Tópico Geral para Músicos Cristãos e afins! (Conte a sua história)

Autor Mensagem
erick_guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: erick_guitar


E ae galera beleza?

Hoje eu lendo alguns tópicos do FCC e me surprendi que alguns tópicos sobre tocar em igrejas, equipamentos e tudo mais relacionado a isso, está sendo muito discutido pelo pessoal e vi que também tem bastante músicos cristãos no fórum...

Bom a idéia que tive a respeito desse tópico, é de se ter um tópico geral para abordamos tudo o que se passa na vida de um músico Cristão. Poderiamos falar de certas experiências que cada um teve dentro de um ministério ou de uma banda de uma determinada igreja, assuntos como; Coisas engraçadas que acontecem, videos de músicos evangélicos e músicas...

Enfim um tópico para músicos cristãos, podemos discutir varios assuntos dentro desse tema!

Bom espero que gostem, eu pesquisei pelo fórum e não tinha visto nenhum parecido com esse!

Aos que não são evangélicos e quiserem também colocar as suas idéias também será bem vindo, mas peço que por gentileza não venham discutir religião e etc...

Um abraço a todos!

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Bom para dar um inicial, gostaria de saber como é o ministério em que você toca ? Os equipamentos são legais ? Retorno de ouvido, cubos e instrumentos bons, a igreja a qual você congrega investe bastante no ministério de Louvor ?

Vocês acham que hoje em dia músicos bons evangelicos procuram igrejas onde se tem bons músicos e bons equipamentos...?

Comentem ai galera!
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


erick_guitar
Não sou cristão ou evangélico, mas lá em Jacarepaguá tem (ou tinha) uma igreja próximo à minha casa em que o pastor abria as portas uma vez por outra (acho que quinzenalmente) para que músicos (de qualquer religião ou denominação, ou ateus), profissionais ou não, fossem tocar, desde que música instrumental, e o ingresso (também para qualquer um) eram gêneros alimentícios que seria doados à instituição que a igreja ajudava. Antes e depois das apresentações ele fazia uma oração e quem quisesse participar, participava (todos os que não eram evangélicos respeitavam profundamente).
Achei essa atitude muito importante e louvável, demonstrando um alto grau de amor à música e ao próximo. Muito bacana mesmo.
O equipamento era o da igreja, que era muito bom.
Abç

erick_guitar
Veterano
# mar/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Poxa história massa mesmo em cara! Mas cheguei a imaginar que talvez esse Pastor seja músico! hehehe ;x

Porque tem muito pastor que é músico e gosta dessas coisas. Mas mesmo ele não sendo muito legal a atitude dele mesmo.

Abraço

Endurance
Veterano
# mar/10
· votar


Não sou evangélico, mas sou católico. Toco a uns 4 anos em missas, retiros, grupos de oração, grupos de adolecentes, jovens e etc...
Eu acho MUITO válida essa experiência, porque eu aprendi lá dentro que a música não se baseia só na técnica, mas no sentimento que ela passa...um fato que me marcou bastante foi de uma música bastante simples que a gente tocou, e que o solo dera era igualmente simples a música, e vieram me elogiar depois falando que eu tocava muito bem e que aquele solinho tinha encaixado certinho na música e isso foi justamente na época que eu só treinava técnica, a clássica fritação xD
Enfim, pra mim parece que foram 10 anos já, pela quantidade de coisas que a gente vive, passa, sente, chora também...é extremamente recompensador olhar pro povo sendo verdadeiramente tocado por Deus e saber que você é instrumento dessa graça...faz tudo valer a pena ^^

Endurance
Veterano
# mar/10
· votar


Um vídeo do ministério que eu tocava...agora estou em outro

http://www.youtube.com/watch?v=a6jpz8hHCdE

Sou o guitarrista xD

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Endurance

Legal cara, é bacana mesmo!

O que eu mais gosto e que me faz continuar em um ministério é poder usar um dom que ele me presentiou na sua obra! Isso é muito gratificante. Por isso ele merece todo o nosso melhor!

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Tenho uma curiosidade!

Com vocês acontecem também de vocÊ não estár tocando alto e mandarem abaixar a sua guitarra ?

Assim eu sinceramente não gosto de tocar alto, ainda mais quando se trata de estár tocando dentro de uma igreja. Mas ontem mesmo me falaram varias vezes para abaixar o volume e sinceramente na minha opinião não estava alto, eu sempre reparo quando está alto e sempre com o bom senso abaixo se for preciso! MAs eu também sou da seguinte opinião de que uma banda depende muito do baterista para que o volume não fique alto, porque posso abaixar o volume mas se o baterista solta a mão ai ja consequentemente vou ter que aumentar a guitarra.

Eu apenas gosto de ouvir a minha guitarra só isso, mas também não gosto que esteja TÃO baixo.

Acontece isso com vocês também? se você não é guitarrista acontece com vocÊ também ?

Abraço

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar

Sim, isso acontece comigo também.. rs
e assim como você sempre tiro o volume da guitarra pela bateria..

Toco metalcore/cristão.. e por caracteristica a bateria tem mó pegada.. sendo assim minha guitarra não fica tao baixa.. hehe

-Dan
Veterano
# mar/10
· votar


Já toquei As I Lay Dying.

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


xBrutalMoshKiDx


Imagino cara! O baterista da minha igreja é o mesmo da minha banda. Ele toca BEM alto!

:~

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Up!

bahhhh
Veterano
# mar/10
· votar


Se tu tocar microfonado e o mic estiver em uma mesa, quem controla a mesa q vê o volume, para mim o retorno estando bom, já está ótimo.

[] ´s

Juh_Cruz
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
Bom para dar um inicial, gostaria de saber como é o ministério em que você toca ? Os equipamentos são legais ? Retorno de ouvido, cubos e instrumentos bons, a igreja a qual você congrega investe bastante no ministério de Louvor ?

Os equipamentos não são legais, os únicos instrumentos que tem lá e que são da igreja é uma bateria, e um baixo velho, o teclado é da minha irmã, a guitarra é minha, e o violão é do meu cunhado.
E na minha igreja praticamente não investe no ministério de Louvor, pq falta isso R$ ...

Acontece isso com vocês também?
Sim... E da muita raiva, rs :)
Nesse domingo mesmo, na última música eu não ouvi nem um pouquinho o som da guitarra, só ouvia o teclado, acho q ele baixou o volume da minha guitarra 8-)
Daí eu até falei com o meu cunhado, ele que fica mexendo no som, mas daí ele falou q é assim msmo, e blábláblá... =/


Ps: Enfim, pela quantidade de coisas que a gente vive, passa, sente, chora também...é extremamente recompensador olhar pro povo sendo verdadeiramente tocado por Deus e saber que você é instrumento dessa graça...faz tudo valer a pena ^^ [2] :)

erick_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


Juh_Cruz
Os equipamentos não são legais, os únicos instrumentos que tem lá e que são da igreja é uma bateria, e um baixo velho, o teclado é da minha irmã, a guitarra é minha, e o violão é do meu cunhado.
E na minha igreja praticamente não investe no ministério de Louvor, pq falta isso R$ ...


Oi juh, hoje em dia vejo que muitas igrejas não investem muitos nos instrumentos apenas, porque muitos músicos tem o seu próprio equipamento e muita das vezes prefere tocar com o seu, a não ser que a igreja tenha guitarras como gibson, fender que é muito raro! heauehauehua ;x Mas acho que quando a igreja tem dinheiro para investir elas investem mais nos equipamentos em gereal, como mesa de som, potência, P.A, retornos, microfones e etc... Acho isso legal, mas como você disse no seu caso a igreja que você congrega não tem grana para investir isso é complicado e chega desanimar as vezes, mas concerteza no tempo certo Deus vai abençoar a igreja... Uma idéia que adotaram na minha igreja e que acho bacana é de fazerem um orçamento das coisas que precisam e os músicos mesmo fazerem uma ''vaquinha'' para comprar (isso no caso da igreja tiver precisando e não ter verba) acho legal os músicos ajudarem com uma certa quantia todo mês, vão estár abençoando a igreja e também concerteza vão ser abençodos por isso!

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Juh_Cruz

Quando abaixarem seu volume, para de tocar e manda aumentarem de novo... você não tem que ficar fazendo papel de besta.

erick_guitar

O problema de tocar nas igrejas é muito sonoplasta "dono da verdade" que quer inclusive dar palpite da regulagem dos meus pedais. Isso é um saco.

Quanto a gente mandando abaixar o volume. Na maioria dos casos são pessoas que na verdade estão achando tudo muito bom, mas têm que falar algo pra aparecer. Você mete a mão no pot de volume, pode ser da guitarra mesmo e o cara já fala que tá bom. Já vi isso demais.

-GUS-
Veterano
# abr/10
· votar


puts, essa história do volume é dose, mesmo.
Sou "sonoplasta" da minha igreja e também toco guitarra, ms não toco lá por falta de espaço pra novos músicos. E o guitarrista atual abusa do volume realmente. Beira o insuportável, pois muitas vezes encobre o vocal. E não tem adiantado pedir. A medida tomada agora foi levantar o amp em um suporte para ficar exatamente no ouvido dele, pois dizem que ele não escuta muito bem. Tem resolvido por enquanto.

erick_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


Uma coisa que eu aprendi com um professor de música é que uma pessoa que não é músico nunca vai entender a linguagem de um músico! Claro que músico também tem que ter o bom senso de saber quando está alto e abaixar o volume. Mas vejo muitas vezes pessoas que estão em um ministério e não entendem muita coisa e querem dar uma de ''sabidão''. Muitas vezes por um guitarrista ligar uma distorção ja é motivo de preconceito, acham que ja queremos fazer rock ou algo do tipo, muitas vezes o volume ta baixo mas só de ligar uma distorção ja acham estranho e de alguma forma pensam que aumentamos o volume, isso é um exemplo que acontece muitas vezes, mas eles não entendem que em determinadas músicas precisa de distorção, ou seja não conhecem as necessidades do músico e muitas vezes acabam julgando! MAs também existe muitos músicos que realmente abusam do volume e tudo mais, por isso que para se tocar em igrejas os músicos deve ter um certo nivel musical.

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


erick_guitar
Participei muitos anos de uma equipe de músicos em uma igreja católica (hoje participo bem menos, por motivos diversos) e, além do enorme aprendizado (praticamente "aprendi" a tocar violão e baixo por lá, embora eu não esteja nem perto de ser bom), sempre gostei do ambiente, ainda mais que tocava com amigos. Não me arrependo em nada quanto a isso.

Uma das maiores dificuldades é que, no caso da Igreja Católica, a música só mais recentemente está evoluindo no sentido de diversidade (de estilos e de instrumentos), coisa que outras denominações já fazem há bem mais tempo. Além disso, não se pode sair tocando na missa qualquer coisa que tenha um "Aleluia!" ou "Amém". As músicas que podem ser tocadas são previamente "aprovadas" por padres e bispos.

Quanto a volume e instrumentos, bom senso é essencial em qualquer situação. Mas, no caso das igrejas, a situação é mais complicada, pois o pessoal não está lá só pra te ouvir, e tem gente de diversas origens, idades e pensamentos. Alguns sentem a beleza de um solo de guitarra, outros olham pra você com aquela expressão de "por que esse guri fica fazendo esse som agudo na viola?". É uma situação em que agradar a todos é quase impossível.

Volume talvez seja o problema mais chato (ok, problemas no equipamento, principalmente cabos, são piores), pois nunca está bom. Mas, nesses anos todos, em que eu ficava a cargo de regular a mesa (sonoplasta, usando o termo chique do -GUS- hehehe), aprendi que não adianta comprar briga. Se umas três pessoas diferentes te dizem que está alto, vai lá e abaixa. Conforme a missa/culto/etc for prosseguindo, você vai aumentando (lembre-se de ter bom senso), até ficar num volume que você sabe estar agradável.

E outra coisa interessante é, antes de começar o culto, caminhar pelo templo enquanto os músicos passam algumas músicas, para ver como o som está em diversos lugares, e não se basear só pelo retorno que "está na sua orelha". E ter pulso firme quanto a volume. Se tem que abaixar o volume a guitarra, abaixa. Se o guitarrista não gosta, explique a ele porque. Ele ou entende ou cai fora. Simples assim. Quando os músicos se conhecem, problemas como esse podem se resolver "de boa".

Mauricio Luiz Bertola
Achei essa atitude muito importante e louvável, demonstrando um alto grau de amor à música e ao próximo. Muito bacana mesmo.
Realmente muito legal. Tipo de coisa que falta à muitas igrejas, incluindo (sou obrigado a dizer) a IC.

Abraços.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll

Quando o sonoplasta sabe o que tá fazendo nenhum músico reclama. Só que nas igrejas a maioria dos sonoplastas nunca estudaram nada, aprenderam na prática como operar a mesa e vão mexer. Assim como os músicos precisam estudar, o sonoplasta também. Não dá pra simplesmente aceitar um cara que não entende nada do que tá fazendo cortar o seu volume e te deixar igual um palhaço fazendo mimica.
Mas apesar de pensar assim, se tiver som no retorno, eu toco.

Juh_Cruz
Veterano
# abr/10
· votar


erick_guitar
É neh... Amém
Espero que isso mude algum dia... Pq é muito desanimador =/

Boa a sua idéia! ^^
A gente já fez isso uma vez pra comprar novos microfones... Legal!

Pompermayer
É verdade, vc ta certo.
Mas eu fiquei olhando pro meu cunhado, fazendo sinal e ele nem tchum...
Parentes, tsc tsc

Pompermayer
Veterano
# abr/10 · Editado por: Pompermayer
· votar


Juh_Cruz

É bravo o negócio... engraçado que quando se faz um show pra pessoas o som funciona que é uma beleza, pra Deus fica qualquer coisa...

Vou dar até um edit aqui... um show pras pessoas não... um show pro dinheiro. É isso que conta hoje em dia.

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


Pompermayer
Entendo seu ponto de vista. Realmente, seria o ideal que o "sonoplasta" tivesse estudo e uma boa bagagem de conhecimento. Mas nem sempre isso é possível. Eu, por exemplo, me enquadro perfeitamente nessa situação que você colocou: aprendi tudo o que sei (e é muito pouco) "mexendo e fuçando", sem estudo formal (algumas leituras, no máximo). Longe de mim dizer que entendo de som, mas o resultado até agora tem sido bom. E isso, feliz ou infelizmente, é o que é preciso, no caso da comunidade em que participo.

É o mesmo que pedir que todos os que tocam qualquer instrumento tivessem feito um ano de aula antes de sequer pensar em tocar na igreja. Seria bonito, mas afastaria as pessoas interessadas. Isso é mais crítico ainda no caso da IC, em que raramente se vê caras novas nos grupos de música. Ultimamente, tem sido difícil conseguir pessoas para tocar um violão (mesmo que mal), e há dias em que não tem ninguém e as músicas tem sido puxadas "no gogó". Ou seja, não dá pra se exigir muito: a exigência tem que ser contrabalanceada com os recursos que se tem. O que não quer dizer, é claro, que qualquer um pode meter a mão no knob de volume só porque acha que o volume tá alto (ou baixo, já vi acontecer).

Só pra ilustrar: toquei uns três anos por lá sem retorno algum (só me ouvia nas caixas lá no fundo), e me acostumei assim, tanto que nem faço questão de que ele esteja ligado. Já outras pessoas (tecladistas e guitarristas principalmente, e músicos de outras comunidades) não conseguem tocar sem o "bendito" retorno, e não entendem como eu posso viver sem isso. Ou seja, a questão é pessoal nesse caso.

Abraços.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll

Você entendeu mal o que eu disse como estudo. Estudar o instrumento ou o aparelho (no caso do sonoplasta) não é fazer aula, mas se dedicar a aprender as coisas que são necessárias pra se executar bem a função.
Não é preciso que o guitarrista faça aula de guitarra se ele se dedicar a estudar e apender, ler treinar. O mesmo serve pro sonoplasta. Mas o que a gente vê é um cara que chega faltando 5 min antes do culto/missa, taca os cabos na mesa, bota tudo em flat e fica abaixando o volume alheio.

Talvez você toque sem retorno porque toca em um lugar pequeno. É impossível tocar sem retorno em lugar de médio/alto porte. Simplemente não dá pra se ouvir, não rola ouvir dos monitores.

erick_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll
Pompermayer

Concordo com vocês, mas não sei porque, mas parece que sempre é o guitarrista o problema. Eu ainda como sempre sou da seguinte opinião de que uma banda tem o controle do seu volume pelo baterista, se o baterista gosta de tocar alto consequentemente todos vão querer dar uma aumentada, nenhum músico gosta de tocar sem se ouvir, e também mesmo que ouça o instrumento também tem que aparecer porque se não acaba se tornando mimica como citaram. Eu vejo assim, um músico cristão deve primeiramente antes de se preocupar com instrumentos, equipamentos, volume, se preocupar em adorar a Deus, fazer o seu melhor e agradar a Deus, o músico cristão que toca em um ministério de louvor é antes de mais nada um instrumento usado para a obra na casa Deus. Mas para fazer o melhor também precisa estár tudo certo com a equipe de louvor, não da para tocar contrariado ou chateado por causa do sonoplosta que pedi para abaixar o volume toda hora sendo que o mesmo não está alto. TAmbém não da para tocar com o volume mais alto que os demais. Tudo deve ter ordem e tudo tem que ser para Deus portanto tem que ser feito da melhor forma possivel.

Por isso também acho que é dever do músico cristão estudar para não acontecer essas coisas, por mais que seja um trabalho voluntario.

Abraços

TerraSkilll
Veterano
# abr/10
· votar


Pompermayer
Talvez eu tenha entendido mal mesmo. Concordo que a pessoa tem que ter noção do que está fazendo, e saber ao menos quando "tirar o grave ou colocar um agudo" e se o volume está bom, principalmente quando ela conhece o ambiente. E vejo realmente muita gente só ligar os cabos e "já era", já que nem sempre é possível ter alguém com experiência cuidando do som. Infelizmente, é uma situação com a qual temos de lidar. O bom é conversar com quem quer que seja e chegar a um acordo, já que o importante é o culto, certo?

Quanto a retorno, eu posso realmente ter acostumado porque o local é pequeno (uns 120m quadrados, chutando). Mas, nos casos em que toquei em lugares maiores (como a matriz, igualmente sem retorno em muitas situações), não me senti tão perdido quanto outras pessoas que estavam mais acostumadas com o retorno. É, como disse, uma questão de costume. Eu não sinto necessidade me ouvir "perfeita e nitidamente" para perceber como estou tocando (bem ou mal), é só isso. Até o atraso de som (mesa+caixas+distância) eu suporto razoavelmente bem. Não estou, é claro, tirando a importância do retorno, que é sempre bem vindo.

Facchini
Veterano
# abr/10 · Editado por: Facchini
· votar


Tópico legal!
Depois quando eu tiver mais tempo leio com mais afinco.

Mas enfim, deixo uma recomendação de livro que tem mudado meu ser como músico/artista cristão.
Chama-se "O coração do artista" de Rory Noland - Ministro de música da Willow Creek.
Genial.
:]
Abraços!

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


TerraSkilll

Pra mim sem retorno não rola de forma alguma. Minha forma de tocar é fazendo harmonizações de acordes, alguns improvisos em tempos longos. Então sem ouvir o que eu to fazendo é impossível.

Gambá do Rock
Veterano
# abr/10
· votar


Vou contar minha História:

Eu era um bebado,
e vivia drogado,
hj estou curado,
encontrei Jesus, encontrei Jesus, encontrei Jesus!
Na casa do senhor não existe Satanás,
Xô Satanás, Xô Satanás!

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Gambá do Rock

Parabéns, você é o cara. Posso andar contigo no recreio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico Geral para Músicos Cristãos e afins! (Conte a sua história)