A Tone Quest's Journey - Um blog sobre a busca pelo timbre perfeito.

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix


Toda grande jornada começa com um único passo...

Começar citando Confúcio é complicado, mas creio que esse título expresse bem o propósito deste blog, afinal ao começar a tocar um instrumento damos o primeiro passo de uma jornada interminável em busca do timbre perfeito.

Esta jornada certamente tem um começo, mas raramente tem um fim, estamos sempre procurando novas formas de melhorar o som que sai de nossos instrumentos, sejam eles quais forem, caros, baratos, bons, ruins, novos, velhos, sofisticados, simples, analógicos, digitais, valvulados, solid state, whatever... estamos sempre atrás daquele sweet spot, daquele novo ajuste, daquele novo gear que vai dar aquele som que tanto procuramos.

Resolvi criar esse blog durante as minhas inúmeras conversas com vários amigos, reais e virtuais, de todos os cantos do Brasil e do até de alguns outros países, pois na busca pelo timbre perfeito, nunca estamos sozinhos, somos sempre acompanhado por uma legião de seres que como nós, tem a inquietação de trazer ao mundo algo que só existe no âmago do seu ser, algo que mesmo estando tão longe, está perto o suficiente para ser aquilo que nos define enquanto músicos.

No blog eu e alguns amigos (inclusive alguns do fórum) compartilhamos com vocês um pouco de nossas jornadas, desde comentários sobre os discos que nos influenciaram muito, passando pelas nossas experiências com centenas de instrumentos de todos os tipos que ao longo da vida tivemos a felicidade de tocar, e até de que sentimentos e sensações nos causam causam este instrumento tão simbólico.

Espero que vocês possam apreciar este passeio tanto quanto nós temos apreciado.

http://atonequestsjourney.wordpress.com/

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Mais um post no ar: http://atonequestsjourney.wordpress.com/

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Puxa, tenho a impressão que conheço a foto ali... Legal!
E não é que o negão apareceu? Essa é para saborear mesmo. Acabou cedo este post, hein? 6:07...

Minha viagem pelo Mississipi já está sendo retomada, a Blues Highway espera por nós.

Abç

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI

É tive uma noite bem estranha, dormi muito tarde e acordei muito cedo... hehehehhehehe

Já já eu posto um que acho que ninguém imaginaria que estaria nessa lista, terminei quase que junto com o do Electric Ladyland, mas ainda não reli pra ver se está coerente.

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI

Nem tinha visto que tinha tirado da mudança aleatória de imagem no cabeçalho da pagina, agora tu vai reconhecer muito mais coisas... hehehehe

E vamos lá, já to com a mala na mão.

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Mais um post no ar: http://atonequestsjourney.wordpress.com/

ogner
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Opa, boa ideia criar o post pra updates e comentários pertinentes, ou não!!

Heheh

o/

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Pavement... Olha, a mim me surpreendeu, não esperava. É uma doideira o som dos caras, o guitarrista tem que ser muito bom para usar essas maluquices e soar bem. Se encaixar um whammy no meio disso aí eu não entendo mais nada...

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI

Cara, e olha que o Terror Twilight é o mais comportado dos discos deles, é daquelas bandas que não tem como você encaixar num estilo e nem eles fizeram algo que desse pra dizer que era uma coisa do outro mundo, a música deles, as afinações que eles usam, os efeitos são tão doidos que talvez daqui uns 15 anos a gente consiga olhar pra trás e realmente ver sentido (ao menos pra mim já fez diferença ter passado 12 anos, pra mim tem feito mais sentido hoje que em 1999), só que justamente por não se encaixar em nenhum lugar específico, eles também foram uma fonte que muita gente bebeu, alguns admitem isso, outro vão morrer negado.

Sei que pra esse disco é sempre uma aula de como usar efeitos de forma realmente inteligente e musical, mas sem ao mesmo tempo depender deles, já a maioria das vezes os shows deles não tem tantos efeitos quanto os albuns. E não nego, eu sou doido pra descobrir como eles fazem pra casar um ring modulator com um delay e um tremolo em algumas músicas, porque eu mesmo nunca consegui fazer ele e um delay funcionarem juntos, quem dirá com um tremolo no meio pra atravancar o meio de campo.

ogner

Vamos ver se dá uma movimentada aqui, eu tenho recebido mais comentários dos posts por MSN do que por aqui ou pelo blog. Nas até já surgiu uns pedidos de posts, um desses pedidos até já comecei a escrever, porque achei bem interessante.

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Mais um post do MMI saindo do forno, dessa vez direto de Memphis.

http://atonequestsjourney.wordpress.com/2011/07/07/the-road-to-memphis /

Curly
Veterano
# jul/11
· votar


só agora li com calma. muito f*(&¨ ! parabéns ao nic e MMI, precisamos divulgar a parada !

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


Curly

Vindo de você um elogio, me orgulha muito. Me perguntava se escrever tanto assim acrescentaria algo para você ou ao nic.

Valeu

engtmir
Veterano
# jul/11
· votar


MMI
Rapaz, li seu texto sobre sua jornada blues... POUTZ... babei meu teclado todo... que inveja cara hauiehaiuhiueh

Fico feliz cara que tenha feito essa incrivel viagem... e um dia eu ei de estar em Beale Street! E gravarei meu cd na Sun Studio hauiehaiuhe

Grande Abraço!

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Curly
engtmir

Opa, muito obrigado. Esses dias eu venho escrevendo algumas coisas, mas o tempo anda meio apertado esses dias.

Curly

Tu sumiu, outro dia vi uns jazz legais lá na praça do papa, temos que ver o que tem rolando por aí. Essa semana chega minha Lap Steel, então vou ter entretenimento por uns tempos, tentando aprender a usar o negócio.

engtmir
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
O texto era seu :p hauiehiauhieuh Creditei meus elogios a pessoa errada então... Hehe fico fascinado com esses textos, pois sou amante de blues e fusion, e aqui em Brasília, onde moro atualmente, só encontrei guitarrista com chapeu de cowboy, e agora que estou descobrindo alguns bons guitarristas de rock hehehe

Ainda faço minha "turnê" passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Mingas Gerais e Rio Grande do Sul pára fazer umas jams com o pessoal aqui do forum!

Grande Abraço!

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


engtmir

O passeio pelo Mississipi, Memphis etc. sou eu que estou escrevendo. Mas o blog é do nichendrix, assim como os textos sobre os álbuns. Eu sou só um convidado do blog dele dando uns pitacos... Hehehehe

Fico contente que você tenha gostado do meu texto. Essa viagem é muito legal, recomendo. Aguarde um próximo texto dessa série que vai ser bem legal, pelo que estou imaginando. Tomara que um dia você e outros que já entraram em contato comigo desse fórum façam essa viagem. Eu fui bem na raça, olhando na internet, sem ninguém para me contar o que viu e o que vale a pena. E se você quer... Querer é poder!

Abraço

Ian Anderson
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
deu tanto ibope no Piano bar, q agora tem topico proprio \0/

parabéns

Lodi
Veterano
# jul/11 · Editado por: Lodi
· votar


MMI eNichendrix

parabéns pelo blog, está entre os meus favoritos.

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


engtmir

Cara, a viagem foi do MMI, eu quero fazer ela daqui uns 2-3 anos, que é mais ou menos o tempo que levo pra juntar a grana pra minha Benedetto, então quero também juntar pra ir pra New Orleans e subir até Memphis, depois fazer um desvio pra ir pra Savannah pegar a guitarra e depois voltar e ir de Memphis à Kansas City, depois pego o avião pra Chicago.

MMI

Cara teu ultimo post me inspirou a fazer um sobre o rock and roll dos dos anos 50, eu venho ouvindo muito de duas semanas pra cá, engraçado que o povo não vÊ a revolução que caras como o Little Richard, Chuck Berry, Elvis, Jerry Lee Lewis, Bill Haley e afins fizeram naquela época; até hoje vejo os rebolados do Elvis e do Little Richard e penso, putz, mesmo hoje, isso ainda é meio revolucionário, imagina naquela época, a agressividade do Jerry Lee Lewis tocando piano com os pés ou pegando fogo, fazendo musica com o conteúdo sexual nas alturas, são coisas muito fodas.

Lodi

Que bom, o blog também é aberto a contribuidores, se achar que tem uma boa idéia e quer escrever sobre ela, sempre estou aberto a sugestões e a participações.

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

O que esses caras faziam num palco até hoje seria meio chocante, diferente. Naquela época então...
Que legal que o inspirou a escrever sobre esses pioneiros. Particularmente acho legal pra caramba! Não esquece de colocar James Brown na sua lista!



nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI

James Brown é obrigatório, adoro o negão, pra mim foi engraçado que cheguei nele pelo Michael Jackson, um dia soube que ele se inspirou nele pro jeito de dançar e cantar no começo, e fui atrás pra ver porque.

Curly
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Tu sumiu, outro dia vi uns jazz legais lá na praça do papa, temos que ver o que tem rolando por aí. Essa semana chega minha Lap Steel, então vou ter entretenimento por uns tempos, tentando aprender a usar o negócio.

é rapaz, tô numa maratona aí pelo interior há uns meses mas isso está perto de terminar. legal esse lance do lap steel, tenho uns poucos dias de férias mais pro final do mês, seu der, vamos marcar uma hora em um estúdio e levar esses brinquedos só de bobeira, hehe !

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Curly

Vamos ver, na ultima semana do mês vou no Rio, fazer umas provas pra o concurso de analista de processos com foco em BPM da FINEP, mas a gente combina algo sim, quem sabe tu não desvende os segredos de tocar na lap mais rápido que eu.

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Comprou uma barra (slide) já?

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI
Comprou uma barra (slide) já?

Ela já vem com uma, aquela Dunlop que parece uma caixa de charuto. Se não gostar dela, vou comprar a outra que me pareceu mais anatômica.

Curly
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

Vamos ver, na ultima semana do mês vou no Rio, fazer umas provas pra o concurso de analista de processos com foco em BPM da FINEP, mas a gente combina algo sim, quem sabe tu não desvende os segredos de tocar na lap mais rápido que eu.


hehe, então tá, boa sorte na prova. quanto ao lap t nada sei, nasvezes que eu brinquei só senti que se vc não tem unhas não sai nada daquilo ali !

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
A Dunlop Lap Dawg Tone Bar ou as tonebars?

Se for comprar, recomendaria uma desse cara. Tem vários modelos, em especial a poncha bullet.

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly

Vamos ver, o salário é bom, dá até pra comprar uma Les Paul todo mês, pra usar a medida corrente de condição financeira do FCC... hehehehehe

Cara, comprei um jogo de dedeiras pra usar com ela, sou ansioso demais pra resistir a tentação de roer unha... hehehhehe

MMI

Ela vem com uma Tonebar Dunlop, a bullet mesmo, no caso eu pensei em comprar depois uma Lap Dawg, quando ficasse melhorzinho.

Cara, eu nunca botei fé nesses slides e tone-bars de ceramica, tipo, gosto do só, mas como nunca pude testar de forma apropriada com minhas limitadíssimas habilidades (pra não dizer falta delas) no slide, sempre foi coisa de pegar numa loja meter no dedo e fazer 2 ou 3 acordes num violão, nunca pude avaliar o material, já slide prefiro os de cobre e latão.

Deixa eu pelo menos eu aprender um pouco pra notar bem a diferença antes de trocar.

Curly
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix

o meu 1o salário dava pra comprar um fusca zero, pirei no lance ! mas isso foi só até eu casar e então ver como ganhava pouco, rsrs !

velho, só lembrando:

http://www.chevrolethallbh.com.br/programacao/ringo-starr-hill-all-sta rr-band/

tem tears or fears em outubro, ainda tem ingresso !

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Curly
o meu 1o salário dava pra comprar um fusca zero, pirei no lance ! mas isso foi só até eu casar e então ver como ganhava pouco, rsrs !
velho, só lembrando:

http://www.chevrolethallbh.com.br/programacao/ringo-starr-hill-all-sta rr-band/

tem tears or fears em outubro, ainda tem ingresso !


Tear For Fears eu vou, tenho que ir lá esse fim de semana comprar o meu.

Bom saber o do Ringo, vem, assim, fica faltando só os Beatles que só vou poder ver do outro lado da Força.

O sindico do prédio que é metido com o pessoal das produtoras que trazem esses caras pra cá pra BH, comentou hoje que estão tentando negociar uma data do Clapton aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Tone Quest's Journey - Um blog sobre a busca pelo timbre perfeito.