Treinando ouvido relativo.

Autor Mensagem
ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12 · Editado por: ermac.rodrigues93


Existe varios metodos de treino para o ouvido: exemplo > solfejo.

Esse software que desenvolvi é outro método, ouvir a nota e tentar acertar que nota foi tocada. Funciona como um jogo, se acertar aumenta os pontos e niveis etc ...

Vou deixar o link para download ^^

http://www.mediafire.com/?pyatnzttbhf35m2

Espero que gostem e deem suas opiniões. =) Té+

obs: 1. faça o download =)
2. extrai a pasta
3. instale o setup
4. extrai a outra pasta translation tones(que esta junto com o setup) para o local que o setup foi instalado ex: C:\arquivos de programas\ translationtones

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93

Treinando ouvido relativo.
Esse software que desenvolvi é outro método, ouvir a nota e tentar acertar que nota foi tocada.

O nome disso não é ouvido absoluto?

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12
· votar


O nome disso não é ouvido absoluto?

Ouvido absoluto é quando ja nasce com a habilidade de reconhecer as notas, exemplo : mozart, bach, hermeto pascoal...

Ouvido relativo é quando voce desenvolve com o tempo, comparando as notas, ouvindo e treinando. ^^

Entao concluimos que: ouvido relativo se desenvolve, ouvido absoluto ou tem ou nao tem.
Porem ouvido relativo pode chegar em um nivel perto do absoluto =) mas nunca igual...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93

Ah tá... Entendi.

:)

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


ah vei, pensava que ouvido absoluto era algo que você adquiria, fiquei triste agora :(

Electric Eye
Veterano
# jul/12
· votar


elyts

Com treino, o seu ouvido relativo pode sim chegar a ser um absoluto.

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12
· votar


Sim, pode chegar no mesmo nivel de um absoluto.

o relativo segue a premissa de comparação das notas.
exemplo >
-esta muito grave para ser um dó
-mas muito agudo para ser um mi
-entao é um ré.

é claro que entre o dó e mi ainda existem - C# e D#
pra isso serve o treino =) pra diminuir a porcentagem de erro.

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


sim, sim, eu tenho certas noções em relação a intervalos, tiro umas melodias de ouvido e talz, mas se alguem tocar alguma nota e me perguntar qual ela é, eu não faço a minima ideia do que falar.

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Apenas um esclarecimento:

- Ouvido Absoluto é um "dom" de nascença. Pessoas com ouvido absoluto, são não só capazes de reconhecer uma nota como também sua duração, em qualquer grau da escala audível e emitida em qualquer timbre (por qualquer fonte sonora).

- Ouvido relativo é o treinamento para identificar as notas...(o resto é possível, mas difícil)

Obs: Vou ver seu programa amanhã, pareceu interessante.

guitar rom
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93
o cara bls então eu instalei aq + ñ sai som nem nada

marcuslk
Veterano
# jul/12
· votar


Parece legal o programa, vou deixar marcado aqui pra baixar em casa xD

Denayse
Veterano
# jul/12
· votar


Parece legal o programa, vou deixar marcado aqui pra baixar em casa²

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


baixei e testei. É legalzinho, mas não é mto funcional. Dou um desconto pq é free, mas poderia ser melhor.

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12 · Editado por: ermac.rodrigues93
· votar


guitar rom

1 - depois de feito o download
2 - extraia a primeira pasta
3 - nela irá ter um setup(instalador) e outra pasta .rar
4 - primeiro execute o setup
5 - e por fim, extrai essa pasta(que tava do lado do setup) no lugar que foi instalado.
6 - normalmente é C:\arquivos de programas\TranslationTones
7 - pronto... (y)


Calime

valeu por testar ^^

Treinar o ouvido nao tem uma maneira especifica. Existem varios metodos...
O meu software é outro método em forma de jogo '-'
mas ainda sou iniciante em programação =) espero que mais pra frente possa fazer algo +robusto. (y)

abraço

Samuel Silvino
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93
Você que desenvolveu? Parabéns!
Isso vai me ajudar muito, mas acho que deveria caprichar um pouco mais no som da guitarra, o som de piano está perfeito, mas o de guitarra é meio "fechado", mas enfim está ótimo, Obrigado!

dibass
Veterano
# jul/12
· votar


Instalei aqui mas só toca a musiquinha quando abre o programa. Depois na hora de fazer o teste não funciona, nao sai som

Samuel Silvino
Veterano
# jul/12
· votar


dibass
1 - depois de feito o download
2 - extraia a primeira pasta
3 - nela irá ter um setup(instalador) e outra pasta .rar
4 - primeiro execute o setup
5 - e por fim, extrai essa pasta(que tava do lado do setup) no lugar que foi instalado.
6 - normalmente é C:\arquivos de programas\TranslationTones
7 - Pronto

Samuel Silvino
Veterano
# jul/12
· votar


Uma boa também é esse daqui on-line e de graça:

http://www.pratiquemusica.com.br/ouvido-absoluto.jsp

Jeff.gomes
Veterano
# jul/12
· votar


CAra eu instalei direitinho e nao sai som O.o

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12
· votar


Samuel Silvino
valeu man,

Agora minha placa de som deu problema, mas assim que arrumar outra ou outro método pra gravar eu trocarei os sons. '-'

ótimo site esse que voce passou, excelente =)


Jeff.gomes
oi jeff,

nao tem muito o que eu possa fazer...
os arquivos estao sendo chamados externamente, entao é só seguir os passos, extrai aquela outra pasta depois de ter instalado no local certo...
e pronto...

o que eu posso falar é, nao altere o nome das pastas que foram extraidas =)

tente seguir ... qualquer coisa, me avise '-'

1 - depois de feito o download
2 - extraia a primeira pasta
3 - nela irá ter um setup(instalador) e outra pasta .rar
4 - primeiro execute o setup
5 - e por fim, extrai essa pasta(que tava do lado do setup) no lugar que foi instalado.
6 - normalmente é C:\arquivos de programas\TranslationTones
7 - Pronto

Jeps
Veterano
# jul/12
· votar


Também achei o timbre da guitarra um pouco abafado, mas o programa é ótimo. Parabéns. Vai me ajudar demais! Valeu!

Calime
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93

Pow kra, não sabia que vc que tinha feito. Kra, parabens! de fato como disse anteriormente ele ainda é bem limitado, mas por ter sido vc que fez tá de boa, o lance é ir evoluindo aos poucos, abç!

suitsu
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93
Genial veio, obrigado meu caro por dividir com a gente o seu Software, eu precisava muito de algo parecido para treinar o ouvido, brigadão veio, tomara que não tenha virus, vou baixar agora pra conferir.

suitsu
Veterano
# jul/12
· votar


ermac.rodrigues93

pow, fiz exatamente o que mandou mas não deu certo, o que eu faço?

Leex
Veterano
# jul/12
· votar


Show!
Eu fazia essa brincadeira com uma colega. Ajuda bastante...

Slowburn
Veterano
# jul/12
· votar


Muito bom o programa, vai me ajudar bastante! obrigado!

ermac.rodrigues93
Veterano
# jul/12
· votar


Que bom que estão gostando.

Para o pessoal que não ta conseguindo, avisa aqui mesmo que eu deixo um recado no perfil de voces tentando ajudar. =)

valeu, abraço.

marcuslk
Veterano
# jul/12
· votar


Muito bom o programa, vai me ajudar bastante! obrigado!²

TG Aoshi
Veterano
# jul/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Pessoal está fazendo confusão com os termos. Absoluto e relativo são coisas diferentes, que não se excluem.

Treino pra ouvido relativo, é muito mais voltado ao desenvolvimento de uma habilidade funcional, do que simplesmente reconhecimento de notas. O termo designa a identificação de intervalos, que é parte do treino de ouvido (este, num sentido mais amplo, abrange classificação de acordes, escalas, modos, duração das notas, etc...)

O absoluto é a identificação praticamente instantânea de notas (ou "famílias de frequências") sem referencial externo e praticamente livre de erros. Tem diversos graus de classificação de acordo com a precisão (a detecção de leves diferenças de frequência, ou "desafinações" nas notas) e há muitos mitos, incertezas e controvérsias sobre essa habilidade.

cartola683
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: cartola683
· votar


ermac.rodrigues93 Queria agradecer muito pela criação deste programa, baixei-o há seis dias e nesta semana treino no Nível 9 tanto o Dó Ré Mi Fá quanto o Sol Lá Si Dó já que só pode escolher 5 notas no nível 9 e treino cerca de 500 acertos pra cada, na próxima semana vou treinar com os sustenidos. Graças à seu programa estou conseguindo acerto em cerca de 75% e sei que depois de muito esforço irei conseguir chegar à 99% :D obrigado mesmo pelo programa e gostei da opção Guitarra e Contrabaixo pra ir se acostumando com timbres diferentes, admiro pessoas como você que querem ajudar o próximo, valeu mesmo cara, Deus te abençoe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treinando ouvido relativo.