Eric Clapton no Brasil

Autor Mensagem
Spect
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Me perdoe mestre, mas nem um 'boa noite' recebemos. Pra mim, um show perfeito tecnicamente, mas decepcionante. Melhor ter visto pela TV.

Mentira! No fim da primeira ou segunda música ele soltou um "Good evening!", hehe. Foi meio frio mesmo, mas não achei que foi decepcionante. Como o MMI falou, o Clapton nunca foi de interagir muito com o público, então eu já fui esperando isso.

Agora, quem me impressionou mesmo foi o tal do Gary Clark, que abriu o show.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Foi morno. Mutio chato. Ele deu 'boa noite' pra vc? Pra mim, não...

Marcus Cerutti
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Foi morno. Mutio chato. Ele deu 'boa noite' pra vc? Pra mim, não...

Que droga velho! Não fui aqui nesta última quinta, mas sim nas duas anteriores que aqui ele esteve e lembro de ter gostado muito.

Que saco chegar em casa de um show tão esperado com a sensação que poderia ter sido melhor...

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Spect: Mentira!

Ahhh... Me chamar de mentiroso é algo meio insensato e ofensivo não? Afinal foi uma impressão minha do espetáculo e não algo pessoal.

Marcus Cerutti

Ces la vie...

Abs

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Que onda, ainda bem que sempre acho palhaçada quando a gringalhada vem pra cá e fica tentando falar português ou forçando a barra pra parecer que o público daquele dia foi melhor que o do resto do mundo. Então pra mim o que vai decidir a sensação de missão cumprida é ele tocar bem fodásticamente, se fizer isso, pra mim perfeito. Porque até hoje, desses shows grandes, o único que realmente achei que ficou foda a interação com a plateia foi o do Paul, os outros que teve isso e foi legal, era coisa pequena, como o show do Gatemouth Brown no Bourbon Street.

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Amanhá, lá estarei eu.
\o/
Pelo visto, terminou cedo. Ainda bem.

Um aceno de longe!!!

Spect
Veterano
# out/11 · Editado por: Spect
· votar


MauricioBahia
Ahhh... Me chamar de mentiroso é algo meio insensato e ofensivo não? Afinal foi uma impressão minha do espetáculo e não algo pessoal.

Foi brincadeira cara, relaxa, hehe. Foi como eu falei, como eu não fui esperando muita interação, tanto pelo histórico do cara quanto pelo o que li sobre o show de POA, então não saí com essa sensação. Tenho a mesma opinião do nichendrix:
Então pra mim o que vai decidir a sensação de missão cumprida é ele tocar bem fodásticamente, se fizer isso, pra mim perfeito.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Cara, sabe aqueles shows que a platéia fica sentada bateando palmas? Foi isso. Pra mim, não foi bom em termos de espetáculo. Como disse, tecnicamente impecável. Sabe quando você sai do show esperando anciosamente pelo taxi pra chegar em casa? Pois é...

Spect

Blz velho! potagens sem emoticons são cruéis! :)

Abs

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Cara mas se você ver, o clapton quase sempre faz show assim, quinta eu fui no show dele em Poa, ele cumprimentou com um boa noite a galera, e começou a tocar, agradecia em algumas mucias, e saiu sem dizer um tchau tmb, mas o show foi bom, pena que foi mt cansativo, inclusive durmi na aula no dia seguinte lol.

Abç

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Cara, sabe aqueles shows que a platéia fica sentada bateando palmas? Foi isso. Pra mim, não foi bom em termos de espetáculo. Como disse, tecnicamente impecável. Sabe quando você sai do show esperando anciosamente pelo taxi pra chegar em casa? Pois é...

Cara, eu não sei porque, mas salvo raras exceções (e shows de metal), eu não gosto muito de shows que eu tenha que me descabelar todo pra curtir a vibe do negócio. Acho que em parte porque muito cedo tive contato com estilos em que essa coisa de sentar e e bater palmas seja a regra e não exceção, eu raramente vou num show, salvo show de metal, esperando algo além disso, as vezes até me irrito com os outros por não conseguirem concentrar no show, e ficarem na pulação, cantação, fuleração.

Só que eu não nego, que eu sou um bicho meio estranho, que meio que nada contra a maré, hoje no show do Tear For Fears eu acho que fui das poucas pessoas que estava mais preocupada em ouvir do que em dançar, adoro os caras e em algumas músicas era impossível não voltar as festinhas do inicio da adolescência e dançar um pouco, mas isso foram 3 musicas e umas 15, de resto eu tava morrendo de pegar a loira rebolativa que tava na minha frente e de matar a velhinha e a gordinha que estavam todas pulativas e dançativas do meu lado e que pisaram no meu pé um renca de vezes... hehehehhehehehehe

Se em Sampa for como tu falou, pra mim vai ser do jeito que eu queria que fosse, porque eu tava realmente muito receoso desse show estar cheio de gente se descabelando e cantarolando, o que quase estragou o show do Paul McCartney pra mim, mas o cara é tão foda que faz até isso ser legal... hehehhehehehe

PS: uma coisa que vai ser chata pra mim, é o fato de meu pai não poder ir, porque ele parece pra caralho com o Clapton, da forma de se vestir ao rosto, parecem pra burro, falando normal até a voz lembra um pouco, então sempre gostei de tirar onde com meu pai com isso, além do que, foi o veio quem me deu o primeiro disco dele.

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


falei que ele era frio...

eric bluesman
Veterano
# out/11
· votar


Pelo q vejo ele nao foge nada do q se ve em Dvds dele , a diferenca é q quando vc ta la no show vc se apega nesse detalhe mais do que quando ta em casa vendo o dvd, pra mim quero é som q toque os sucessos dele e mande ver na guita, se ele comeca a falar la nao vo entender nada mesmo !!!!! ahauahuahauauh

Breno_Azevedo
Veterano
# out/11
· votar


Foi morno. Mutio chato. Ele deu 'boa noite' pra vc? Pra mim, não...

E eu que levei minha namorada, fiz uma propaganda danada. Ela adorou a voz dele, mas nao gostou dizendo assim...parece que ele faz show só pra ele, né. rs No final ela já debochava que ao acabar cada musica ele soltava um "Thank you" mais rapido q um solo do malmsteen quase não dava para entender e no final sumiu do palco sem nem se desperdir. Achei até deselegante (pra nao falar escroto para caralho hahahaha).
Mas a qualidade do show foi muito bom, e a banda dele é demais tb.
Abraços

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


Breno_Azevedo
E eu que levei minha namorada, fiz uma propaganda danada. Ela adorou a voz dele, mas nao gostou dizendo assim...parece que ele faz show só pra ele, né. rs No final ela já debochava que ao acabar cada musica ele soltava um "Thank you" mais rapido q um solo do malmsteen quase não dava para entender e no final sumiu do palco sem nem se desperdir. Achei até deselegante (pra nao falar escroto para caralho hahahaha).
Mas a qualidade do show foi muito bom, e a banda dele é demais tb.
Abraços


Essa foi minha exata impressão do show de POA.

O que me pareceu é que ele queria se livrar o mais rápido possível do show, fazer logo e ir embora

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


Será que só eu vou gostar desse show?

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
O espetáculo é ruim cara...pra mim, o conceito de show / espetáculo é a reunião de muitas coisas, qualidade técnica, organização, e o carisma do artista contribui muito pra mim....
A música do cara é perfeita, mas ele é extremamente frio....chega a ser mal educado de vez em quando....prejudica o espetáculo.

Espetáculo foi o Sir Paul McCartney ano passado....aquilo sim.

Mas não me arrependo de ter comprado o ingresso pro Clapton, eu vi o Deus da guitarra!

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia


Poxa man. Curioso. Amidia inteira está se deleitando o que foi até agora o "melhor do show do ano"

É só joga no google.

Eu tenho tanto dvd do Clapton, e falo pra ti. Ele é assim mesmo.


Olha só o trecho de uma materia para o show do Rio ontem:



Sem concessões e artifícios, Eric Clapton faz show próximo da perfeição



Eric Clapton não é Deus, como diziam os grafites dos muros londrinos nos anos 60, mas está bem perto da perfeição. As quase duas horas de show do cantor e guitarrista inglês no domingo no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, foram irretocáveis. Mesmo em um ano de tantas atrações internacionais estelares vindo ao Brasil, vai ser difícil alguém superar Clapton, que se apresenta novamente nesta segunda no HSBC Arena; e no estádio do Morumbi, em São Paulo, na quarta-feira.

Leia também sobre o show de Eric Clapton em Porto Alegre

E isso tudo fazendo uma apresentação puramente musical, despida de qualquer artifício (incluindo fogos) para entreter a plateia. Nada de pirotecnia, de telões gigantes, bonecos infláveis, playbacks, bandeira do Brasil, camisa do Flamengo ou frases em português sofrível; sem dançarinas seminuas e coreografias de pole dance ou trocas de figurinos e de guitarras. Pois é, o público teve que se contentar só com música mesmo, quem diria. E gostou.

Clapton entrou e saiu de cena com o mesmo jeans surrado. E tocou com apenas duas guitarras, uma quando estava em pé, outra quando estava sentado.

Seu show não teve concessões fáceis. Nem mesmo as musicais. O maior sucesso pop dele, a lacrimosa "Tears in Heaven" (feita em homenagem ao filho morto, como é sabido), foi ignorado. Ele também deixou clássicos como "White Room", "Sunshine of Your Love" e "After Midnight" de fora.

A primeira parte do show, com cinco canções e Clapton de pé, teve 41 minutos. Isso dá uma média de pouco mais de 8 minutos por música – uma eternidade para padrões radiofônicos, mas o público adorou. O guitarrista também dá espaço para a excelente banda se exibir, principalmente os dois tecladistas, Chris Stainton (que o acompanha há mais de três décadas) e Tim Carmon (este no órgão). Nessas horas, Clapton fica na penumbra, enquanto os coadjuvantes ganham o holofote. No meio do show, o guitarrista senta, chega a tocar violão, em "Driftin' Blues", por exemplo, e volta a ficar em pé na terceira e última parte da apresentação.

O repertório foi calcado no blues. Mas teve espaço para o pop de "Badge", o country de "Lay Down Sally", a balada romântica em "Wonderful Tonight" e o reggae de "I Shot The Sheriff" (que entrou no lugar de "Tearing Us Apart", tocada em Porto Alegre, no primeiro show da turnê no Brasil, na quinta-feira, 6). Clapton revisitou boa parte de seu repertório, incluindo Cream ("Crossroads" e "Badge") e Derek and The Dominos ("Layla", "Nobody Knows You When You're Down and Out" e "Key To The Highway").

Com solo endiabrado – interrompido duas vezes no meio por aplausos – ele tocou a balada "Old Love", do disco "Journeyman" (1990), uma boa lembrança para quem viu a primeira apresentação dele no Brasil, há exatos 21 anos. Do mesmo disco ele também tocou "Before You Accuse Me". Já o CD "Reptile" (2001) – um ponto baixo em sua carreira, quando veio pela segunda e última vez ao País - , não foi lembrado.

Dessa vez, o guitarrista praticamente ignorou o último CD, o ótimo "Clapton". Tocou apenas uma música, uma regravação: a deliciosa "When Somebody Thinks You're Wonderful", com sua irresistível atmosfera de entre guerras.

Ele emendou com uma "Layla" desacelerada, despojada do riff clássico e sem a tensão e a ansiedade originais. A canção desesperada feita para a mulher do amigo ganha uma reinterpretação mais madura e tranquila. Quarenta anos depois, a paixão e o sofrimento continuam lá, mas com um filtro mais melancólico e nostálgico.

E ainda teve "Cocaine", para fechar. O bis foi com "Crossroads". Que está para o blues como "Chega de Saudade" está para a bossa nova.

Setlist:
"Going Down Slow"
"Key To The Highway"
"Hoochie Coochie Man"
"Old Love"
"I Shot The Sheriff"
"Driftin' Blues"
"Nobody Knows You When You're Down And Out"
"Lay Down Sally"
"When Somebody Thinks You're Wonderful"
"Layla"
"Badge"
"Wonderful Tonight"
"Before You Accuse Me"
"Little Queen Of Spades"
"Cocaine"

Bis:
"Crossroads"



Me parece que ele agradou a maioria. Certamente quem foi lá no show, foi pra ver um guitarrista que toca guitarra e não brinca com ela.

PS. Ele tocou I Shot The Sherrif ontem.

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


joaormrt
O espetáculo é ruim cara...pra mim, o conceito de show / espetáculo é a reunião de muitas coisas, qualidade técnica, organização, e o carisma do artista contribui muito pra mim....
A música do cara é perfeita, mas ele é extremamente frio....chega a ser mal educado de vez em quando....prejudica o espetáculo.


Acho que é aí que eu sou diferente, em geral toda essa simpatia "forçada" é a parte mais chata de um show, não foi uma vez ou outra que se tivesse tido a oportunidade de dizer pra banda cala a boca e toca, eu teria dito.

Se tu acha que entrar mudo e sair calado é ser mal educado, então precisa ver show do João Gilberto, esse sim é mal educado, afinal já meteu pau na plateia por cantar com ele, já começou show e depois de duas músicas foi embora porque o ar condicionado atrapalhava a concentração dele, isso com plateia pagando mais de 1000 reais por ingresso, e mesmo o ingresso mais barato ficava bem acima de 500 reais.

A maioria aqui não está acostumado a ver shows de estilos menos populares, como jazz, bossa e afins, são estilos onde entrar, dar boa noite e mandar ver tocando, e praticamente esquecer que tem alguém lá pra assistir, é a regra e não a exceção. Tanto que quando aparece uma Diana Krall da vida que interage muito com a plateia, o pessoal até estranha.

Não acho que isso justifique, muito menos acho que vocês estão errados em ter achado ruim essa falta de interação, mas de certa forma eu estou dando graças a Deus que é assim, porque ao menos pra mim significa que vou poder curtir bem o show, sem me preocupar com alguém mais alegrinho tirando a graça do show pra mim aos berros ou com o cara perdendo tempo com alguma pseudo-simpatia, já que ele tá ali porque tá ganhando alguns milhões pra tocar e não pra ficar falando português meia boca e dizendo que é o melhor show da vida dele, ou fazendo eu cantar as partes que queria ver ele tocando.

Eu faço 3 grandes ressalvas nesse tipo de preferência, Paul McCartney, The Rolling Stones e U2, pra mim esses shows foram realmente muito fodas porque essa coisa de interagir com o público é tão entranhado na personalidade dos caras e eles fazem isso tão naturalmente, sem forçar a barra, que realmente creio que interagem porque gostam de interagir, mas mesmo Stones e U2, vez por outra só sobem no palco e mandam ver.

O finado Gatemouth Brown, uma vez me surpreendeu, já que o estilão dele também é de interagir pouco com plateia, e no show que vi dele em Sampa, ele não só interagiu bastante, mas durante algumas partes em que trocava a guitarra pelo violino, saia andando pela plateia e fazendo brincadeiras com o pessoal, toda via quase sempre essas brincadeiras envolviam tocar e não ficar de conversa fiada.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Cara, eu não sei porque, mas salvo raras exceções (e shows de metal), eu não gosto muito de shows que eu tenha que me descabelar todo pra curtir a vibe do negócio.

Eu já fui a vários shows sentadinho, comportado e saí dos shows nas nuvens. Foi o caso do show do Robert Cray, por exemplo. Mas esse do Clapton, pra mim, foi "sem sal". Os 3 caras que estavam comigo acharam o mesmo e os caras são viciados em música. Um veio até de Sampa pro show.

Se em Sampa for como tu falou, pra mim vai ser do jeito que eu queria que fosse

Provavelmente vai gostar! :)

Eric Clapton

Cara, eu achei "sem sal". Acho que é a melhor expressão pra exemplificar o show de ontem. Talvez eu tenha entrado com uma expectativa muito grande...

Abs

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Cara, eu achei "sem sal". Acho que é a melhor expressão pra exemplificar o show de ontem. Talvez eu tenha entrado com uma expectativa muito grande...

Eu sei como é isso cara, já tive muito show de banda grande que foi exatamente assim, o do Guns no RiR II foi um deles, embora tenha gente aqui que ache que era impossível não ter achado ruim.

Como disse esse é um show que há muito tempo eu espero, já que não pude ir em 2001, eu ficava com muito medo de ir e não curtir por conta de ser bem "badalado", sempre brinco que se um dia ganhasse na mega sena, ia pagar o Clapton pra fazer um show só pra eu ver, sozinho, sem ninguém atrapalhar. Pra mim melhor mesmo só se tivesse conseguido uma cadeira ourocard e ficado de frente pro palco pra ver os dedos do cara mexendo.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Eu penso exatamente igual a você.

Me irrita ver um artista famoso ter que fazer idolatria com o público para tentar agradar, ficar beijando bandeira, cantar "Garota de Ipanema" em versão gringa, Ficar dizendo I love you para os quatro cantos

MMI
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Eu te avisei... hehehehe

Cara, Clapton é assim mesmo. Quando eu fui, achei duca. Mas no show do Mark Knopfler, apesar de achar que os re-arranjos, a sonoridade, todos os músicos, tudo foi excepcional, saí do show meio que com essa sensação que você teve. Parecia que a cada música tocada ele pensava: "ok, menos uma para ir embora, agora faltam mais 10".
De toda forma, concordo com o nichendrix. Tem show que é para a galera cantar, pular, dançar. Tem show que é pela música. Por isso tem essas bandinhas dos coloridos e tem caras como o Clapton que vai com um jeans surrado, literalmente com qualquer roupa que saiu da mala porque isso não importa em nada. Acho que tem hora para tudo, pode ser legal qualquer um. Eu fui e vou em vários shows de jazz, onde ficar quieto é a regra e acho muito bom. Pior de tudo é ir em concertos de grandes orquestras, que a única interação é um aplauso de pé ao final que se reveza para a orquestra, o solista e o maestro que já presenciei por meia hora (gosto de concertos, mas esses aplausos intermináveis acho em pé no saco).

Pô, Bahia, lá era guitarra, blues, som! Quer cantar, pular, ouvir "tira o pé do chãooooo", vai no show da Claudia Leite, rapá! :-p

Abç

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Como disse esse é um show que há muito tempo eu espero, já que não pude ir em 2001,

Pois é, em 2001 meus amigos todos foram e eu não. :( Alguns disseram que foi o melhor show de suas vidas...

MMI: De toda forma, concordo com o nichendrix. Tem show que é para a galera cantar, pular, dançar. Tem show que é pela música.

Também concordo! Eu fui pra ver o cara tocar e não sair pulando e dançando, hehe. Lógico! Essa sensação de "faltou algo" eu já senti várias vezes em muitos shows.

Enfim, eu queria sair do show maravilhado como meus amigos saíram em 2001 na apoteose e eu não fui! :(

Abs

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Pô, Bahia, lá era guitarra, blues, som! Quer cantar, pular, ouvir "tira o pé do chãooooo", vai no show da Claudia Leite, rapá! :-p


HAUHAUAHUAHAUAHAUHAUAHUAHUA

Por isso que eu falo.

Quer diversão?

Vai no show do Van Halen!

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Pois é, em 2001 meus amigos todos foram e eu não. :( Alguns disseram que foi o melhor show de suas vidas...

Enfim, eu queria sair do show maravilhado como meus amigos saíram em 2001 na apoteose e eu não fui! :(

Fala não, que aquele tinha o Billy Preston, esse safado foi morrer só pra eu não ver ele tocando... hehehehhehehe

Cara, realmente eu acho que a idade tá pegando e tem outra coisa com o Clapton.

Anos 60, a regra era entrar mudo, pouco interagir com o público, sair calado, preferencialmente antes dos aplausos terminarem. Lembro de sempre ver os Beatles fazendo isso, 30s de aplausos, tira o cabo e se manda.

Acho que o Clapton não só nunca deixou essa atitude pra trás, como está cada vez mais no rumo de um show a la João Gilberto, é só ver que cada vez mais toca sentado e não em pé, e cada vez mais toca menos músicas por show, mesmo que elas durem cada vez mais.

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
Pois então...concordo que para um show como o do Clapton, mais importante que tudo, é a boa música....realmente um cara como ele não precisa beijar bandeira e etc, e eu tbm não peço isso, mas como eu falei, parecia que ele queria se livrar logo daquilo, ou seja, me pareceu que ele tocou sem a menor vontade.
Comparando com o show do Paul, em q ele conversou com o público, fez todos rirem, e fez 3h de show, me pareceu que ele ainda ama o que faz da vida, o que me dá muita vontade de voltar pra um show dele, se um dia eu tiver a oportunidade, diferente do Clapton, se daqui a um tempo ele voltar e eu tiver a oportunidade, se tudo indicar que é o mesmo show, eu não vou gastar 200 reais pra ir e ver um cara sem vontade de tocar no palo.

Vou falar, sou fãzaço do Clapton, tenho a discografia inteira, é por causa dele q eu comecei a tocar guitarra, mas eu fiquei decepcionado com o show, sim.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI
Eric Clapton
nichendrix
joaormrt

Engraçado que todas as críticas que li salientaram as poucas palavras proferidas pelo mestre ao público, hehe.

Eric Clapton: Quer diversão?

Vai no show do Van Halen!


:) Eu não fui no show pra pular. Sabia que seria um evento com todos sentados e bem comportados. O ponto não é pular ou gritar, se fosse, teria ido ao Rock in Rio. hehe

Aliás, o HSBC Arena é grande pra dedéu!!!! Praticamente o Clapton era um formiguinha tocando guitarra. Isso também foi chato. Fiquei muito longe do palco.

Abs

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Alguem ae fala do som do show e do som/timbre da guitarra dele por obséquio??!?

Nao consegui(guirei) ir!! :(

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


ogner

Se quiser ir, me manda MP que to com um ingresso sobrando.

ogner
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Nao vai dar mesmo... :(

Valeu, obrigadao!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton no Brasil