Músicas com divisões de compassos diferentes

    Autor Mensagem
    fernando0877
    Veterano
    # set/08 · Editado por: fernando0877


    Já toco violão/Guitrarra há anos, mas só agora estou tendo oportunidade de estudar e entender o porquê que algumas músicas eu tinha dificuldade de acertar o tempo intuitivamente.
    Resposta >>> falta de entendimento sobre a divisão de compassos, contagem de tempos (eu nem me preocupava com isso)... pois a grande maioria das músicas que têm por aí, no rock, mpb, televisão, igreja, metal, emo, samba, pagode de satã.. são em quaternário 4/4 ou binário 2/2... Fora destes compassos já me soavam "diferente" do normal, e, eu não entendia o porquê?

    Agora, gostando da nova brincadeira, estou querendo achar/compartilhar músicas com divisão de compasso diferentes, interessantes... pode ser até em quaternário mas que seja interessante de ser analisado (como por exemplo a Roxanne do The Police que é quaternário mas a marcação do baixo e bumbo é no segundo tempo).

    Hoje parei um tempinho e já separei umas músicas com divisão de compasso interessantes/diferentes.

    Take Five - Dave Brubeck (ou Miles davis) - 5 tempos
    Money - Pink Floyd - 7 tempos
    Beatles - When i sixty four - 3 tempos
    Velha Infância - Tribalistas - 3 tempos
    Chão de Giz - Zé ramalho - 3 tempos
    Vila Sossego - Zé Ramalho -
    Milagreiro - Djavan e Cássia Eller - 3 tempos
    João e Maria - Chico Buarque - 3 tempos
    Julieta Venegas - Me Voy - 3 tempos

    ENTÃO INDIQUEM AÍ MÚSICAS COM DIVISÃO DE COMPASSO DIFERENTES/INTERESSANTES...

    Obs: ainda não saquei o que explica o denominador (o nº de baixo) de 3/4, 5/4, 6/4... É a divisão de 1 tempo?

    Minow
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ainda não saquei o que explica o denominador (o nº de baixo) de 3/4, 5/4, 6/4... É a divisão de 1 tempo?

    O denominador é a unidade de tempo que vai valer cada pulso do metrônomo. 2 = mínima, 4 = semínima, 8 = colcheia, etc.
    Então por exemplo, 4/4 = quatro colcheias por compasso, cada uma delas valendo um pulso do metrônomo.

    Não acho que 3/4 seja diferente... é bastante comum. Mais diferente é 7/8, 5/4, 13/8, etc.

    Rush é uma banda que tem muitas músicas com compassos "quebrados", o que não é lá muito comum no rock. O Dream Theater também, copiando o Rush, evidentemente.
    Tem também o tema do exorcista que é em 15/8, chama Tubular Bells, do Mike Oldfield, que eu considero um dos temas mais geniais que já foram usados no cinema.

    Obs: Take five é do Dave Brubeck.

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Complementando um pouco uma coisa que o Minow falou, 3/4 é BEM comum, é o padrão da valsa! \o/

    Tem estilos de alguns países, que tem esses tempos "diferentes" como padrão, não sei direito quais são... =/
    Acho q o Ken Himura e o makumbator, podem dar alguns bons exemplos! (heuheu! Jogando um peso nas costas dos dois! =p)

    Se lembrar de mais alguma coisa posto aqui, tô com um pouco de pressa.. =/

    james_the_bronson
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O refrão de "Hit the Lights" do Metallica é 7/4. O riff principal de "... And Justice for All" alterna 4/4 com 2/4. A base com guitarra limpa dos versos de "Welcome Home ( Sanitarium )" é 5/4, ou 10/4...

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Cabongo

    3/4 é BEM comum[3]
    Acho que eu sei mais músicas em compassos ternários do que em binários, até. O_o (viva os minuetos \o/)

    Talvez você ache legal dar uma olhadinha na parte de compassos da wikipedia, tá bem explicadinho e tem até uma tabela com os compassos mais usados em rock progressivo.

    (até hoje nunca toquei nada em compasso composto ou complexo <o>)

    Minow
    Tem também o tema do exorcista que é em 15/8, chama Tubular Bells, do Mike Oldfield, que eu considero um dos temas mais geniais que já foram usados no cinema.
    Essa música é true \o/

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    O terceiro movimento do Concerto de Aranjuez Tem modulação de compasso: alguns são 2/4, outros 3/4, isso aleatoriamente. Tem um Estudo do Villa pra violão, o nº4, que modula os compassos variando entre 2/4, 3/4, 4/4 e 5/4.

    E 3/4 não é incomum: todas as valsas e mazurcas são 3/4, não há nada de estranho nisso!!!

    Pseudonimum
    Veterano
    # set/08
    · votar


    ENTÃO INDIQUEM AÍ MÚSICAS COM DIVISÃO DE COMPASSO DIFERENTES/INTERESSANTES...

    Dream Theater praticamente só tem isso. The Dance of Eternity é apelação... 4/4, 4/2, 5/4, 7/8, 15/16, 3/2, 2/4, 9/8, 7/4.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/08
    · votar


    El Cabongo

    INDIQUEM AÍ MÚSICAS COM DIVISÃO DE COMPASSO DIFERENTES/INTERESSANTES...

    Várias músicas do power trio canadense Rush.

    É um show de compassos compostos e mistos. Cada música é uma verdadeira aula. Recomendo.

    busterchair
    Veterano
    # set/08
    · votar


    steve vai - die to live

    acho q é 7/4

    Diego Marques
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu só consigo me lembrar de uma música com compasso complexo.

    Se trata de Wind, do Akeboshi.

    Foi usada no primeiro encerramento de Naruto.

    Eu acho essa música fantástica. Ela é dividida em um compasso de 5/4, que na verdade é uma junção de um 3/4 com um 2/4.

    Enjoy! =D



    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Diego Marques
    Adoro essa música!

    Aliás, do pouco que escutei do Akeboshi, gostei bastante!

    extremepatience
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Alguem pode dar uma dica?

    Procuro umas musicas compasso 3/4 em rock.
    Ando a fazer uma musica rock, mas n consigo encotrar ritmo para esse compasso.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    extremepatience
    Se eu não me engano os versos de Lucy In The Sky With Diamonds dos Beatles são em 3/4, aí muda pra 4/4 na virada de bateria do Ringo antes do refrão.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    extremepatience

    No meu Addictive Drums tem vários.. 3/4 Pop Rock...

    Fica meio trabalhoso pra te passar... Porque são presets do vst...
    Mas dá pra deixar gravando e te passar o áudio... Não sei como transformar eles em midi...

    Você quer só uns exemplos pra ter por onde começar?

    Escolhe, ou eu posso te passar o áudio com algumas batidas, ou você pode postar sua música e a gente tenta encontrar uma batida...

    Kurdt cobain
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    EU diria que a musica dos Beatles When I was sixty four esta em 4/4 e nao em 3/4.

    tiagosan
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    De fato.. ela me parece ser 4/4!

    "Oh Darling" dos Beatles, sim, seria em 3/4 (ou 6/4, talvez)...

    tiagosan
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Diria mais!
    Norwegian Wood e
    Dig a Pony!

    gpeddino
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Radiohead tem muitas.

    Morning Bell e 15 Step são em 5/4, In Limbo alterna 4/4 e 6/4, Nude é em 6/8.

    E tem Pyramid Song, que é num 4/4 totalmente sincopado e bizarro:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas com divisões de compassos diferentes