Musicas com divisoes ritmicas meio raras, pelo menos pra mim

    Autor Mensagem
    victorioswhat123
    Membro Novato
    # dez/16


    To querendo musicas que tenham notas em grupos como quintinas, sextinas, septinas, fusas, semifusas, 10 notas por tempo e por aí vai, ta

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Sextinas não são realmente raras. São até comuns.

    Aqui uma música com muitas fusas (em todos os compassos). É o prelúdio XXI do cravo bem temperado, de Bach (no link tem a fuga também. A primeira parte é o prelúdio):

    https://www.youtube.com/watch?v=T5B2mX1M5aQ

    Se preferir no piano:

    https://www.youtube.com/watch?v=tD6xMeUa0iU

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Até o dia de hoje, encontrei apenas uma música com compasso de 5/4... Está em Deceiver of fool's (Within Temptation)...

    Algumas coisas são de notação mais incomum, tenho notado que em todos os casos que se está em X/4, a quebra preferida é para algum compasso também de denominador 4, mesmo sendo tocado como denomidador 8...

    Não saberia dizer se é correto (makumba?), mas é usual em grande maioria das partituras que eu disponho....

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Algumas coisas são de notação mais incomum, tenho notado que em todos os casos que se está em X/4, a quebra preferida é para algum compasso também de denominador 4, mesmo sendo tocado como denomidador 8...

    Não sei se é sobre isso que se refere, mas em geral há um costume (ruim) na música popular de se tentar escrever em 4/4 mesmo quando é em 12/8 (por exemplo). Usando a referência de colcheia valendo quiáltera de semínima e colcheia. É muito mais simples escrever em 12/8. Na verdade o 12/8 é um compasso extremamente comum na música pop (só perde para o 4/4).


    Até o dia de hoje, encontrei apenas uma música com compasso de 5/4... Está em Deceiver of fool's (Within Temptation)...

    Obviamente tem muita coisa em 5/4, basta sair da música pop. Mas mesmo na música pop tem certas coisas. Tipo o tema de missão impossível.

    https://www.youtube.com/watch?v=XAYhNHhxN0A

    Mas devemos lembrar que o que o
    victorioswhat123 está falando é de figuras rítmicas, e não propriamente de compassos diferentes.

    DoisUm
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Não sem bem se é disso que o tópico se trata mas vou tentar contribuir.

    Tá aí uma musica que minhas limitações de noob não me deixam entender direito, principalmente nos primeiros pedaços.
    Link

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator

    Falava de mudanças de compassos... Digamos um 4/4 que vai para um 12/8 em um trecho, continua sendo grafado como 4/4, ou uma passagem que seria 6/8, grafado como 3/4... Questionei um amigo mais metido no jazz, e ele me disse que era para preservar as figuras de tempo - o que faz todo sentido!

    o que o victorioswhat123 está falando é de figuras rítmicas, e não propriamente de compassos diferentes.

    Sim, mas há de convir que em compassos mais comuns, de 3/4 e 4/4 é mais difícil de se ver tercinas, sextinas, que num 12/8 por exemplo...

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Digamos um 4/4 que vai para um 12/8 em um trecho, continua sendo grafado como 4/4, ou uma passagem que seria 6/8, grafado como 3/4... Questionei um amigo mais metido no jazz, e ele me disse que era para preservar as figuras de tempo - o que faz todo sentido!

    Pra mim não faz tanto sentido. Se o compasso é 12/8 escreve em 12/8. Qual o problema em mudar de fórmula de compasso? Acho bobeira fazerem isso.

    Sim, mas há de convir que em compassos mais comuns, de 3/4 e 4/4 é mais difícil de se ver tercinas, sextinas, que num 12/8 por exemplo...

    Pelo contrário, se você fala de quiáltera de 3 ou 6 é mais difícil que elas apareçam em 12/8 (por exemplo) do que em 4/4 que deveria ter sido escrito em 12/8 mas não foi (que na verdade fica cheio de quiáltera). A quiáltera de tercina em 4/4 não é quiáltera em 12/8 (é apenas um conjunto de 3 colcheias). De forma análoga, duas colcheias em 4/4 para soar igual em 12/8 se torna quiáltera de 2.

    Observe que no exemplo não estou me referindo a células de 3 colcheias (que são ultra comuns em 12/8) e sim quiálteras de 3 em 12/8 (que é como uma quiáltera de quiáltera em 4/4).

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    makumbator

    Pensando em unidade de tempo, acho que faz sim... Mas também acho confuso... Enfim...

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/16 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar




    Aqui tem tudo o que você precisa, incluindo quintilhas de tercinas.

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    Pensando em unidade de tempo, acho que faz sim...

    Mas aí que está, a unidade de tempo mudou ao se alterar de compasso simples para composto. Nada mais natural que a fórmula mudar também.

    Fazendo uma analogia extrema, seria como colocar a armadura de clave em si maior (cinco sustenidos) e escrever uma música que na verdade é em dó maior (e para isso encheríamos a parte de bequadros para cancelar a armadura que no fundo é errônea).

    Rachmaninoff
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    victorioswhat123

    Vou partir logo pra ignorância:



    daimon blackfire
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Ajde Jano, de Kroke

    MMI
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Quando leio sobre "divisoes ritmicas", me vem a cabeça Subdivisions. É uma p... música!



    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Vocês tão entendendo errado, ele não tá falando de compassos, é de figuras rítmicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musicas com divisoes ritmicas meio raras, pelo menos pra mim