Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
nichendrix

Absurdo que ninguém tenha postado sesse som aqui ainda.



Ofereço aos amigos.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane: Só para constar que embora o nick tenha mudado, sou um velho amigo. heheh

Trocou de nick novamente?!

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Cancelei o cadastro antigo.

Konrad mortus est.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

É muito amor mesmo, eu acho que teve umas 2 namoradas na vida que eu continuaria numa boa...hehhehehehehhe

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


UM negão que quanto masi eu tenho ouvido, mas eu chego a conclusão de que é um daqueles gênios subestimados.



Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


É difícil ter estilo assim:



Ian Anderson
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane
Curte ser novato ou fujindo o IR?
=D

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


Ian Anderson
Thomas Cochrane
Curte ser novato ou fujindo o IR?
=D


O Leão me pegou esse ano. Não dá mais para fugir!

Ah cara, é uma forma de recomeçar, minha vida mudou tanto nas últimas quatro semanas, que decidi mudaraqui também para enganar o caos! ehhe

Ian Anderson
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane
=D

blz

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Ah cara, é uma forma de recomeçar, minha vida mudou tanto nas últimas quatro semanas, que decidi mudaraqui também para enganar o caos! ehhe

Você é sempre muito bem vindo! Você andou sumido, diz que mudou tanto nas últimas semanas... Tá apaixonado?

nichendrix

Pois é... Se perdoei, achei que podia até casar depois dessa...

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

O escocês virou o Duque do Maranhão... hehehehhehe

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Pois é... Se perdoei, achei que podia até casar depois dessa...

Essa daí é pra casar mesmo... hehehehhehe

Bom, sábado eu estou aportando aí pra me preparar pro show de segunda feira. Minha mãe já está só falando que é a terceira vez que vai a um show do Paul... é sacanagem, porque eu esperei 17 anos pra sonhar com a chance de ir a primeira vez... hehehhehehe

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Você é sempre muito bem vindo! Você andou sumido, diz que mudou tanto nas últimas semanas... Tá apaixonado?


Nem pensar! Isso non existe! eheh

nichendrix
O escocês virou o Duque do Maranhão... hehehehhehe

Mercenário de três nações!

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
MMI

Ando brincando com essa harmonia aqui. Como diz o MMI, enroscada.

O tal de Ford é bom mesmo. (Como se houvesse dúvida).



MauricioBahia
Moderador
# nov/10
· votar








Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
MMI

Aliás, alguém mais versado em teoria poderia me explicara diferença entre nomear um acorde de 6 ou 13?

Se deve a região em que se aplica a dissonância? Ou seria em relação a onde se a aplica? (por exemplo deslocando a quinta do acorde, a omitindo?).

Não faz muita diferença na prática, afinal falamos de um nota mi num acorde de Sol menor, por exemplo. Mas gostaria de saber, pelo menos de sobre o que pesquisar para descobrir isso.

Desculpem a ignorância! ehhe

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Cara que sonzão! Tá saindo isso aí? Caraca...
\eu não sou versado em teoria não... Não vou meter a colher aí não!

Thomas Cochrane
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Obviamente que ter os acordes já transcritos ajudou bastante. Hheheh.

Mesmo assim, o trem é difícil. Isso porque nem sonho em solo. Nem sonho.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Cara, a diferença é a região sim, é como 2 e 9.

Obvio há também algumas utilidades nisso.

Por exemplo um acorde sus2 onde tu tira a terça e bota uma 2ª suspensa, o a 2ª não fica perdida, pois não há a terça.

Da mesma forma um acorde X9, tem a terça e a 2ª, no caso uma oitava acima, onde a diferença de oitava faz as duas notas serem ouvidas numa boa.

O mesmo acontece com 6 e 13, se tu usar a 6 em um acorde com 7ª, ela fica perdida entre a quinta e a 7ª, fica bem embolado o som (pode tentar tocar aí pra ouvir), então se tem uma 7, tu taca a 6ª 1 oitava acima, fazendo com que o som da 6ª seja percebido com nitidez, sem embolar.

Obvio não são as únicas situações onde essas notas ocorrem, mas a lógica é sempre a mesma, oitavar a nota quando ela ficaria perdida entre as outras, caso fosse posta na mesma oitava.

Agora isso pode gerar efeitos interessantes, uma inversão que eu adoro é a primeira inversão de C7M (no caso C7M/E), onde tu coloca a 7 e a tônica, adjacentes nas cordas D e G.

e--------------
B-----8-------
G-----5--------
D-----9--------
A-----7-------
E--------------

Tocando essa sequência em um arpegio ou dedilhado, você vê a tensão que fica quando você bota a 7M e a T juntas, adjacentes uma a outra. Mesmo que o acorde normalmente seja uma tetrade normal, sem uma grande tensão, o rearranjo das notas faz o acorde ficar bem tenso.

Essa tensão que de certa forma o uso das notas oitavadas tentam evitar, só que no caso delas o problema é maior, uma vez que em geral elas estão entre duas notas do acorde, sem nenhum intervalo maior entre elas (no caso do C7M, há um intervalo de 3 tons e meio entre o E e o B, o que não aconteceria se fosse um acorde com 6.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Esse papo o Shoenberg explica bem legal no livro Harmonia. Você que é o cara das letras... O duro é assimilar aquilo tudo!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Thomas Cochrane

Cara, eu prefiro ir atrás de métodos americanos, são mais práticos. Me dá nos nervos método europeu porque as vezes o cara pra dizer que A + B = C tem que ir até o Z. Isso é legal que só pra quem vai realmente viver daquilo, mas pra mim é quase sempre muita densidade para pouco chumbo.

Até porque explicações teóricas à parte, nada supera a explicação mais simples... é 13 e não 6 porque se por a 6, fica feio bagaraio.

Sim, falando em coisas boas, algum de vocês vai no show de Sir McCartney?

Thomas Cochrane
Cara, eu juro que da priemira vez que li esse nick, confundi com o Zefram Cochrane, inventor do warp drive em Star Trek Enterprise... hehehhehehehehehehehhe

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane

Cara, vou te contar um segredinho... Eu estudei piano uns 6 anos da minha vida, mas peguei uma certa repulsa a aquilo tudo e hoje não toco nada se sentar na frente de um. Digo isso porque um piano é um instrumento de acordes quase perfeito, coisa que o violão/guitarra não é. Eu acho até incrível que Tom Jobim, que escreveu grandes peças para violão, clássicos, não gostava de violão. Ele dizia que era um instrumento que obrigava acordes incompletos, inversões e complicações demais. Mas isso também é o charme do instrumento!Se você pegar um acorde maior com pestana, dos comuns, a sequência é 1a, 5a, 8a, 3a, 5a, duas oitavas. E na hora de transformar isso em acorde com sétima, a primeira oitava vira sétima, antes da 3a. Loucura, né?

Pode ver que não se toca acordes exatamente com 1a, 3a, 5a e 7a, exatamente nessa ordem, muitas vezes a terceira vem depois da quinta, toca-se a oitava antes de completar o acorde, a sétima está oitavada... Então, nas seis cordas, para mim não existe esse papo de diferença. Considere tudo a mesma coisa que você ganha mais.


nichendrix

Você acha que eu vou perder Sir Paul? Tá maluco?

old steel
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Inacreditável.Pois é,já aconteceu com um amigo também extraviar o ingresso de um show na fila de entrada.
MauricioBahia
Grandes clássicos.


Bons tempos.

old steel
Veterano
# nov/10
· votar


Thomas Cochrane
Clássico



nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI
Você acha que eu vou perder Sir Paul? Tá maluco?

Vai ficar em que área?

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

cadeiras azuis, das caativas.

Ian Anderson
Veterano
# nov/10
· votar




Ian Anderson
Veterano
# nov/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar




O pior que o produtor q achou ele, foi quando viu o George tocando num bar, onde o publico era soh para os garçons.

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


MMI

Oche, é capaz da gente ainda ficar perto, eu estou nelas também.

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

Segunda feira, segundo show... E vc?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer