Legião Urbana: O Começo de tudo

Autor Mensagem
LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar


Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque escrevem otimas letras, poesias lindas mas infelizmente não soam bem pra musica, eu não gosto, não to julgando a qualidade da letra, mas sim sua sonoridade quando cantada.

Eu não falei q Cazuza é o unico, eu falei q ele é um dos poucos q tem algumas musicas q soam bem em portugues

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroCZ

Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque escrevem otimas letras, poesias lindas mas infelizmente não soam bem pra musica, eu não gosto, não to julgando a qualidade da letra, mas sim sua sonoridade quando cantada.

Eu não falei q Cazuza é o unico, eu falei q ele é um dos poucos q tem algumas musicas q soam bem em portugues



sao as musicas q sao ruins ou o teu ouvido q ficou formatado?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
CaimDark
Bom, em primeiro lugar: O trabalho de Villa-Lobos nada tem haver com os compositores europeus! Segundo: Erudito não é gênero musical. Terceiro: Villa-Lobos, Carlos Gomes e alguns outros compositores eruditos brasileiros são renomados no mundo inteiro, portanto, não estão um passo atras de ninguem. Quarto: na lista do Caindark eu vi de tudo, menos gringo. Acorda, terrorista: Mozart, Bach, Segóvia, etc..., Não são da Gringolandia, não...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


pacman jp
Claro que eu não concordo! Acho o nosso idioma muito musical, suave...
Quanto ao Chico acho ele o melhor letrista do Brasil, um sujeito extremamente inteligente.
Acho o ingles um idioma horrivel, pobre e sou anti-americano convicto!

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
Acorda, terrorista: Mozart, Bach, Segóvia, etc..., Não são da Gringolandia, não...

Não? Todos eles nasceram no Brasil?? Maldição, pensei que eles eram europeus. Droga, fui iludido a vida inteira...

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar


pacman jp
Musica em português não soa bem na maioria das vezes

Claro que não concordo, mas pra que vou perder tempo respondendo? Já ficou bem claro que, pra ele, ter bom gosto é gostar do que o LeandroCZ gosta, discutir com ele é mais inútil do que chutar cachorro morto.
E pelo visto, o gosto refinado do nosso amigo decidiu, entre outras coisas, que ter bom gosto é só gostar músicas em inglês...

pacman jp
Veterano
# ago/06 · Editado por: pacman jp
· votar


CaimDark
ilzo fuzaro
Digao

vcs leram os três últimos posts da página anterior, né?

caso não, recomendo...

Bog
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro
O trabalho de Villa-Lobos nada tem haver com os compositores europeus!

Sério? Ele partiu do 0?

Erudito não é gênero musical.

Eu particularmente não dou muito valor aos rótulos de "gênero musical", mas acho que "erudito" pode sim ser visto como um supergênero, da mesma forma que o rock. Afinal, é complicado dizer que Ritchie Valens, Ramones, Iron Maiden e Mutantes fazem parte de um mesmo "gênero".

Villa-Lobos, Carlos Gomes e alguns outros compositores eruditos brasileiros são renomados no mundo inteiro, portanto, não estão um passo atras de ninguem.

Eu sei. Mas você disse basicamente que chegar depois implicava em estar um passo atrás. E eu discordo disso.

Mozart, Bach, Segóvia, etc..., Não são da Gringolandia, não...

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não sabia que eles eram brasileiros!

No mais, acho uma grande bobagem essa coisa de nacionalismo na música. Estilos musicais não estão "no sangue", especialmente se levarmos em conta que não existe um genótipo específico "brasileiro". A música que somos capazes de produzir e reproduzir é baseada nas nossas experiências. O rock que eu escuto é o mesmo rock que o fulaninho que nasce nos EUA escuta. O que diz que o John pode fazer rock melhor que o João? O fato dele ter nascido nos EUA? Que diferença isso faz??? A não ser que este John tenha sido um dos inventores do rock (os que estão vivos estão bem velhinhos)... Mas fora isso, tanto o John quanto o João nasceram e cresceram ouvindo o mesmo rock, e têm as mesmas possibilidades criativas.

Como eu já havia dito, sou a favor da liberdade na música. Se eu quiser, posso tocar shamisen e taiko no Brasil, e ainda fazer um samba usando isso. Ou posso tocar latinha de coca-cola e arame enrolado. Viva Tom Zé!

Bog
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroCZ

Existe um tópico inteiro sobre esse negócio de música soar mal em português.

Mas, como brasileiro que mora num dos país mais EUA-maníacos do mundo (Japão), com inglês fluente e trabalhos publicados neste idioma, digo:

ETA PROVINCIANISMO!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
Eu Nunca disse que chegar depois significa esta um passo atras. Oque deixa alguem um ou vários passos atras é imitar! Ouça novamente o Choro n1, aquele primeiro vídeo que eu postei aqui mesmo neste tópico e me diga se descobre alguma influencia europeia... , Claro que os compositores citados não são brasas, mas tambem não são gringos ( norte americanos).
E oque eu acho uma grande bobagem é justamente a falta de nacionalismo. Abandonar a cultura do nosso povo é o mesmo que deixar de lado a nossa identidade e cidadania.
E o João nunca sera tão bom de rock quanto o John, porque lhe falta toda uma herança cultural. A música não existe isolada do contexto social. O modus vivendi do John é diferente do João. Apenas isso...
Ah! Não diga que vc vive no país mais EUA-maniaco do mundo, mas sim que vc nasceu no país mais EUA-maniaco do mundo.
Os japas são extremamente zelosos para com a sua cultura e tradição, A musica Enka sempre sera tocada e tem espaço garantido na mídia. Ja o Brasil não da espaço para o Choro...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


CaimDark
O pior é que voce foi iludido a vida e continua se iludindo...

Bog
Veterano
# ago/06 · Editado por: Bog
· votar


ilzo fuzaro
O que deixa alguem um ou vários passos atras é imitar!

Hmmmmmmmmmmmm... Mas será que todo o rock brasileiro é uma imitação, pura e simples, do que vem de fora? Será que não existe criatividade.

E o João nunca sera tão bom de rock quanto o John, porque lhe falta toda uma herança cultural.

Mas no mundo de hoje, está tudo tão disseminado que ambos crescem ouvindo exatamente as mesmas músicas, assistindo aos mesmos filmes, vento até mesmo os mesmos canais de TV. Claro que existe uma herança cultural, mas de certa forma o João tem acesso às mesmas coisas que o John. Enquanto o contrário não é verdade.

Talvez o rock não pudesse ter NASCIDO em um contexto diferente. Mas uma vez que ele já existe, qualquer um que esteja constantemente exposto a ele está "preparado" para fazer rock.

Do contrário, fica parecendo que podíamos dizer que "o Brasil nunca poderá conseguir destaque no judô, porqué é japonês" ou que "a Índia nunca conseguirá uma posição de destaque no mundo da informática, porque o computador é americano" ou que "um brasileiro jamais poderia ter inventado o avião, porque o país não tem uma cultura de invenção".

Veja bem, é diferente de dizer que um brasileiro poderia inventar uma música tipicamente japonesa com a mesma competência, porque são poucos os que crescem tendo acesso a isso no Brasil. Mas rock... a gente cresce ouvindo! E samba! Eu não cresci no morro, jamais fui ao Rio de Janeiro, será que isso quer dizer que eu também nunca poderia fazer um bom samba? Para mim, a cultura na qual se originou o samba é tão intangível quanto aquela na qual se originou o rock.

Se não for assim, sou caso perdido. Afinal, só fui ouvir a música da "minha terra" depois de adulto. Antes disso, só ouvia rock, pop rock, música clássica... Bom, se isso quer dizer que eu nunca vou fazer nada direito, então eu posso fazer rock: meu rock soa tão falso quanto meu samba curitibano, ou o meu fandango (que eu não sei tocar).

Não diga que vc vive no país mais EUA-maniaco do mundo, mas sim que vc nasceu no país mais EUA-maniaco do mundo.

Pelo menos ainda não chamamos o nosso alimento mais típico de "raisu en binzu" e nem nos despedimos com "bai bai". ;-)

Acho que o Japão é sim um país mais EUA-maníaco que o Brasil, mas eles não jogam fora toda a cultura deles por causa disso. Mas o Brasil também tem os seus cacoetes.

E quanto ao nacionalismo na música, acho que não se pode é tentar ficar parado no tempo. Claro que a música regional (no meu caso, é o Fandango) deve ser preservada, mas isso não quer dizer que não se pode assimilar influências externas. Afinal de contas, o samba e o choro não vieram do nada, eles próprios foram adaptações de coisas que já existiam anteriormente. Assim como o samba e a bossa tiveram as suas "influências do jazz" - tem até uma música com esse nome. Para mim, exagerar no nacionalismo é fazer como aqueles estudantes que vaiavam o Caetano e os Mutantes porque eles usavam instrumentos imperialistas (apesar de uma proto-guitarra ter sido inventada na Bahia, paralelamente à "oficial" americana); ou fazer passeata contra a invasão das guitarras malignas.

Entre Geraldo Vandré e Mutantes, ainda fico com a segunda opção.

pacman jp
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
Claro que a música regional (no meu caso, é o Fandango) deve ser preservada, mas isso não quer dizer que não se pode assimilar influências externas.

pow, eu memso curtindo metal, ainda tenho um lugar (amplo e previlegiado) na minha playlist pras músicas regionais mineiras, q são uma influência muito forte pra mim... e sempre vou ouvir...

Pelo menos ainda não chamamos o nosso alimento mais típico de "raisu en binzu"

o q vem a ser isso?
não compreendi a relação (meu inglês não é dos melhores...)

asda
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroCZ
Quais bandas/musicos nacionais vc gosta?

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar


asda
Quais bandas/musicos nacionais vc gosta?

Nenhum. Você ainda não aprendeu que quem tem bom gosto musical só houve música em inglês? Ô menina teimosa...

ilzo fuzaro
Gringolândia se refere ao exterior, não somente aos E.U.A. No fim das contas tudo o que você diz se resume a isso: "odeio rock, por isso ele é gringo, e quem faz rock tá só imitando gringo. Adoro música clássica, por isso não ligo que ele seja europeu e não acho que quem faz música clássica esteja imitando europeu".

LeandroCZ
Veterano
# ago/06
· votar


asda
Quais bandas/musicos nacionais vc gosta?

Eu acho Tom Jobim interessante, principalmente a parte harmonica das musicas dele, gosto tambem de Villa lobos, na musica instrumental existem super musicos no Brasil, gosto muito do Faiska, um guitarrista fantastico nas suas improvisações e eu não tenho duvida q o Chico Buarque é um grande escritor, só acho q não soa bem musicalmente.

Tem outras bandas q gosto bastante, Dr sin, Angra, tem muitos jazzistas otimos, tem muita coisa boa no Brasil, mas eu não ligo muito para o país de onde tal banda veio, se a musica for boa isso não importa, não to preocupado em ser patriota, meu gosto é universal

CaimDark
Veterano
# ago/06
· votar


LeandroCZ
meu gosto é universal
Essa afirmação é interessante. Seu gosto é universal... desde que esse universo não saia da língua inglesa...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


[b]Bog[/b
Se todo o rock feito no Brasil é imitação? Naturalmente, e sempre foi assim, desde o tempo da jovem guarda! Vc afirma que no mundo de hoje esta TUDO tão disseminado, etc...
Na verdade oque esta disseminado é o lixo norte-americano. Vc mesmo afirmou que só ouviu a música da sua região depois de adulto. Eu acho isso um absurdo, mas não te culpo, porque o buraco é mais embaixo. E, se vc gostou da sua música regional, aproveite bem, pois logo ela não existira mais. Tera de morrer para dar espaço a outra forma de "musica".
O plano é que exista uma única cultura: a norte americana. E todos os países e povos terão que adota-la.
Então eu acho que nem preciso dizer o motivo da vaia contra o Caetano e os mutantes..., afinal os estudantes tinham todas as razões do mundo para vaiar. Eu não estava lá, mas vaio agora...
Á propósito: vc ja leu a letra da música Subdesenvolvido, do Carlos LYra e Francisco de Assis? Foi feita em 62 e continua atual.
Entre Geraldo Vandré (chato pra kcete) e os mutantes (mais tediosos ainda), eu fico com Edu Lobo!

Bog
Veterano
# ago/06
· votar


ilzo fuzaro

Ah, é claro que a idéia é disseminar uma única cultura. Estou plenamente consciente de que é assim que funciona o mecanismo de "arrebanhamento de mercados" deles. Não é um plano maligno para dominar a Terra - e aí é que mora o perigo - eles "só" querem um jeito de lucrar mais. Fora que muitos americanos realmente acreditam que isso será um grande bem para o "mundo atrasado" - não preciso nem dizer que é o mesmo pensamento que os europeus tinham a respeito dos índios...

Porém, também não podemos esquecer de alguns detalhes. Um deles é que a cultura É a forma de pensar de um povo. A música é uma manifestação dessa cultura. Nasci e cresci num mundo onde eu ouvia rock. Será que isso é uma coisa vinda de fora sendo imposta ou será que é algo que já foi assimilado e passou a ser uma manifestação do modo de pensar do brasileiro? Em outras palavras, será que o rock brasileiro não é um sinal de que a dominação cultural já se consumou?

Outro detalhe é que a cultura é uma entidade dinâmica, e o máximo que se pode (e se deve) fazer é tentar preservar as manifestações artísticas anteriores, ou as obras que representavam aquele pensamento. Mas é impossível você preservar uma cultura através das manifestações. Ela muda, e torna-se incontrolável, e todas as tentativas de controlar a cultura esbarram no controle descarado - seja por meio da mídia, seja por meio da força. E eu acredito que - para o bem ou para o mal - eu nasci em um mundo onde esse controle já existia há tanto tempo que a cultura brasileira já havia se transformado. Não posso ficar querendo voltar para uma realidade anterior a mim mesmo.

E terceira coisa... O rock faz parte da minha cultura tanto quanto o samba - ou seja, são coisas alienígenas. E eu só fui conhecer o fandango depois de adulto, e mesmo assim, ouvi em raras ocasiões. Ou seja: não tenho uma música que represente a "minha" região, ou a "minha" cultura de piá que cresceu jogando Atari num apartamento. Você não me disse... o que eu devo fazer então? Desistir da música, já que nenhuma é uma manifestação legítima da cultura paranaense? Aceitar que fui "assimilado" pela cultura da televisão, que me levou MPB e Rock nas mesmas medidas, ambos vindo de terras longínquas e intangíveis? Admitir que, já que toda música que eu fizer vai ser ruim, eu posso usar qualquer estilo para me expressar? Enfim, o que eu poderia fazer a esse respeito?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


CaimDark
Quando eu digo gringolandia estou me referindo unicamente, exclusivamente, especificamente e totalmente a u.s.a.
Acho que agora ficou claro! Politicamente eu não gosto de rock por ser norte americano, musicalmente eu tenho umas 2 mil razões pra não gostar.
Ca entre nós, eu não queria me meter, mas estou curioso: Vc e o Leanro estão debatendo por que?
O cara só gosta da música com letras em ingles, e daí? Ele acha que o portugues não é um idioma musical, e daí? Ele acha que o rock é mais autentico na sua lingua original, e daí? Vc, como rockeiro de carteirinha devia estar aplaudindo!!!!!!!!! Vc acha correto nacionalizar um rítmo de fora e acha errado adotar o idioma???????? Pura contradição!!!!
Deixa eu te dar uma pequena informação, meu caro: rítmo também é linguagem, enquanto forma de expressão! Surpreso? Pois, é...
Se for para adotar a base ritmica e melodica, adotemos tambem o idioma, o que é que tem? Se vamos imitar, temos de fazer direito!
Que tal adotarmos tambem a bandeira, e todo o resto?

Bog
Veterano
# ago/06 · Editado por: Bog
· votar


ilzo fuzaro

Credo, sinceramente, você fala como se só gostasse de música indígena!!! Ou você acha que a música brasileira veio de onde? Saiu um boto do rio e contou para o Villa-Lobos como se compor? Um tucano pousou no ombro do Carlos Gomes e cantou para ele o Guarani? Onde você acha que o violão foi inventado, no Pará?!

É como disse o CaimDark, parece que para você, ruim é porque veio dos EUA, mas o imperialismo europeu está OK, tudo bem, beleza. Vai ver você acha que está ok porque o imperialismo europeu se esgotou antes de você nascer, e o americano está na ativa hoje em dia...

Nossa música é misturada por excelência e por definição! Mas você parece acreditar que apenas misturas feitas "antigamente" são válidas, todas as misturas posteriores são "do mal".

PS - Gostaria também de lembrá-lo que você está usando a Internet, um negócio maligno, inventado pela terrível agência de defesa dos malditos americanos, e que continua sendo controlada pelos nefastos. Sim, neste exato momento, você está usando uma ferramenta imperialista. Buuuuu

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo

_Raulzito_
as tao amadas letras do renato russo eram piores que as do roger waters

"When de fat old sun in the sky is falling, summer evening birds are calling.." - Tradução: Quando o Sol gordo e velho no céu está caindo, pássaros estão chamando a tarde de verão..."

Bonita essa letra do Roger Waters! Realmente é bem melhor que as poesias do Renato Russo... hahahahahaha! Não seja patético, cara!



Nao axei graça nenhuma no seu comentario, acontece que pra gostar das letras do roger waters eh necessario ser um pouco mais inteligente que as pessoas influenciadas pela midia que acham legiao a melhor banda do brasil.

E agora cito uma letra do renato russo que voce deve gostar muito
Gosto de meninos e de meninas by renato russo

Bom dizem que os fans gostam de se parecer com os idolos bem logo chegamos a conclusao logica que voce eh um baita dum viado.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
Claro que a dominação cultural ja se consumou! Era contra isso que os estudantes que vaiaram o Caetano estavam lutando... Agora, se o tio san que dominar o mundo (e eu acho que quer) ou apenas lucrar mais, não faz muita diferença, o estrago ja esta feito!
Eu acho é estranho que vc diga que o samba pra vc é algo alienígena, pois se não me falha a memória o Paraná e o Rio de Janeiro fazem parte de uma de uma república federativa que se chama Brasil. Se o fandango é diferente do samba( e é), isso apenas é uma evidencia da nossa diversidade cultural. E eu acho que devemos zelar por ela. Eu viajei o nosso país de norte a sul e sempre me senti em casa, sempre consegui me identificar com a realidade de cada região e suas consequentes manifestações culturais. Nunca me senti "de fora" em nenhuma parte do Brasil!
O que vc deve fazer? Caramba, quem sou eu para responder?
Mas me atrevo a sugerir o seguinte: Seja honesto na sua arte. Seja autentico na sua música e ouça sempre a sua intuição. A realidade anterior a vc, é a sua origem e a sua raiz. Vc é o resultado dessa realidade, não permita que nada corrompa isso. Um cara com a sua inteligencia não pode se deixar levar por propagandas: Questione!
Bem, respondi sinceramente, baseado no que eu acredito.
Tenho agido assim ao longo de 27 anos de música e não me arrependo nem um pouco. Mas, essa é só a minha humilde opinião, não é nada além disso.

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo

_Raulzito_
Legiao era bom ateh mas o cara considera a melhor banda de rock do brasil eh demais.

Não tenho direito a considerar os caras a melhor banda? Fala sério, meu!


E eu nao tenho direito de criticar a sua opiniao?
Afinal pra que serve um forum musical se nao se pode discutir?

sensual
Veterano
# ago/06
· votar


è muito maneira..as músicas deles

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/06
· votar


Bog
De fato o violão não foi inventado no Pará. Na verdade ninguem sabe com certeza a origem do violão. Mas sabemos que ele foi desenvolvido ao longo de muitos anos, e o tio san nada teve com isso. Portanto, devo esse belissimo instrumento aos imperialistas europeus.
Cara, agora é que eu me toquei: o pc é gringo e a internet também! E eu aqui atrasando o meu belo jantar que é fortemente infruenciado pelo imperialismo europeu ( lasagna, creme de aspargos e um bom vinho chianti) para ficar usando esta ferramenta ianque imperialista...
Tas vendo aí que armadilha terrível?

albertoellobo
Veterano
# ago/06
· votar


_Raulzito_
Nao axei graça nenhuma no seu comentario, acontece que pra gostar das letras do roger waters eh necessario ser um pouco mais inteligente que as pessoas influenciadas pela midia que acham legiao a melhor banda do brasil.

Ah, sim! Mas as letras do Renato Russo, todas elas, são melhores que esta que te citei...
Engraçado... eu apenas te mostrei que teu ídolo também tem pés de barro e vc já perde logo a linha. Hauhauhaua....


Bom dizem que os fans gostam de se parecer com os idolos bem logo chegamos a conclusao logica que voce eh um baita dum viado.

Alto lá! Não vou entrar em ofensas pessoas contigo aqui no FCC... nem vou te responder! Não sabe participar de um debate não, Zé Coméia? Então vais discutir sozinho! Estou fora!


E eu nao tenho direito de criticar a sua opiniao? [/b]

Tem, desde que respeite as regras de bom-senso e não use de ofensas pessoas para dissimular uma possivel ausência de argumentos.


[b]Afinal pra que serve um forum musical se nao se pode discutir?


Pra que haja debates musicais, e que seus usuários saibam ou aprendam conviver com opiniões adversas. Na hora de vc citar negativamente Renato Russo, ninguém usou de métodos ofensivos para te qualificar (embora merecece, hehehe), porém bastou eu citar uma letra tosca da "Tia Waters" para vc perder o rebolado... repito: fala sério!

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar


albertoellobo


Pra que haja debates musicais, e que seus usuários saibam ou aprendam conviver com opiniões adversas. Na hora de vc citar negativamente Renato Russo, ninguém usou de métodos ofensivos para te qualificar (embora merecece, hehehe), porém bastou eu citar uma letra tosca da "Tia Waters" para vc perder o rebolado... repito: fala sério!


Tia Waters olha bem quem eh viado do contexto. Waters era casado Renato russo meorreu por que ficava dando a bunda PRA TODO MUNDO.

Alem disso me ofendeu sim me chamou de patetico

_Raulzito_
Veterano
# ago/06
· votar


Alem disso vou vasar por que tenho coisa melhor do que ficar discutindo legiao urbana o dia todo como eh o seu caso.

Rock Charles
Veterano
# ago/06
· votar


Nao axei graça nenhuma no seu comentario, acontece que pra gostar das letras do roger waters eh necessario ser um pouco mais inteligente que as pessoas influenciadas pela midia que acham legiao a melhor banda do brasil.

aiaiai, a mídia não influencia ninguém à isso, afinal Legião só aparece na TV quando é aniversário de morte do Renato, e são só pequenas matérias...

A mídia geralmente dá ênfase ao Barão Vermelho, não vê o exemplo do filme do Cazuza há pouco tempo, o alarde que foi? Enquanto isso ninguém se preocupou em fazer um filme do Renato...

Não acho que é a mídia que influencia no gosto das pessoas com relação à Legião Urbana, é mais a disponibilidade de se ouvir o som deles. Eu fiquei sabendo a pouco tempo, que é a única banda que acabou faz mais de 10 anos e ainda tem todos os discos no mercado...

E sempre tem um ou outro fulano ouvindo e emprestando pra alguém...

Agora nem bem na MTV eles aparecem, só lá de vez em quando...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Legião Urbana: O Começo de tudo