Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Também, to chegando sábado a noite aí, só estou na dúvida quanto a entrada, se deixo pra ir mais perto da hora do show ou se chego na hora da abertura, mas isso eu vejo quando chegar aí.

old steel
Veterano
# nov/10
· votar


E no vento.




Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Por exemplo um acorde sus2 onde tu tira a terça e bota uma 2ª suspensa, o a 2ª não fica perdida, pois não há a terça.

Então o suspenso é por não ser nem maior nem menor?

Então um B9 daqueles da segunda casa, com as notas B, F#, B, C#, F#, deveria se chamar Bsus2? Não tem terça!

Purple Rain é toda assim! ehhe

O mesmo acontece com 6 e 13, se tu usar a 6 em um acorde com 7ª, ela fica perdida entre a quinta e a 7ª, fica bem embolado o som (pode tentar tocar aí pra ouvir), então se tem uma 7, tu taca a 6ª 1 oitava acima, fazendo com que o som da 6ª seja percebido com nitidez, sem embolar.

Beleza. Então vamos lá.

Um Gm6, na terceira casa, shape clássico, em que a sexta está na corda D. Esse é um acorde com sexta. Se eu usar a mizinha solta como dissonância, seria 13? (Obviamente não usaria a corda D, ou a usaria para tacar uma sétima.... )

Po... pensando aqui, acordes de 7/13 acontecem o tempo todo em MPB/Bossa., geralmente descendo para 5+/7 e finalizando em m7......

Sou confuso não? Pois é. Aprendo assim.

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Agora isso pode gerar efeitos interessantes, uma inversão que eu adoro é a primeira inversão de C7M (no caso C7M/E), onde tu coloca a 7 e a tônica, adjacentes nas cordas D e G.

e--------------
B-----8-------
G-----5--------
D-----9--------
A-----7-------
E--------------


Nicholas: Filho de Tal farlow.

Não tenho essa abertura de dedos ai não. Huhahuauh


nichendrix
Tocando essa sequência em um arpegio ou dedilhado, você vê a tensão que fica quando você bota a 7M e a T juntas, adjacentes uma a outra. Mesmo que o acorde normalmente seja uma tetrade normal, sem uma grande tensão, o rearranjo das notas faz o acorde ficar bem tenso.

Essa tensão que de certa forma o uso das notas oitavadas tentam evitar, só que no caso delas o problema é maior, uma vez que em geral elas estão entre duas notas do acorde, sem nenhum intervalo maior entre elas (no caso do C7M, há um intervalo de 3 tons e meio entre o E e o B, o que não aconteceria se fosse um acorde com 6.


Muito interessante esse ponto do rearranjo das notas em função da clareza ou da geração de tensão. Posicionar as notas corretamente é mais um ponto a ser levado em consideração.

Esses parágrafos me economizaram umas 20 horas de queimação de mufa.

Obrigadão!

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Thomas Cochrane

Esse papo o Shoenberg explica bem legal no livro Harmonia. Você que é o cara das letras... O duro é assimilar aquilo tudo!


Cara, eu até sou das letras, mas ando procurando me desvencilharda enrolação acadêmica!

Vou procurar o livro, e ver se estou apto. Hhehe

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Aquilo é um tratado de harmonia. De fato, como o Nic disse, se for para pegar e entender 100% daquilo, é para ficar louco. Mesmo porque ele é o cara da dodecafonia, esquece aquilo... Então o primeiro 1/3 do livro é bastante ilustrativo e interessante, escalas, harmônicos, acordes, inversões. Depois vira teoria da relatividade...

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Estava vendo isso aqui agora....... cada termo.

Ainda não acabei de te responder....

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Pois é, o livro chega a ficar complexo... Mas se eu aprendi alguma coisa, se fez sentido, foi lendo esse livro. A abordagem desde o início, com a formação de escalas, me deu uma luz nisso. Depois ele passa para "notas mais distantes" (porque ele não gosta do termo dissonâncias), tudo muito interessante e explicado. Só que ele ás vezes começa a esbarrar na escala germânica, que vai de A até H e isso embanana um pouco. Depois, no fim é chumbo grosso, não é para mim.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane
Então o suspenso é por não ser nem maior nem menor?

Então um B9 daqueles da segunda casa, com as notas B, F#, B, C#, F#, deveria se chamar Bsus2? Não tem terça!

Purple Rain é toda assim! ehhe


Sim, na verdade um acorde sus2 é um acorde que troca a terça pela segunda, e uma vez que suprime a terça, ela não aparece de jeito nenhum no acorde.

O que faz muitas vezes ele aparecer como B9, são dois pontos:

1-) Falta de conhecimento de quem escreveu

ou

2-) Intenção harmônica.

No segundo caso em geral a 9 entra como uma intenção de acorde dominante (7/9), mas aí é bem mais complexo, tem que ver a harmonia inteira (em alguns lugares vai aparecer o acorde inteiro), porque nesse caso a 2ª vai estar oitavada em relação à tônica (ou seja, vai ser uma 9ª).

É bem o caso que o MMI citou, de no violão, não se faz o acorde corretamente e perfeito, logo muita coisa que no piano seria claro, para a gente não seria.

Nesse acorde específico, como a 2ª está oitavada, ela pode assumir os dois papeis, tanto de segunda suspensa (sus2), quanto de nona (9), dependendo da intenção harmônica da musica.

Obvio isso só acontece em instrumentos como o violão, alaúde, viola caipira e afins, porque eles são instrumentos onde a formação de acordes nem sempre é perfeita, diferentemente do piano.

Um Gm6, na terceira casa, shape clássico, em que a sexta está na corda D. Esse é um acorde com sexta. Se eu usar a mizinha solta como dissonância, seria 13? (Obviamente não usaria a corda D, ou a usaria para tacar uma sétima.... )

Po... pensando aqui, acordes de 7/13 acontecem o tempo todo em MPB/Bossa., geralmente descendo para 5+/7 e finalizando em m7......

Sou confuso não? Pois é. Aprendo assim.


Bom, no caso da 11 e da 13, o raciocínio para o violão/guitarra é mais simples, mas vamos começar com o piano.

No piano se tu puser a 4ª ou a 6ª uma oitava acima, vai ser sempre 11ª e 13ª. No violão e na guitarra, pode ser ou não.

Digo isso porque se não tiver a sétima e a 6ª for oitavada, pode ser um acorde 6 ou 13, quem vai dizer é o resto da tua harmonia. Se tiver a sétima, sempre será 13. Na 4º é a mesma coisa, se vier a terça vai ser sempre 11ª, se não vier, pode ser tanto sus4 (troca a terça pela quarta), quanto 11ª, dependendo da intenção harmônica.

Obvio isso não vai acontecer por exemplo no piano, onde só pode ser uma ou a outra.

PS: eu não vou entrar no mérito das inversões, porque aí vira uma putaria só na hora entender a coisa toda, só analisando a harmonia inteira mesmo pra ter certeza.

Muito interessante esse ponto do rearranjo das notas em função da clareza ou da geração de tensão. Posicionar as notas corretamente é mais um ponto a ser levado em consideração.

Esses parágrafos me economizaram umas 20 horas de queimação de mufa.


Que diab'é mufa?

Bom, como disse, inversões podem criar tensões que no acorde normal não existe, especialmente se você usa isso de uma forma um pouco mais melódica. Por exemplo, essa inversão que dei exemplo, ela se for tocada como acorde mesmo (base), não tem grandes tensões, vai existir, mas o som do acorde inteiro vai prevalecer, mas se tu dedilhar, aí a tensão da 7 e da tônica vai aparecer.

Nicholas: Filho de Tal farlow.

Não tenho essa abertura de dedos ai não. Huhahuauh


De certa forma nem eu, a abertura pra armar o acorde tem tranquilo, mas não consigo mais usar isso no meio da musica, tenho que parar e catar milho mesmo, nota por nota. Uns 10 anos atrás, onde eu tocava essas coisas quase todo dia, eu fazia era a musica toda só com inversões e essa nem é das mais complicadas, o acorde de Dm7 dessa sequência (3ª no baixo), pra mim é mais difícil de fazer, pq a abertura maior está nos dedos que eu tenho menor abertura hehehehehe.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Put@ merd@...



auhahuahuahu

Ahhh que alívio:



MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Pô Bahia! Que sacanagem! Denunciado!
kkkkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


MMI

ahuahuahuua!

Juro que tomei um susto no 1o. vídeo!

Abs

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Putz, eu também. Mesmo porque você tem credibilidade!
perdeu a moral comigo... hahahahahahahaha

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Rapaz, eu não sei quem é mais saliente dos 3... Tu porque posta um negócio horrendo desses, o pessoal que gravou pela ousadia de fulerar com uma musica linda dessas, ou o Creptu que que fica dando dedo pra todo mundo e dizendo que é power chord

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


nichendrix

hihihhih!

Let´s have some fun!

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Rapaz, pra ficar de folga segunda e terça pro show do Paul, to pior que o Lennon em A Hard Day's Night....

It's been a hard day's night, and I've been working like a dog
It's been a hard day's night, I should be sleeping like a log

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Nem me fale isso que eu nem folga vou ter... (olha a hora que estou saindo....)

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Cara, ingressos na mão! Até os ingressos são bonitos, coisa para se colocar num quadro...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

É vida de médico é isso mesmo... é uma profissão inglória, porque tem um inicio de carreira bem remunerado se comparado a outras profissões, mas em geral depois de alguns anos, os ganhos ficam estagnados e o trabalho só aumenta em nível de complexidade.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Cara, ingressos na mão! Até os ingressos são bonitos, coisa para se colocar num quadro...

É foda isso, o meu foi entregue segunda feira, mas ainda nem vi, como dei de presente pra minha mãe a entrada dela, mandei entregar os dois lá, então só vou ver sábado. Ela não para de falar que são lindos.

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
nichendrix

Queria ir também. PQP.

MMI

Estudou piano? Pegou trauma? ahha... não é o primeiro que conheço!

A questão dos acordes incompletos é algo a se pensar mesmo. Agora estou tentando gravar umas linhas de contrabaixo para fazer os exercícios ou gravar as músicas de brincadeira aqui. Dessa forma dá para liberar um dedo ao menos, e até procurar shapes diferentes, ainda mais agora que o nichendrix me iluminou as ideias acerca da ordem das notas.

nichendrix

Mufa?

Cabeça, cérebro, inteligência. Sempre ouvi meu pai falarisso. Não é expressão comum não?

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


Pronto não desvirtuo mais.

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Porra.. me assustou esse vídeo ai.

Que timbre é esse do real Clapton, hein?

É Soldano isso ai?

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
MMI

Aliás, comprei o "A Arte da improvisação" do Nelson Faria, para referência coisa e tal. Mas uma coisa me intriga: a guitarra está como o lá afinado em 442Hz..... alguma ideia da razão disso?

engtmir
Veterano
# nov/10
· votar


Poutz gurizada, nesse topico aqui, vendo alguns vários vídeos. percebi como sou ignorante, musicalmente falando :/

Tenho que aprender e escutar muuuuuuiiiiiiiittttaaaaa coisa ainda...

Abraços

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

É vida de médico é isso mesmo... é uma profissão inglória, porque tem um inicio de carreira bem remunerado se comparado a outras profissões, mas em geral depois de alguns anos, os ganhos ficam estagnados e o trabalho só aumenta em nível de complexidade.

Isso é fato! Só bucha!


mandei entregar os dois lá, então só vou ver sábado. Ela não para de falar que são lindos

Olha, vou guardar um pelo menos.



Thomas Cochrane

Cara, tive uns 6 anos de piano clássico. Para mim aquilo é casca de ferida! Mas na hora de pensar em escalas e acordes (teoricamente), é muito mais fácil pensar nas teclas. Se bem que na hora de executar, nada como as seis cordas porque é sempre um shape só.

Não sei, mas acho que esse timbre do Clapton é o velho esquemão dele...

Para mim, afinação fora de 440 Hz é sacanagem...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane
Mufa?

Cabeça, cérebro, inteligência. Sempre ouvi meu pai falarisso. Não é expressão comum não?


Só se for pras bandas daqui dessas terras austrais... heheheh

Lá pras minhas bandas é o queimando o juizo, a lampada, o foquito, a lamparina... hehehehhe

ainda mais agora que o nichendrix me iluminou as ideias acerca da ordem das notas

E eu lá sou astro pra iluminar alguém?

Bom, naquele famigerado método do Jody Fisher tem uns exercícios legais de inversões.

old steel
Veterano
# nov/10
· votar


Ontem em uma noite de gala tive o prazer de assistir esse grande músico na primeira fila.




nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


old steel

Nuno é um guitarrista muito foda. Toca pra caralho, é reconhecidissimo mundo a fora, já ganhou até 2 premios da GP americana, o de melhor guitarrista de blues e melhor album de blues. E aqui no Brasil, ninguém sabe nem quem é.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


O Nuno é muito bom!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer