Eric Clapton no Brasil

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Eu acho que depois das críticas do shows do Rio, ele resolver ser um pouquinho mais simpático, hehe.

Cara realmente acho que as críticas não tiveram nada a ver não, acho que foi o publico mesmo, tipo, a principio creio que não iria ser diferente, mas vendo os videos de POA e do Rio, achei a plateia muito quietinha, em Sampa não teve isso e creio que de alguma forma meio que empolgou ele também.

Até pelo show do Gary Clark que no começo tava bem paradão com a banda, parecendo um preto veio de terreiro de macumba depois de puxar um charutão, depois o negão se soltou e fez um showzão quando viu o povo se empolgando com ele.

Sem contar que duvido que alguém tenha se dado ao trabalho de traduzir as noticias pra ele.

MMI
Viu como é legal quando o Clapton pega sua Gibson L-5? Eu pirei quando vi o cara tocar essa mesma guitarra, com os P-90 que o nichendrix tanto gosta... O mundo não é só strato nem para o Clapton!

Bah essa guitarra tava no backstage e foi uma pena ele não ter usado ela.

Del-Rei
Aliás, ele usou muito a Gibson no início!!!
:)

Que guitarra fod*!!!!!!!!!!!!!

Um aceno de longe!!!


Cara ainda usa, tinha pelo menos 3 Gibsons no guitar stand dele, tinha 4 stratos, tinha 2 Martin e no minimo 3 Gibson (não dava pra precisar, só vi as 3 que o guitar tech dele verificou as cordas antes do show, tinha pelo menos mais dois instrumentos lá, eu não sei quais eram porque estavam meio encobertos por um case de ferramentas, mas acho que nem tinham a intenção de ser usados, porque o cara nem pegou neles.

Teve uma strato vermelha que ele não usou e uma segunda daphne blue, que pelo que deu pra perceber era a reserva da guitarra principal.

As Gibsons tinha uma 335 aparentemente preta, uma lespa cherry sunburst e a L-5 com P-90s. O Técnico verificou todas pouco antes do show do Gary Clark começar e depois do show do Gary tirou uma das stratos azuis pra ser usada no show, eu até achei que ia ser usada a vermelha, porque tinha um segundo stand num canto que eu não conseguia ver direito, que foi onde ele botou os baixos, e depois tirou a strato vermelha do stand que tavam as outras e botou nesse.

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Também botaram a nega mais fraca da Globo para entrevistar o cara... Essa mulher para mim é de longe a pior apresentadora de noticiários da TV, não sei como chegou lá.

Cara, vai que foi aplicando na prática o que a Michelle John demonstrou na teoria com o microfone... hehehhehe

Mas pode ver que é raro ele usar essa guitarra para isso. Eu esperaria ele usar a 335 dele nessa música. O problema é que a L-5 é uma archtop totalmente "carved", então meter ela num slide com drive no meio de um show, num palco desses, é como montar num jumento bravo. Ela microfona muito! Por isso que o Clapton usa muito essa guitarra nos sons limpos e bem calmos, como Reptile, Over The Rainbow, no penúltimo CD que ele usou bastante quando tocou mais numa praia jazz ( Autumn Leaves ele tirou um timbre maravilhoso dela) e neste último também usou bastante com o Marsalis, junto com a 335.
Eu tenho uma archtop dessas carved. É complicado meter drive nela, especialmente num palco. Aplausos para o Clapton e sua equipe de som que fez isso em pleno Hyde Park, ao vivo, gravando o show ainda. E o som foi um desbunde!


Mais ou menos, no From The Craddle era essa a guitarra dos slides, o que se repetiu muito na turnê do disco a julgar pelo VHS e os vídeos do intchubio.

Eu nunca tive tanto problema com microfonia em semi não, em casa isso é muito problema porque o campo eletro magnético fica contido entre as paredes, mas em palco grande assim é bem mais fácil controlar, e olha que o maior que já toquei devia ter 1/3 do tamanho do palco do Morumbi se muito.

Eric Clapton
Essas guitarras possuem um bloco de madeira no centro para evitar feedback?

No caso dessa, não, toda oca mesmo.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
No caso dessa, não, toda oca mesmo.


Colocar um pedal de overdrive...

Deve chiar até umas horas hein?

Eric Clapton
Veterano
# out/11 · Editado por: Eric Clapton
· votar


nichendrix
Cara ainda usa, tinha pelo menos 3 Gibsons no guitar stand dele, tinha 4 stratos, tinha 2 Martin e no minimo 3 Gibson (não dava pra precisar, só vi as 3 que o guitar tech dele verificou as cordas antes do show, tinha pelo menos mais dois instrumentos lá, eu não sei quais eram porque estavam meio encobertos por um case de ferramentas, mas acho que nem tinham a intenção de ser usados, porque o cara nem pegou neles.

Teve uma strato vermelha que ele não usou e uma segunda daphne blue, que pelo que deu pra perceber era a reserva da guitarra principal.

As Gibsons tinha uma 335 aparentemente preta, uma lespa cherry sunburst e a L-5 com P-90s. O Técnico verificou todas pouco antes do show do Gary Clark começar e depois do show do Gary tirou uma das stratos azuis pra ser usada no show, eu até achei que ia ser usada a vermelha, porque tinha um segundo stand num canto que eu não conseguia ver direito, que foi onde ele botou os baixos, e depois tirou a strato vermelha do stand que tavam as outras e botou nesse.


Cara, lá da frente deu pra ver tudo isso?


Eu ia perguntar qual a cor da calcinha da Michelle John!! Será que era a mesma da Guitarra Azul dele? ahuehueaheau

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Ela fica com um timbre meio "Uivante" com slide né?

Essas guitarras possuem um bloco de madeira no centro para evitar feedback?


A ideia de usar essa guitarra com slide é até legal, porque se usa cordas bem grossas e ação alta nesse tipo de guitarra. O problema é a construção em si.

As guitarras archtop são derivadas dos violões archtop inventados por Orville Gibson, fundador da Gibson, lá perto de 1900, só que muitas vezes hoje em dia se coloca captadores nesse tipo de guitarra, a versão sem captadores da Gibson é a L-7. São guitarras típicas de jazz, são totalmente ocas, como um violão. Esse tipo de guitarra é bem propício para som limpo. Quando é usada madeira laminada ela tem características acústicas piores, como nos violões, mas tende a ter menos microfonia. Quando esse tipo de guitarra é de madeira maciça, totalmente "carved", ela tem acústica muito boa, mas tende a dar mais microfonia e esse é o problema de usar a L-5 com drive e som alto no palco.

Para controlar esse problema de microfonia, a Gibson lançou as ES-135, ES-335 e outras que tem um bloco central maciço, exatamente para controlar essa microfonia e dar um pouco mais de sustain. Depois BB King, que usou 335 e 355, começou a botar espuma dentro da cavidade para reduzir mais a microfonia até que lançou o modelo dele, sem as aberturas em "f", tudo pela microfonia.

Esqueci de falar antes... O David Sancious já tocou bastante com o Clapton, mas já tocou com tanta gente que vou deixar o link do site dele porque a lista é enorme, tem Springsteen, Jack Bruce, Sting, Aretha Franklin, Stanley Clarke, Santana, Peter Gabriel...

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Eric Clapton

Cara, na verdade as Backing Vocals ficava bem difícil de ver e mesmo o Steve Gadd ficava uma parte do bumbo meio sem aparecer, mas a casinha do guitar tech dele ficava bem na frente do palco, no canto, então dava pra ver claramente um dos lados dela inteiro, com o guitar stand das guitarras dele, do outro stand não dava pra ver muita coisa, só quando ele tirava os instrumentos pra afinar ou pra entregar pro carinha que entregava os instrumentos da banda. O Guitar Tech dele é um coroa com aquela pança básica, e que pela hora dos Ola, tava tirando as guitarras dos cases, botando no stand, depois mexendo nelas numa bancada que não dava pra ver direito, então deu pra ver quase tudo.

Colocar um pedal de overdrive...

Deve chiar até umas horas hein?


Cara, depende, tipo, já usei hollow com uma quantidade bem razoável de drive e sem ver a cor de microfonia, em lugar aberto é até fácil controlar esse feedback, na minha que é semi-hollow (com bloco central), outro dia tava na casa do janick tocando com um Big Muff no talo, num amp no talo, a coisa de 40cm de do amp e conseguia fazer ela não dar microfonia descontrolada, tipo, dava, mas só quando eu queria, a gente fez até um testezinho de qual guitarra dava mais sustain e a minha ES ganhou depois de segurar o sustain de um bend uns 40s com o Muff.

Agora depende do piloto, eu uso elas tem pra mais de 15 anos, então já sei todas as manhas, o janick apanhava mais, mas conseguia controlar na boa também, até rolou um Iron na semi.

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

O grande lance no caso do Clapton é que pelo menos desde os tempos de From The Cradle ele praticamente não usa amps grandes em palco, em geral são amps de no máximo 40W, nesse show eram 2 de 40W e a julgar pelo som, não creio que estivessem no talo não.

BB é um animal que usa um amp de 120W no talo usando uma 335.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Sim, o Clapton deu uma boa maneirada no volume depois que ficou meio surdo. Acho que ele não toca no talo há muito mesmo. Por outro lado, a L-5 antiga dele deve microfonar muito... A Benê é difícil de meter muito drive. O violão Gibson também microfona pra caramba, bem mais que os outros.

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Não sei as antigas, já toquei numa 93 com drive, nada cavalar, mas suficiente pra brincar de SRV e embora se não cuidasse bem dela, apitasse legal, sabendo o posicionamento que dá feedback descontrolado, dava pra ficar fora do campo magnético mais forte.

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


nichendrix: Cara realmente acho que as críticas não tiveram nada a ver não

MMI: Acho que a última coisa que ele se importa é com essas críticas... hehehehe

:) Provavelmente!

Abx!!!!

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
Cara realmente acho que as críticas não tiveram nada a ver não, acho que foi o publico mesmo, tipo, a principio creio que não iria ser diferente, mas vendo os videos de POA e do Rio, achei a plateia muito quietinha, em Sampa não teve isso e creio que de alguma forma meio que empolgou ele também.


Cara, sério, no lugar onde eu estava quando a galera cantava as músicas (Cocaine ficou nítido isso), mal se ouvia o som que vinha do palco. Estava baixo mesmo.

Eu nem me incomodo com a frieza do cara no palco, fiquei frustrado mesmo com o som baixo e o eco vindo do teto da arena.

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Del-Rei

É uma pena, eu queria muito que o show de vcs tivesse sido foda, pq o de Sampa pra mim foi um pentelho melhor que o do Paul, e olha que Beatles é a trilha sonora da minha vida, se dissesse que eu tinha que salvar as gravações de alguém do Armagedom, seria dos Beatles, mas por mais que tenha sido emocionante e tenha visto o show inteiro em estado de êxtase e critando feito adolescente dos anos 60 jogando jujuba no fab4, no Clapton basicamente entrei num nirvana musical.

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
Da próxima vez (se ele voltar), vou assistir na frente!!!
:)

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# out/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Aqui vai uma versão bem extendida e bem menos sem noção daquela entrevista pra globo, que por sinal tem 22 minutos: http://g1.globo.com/videos/globo-news/almanaque/v/depois-de-uma-decada -eric-clapton-celebra-retorno-ao-brasil/1664189/

Foda que na hora que fala do filho dele, ele quase chora, o cara ficou nitidamente emocionado.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI
As guitarras archtop são derivadas dos violões archtop inventados por Orville Gibson, fundador da Gibson, lá perto de 1900, só que muitas vezes hoje em dia se coloca captadores nesse tipo de guitarra, a versão sem captadores da Gibson é a L-7.



Já vi o Mr. "Águas Lamacentas" tocar com uma. Elas possuem um timbre muito característico.



São guitarras típicas de jazz, são totalmente ocas, como um violão. Esse tipo de guitarra é bem propício para som limpo. Quando é usada madeira laminada ela tem características acústicas piores, como nos violões, mas tende a ter menos microfonia. Quando esse tipo de guitarra é de madeira maciça, totalmente "carved", ela tem acústica muito boa, mas tende a dar mais microfonia e esse é o problema de usar a L-5 com drive e som alto no palco.


Por isso que os músicos de Jazz gostam mais de usá-las, de preferência com um Roland Jazz Chorus

=)


Para controlar esse problema de microfonia, a Gibson lançou as ES-135, ES-335 e outras que tem um bloco central maciço, exatamente para controlar essa microfonia e dar um pouco mais de sustain. Depois BB King, que usou 335 e 355, começou a botar espuma dentro da cavidade para reduzir mais a microfonia até que lançou o modelo dele, sem as aberturas em "f", tudo pela microfonia.


Era exatamente isso que eu ia te perguntar.

No show do B.B. King, eu notei que a "Lucille" não tinha aquelas aberturas. Fiquei com a impressão de que ela era totalmente maciça, como uma Les Paul. Mas uma guitarra daquele tamanho totalmente maciça, deve ser complicado de tocar pelo peso.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


Cara, na verdade as Backing Vocals ficava bem difícil de ver e mesmo o Steve Gadd ficava uma parte do bumbo meio sem aparecer, mas a casinha do guitar tech dele ficava bem na frente do palco, no canto, então dava pra ver claramente um dos lados dela inteiro, com o guitar stand das guitarras dele, do outro stand não dava pra ver muita coisa, só quando ele tirava os instrumentos pra afinar ou pra entregar pro carinha que entregava os instrumentos da banda. O Guitar Tech dele é um coroa com aquela pança básica, e que pela hora dos Ola, tava tirando as guitarras dos cases, botando no stand, depois mexendo nelas numa bancada que não dava pra ver direito, então deu pra ver quase tudo.

Acho que esse tiozinho é o Phil Palmer, que está com ele desde a época do Cream.



Cara, depende, tipo, já usei hollow com uma quantidade bem razoável de drive e sem ver a cor de microfonia, em lugar aberto é até fácil controlar esse feedback, na minha que é semi-hollow (com bloco central), outro dia tava na casa do janick tocando com um Big Muff no talo, num amp no talo, a coisa de 40cm de do amp e conseguia fazer ela não dar microfonia descontrolada, tipo, dava, mas só quando eu queria, a gente fez até um testezinho de qual guitarra dava mais sustain e a minha ES ganhou depois de segurar o sustain de um bend uns 40s com o Muff.


Se eu entendi direito, você mantinha uma certa distância do ampli? É isso?


Agora depende do piloto, eu uso elas tem pra mais de 15 anos, então já sei todas as manhas, o janick apanhava mais, mas conseguia controlar na boa também, até rolou um Iron na semi.


Hahaha, deve ter ficado mais pesado do nas Fender Stratocaster Signature do Murray

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI
nichendrix
Sim, o Clapton deu uma boa maneirada no volume depois que ficou meio surdo. Acho que ele não toca no talo há muito mesmo.


Bom, na autobiografia dele, ele mesmo diz que só consegue tocar alto e se recusa a usar o aparelho auditivo.


Pete Townshend e Phil Collins estão na mesma do Eric Clapton.

Seria difícil não imaginar Townshend surdo hoje em dia!

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Então, o BB King colocava espuma no interior da guitarra para reduzir a microfonia. Mais ou menos como aquelas "tampas" que colocam na abertura do violão para reduzir microfonia. Para evitar isso, o BB King já pediu uma guitarra sem essas aberturas. Eu também tenho uma Lucille dessas, é uma guitarra bastante interessante. O problema que é bem grande, leva um tempo para pegar o jeito dela, fica meio desajeitada (ela e toda 335 e modelos semelhantes). Outra coisa legal dela é o varitone. Eu gostaria muito de um dia ver o Clapton empunhando sua 335, nunca vi...

Um dos grandes segredos para evitar microfonia com guitarras archtop e semi é evitar ficar de frente com o alto-falante. Outra questão é dominar o volume e drive limite que dá microfonia.

A questão do que é volume alto é bem relativa... Claro que o Clapton "toca alto", está meio surdo, a banda fazendo barulho, o amplificador valvulado dele precisa de um certo volume para render. Mas é muito mais baixo que em sua época do Cream, muito mais baixo do que, por exemplo, o Dio tocava. Pensando assim, hoje ele toca "bem baixo".

Já o Townshend além da perda por volumes altos, está quase surdo de um ouvido desde que explodiu um amplificador num palco. A maioria desses caras das antigas tem problema nos ouvidos...

Eric Clapton
Veterano
# out/11 · Editado por: Eric Clapton
· votar


MMI


Velho, é sério. Eu paro tudo que estou fazendo para ler seus posts e do nichendrix.

Deve ser fantástico estar com vocês dois em uma mesa de bar trocando idéias. Deve ser uma experiência fantástica. Sério mesmo. Vocês agregam muitos valores aqui. A molecada deveria prestar mais atenção nisso.

Obrigado de verdade man.

Já sei a quem recorrer aqui quando estiver com dúvidas hehe

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Eu não sou o Nicpedia não! hahahaha

Me pediram para botar um videozinho do som da archtop. É uma música que já viram aqui no forum, só tem umas fotos...

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Aqui no trampo não dá para ver os vídeos.

Mas assim que eu chegar em casa eu vejo!

=)


Qual ampli você gosta de usar com ela?

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

Com essa guitarra, nenhum amp. Ela é legal em linha, pode ser um pré-amp legal apenas. Assim que eu gosto dela. Aprendi a usar assim com um grande luthier e guitarrista...

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton
Por isso que os músicos de Jazz gostam mais de usá-las, de preferência com um Roland Jazz Chorus

Mas ou menos, tipo, o Jazz Chorus é mais comum de ver em quem toca Fusion, embora tenha Jazz no nome, não é lá muito popular com o pessoal que toca jazz mais tradicional que preferem o Polytone Mini Brute, que junto com o gosto por archtops é de longe uma das poucas unanimidade de quem toca guitarra no jazz.

Se eu entendi direito, você mantinha uma certa distância do ampli? É isso?

+- eu tava sentado perto da cerveja, então grande parte do motivo de estar um pouco distante é esse... hehehehhehehe

Hahaha, deve ter ficado mais pesado do nas Fender Stratocaster Signature do Murray

Se ficou mais pesado eu não sei, mas eu particularmente acho bonito som de metal com P-90s, os 4 primeiros discos do Sabbath que o digam.

Bom, na autobiografia dele, ele mesmo diz que só consegue tocar alto e se recusa a usar o aparelho auditivo.

Por isso que ele usa amps cada vez menores, a linha signature dele são um amp de 5W, um de 12W e um de 40W. Comparado com a parede de Marshall dos anos 60 e a parede de Music Man dos anos 70, dos vários half-stack Soldano e Marshall nos 80, o cara praticamente tá tocando com um radinho de pilha... hehehhehe

Eric Clapton
MMI

Seus chatos, eu já disse que não sei quase nada, só sei procurar mais eficientemente do que vocês, fora isso já se vão 17 anos tocando esta maldita guitarra, um pouco eu tinha que ter aprendido, mas se algum dia vcs pararem pra falar com o André Christovam ou o Rampazzo, vcs vão ver o que é enciclopédia de música e de instrumento. Do lado desses caras eu sou café com leite.

MMI
Com essa guitarra, nenhum amp. Ela é legal em linha, pode ser um pré-amp legal apenas. Assim que eu gosto dela. Aprendi a usar assim com um grande luthier e guitarrista...

Um dia talvez alguém além de mim acredite que vale a pena plugar uma Benedetto em linha ou em um SS de responsa... hehehehhehe

Eric Clapton
Sim doido a guitarra lá, a toda estranha que ele usou na parte acústica do show, é uma guitarra da Fender em homenagem aos heróis do 11/09/2001, foram feitas 3, uma é do Clapton. São 3 guitarras que ele vai tocar e que depois irão ser doadas, uma dos Bombeiros, uma da Polícia e um da Autoridade Portuária (a do show)

http://www.fendercustomshop.com/index.php/news/article/9_9_11_9_11_tri bute/

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


Del-Rei: Da próxima vez (se ele voltar), vou assistir na frente!!!

Me too! E mais perto! :)

Abs

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Nossa velho. Eu vi ele tocando com as duas de cor azul, a mais clara em POA e a mais escura foi a que ele tocou no show aqui em SP.

A vermelha que você viu no stand de guitarras dele era essa terceira?

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Que porra é aquilo que está próximo das ponte?

É da pintura ou é algum acessório?

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Agora que eu vi. São distintivos fincados nas guitarras. Que louco. As pinturas atrás também. Escolheram justo o Clapton para fazer as honras. Mais um momento histórico para ele.

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


Eric Clapton

As outras duas guitarras devem ser as que tavam no fundo da casinha do guitar tech, as que eu não consegui ver quais eram.

Eric Clapton
Veterano
# out/11
· votar


MMI
nichendrix

A respeito das Caixas Leslies, que são utilizadas, geralmente, com órgão Hammond e que o Clapton tanto usou durante sua carreira. Como ele faz?

Você sabem?

MMI
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix

Um dia talvez alguém além de mim acredite que vale a pena plugar uma Benedetto em linha ou em um SS de responsa... hehehehhehe

Mestre Foster que me ensinou... Você sabe!
De lá para cá, o cara do estúdio que eu te falei, antes de eu comentar como eu queria plugar aquela guitarra, ele disse: "esta guitarra se pluga em linha, a gente só escolhe um pré legal", usamos o Millennia STT-1que é um pré fora de série. Aliás, próxima ida aos EUA eu volto com um desses, espetacular. Tem um pré deles específico para guitarra...
Outro que me falou que essa guitarra se toca em linha é o omni aqui do fórum. E o cara trabalha em estúdio, sabe muito... Ele adora o Millennia, mas me sugeriu o Chandler.
Quem sabe eu convença mais alguém assim... Hahahahaha

Obs.: o André não, mas o Rampazzo é meio porre... Mas quando embala, é legal.


Eric Clapton

As Leslie eram tradicionalmente as caixas dos Hammond. Podiam ser amplificadas ou não, só a caixa mesmo. Já pude experimentar uma, enorme, de madeira, linda, som lindo também. A Meteoro andou fazendo cópias sob encomenda, para guitarras também.
Atualmente tem as Leslie para guitarra (dois videos do Jim Peterik, guitarrista do antigo Survivor e Pride of Lions)
Video 1
Video 2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton no Brasil