Sobre as divisões.

    Autor Mensagem
    Aced
    Veterano
    # jun/09


    Bom, quando questionado em outros tópicos, sobre a necessidade de subdividir o rock. Bom, não sou alguém estudado propriamente em música, mas aqui vai a minha nobre opinião.

    O rock, se fosse dividido deveria ser primeiramente em duas partes.

    Rock Clássico
    Novo Rock

    Exemplos de principais bandas do rock clássico:

    1) Beatles. Evidentemente, a banda que foi e ainda é uma das caras do rock.São também os principais representantes da música contemporânea.

    2) Pink Floyd. Progressivo, estimulante e extremamente influenciador, o som do PF não fica para trás. Seu estilo moderno foi influencia de várias bandas ao longo do tempo, até mesmo das bandas modernas.

    3) Queen. Uma banda, digamos, "inimitável". O brilho do vocalista aliado às grandes letras e arranjos fizeram dessa banda uma das mais lembradas do público.

    4) Ramones. Muitos pensariam que essa banda não chega nem aos pés das outras três, mas isso não é verdade. Ramones foi formado por quatro caras que a princípio queriam tocar o bom e velho Heavy Metal, mas como não sabiam tocar, resolveram fazer suas próprias canções, que fizeram um sucesso absurdo, mesmo com a proposta punk imbutida. Isso é digno de um prêmio! Qual das bandas conhecidas começaram assim?



    Pausa necessária. Chegando no início dos anos 80, temos uma grande reviravolta no cenário do rock, vejam que a sonoridade dessa década é muito diferente comparada as duas anteriores. Este momento culminou com o sucesso de várias bandas modernas e o surgimento do termo "alternativo". Começa aqui o rock moderno.

    Mas, uma entre todas foi responsável por boa parte da eclosão repentina do rock moderno.

    5) U2. Essa banda inovou muito em todos os aspectos, sem falar que foi a primeira a fazer sucesso com o rótulo de pos-punk/alternativo. Joy Division? Convenhamos , não tiveram a aceitação internacional e nem a criatividade ou "camaleonismo" do U2, o que não implica que eles sejam pouco importantes,. Mas Bono Vox tira esse título de Ian Curtis.

    6) Grunge. Nirvana,Pearl Jam dentre outras demais bandas se reuniram neste período do rock. Chamo período justamente pelo fato de cada banda ter seu toque, sua peculiaridade, tornando impossível reuní-las em um gênero em geral.

    7) Britrock, Movimento que surgiu após o grunge, sob uma forma de revanche ao anterior, classicamente americano. Este teve uma forma mais unificada, sendo o ultimo papel do rock, que veio desde Oasis até o atual Coldplay ( que já abandonou o rock pra entrar em algo mais eletrônico, com o Viva la Vida).


    Percebam vocês, que eu dividi o rock em apenas 2 partes, a primeira, do rock clássico (1 a 4) e o rock moderno (5 a 7), assim fica mais fácil de você se identificar com um ou outro, ou os dois, como é o meu caso.

    Obs: Lembrando que tudo o que eu ecrevi faz parte de um pensamento único, posso mudá-lo se os argumentos forem bons.

    Obs²: Eu sei que esqueci de mencionar grandes bandas e artistas como Elvis, The Who, Led Zeppelin, Sex Pistols, Metallica, Red Hot Chilli Peppers, mas é bom ler a obs¹ antes e ressaltar que essas bandas são mais importantes para mim e para uma grande maioria que eu conheço além do fórum.


    Obrigado pela sua atenção.

    vitaoma
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    E o Black Sabbath no rock clássico entra onde? E o metal? E o death metal (que provavelmente entraria no "Novo Rock")? Ainda falta bastante coisa aí, mas eu concordo que existe um número absurdo de classificações hoje e sua solução parece interessante, mas tem que trabalhar melhor nela ;D

    Sputnik
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ramones foi formado por quatro caras que a princípio queriam tocar o bom e velho Heavy Metal
    falou merda.

    Aced
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Sputnik

    Não falei amigo, eu disse que eles conseguiram?

    Headstock invertido
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    O mais ridiculo de todas essas alcunhas é o que está acontecendo agora. Pra cada país é criado um novo estilo. mesmo tocando a mesma porra de som. Uma banda da Australia é Australian Metal e uma da alemanha é Germany Metal.
    Eu acho importante subdividir, mas até certo ponto. As vezes não ha inovação nenhuma no som e já criam um rótulo novo.
    Como vi em um topico. É como comparar o rock a um continente, sendo assim, acho legal subdividir os "países", mas começar a considerar os estados, cidades e bairros é complicado.

    Sputnik
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Aced
    claro que não conseguiram, eles nunca tentaram.
    Leia um pouco mais sobre o começo dos ramones

    Faop
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pra cada país é criado um novo estilo. mesmo tocando a mesma porra de som

    Dentre esses, tem uns que são até denominações ridículas, do tipo true norwegian satanic black metal, sendo que Black Metal pra mim é igual em qualquer lugar no mundo

    Aced
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Sputnik

    Pff leia você, eles gostavam de metal.

    Aced
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Up!

    Headstock invertido

    Bora criar o tupiniquinian metal?

    Creamy Mule
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    quanto mais específica e subdividida for a categorização, mais ela vai apontar ao que se procura - porém, cada categoria vai conter cada vez menos elementos até que a categorização deixa de funcionar porque cada categoria vai indicar um elemento.
    se for muito abrangente é, no final das contas, mesmo que nada também - considerando que ao citar a categoria ela não vai restringir os elementos.
    em geral, procura-se definir critérios e achar o meio termo de acordo com o que se propõe.
    exemplo: dividir rock em rock clássico e novo rock é colocar elvis e pink floyd numa só categoria e green day e radiohead em outra.
    coisas absurdamente diferentes.
    mas acredito que seu critério tenha sido "gente que influenciou todo mundo e o resultado disso" talvez - não sei, de qualquer forma não seria muito fácil de deixar essa categorização coerente.

    Creamy Mule
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    reli seu post e o critério que eu achei citei como o que achei que você tinha utilizado não foi o que você usou.
    mas eu tava falando mais sobre a classificação em geral do que sobre a sua.

    sobre determinar um momento pra dividir a história em dois minha opinião é a seguinte: nem tudo dá origem a isso que dá origem a aquilo que dá origem ao outro e pronto.
    digo, não é assim tão linear.
    muitas coisas e movimentos e ideais, não só na música, ocorrem simultaneamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre as divisões.