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      Musicas com divisoes ritmicas meio raras, pelo menos pra mim

      Autor Mensagem
      victorioswhat123
      Membro Novato
      # 20/dez/16 23:35


      To querendo musicas que tenham notas em grupos como quintinas, sextinas, septinas, fusas, semifusas, 10 notas por tempo e por aí vai, ta

      makumbator
      Veterano
      # 20/dez/16 23:56
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      Sextinas não são realmente raras. São até comuns.

      Aqui uma música com muitas fusas (em todos os compassos). É o prelúdio XXI do cravo bem temperado, de Bach (no link tem a fuga também. A primeira parte é o prelúdio):

      https://www.youtube.com/watch?v=T5B2mX1M5aQ

      Se preferir no piano:

      https://www.youtube.com/watch?v=tD6xMeUa0iU

      Ismah
      Veterano
      # 21/dez/16 00:57
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      Até o dia de hoje, encontrei apenas uma música com compasso de 5/4... Está em Deceiver of fool's (Within Temptation)...

      Algumas coisas são de notação mais incomum, tenho notado que em todos os casos que se está em X/4, a quebra preferida é para algum compasso também de denominador 4, mesmo sendo tocado como denomidador 8...

      Não saberia dizer se é correto (makumba?), mas é usual em grande maioria das partituras que eu disponho....

      makumbator
      Veterano
      # 21/dez/16 01:04 · Editado por: makumbator
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      Ismah
      Algumas coisas são de notação mais incomum, tenho notado que em todos os casos que se está em X/4, a quebra preferida é para algum compasso também de denominador 4, mesmo sendo tocado como denomidador 8...

      Não sei se é sobre isso que se refere, mas em geral há um costume (ruim) na música popular de se tentar escrever em 4/4 mesmo quando é em 12/8 (por exemplo). Usando a referência de colcheia valendo quiáltera de semínima e colcheia. É muito mais simples escrever em 12/8. Na verdade o 12/8 é um compasso extremamente comum na música pop (só perde para o 4/4).


      Até o dia de hoje, encontrei apenas uma música com compasso de 5/4... Está em Deceiver of fool's (Within Temptation)...

      Obviamente tem muita coisa em 5/4, basta sair da música pop. Mas mesmo na música pop tem certas coisas. Tipo o tema de missão impossível.

      https://www.youtube.com/watch?v=XAYhNHhxN0A

      Mas devemos lembrar que o que o
      victorioswhat123 está falando é de figuras rítmicas, e não propriamente de compassos diferentes.

      DoisUm
      Membro Novato
      # 21/dez/16 01:30
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      Não sem bem se é disso que o tópico se trata mas vou tentar contribuir.

      Tá aí uma musica que minhas limitações de noob não me deixam entender direito, principalmente nos primeiros pedaços.
      Link

      Ismah
      Veterano
      # 21/dez/16 02:21
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      makumbator

      Falava de mudanças de compassos... Digamos um 4/4 que vai para um 12/8 em um trecho, continua sendo grafado como 4/4, ou uma passagem que seria 6/8, grafado como 3/4... Questionei um amigo mais metido no jazz, e ele me disse que era para preservar as figuras de tempo - o que faz todo sentido!

      o que o victorioswhat123 está falando é de figuras rítmicas, e não propriamente de compassos diferentes.

      Sim, mas há de convir que em compassos mais comuns, de 3/4 e 4/4 é mais difícil de se ver tercinas, sextinas, que num 12/8 por exemplo...

      makumbator
      Veterano
      # 21/dez/16 03:42 · Editado por: makumbator
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      Ismah

      Digamos um 4/4 que vai para um 12/8 em um trecho, continua sendo grafado como 4/4, ou uma passagem que seria 6/8, grafado como 3/4... Questionei um amigo mais metido no jazz, e ele me disse que era para preservar as figuras de tempo - o que faz todo sentido!

      Pra mim não faz tanto sentido. Se o compasso é 12/8 escreve em 12/8. Qual o problema em mudar de fórmula de compasso? Acho bobeira fazerem isso.

      Sim, mas há de convir que em compassos mais comuns, de 3/4 e 4/4 é mais difícil de se ver tercinas, sextinas, que num 12/8 por exemplo...

      Pelo contrário, se você fala de quiáltera de 3 ou 6 é mais difícil que elas apareçam em 12/8 (por exemplo) do que em 4/4 que deveria ter sido escrito em 12/8 mas não foi (que na verdade fica cheio de quiáltera). A quiáltera de tercina em 4/4 não é quiáltera em 12/8 (é apenas um conjunto de 3 colcheias). De forma análoga, duas colcheias em 4/4 para soar igual em 12/8 se torna quiáltera de 2.

      Observe que no exemplo não estou me referindo a células de 3 colcheias (que são ultra comuns em 12/8) e sim quiálteras de 3 em 12/8 (que é como uma quiáltera de quiáltera em 4/4).

      Ismah
      Veterano
      # 21/dez/16 17:22
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      makumbator

      Pensando em unidade de tempo, acho que faz sim... Mas também acho confuso... Enfim...

      Insufferable Bear
      Membro
      # 21/dez/16 18:06 · Editado por: Insufferable Bear
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      Aqui tem tudo o que você precisa, incluindo quintilhas de tercinas.

      makumbator
      Veterano
      # 21/dez/16 18:20 · Editado por: makumbator
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      Ismah
      Pensando em unidade de tempo, acho que faz sim...

      Mas aí que está, a unidade de tempo mudou ao se alterar de compasso simples para composto. Nada mais natural que a fórmula mudar também.

      Fazendo uma analogia extrema, seria como colocar a armadura de clave em si maior (cinco sustenidos) e escrever uma música que na verdade é em dó maior (e para isso encheríamos a parte de bequadros para cancelar a armadura que no fundo é errônea).

      Rachmaninoff
      Veterano
      # 24/dez/16 17:57
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      victorioswhat123

      Vou partir logo pra ignorância:



      daimon blackfire
      Membro Novato
      # 24/dez/16 18:03
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      Ajde Jano, de Kroke

      MMI
      Veterano
      # 25/dez/16 11:44
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      Quando leio sobre "divisoes ritmicas", me vem a cabeça Subdivisions. É uma p... música!



      Insufferable Bear
      Membro
      # 25/dez/16 13:32
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      Vocês tão entendendo errado, ele não tá falando de compassos, é de figuras rítmicas.

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