postei ali em cima tbm, é bem resumido, eu só quero que o vídeo de uma noçao

Slowburn
Veterano
# ago/12 · Editado por: Slowburn
· votar


guizimm

Anos 90 teve, fora o movimento Grunge, a ascensão do que alguns chamam de Punk 94, representado por bandas como Green Day, Offspring, Pennywise, NoFX, bandas do estilo que apareceram na primeira metade dos anos 90.
Não sei se você vai falar de 00, mas se for, tem o Nu Metal e os estilos derivados também.Fora as coisas mais alternativas que apareceram na época também.

marcuslk
Veterano
# ago/12
· votar


...nessa década o rock começa a parar de fazer sucesso e começa a virar merda.
nd a ver em x.x

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


...nessa década o rock começa a parar de fazer sucesso e começa a virar merda.
nd a ver em x.x



é verdade cara , não bem assim , seria mais correto dizer que a cena mainstream começa a virar porcaria , mas no rock ainda tem coisas fodasticas , esses tempos recentes basta citar , o novo cd do santana , o novo cd do roonie wood , chicken foot ,woman whiskey ... só banda foda, só musica foda.

Rmavs
Veterano
# ago/12
· votar


Cara, o AC/DC começou nos anos 70 com Bon Scott. ai em 1980 quando ele morreu , entrou o Brian, e ai foi sucesso absoluto..
http://www.youtube.com/watch?v=syT3g3eiHdE&feature=plcp
esse documentário ai é muito bacana, se animar ver é 1 hra e vai te ajudar bastante a fazer o vídeo , pq não fala somento do ac/dc .. fala de todo o começo do hard rock e do punk rock


ermac.rodrigues93
Veterano
# ago/12 · Editado por: ermac.rodrigues93
· votar


oi guizimm

Gostei desse site, mostra a ligação dos generos, da pra escutar e tudo...
achei interessante, da uma olhada talvez te ajude a conhecer mais alguns generos. =)

mapofmetal.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conte o que vc sabe para me ajudar a Reconstruir a história do Rock