Tônica ou Relativo?

    Autor Mensagem
    guitairton
    Veterano
    # jul/10


    Em uma música para se descobrir a tonalidade, como faço para saber se o tom é relativo ou a tônica.
    Ex: Do e Am, caso houvesse ambos acordes na música, como sei qual é o tom?
    Obs: Pensando no Campo Harmônico

    Tenho uma outra dúvida, mas que não vou postar aqui por respeito ao tópico, mas que se trata do controlador axiom 49, quem souber ou tiver um me add no msn? guitairton@hotmail.com

    Abraços a todos!

    Lucas F
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Você tem olhar a MELODIA. Olha com qual nota ela termina. E olha se tem acidente na dominante do tom maior.

    guitairton
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Se tiver acidente..?

    Stalingrado
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    guitairton
    Rapaz, pelo meu parco conhecimento, os acordes do campo harmônico da C e Am (relativos) são os mesmos. Então ACHO, apenas acho que é apenas uma questão de notação.
    Deixo para os mais entendidos explicarem melhor.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Do e Am, caso houvesse ambos acordes na música, como sei qual é o tom?

    nesse exemplo de DÓM e LAm, repara se tem muito acorde de E7, o sol# do E7 é o 7º da escala menor hamonica
    se tem muito G7 o tom é dó - esses E7 e G7 acordes são o grau V (dominante) do tom

    "geralmente" (nem sempre) o acorde inicial é o tom da música e o acorde final é o tom da música (caso não ouve modulação-mudança de tom)


    -----------------------------------------
    Tenho uma outra dúvida, mas que não vou postar aqui por respeito ao tópico, mas que se trata do controlador axiom 49

    passa no fórum de teclado ou home studioe ve se já tem algum tópico sobre ele com tua duvida
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=axiom&boolea n=1&forum8=1&forum16=1

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    A tônica é sempre o tom...
    Se a musica está em Dó a tonica é primeiro grau da escola Do M
    A relativa dela é a subdominante (VI grau da escala)

    sendo assim:

    DO (Tonica)
    RÉ (Supertonica)
    MI (Mediante)
    FÁ (Subdominante)
    SÓL (Dominante)
    LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR
    SI (Subtonica)


    Espero ter ajudado

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Além da ótimas explicação do fernando tecladista, siga a sonoridade dos acordes, os repousos. Trabalhar a percepção, anotando a sequência dos acordes quando possível. Isso ajuda a desembaraçar as tonalidades. As músicas na tonalidade maior tem sororidades mais alegres, enquanto que na tonalidade menor são mais tristes e melódicas.

    Quando for anotar, verá que a relação intervalar dos acordes são diferentes. Vendo os campos harmônicos do acorde maior e do seu relativo menor fica ainda mais evidente as diferenças.

    Maior:
    IM - IIm - IIIºm - IVM - VM - VIm - VIIdim

    Menor:
    Im - IIdim - bIIIM - IVm - Vm - bVIIM - bVIIM

    As cadências mais comuns como "II, V, I" ou "IV, V, I" indicam o caminho. Entre outras, essas cadências são as mais comuns.

    Então um II, V, I em Dó maior fica Dm, G, C, enquanto que o II, V, I em Lá menor fica Bdim, Em, Am.

    Sendo a cadência um IV, V, I em Dó maior: F, G, C e em Lá menor Dm, Em, Am.

    Fiz uma imagem pra uma aula com algumas observações sobre a escala maior e sobre a escala menor. Talvez tenha alguma utilidade:
    http://i29.tinypic.com/346ugly.jpg

    guitairton
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Beleza pessoal, falaram na minha língua, entendi tudo.Obrigado

    will789
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: will789
    · votar


    galera, só uma duvida, o ElisamaAlves falou: por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR, mas naum lembro onde nem quem me falou q o relativo menor de C é Am, mas o relativo maior de Am naum é C e sim o F#(o sexto grau do campo harmonico de lá).
    qual é o relativo maior de Am? C ou F#?
    vlw

    Lucas F
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    will789
    O relativo de Am é C. O relativo de um tom menor é sempre um tom e meio acima da tônica.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    will789

    Do acorde maior para o relativo menor:
    Iº ---> VIº
    (4,5 tons)

    O Iº será o maior e o VIº será o relativo menor.

    Agora vendo pelo outro lado.

    Do acorde menor para o relativo maior:
    Iº --> IIIº
    (1,5 tom)

    O Iº será o maior e o IIIº será o maior.

    ---------------------------------------

    Ex.:

    Dó maior --> relativo --> Lá menor
    La menor --> relativo --> Dó maior

    Lá maior --> relativo --> Fá# menor
    F# menor --> relativo --> Lá maior

    will789
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LeandroP
    Lucas F
    vlw manos!
    abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    will789

    http://i30.tinypic.com/ot117l.jpg


    ;)

    Richard Guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR

    Não entendi.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Richard Guitar
    LÁ (Superdominante) - esse será o tom relativo.. mas sempre será ao contrário da tonica.. por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR

    Juro que eu li um "nem" entre o "mas" e o "sempre".

    "...mas nem sempre será ao contrário da tonica..."

    °.°

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    will789
    galera, só uma duvida, o ElisamaAlves falou: por exemplo se a tonica é Dó menor a relativa será Lá MAIOR, mas naum lembro onde nem quem me falou q o relativo menor de C é Am, mas o relativo maior de Am naum é C e sim o F#(o sexto grau do campo harmonico de lá).
    qual é o relativo maior de Am? C ou F#?
    vlw


    olá.. acho que me expressei mal.. apenas quis reforçar que se a tônica for maior a relativa é menor.. se a tônica for Am a relativa dela será FM..

    ewspero ter esclarecido melhor dessa vez

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    ElisamaAlves

    se a tônica for Am a relativa dela será FM..

    Tá errado!!!

    Se a relativa menor de C maior é Lá menor, então como a relativa maior de Lá menor será o Fá maior ???

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LeandroP

    Foi o que eu escrevi não?

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Gente, vamos do começo.

    Tônica - é a nota que dá nome à escala, o centro, o repouso, o tom.

    Toda composição tonal tem uma tônica. A tônica é sempre na nota que dá nome ao tom. E os tons podem ser maiores ou menores.

    Ou seja, se uma música está em dó maior (C), a tônica da música é dó. Se a música está em lá menor, a tônica da música é lá, porque lá é o centro, o repouso, a nota que todas as outras gravitam.

    Escala é um mero conjunto de notas. Alguns conjuntos de notas especiais recebem nomes especiais. Dois desses conjuntos especiais são as escalas maiores e as escalas menores.

    Escalas relativas são escalas com as mesmas notas, ou seja, conjuntos com os mesmos elementos, porém COM TÔNICAS DISTINTAS. Ou seja, apesar das notas serem as mesmas, em cada uma dessas escalas a nota que é o centro, o repouso, é diferente.

    Como identificar qual é a tônica de escalas com as mesmas notas? Simples, observe as cadências, como os colegas já disseram. Cadência é uma combinação harmônica que "fecha" o ciclo de tensão e repouso, deixando claro qual nota é o repouso.

    A cadência completa é tônica - subdominante - dominante - tônica. Em dó maior, é C - F - G7 - C. Em lá menor, Am - Dm - E7 - Am. Se aparecer uma dessas combinações na música, ela indica que nota é a tônica.

    Em geral as composições tonais começam e terminam com uma cadência completa. Por isso a sugestão dos colegas de olhar a última nota. Com frequência olhar a primeira combinação de acordes também dá certo.

    O lance de terça acima, terça abaixo, para descobrir quem é relativo de quem, é só um macetinho da tia Clotilde pra você tirar 10 na provinha de música. O que importa é: ESCALAS RELATIVAS TÊM AS MESMAS NOTAS.

    Olha só as notas de dó maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
    Agora as de lá menor: lá, si, dó, ré, mi, fá sol, lá.
    Nossa! As mesmas notas! Isso mesmo, essas duas são escalas relativas.

    Já veja fá maior: fá, sol, lá, sib, dó, ré, mi.
    É, não tem as mesmas notas nem de dó maior, nem de lá menor. Então não são relativas.

    É só isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    ElisamaAlves

    Você escreveu que o relativo de Am é o FM. Tá errado. O relativo de Am é o C.

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LeandroP
    Mas a relativa não é sempre a Superdominante da escala?

    entao a escala de Am nao e:

    Lá (tonica)
    Si (supertonica)
    Dó (mediante)
    Ré (subdominante)
    Mi (dominante)
    Fá (superdominante)
    Sol (subtonica)

    ??
    entao..

    no caso será entao FM nao?!?

    (nossa agora eu quem to precisando de ajuda nisso.. rsrsrs)

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    ElisamaAlves

    A relativa não é sempre a superdominante.

    Tudo depende de qual acorde é o Iº

    Se o acorde Iº for maior, então o VIº é o relativo menor, no caso o superdominante.

    Mas se o acorde do Iº for menor, então o relativo maior está no IIIº grau - mediante.

    Veja:

    C - Dm - Em - F - G - Am - B°

    Am - B° - C - Dm - Em - F - G


    Baixe a figura que eu postei (no link) acima ;)

    ElisamaAlves
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    LeandroP

    é realmente, eu não sabia disso...

    mais valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tônica ou Relativo?