Música Instrumental é para poucos (infelizmente)

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# mai/07
· votar


pedrunk
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer.

Então teoricamente o hip-hop (que desses aí só tem ritmo) não é música.

É claro que eu não tenho o preconceito da vertente européia e muito menos a pretensão de querer tachar o que é e o que não é música boa.

Realmente, não conheço muito sobre Hip Hop, mas até hoje não ouvi nenhum que tivesse harmonia, muito menos uma harmonia bem trabalhada.
Não quer dizer que eu tenha preconceito por isso, Hip Hip existe por uma questão puramente política. É música de gueto, assim como o Blues, que também é "simples", e eu adoro.

Mery-_- fã do A-ha
Veterano
# mai/07
· votar


Música instrumental é tudibaum! ^^
Bond é dez!! Quem nunca ouviu, trate de ouvir essas quatro meninas lindas ao violino e violoncelo... São magníficas.

=)

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Minow
Engraçado que independente do estilo nego já diz que não gosta.

E eles invariavelmente nem percebem que na realidade não gostam de música, mas sim de sair com os amigos para dançar na boate, ou de namorar ao som de uma melosidade qualquer, ou de ouvir panfletagem social em forma ritmada (rap) ou seja qual for a razão pela qual ouçam (pseudo)música que não para apreciar música em si...

TG Aoshi
Veterano
# mai/07
· votar


=P

Acho q eu sou um caso a parte... pq o meu interesse com a música apareceu justamente por causa das músicas instrumentais. Daí pra frente é história... =p

Devil Boy
Cruz-credo. Estudante de guitarra que não gosta de solo. Simplesmente assustador.

Pois é, cara...
Já vi gente que tem repúdia a solos que sejam rápidos, ou aos q têm partes rápidas. Pra mim é falta de sensibilidade musical...
Mas, acho meio triste q haja um certo "desprezo", com as bases ou guitarras base. Afinal... existem músicas instrumentais, mas não existem apenas músicas instrumentais!
Tem gente q toca na velocidade da luz, faz um puta solo, e na hora de fazer uma base, sai aquela merda...

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Falou TUDO!

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


pianoid

Falou tudo... (2)

Hoje, quando me vejo "copiando" músicas famosas cantadas (que por sinal é o que eu faço..), sinto que ainda falta alguma coisa na minha vida musical. Acho difícil por aqui de encontrar pessoas que gostem e façam questão de tocar música instrumental assim como eu, por isso não possuo nenhum grupo desses hoje, apesar de sempre procurar. Até tento deixar as músicas cantadas com um toque instrumental, pondo (quando se cabe) contra-tempos, acordes mais pesados pelas dissonâncias possíveis, escalas adequadas, "breck's" bem elaborados, mas sou logo interrompido por um líder que apesar de ser músico, se contenta em ser limitado na base e na cópia, logo não vê como vejo...mas se Deus quiser, um dia em consigo.. :)

fã de mp3
Veterano
# mai/07
· votar


Que bom que é para poucos. Me sinto um privilegiado.

ohm777
Veterano
# mai/07
· votar


Engraçado que independente do estilo nego já diz que não gosta.
Não é "não gosto de fusion", ou "não gosto de música barroca". É "não gosto de música instrumental".


concordo plenamente... existem milhões de tipos de música instrumental os ignorantes são esses q ficam generalizando.....



Devil Boy
Cruz-credo. Estudante de guitarra que não gosta de solo. Simplesmente assustador.

realmente assustador! mais assustador ainda foi o post dele dizendo q nao aguenta ouvir 1 min de instrumental.... vai toca ramones vai....

Releed
eu acho extremamente difícil uma pessoa que não toca guitarra gostar de Vai por exemplo...


Toco guitarra mas mesmo antes ja curtia p caramba! qndo tinha uns 8 anos pegava o Passion and Warfare e delirava com o feeling q ele passa em "Blue Powder" !!!!!!!!

É realmente uma pena as pessoas terrem tanto preconceito com relação ao instrumental... Talvez falta de compreensão musical , se contentam com poucos acordes (todos do mesmo campo harmônico, modulação então nem se fala)... Acho que essas pessoas gostam mais de poesia do que de música só pode....

ohm777
Veterano
# mai/07
· votar


TG Aoshi
Já vi gente que tem repúdia a solos que sejam rápidos, ou aos q têm partes rápidas. Pra mim é falta de sensibilidade musical...
Mas, acho meio triste q haja um certo "desprezo", com as bases ou guitarras base. Afinal... existem músicas instrumentais, mas não existem apenas músicas instrumentais!
Tem gente q toca na velocidade da luz, faz um puta solo, e na hora de fazer uma base, sai aquela merda...


Tb acho ... não se pode desprezar uma boa guitarra ritmica! Acho q é preciso ser flexível.
Eu por exemplo curto os solos do Vai, Allan Holdsworth, Chris Poland....
mas adoro o peso das bases do Jimmy page, Daron Malakian (system of a down) e Tony Iommi

diego gr
Veterano
# mai/07
· votar


Eu acho que o rock instrumental tá "ressuscitando" digamos assim
Em 2005 e 2006 teve CD novos de Satriani, Vai, Eric Johnson, Andy Timmons, Paul Gilbert, Kiko Loureiro, DVD G3, Vensee Shandar (um maluco da índia, duvido que conheçam).
Quanto à falta de vocais nas músicas:
Ultimamente tenho deixado a música instrumental de lado e escutado bastante hard rock anos 80, mas o meu critério principal pra considerar uma música boa é a parte instrumental dela, não adianta o vocalista ter a melhor voz do mundo, a música tem que ter um ritmo que te faça balançar a cabeça no ritmo da música.

fã de mp3
Veterano
# mai/07
· votar


Engraçado que tudo acaba indo pros lados do Rock. E da guitarra. Mas tá valendo.

Eric 146
Veterano
# mai/07
· votar


O pessoal não entende que tem gente que escuta música apenas para se divertir, como numa festa, ou qualquer coisa do gênero. Essa pessoa não esta interessada se a música tem qualidade ou não, apenas quer curtir o momento. Eu como toco guitarra, pra mim é mais fácil ouvir música instrumental, mas não gosto de ouvir só guitarristas pq hoje em dia a maioria só quer mostrar técnica. Não consigo ouvir um cd do Vai inteiro, Kiko Loureiro e essas coisas todas.
Por outro lado odeio ler, não suporto ler os clássicos que todo mundo conheçe, mas em compensação eu li o livro da Bruna Surfistinha e gostei, agora por isso eu sou um analfabeto?

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Também vale salientar que a culpa das pessoas não apreciarem a música instrumental não é SOMENTE do público. A grande parte dos músicos instrumentais não percebem que a importância de conquistar o público não-músico.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
Tipo, eu discordo parcialmente... acho que quem é músico de verdade não tá interessado em fazer música pra conquistar um grande público, e sim passar a SUA mensagem, da sua maneira, sem se interessar com quem vai gostar ou não. Se for pensar em grande público, o lance é ir tocar axé, concorda?

pedrunk
Veterano
# mai/07
· votar


mas axo q a musica instruemntal tende a crescer cada vez mais, com o computador e tal, o ipod, hj em dia a msuica ta com as pessoas mto mais tempo do q antes, as vezes pruam festa e tal realmente eh melhor uma musica mais empolgada, um axé, um pagode, um forró ( não q eu eu goste mas só dando o exemplo ) essas pessoas normalmente não tem o habito de ouvir musica em casa e se ouvem botam na nativa e ouvem o q vier... hj em dia as pessoas tem mais acesso a informaçao, a novos artistas tao smepr eouvindo musica e tla... musicas intrumentais sao mais pra ouvir num quarto sohzinho e tal... eh mais normal mesmo pra qqm realmente gosta de musica, n necessariament eum msuica, mas por exmeplo eu ouço msuica quase q o dia inteiro, sempre q to na frente do pc ta tocando musica, na aula ouço mais ipod do q vejo aula, qndo eu saio vo pra alguma lugar q toke musica q eu goste e qndo vo durmir dexo musica tocando heheh pra qm ouvemsucia praticamente 24 horas a musica instrumental eh mnais relaxante menos cansativa, a cada ouvida vc descobre um novo detalhe, entende o sentimento q o cara ker passar, qual a intensidade desse sentimento, heheh eh q vcs ouvem mais uns jazz, uns blues e esses guitarrista viruosi ( esse ultimo axo realmente toskas as insturmentais deles hehe pode ateh ter uma ou outra parte bonita, mas a musica n "cresce" n tem mto os seus sentimenots deifinos hehe ja ouvi mto mas particaluarmente axo pobre no quesito feeling heheh axo q por mais certinho q seja teoricamente falta musicalidade pra esses caras, ) por isso ouço post-rock, as vezes um loop repetido a musica inteira q vai crescendo devargazinho te passa muito mais coisa doq mil notas por segundo hehe recomendo a vcs irem atras de post-rcok e n deixem se levar pelo nome pq sao poucas relaçaoes com o rock q nos estamos acostumados hehe a n ser os inturmentos q sao os mesmos

Skinwalker
Veterano
# mai/07
· votar


Minow
cara eu tenho espirito hard rocker msm antes de curtir isso(hard rock)... pra mim a musica tem que me divertir seja como for e a maioria das musicas instrumentais nao me divertem...
e cara eu GOSTO de solos, porem solos curtos-medios, falei de musica instrumental ou seja solos de 4-5 minutos...
ohm777
vai toca ramones vai....
nao custumo ouvir ramones e espero que isso nao seja ofensivo m/

isso é apenas minha opniao que estou dando num topico sobre este assunto, ou todos do forum são obrigados a gostar?Oo e alem do mais nao desvalorizei ninguem apenas EU nao gosto da MAIORIA ainda deixo claro que há umas excessoes, que sao poucas por sinal...
abraços m/

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


pedrunk, Vírgula, Vírgula, pedrunk. Tão apresentados.
:P

Eu concordo com algumas coisas que você falou, mas "música instrumental" pra mim não é "guitarrista virtuose".

Skinwalker
a maioria das musicas instrumentais nao me divertem...

Tudo bem, oras. Tem muita música instrumental que não me diverte também. Algumas até me irritam, como é o caso daquelas porras esotéricas pseudo new-age que tem cd vendendo no Mundo Verde.
Até alguns jazz eu não curto muito. Mas o que mais ouço de música instrumental é jazz mesmo, e Música "Clássica" (na verdade o período clássico é o que eu menos ouço, gosto mais do barroco, impressionista, neo-clássico e renascentista).
Não tou dizendo que todos devem gostar de música instrumental, mas muitos mal conhecem MÚSICA em geral pra considerar o que é ou não música instrumental. Como é o caso do rapaz que já foi logo falar de "guitarrista virtuose". Tudo bem, eu ouço um cd do Vai e acho um saco, mal consigo ouvir inteiro. Mas vou ouvir o John McLaughlin, e cada música, cada FRASE do cara me toca de uma maneira que vale mais do que mil palavras.

Idéias
Veterano
# mai/07
· votar


ohm777
Acho q muito tem a ver com a criação musical da pessoa tb, toco guitarra há 4 anos mas mesmo assim na minha infância meus pais ouviam mto Rush (tinha música cantada mas as musicas eram mto bem elaboradas), Yes, Joe Satriani, etc.
Igual a rock , se a pessoa não ouve desde cedo mto dificil dela começar a gostar dps.


Ah cara, discordo! Acho q música instrumental é uma coisa que se aprende a gostar, principalmente quem não é de uma família de músicos não começa a gostar de música ouvindo primeiramente música instrumental (desculpe as repetições abusivas...).
A música instrumental é algo que se descobre, por ser música pura não é algo que fica no gargalo disponível a qualquer um.

Eu gosto de música instrumental, mas também vai depender do estilo musical. E acho que música não precisa de letra pra passar uma mensagem, o próprio som diz tudo, vai ser interpretado de acordo com a emoção do ouvinte.
Mas eu concordo que música instrumental fica ótimo como fundo musical. Quem trabalha nessa área tem de ser inspirado...

pianoid
Veterano
# mai/07 · Editado por: pianoid
· votar


diego gr
critério principal pra considerar uma música boa é a parte instrumental dela, não adianta o vocalista ter a melhor voz do mundo, a música tem que ter um ritmo que te faça balançar a cabeça no ritmo da música.

huhuhu... definitivamente o cara não entende o que é música instrumental: não é pra balançar a cabeça, garanto. Se quer balançar a cabeça até cair, vai ouvir metal...

Além do mais, ritmo não é a principal característica da música: é uma característica compartilhada por todas as artes narrativas, como poesia, cinema etc...

Música é som. De preferência, bem estruturado e trabalhado como em toda boa arquitetura. O que a gente mais vê hoje por aí é favela.

Eric 146
eu li o livro da Bruna Surfistinha e gostei, agora por isso eu sou um analfabeto?

É. Obviamente não há literatura lá, então acredito que o que vc gostou foi da descrição das sacanagens da puta. É como o cara que diz que adora música e só ouve pagode! :)

Eric 146
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid

É. Obviamente não há literatura lá, então acredito que o que vc gostou foi da descrição das sacanagens da puta. É como o cara que diz que adora música e só ouve pagode! :)

Concordo com você, não foi só pela sacanagem mas sim porque é divertido o livro mesmo ele não tendo nenhum conteúdo. Eu não gosto de literatura clássica, acho um saco Machado de Assis ou qualquer cosia do tipo mesmo sabendo da importãncia dele e sua inquestinável qualidade. Na música é a mesma coisa, tem gente que escuta funk só pra poder comer umas mulheres nesses bailes que tem por ai. Música instrumental é pra quem tem uma persepção melhor e consegue compreender o que a música quer dizer.

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Eric 146
Música instrumental é pra quem tem uma persepção melhor e consegue compreender o que a música quer dizer.

reconhecer algo é o primeiro passo para aceitação.

fã de mp3
Veterano
# mai/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


Esse comentário do usuário Bog é digno de nota:
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=9&t opic=161358&page=0#22

O ruim é que muitas pessoas enxergam o mundo em preto-e-cinza, quando muito. E falam mal das cores que nunca viram.

anonymous4
Veterano
# mai/07
· votar


Eu acho que tem hora pra tudo...

Eu curto musica instrumental, mas eu por exemplo não faria uma banda só de música instrumental. Provavelmente teria uma faixa ou outra, mas o resto seria cantada! \m/

Dogs2
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Minow
acho que quem é músico de verdade não tá interessado em fazer música pra conquistar um grande público, e sim passar a SUA mensagem

Dá pra conciliar as coisas tranquilamente, mas as pessoas fingem que não percebem. Existem muitas músicas instrumentais eletrônicas que fazem sucesso. Os "músicos instrumentais" deviam levar isso como um exemplo de que a sua mensagem pode ser trasmitida para um número maior de pessoas sem ele deixar de ser ele mesmo.

Se for pensar em grande público, o lance é ir tocar axé, concorda?

Não.

ohm777
Veterano
# mai/07
· votar


Minow
Mas vou ouvir o John McLaughlin, e cada música, cada FRASE do cara me toca de uma maneira que vale mais do que mil palavras.

john mclaughlin eh foda... e tb é virtuoso!!!!!!

ohm777
Veterano
# mai/07
· votar


só por curiosidade , já que estamos falando de música instrumental ,recentemente ouvi um disco mto bom de um cara chamado Mike Keneally (ja tocou com Zappa) , ele gravou composições do vai no piano. pra quem diz q não consegue ouvir um disco inteiro do Vai acho q desse irá gostar....

Mike Keneally - Steve Vai Piano Reductions Vol 1


(pra quem tem emule ou algum programa do tipo pq esse cd acho q nao vende aqui)

diego gr
Veterano
# mai/07 · Editado por: diego gr
· votar


Bem, sobre o título do tópico:

"Música instrumental é para poucos, infelizmente"

Acho que é uma afirmação correta. Porém, não pela qualidade da música, e sim porque não há praticamente nenhuma divulgação.
Eu mesmo: descobri o rock instrumental olhando a MTV e sem querer vi um clipe do Satriani, da musica Summer Song e a partir daí pesquisei mais coisas sobre ele na internet.
As outras bandas de rock instrumental descobri quase todas aqui no fórum mesmo através dos posts da galera, mas creio que se não fosse dessa maneira, dificilmente teria descoberto essas bandas, eu achava que o Satriani era o único a fazer esse tipo de música, depois descobri Timmons, eric johnson e outros.
De qualquer maneira hoje em dia as coisas estão muito mais fáceis com a wikipédia, tem de tudo lá.

whammy__
Veterano
# mai/07
· votar


ja toquei em muitas bandas instrumentais e digo que quem toca em uma é realmente por amor, sem nenhuma ambição financeira. Porém sempre foi o tipo de música que mais me emocionou, seja por wes montgomery, eric johnson, pat metheny ... são as músicas mais tocantes para quem realmente tem algum tato musical.

joejoe
Veterano
# mai/07
· votar


topico meio elitista hem.. eu poderia argumetnar que musica minimalista é pra poucos, e isso faria dela especial?

não quero desmerecer a música instrumental, acho maravilhosa, mas não deveriamos ter conceitos herméticos e segregaristas.

o que é um instrumento?

musica eletronica, sem vocal seria música instrumental?

o que faz de uma música classica tocada num violoncelo ser "mais música" que um theremin ou um sintetizador?

só frisando: musica instrumental é um patrimonio da humanidade. mas se fossemos tão hermeticos quanto ao que é um isntrumento, ao que é música, talveez aidna estariamos tocando tambores de pele.

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


joejoe

Música instrumental é música na frente, ao invés de música lá no fundo, atrás de todas as letras, atitudes, roupas, cabelos compridos, bundas rebolando e por aí vai...

De fato, um sintetizador é um instrumento. A voz humana é um instrumento musical também. A diferença em música instrumental é que o foco é em música, não letras ou barulho.

Como tá na frente, despida em frente a todos, é bom ser realmente boa ou não vai chamar a atenção de quem só consegue ver o mundo através do umbigo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Instrumental é para poucos (infelizmente)