Música Instrumental é para poucos (infelizmente)

Autor Mensagem
LuizJu88
Veterano
# mai/07
· votar


Esse acho que foi o campeão dos topicos com respostas um tanto quanto absurdas...

É como o cara que diz que adora música e só ouve pagode! :) - E qual o problema? O que torna o pagode menos musica do que qualquer outro estilo? o seu gosto?

Música instrumental é pra quem tem uma persepção melhor e consegue compreender o que a música quer dizer.
Hmmm, nao concordo...

Então teoricamente o hip-hop (que desses aí só tem ritmo)
Pasmem, mas ja vi hip hop e rap com melodia e harmonia sim(alias melodia é até meio comum) e não eram ruins...

acho que quem é músico de verdade não tá interessado em fazer música pra conquistar um grande público, e sim passar a SUA mensagem
Bullshit, muito musico encontra o prazer justamente em atingir o publico, sentir ele vibrar com o som que ele ta fazendo(eu mesmo gosto bastante) e tambem vejo o musico como um profissional também(isso poderia cair em outra discussão, mas melhor deixar pra la)

Em compensação concordo com o titulo do topico..mas essa questao eh complicada, tem a ver com cultura, criação e toda uma série de fatores que influenciam no final...
Eu por exemplo cresci gostando de musica classica, fiz varios anos de estudo erudito pra violão então pode-se dizer q eu ja tendia pro lado da musica instrumental...depois peguei a guitarra, montei algumas bandas...me firmei em uma de pop rock e classic rock e me vejo muitas vezes tocando musicas q nao gosto, mas a energia do publico e o simples fato de estar tocando me fazem relevar tudo.

No final toda música é música nenhum estilo ta acima de outro, são apenas voltados para publicos e situações diferentes

pianoid
Veterano
# mai/07 · Editado por: pianoid
· votar


LuizJu88
O que torna o pagode menos musica do que qualquer outro estilo?

O pagode de raiz, desses tocados em roda de sambistas, até que é bom. Esses de FM, de grande público, são só pano de fundo descartável pra morenas rebolando.

ja vi hip hop e rap com melodia e harmonia sim

caramba! e como foi essa pérola? dois acordes e 3 notas espremidas entre o batidão?

me vejo muitas vezes tocando musicas q nao gosto, mas a energia do publico e o simples fato de estar tocando me fazem relevar tudo

Putz, vc reclama de absurdos e me sai com uma dessas?!

Enfim, mais outro sujeito que não gosta de música e nem percebe isso: gosta da energia do público, a despeito da música ser boa ou ruim. Alguém aí quando diz que gosta de música fala sério?

Mega
Veterano
# mai/07
· votar


Não gostar de música só porque não tem letra é típico de gente que não tem a mínima sensibilidade. Expressa-se muito mais com a abstração que é a música do que com qualquer letra, por melhor que esta seja (porque aí vira poesia).

"Tire a letra de uma música, e você ainda terá música. Tire a música de uma letra e você tem uma poesia" by Não lembro agora.

LuizJu88
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Mas eu ainda te entendo..normalmente sempre o seu gosto é superior aos outros...
Simplesmente abomino qualquer um q tente avaliar arte(criticos para mim são uma coisa que nem devia existir), cada uma tem um contexto, um objetivo e são simplesmente diferentes.
O pagode simples de FM como você diz nao te passa nada, não te significa nada mas pode passar muita coisa pra muita gente.

me vejo muitas vezes tocando musicas q nao gosto, mas a energia do publico e o simples fato de estar tocando me fazem relevar tudo

Putz, vc reclama de absurdos e me sai com uma dessas?!

Vou colocar apenas uma frase para pensar: "Desconfia da tristeza de certos poetas. É uma tristeza profissional e tão suspeita como a exuberante alegria das coristas." - Mario Quintana
Profissionalismo tambem conta nessa parte, ainda acho que se um musico quer ser respeitado e considerado um profissional entao que suas ações sejam dignas de um.
Encantar o publico tambem é uma arte...e muitos nao conseguiriam fazê-lo nem que tentassem.
Pra mim o mais importante é fazer algo que gosto(musica) e ainda conseguir melhorar mesmo que pouco o dia de algumas pessoas, qualquer um que faça isso merece meu respeito por mais que seja um música de FM...( só sou obrigado a concordar quando pegam alguem que não faz nem ideia de como tocar, cantar ou compor e fabricam um artista - qualquer citação a Felipe Dylon é mera coincidência)

caramba! e como foi essa pérola? dois acordes e 3 notas espremidas entre o batidão?
Procura que você acha, mas a má vontade eh maior certo? mais facil criticar geral do que pesquisar e se informar...alias grande parte tem, mesmo que pouco, uma harmonia no fundo..algumas chegam a ser bem interessantes

e repito: No final toda música é música nenhum estilo ta acima de outro, são apenas voltados para publicos e situações diferentes
O dia que o pessoal começar a entender isso pode começar a mudar, mas ta dificil...vejo como exemplo a cena rock da minha cidade...criaram um grupo que era para unir as tribos, mas antes mesmo da primeira reuniao me deparo com alguns membros metendo o pau em bandas como Jota Quest, CPM e etc...grande união que vai acontecer mesmo...

Mas dai ja desvirtua o topico...então vou parar de responder

Mega

Não gostar de música só porque não tem letra - pra mim isso ja é um problema mais cultural, acho q o problema nao eh (só) a falta de sensibilidade em si...apesar de esse tambem ser o problema em alguns casos

pianoid
Veterano
# mai/07 · Editado por: pianoid
· votar


LuizJu88
O pagode simples de FM como você diz nao te passa nada, não te significa nada mas pode passar muita coisa pra muita gente.

Mas o lance é que não passa através da música, mas através de letras sacanas e bundas rebolantes... E como estamos discutindo música aqui, isso não vem ao caso...

grande parte tem, mesmo que pouco, uma harmonia no fundo..algumas chegam a ser bem interessantes

Pode ser interessante para pessoas ignorantes em teoria musical e pobres em cultura em geral (como a maior parte dos brasileiros). Quem já digeriu Zappa, Bill Evans ou Beethoven não vai se impressionar, não concorda? É como dar um sintetizador pra um macaco e ficar impressionado ao vê-lo marretando as teclas e com os barulhos produzidos...

Não quero parecer elitista, mas não tem como não parecer elitista quando se tem um mínimo de cultura frente a um mar de pobreza cultural... vc acaba fazendo parte de uma elite simplesmente por não ser um completo boçal.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Mas o lance é que não passa através da música, mas através de letras sacanas e bundas rebolantes... E como estamos discutindo música aqui, isso não vem ao caso...

Nem sempre... meu pai gosta do som do pagode em si

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Quem já digeriu Zappa, Bill Evans ou Beethoven não vai se impressionar, não concorda? É como dar um sintetizador pra um macaco e ficar impressionado ao vê-lo marretando as teclas e com os barulhos produzidos...

Tem melodias simples que impressionam as pessoas... eu manjo de teoria e curto muito Frank Zappa, mas isso não impede que eu curta Roxette, que é um som mais digerível. Não se precisa de razão e aparato intelectual pra se gostar de certos tipos de música, e aí está um pouco da beleza da arte.

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
meu pai gosta do som do pagode em si

é? e diz aí, é Paulinho da Viola ou um desses grupelhos de ocasião?

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
é? e diz aí, é Paulinho da Viola ou um desses grupelhos de ocasião?

Desde Tião Carreiro até "esses grupelhos de ocasião"

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
curto muito Frank Zappa, mas isso não impede que eu curta Roxette

mas Roxette parece Mozart perto de rap ou pagode de quinta...

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
Desde Tião Carreiro até "esses grupelhos de ocasião"


leva o velho pra se tratar... ;)

Dogs2
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar


pianoid
" "

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2

Recomendo ao seu pai uma dose de Mozart pela manhã, três colheres de Paulinho da Viola no almoço, Chopin antes do banho, 2 fatias de Keith Jarret na janta com um pouco de Beethoven e Bach antes de dormir.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Ele também gosta de Brahms, Bach e Schubert

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
Ele também gosta de Brahms, Bach e Schubert


Rapaz, isso se chama personalidade maníaco-depressiva. Faz um favor a seu velho e leva ele pra se tratar... :)

Dogs2
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar


pianoid
Não, isso é porque ele ouve música como uma criança, não como um cientista. É um nível que provavelmente você nem eu nunca iremos alcançar, mas pra ele te alcançar é fácil: basta aprender teoria musical. Pra isso existem livros.
Mas pra se sensibilizar com vários estilos, se emocionar, pra ouvir sem preconceito, ah, pra isso acho que ainda não inventaram livro.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
ow, massa, tu é de Taguatinga
moro por aí, mandaê teu MSN pra a gente conversar mais hauhaha

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
pra se sensibilizar com vários estilos, se emocionar, pra ouvir sem preconceito, ah, pra isso acho que ainda não inventaram livro.

Verdade. Música se ouve com o coração. Mas, claro, pressupõe-se que há música para ser ouvida.

teu MSN

Pq acha que tenho MSN?

Eu sou um inconformado irrequieto. Uso Linux, não assisto TV, leio livros, ouço música clássica, enfim, remo contra a maré de imbecilidade dos tempos modernos. Eu até -- pasmem! -- escrevo bem português sem mesmo precisar de um corretor ortográfico!

Achar que uso produtos de um gigantesco e deprimente monopólio internacional como a Microsoft é quase que um insulto! :D

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
nossa, como vc é mau, posso andar do seu lado no recreio?

Digao
Veterano
# mai/07
· votar


pq vcs se preocupam tanto com o q os outros falam ou pensam???

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Digao
isso inclui eu?

Digao
Veterano
# mai/07
· votar


pianoid
Eu sou um inconformado irrequieto. Uso Linux, não assisto TV, leio livros, ouço música clássica, enfim, remo contra a maré de imbecilidade dos tempos modernos. Eu até -- pasmem! -- escrevo bem português sem mesmo precisar de um corretor ortográfico!

agora entendi :D

eu ia perguntar a tua idade mas nao precisa mais...

Digao
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2

postei qd tava lendpo a pagina 2 :D

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Digao
ufa! hauhuaa

eu ia perguntar a tua idade mas nao precisa mais...

qual é a idade dele? iauhaiua

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


A idade da razão, claro. ;)

Digao
pq vcs se preocupam tanto com o q os outros falam ou pensam???


Não me importo com o que os outros pensam ou gostam, estava apenas respondendo ao tópico. E ao fato de alguém supor que todo mundo usa MSN ou assiste à Globo.

Led Zeppelin Jr.
Veterano
# mai/07
· votar


A maioria das pessoas que acham que música sem letra não é música são emos...

Jabijirous
Veterano
# mai/07
· votar


se o cara reclama da musica instrumental, imagina a musica erudita contemporanea :P

pianoid
Veterano
# mai/07
· votar


Jabijirous
se o cara reclama da musica instrumental, imagina a musica erudita contemporanea

No meu entender, música erudita é música instrumental. Na verdade, música instrumental é música apenas e música em que o foco são palavras é mera música de fundo.

Música erudita contemporânea já esteve pior na época do serialismo e música aleatória. Está lentamente deixando matemática, experimentalismo e academicismo de lado e voltando a ser música em si. Recomendo Arvo Pärt e Philip Glass...

Mas, claro, verdadeiro erudito é o cara que conhece seu instrumento como ninguém e o explora de forma única e pessoal. E o que teve de erudição no jazz, samba-choro, bossa-nova e algumas outras formas populares, não tá no gibi...

Mega
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mega
· votar


LuizJu88

Não gostar de música só porque não tem letra - pra mim isso ja é um problema mais cultural, acho q o problema nao eh (só) a falta de sensibilidade em si...apesar de esse tambem ser o problema em alguns casos

De fato, mas veja bem o que eu escrevi "não gostar de música porque não tem letra." É o mesmo que vc ouvir de alguém "Eu não gosto de mangá (quadrinhos japoneses) porque é preto e branco."
Pois acredite, já ouvi muita gente perguntando a mim "Isso não tem letra?" simplesmente porque não são capazes de captar o sentimento da música somente pelo som, já enviei um blues prum conhecido meu e ele não sabia nem que instrumento era aquele tocado (e convenhamos, qualquer pessoa com mais de 8 anos hoje em dia conhece guitarra, nem que seja de nome). Tem que ter algum barbudo com bandana gritando "Se me chamar eu vou" em cima de um trio elétrico, aí todo mundo reconhece como música...

diego gr
Veterano
# jun/07
· votar


Só não podemos levar essa discussão pra gosto musical, por favor
Só pra deixar bem claro, se a pessoa gosta de rock instrumental, não quer dizer que só ouça isso o tempo todo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Instrumental é para poucos (infelizmente)