dicas=como conserta pequenos defeitos em teclados

Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# fev/05


dicas=como conserta pequenos defeitos em teclados, muitos teclados pricipalmentes yamaha da poblemas de teclas ...desmonte o dito sem medo observando a posiçao dos parafusos,pois geralmente tem 2 ou 4 no meio depende do modelo. observe as teclas tem uma placa pequena do digitador...levante ela com cuidado retire placa de contacto...retire as oitavas e lave com agua e sabao neutro muito devaga para nao rasgar deixe secar...no contacto observe onde tem as trilha do sensor em grafite deve ter sujeiras, nao passe produtos quimicos, apenas uma borracha de apagar. limpe os contactos...depois de tudo limpo e hora de monta...coloque as oitavas como retirou fazendo uma pequena pressao em cada nota ,ou teclas. para estas se encaixar...ponha 2 apoio nos lados do teclado para as teclas ficarem livres...coloque a placa de contacto observando o encaixer e os grampos...agora os parafusos...faltou 1 e normal ...hora do teste ...lenbrete a 2 tipos de oitavas a que tem somente uma carreira de notas e a mais dificio de montar tomar cuidado na posiçao correta dentro de cada tecla ...

mano_a_mano
Veterano
# fev/05
· votar


Acho melhor levar à assistência técnica autorizada... Mas, se o cara conhece Eletrônica e sabe mexer, tudo bem...

DRAYCON
Veterano
# fev/05
· votar


um problema frequente no meu teclado é as borrachas das oitavas rasgam... uma vez um Dó rasgou e eu troquei a oitava de posição, fazendo com q essa tecla estragada fosse o ultimo dó. mas depois mais 3 teclas começaram a falhar pelo mesmo motivo, mas essas eu não posso mudar de lugar... e ja está assim há mais de um ano, meu teclado

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Valeu amigo. Bela iniciativa.
Nem todo mundo pode levar o seu teclado á uma autorizada. Ás vezes o problema é de fácil solucäo e qqer um que manje de desmontar algum eletrodoméstico pode descobrir e até consertar o defeito do seu.
Quaisquer outras dicas seräo bem vindas.
Obrigado amigo. Estas dicas aí já me ajudaram, sabia?Eeheheh!!!

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


yamaha=as borrachas rasgam porque as teclas estao passando do seu limites...se vc observa seu teclado de frente por baixo das teclas ,vera que a marcas das mesma na estera ... no caso de troca de oitavas e preciso repara esta estera tembem... em alguns caso de oitavas rasgadas, um bom silicone para aquario resolve, mas passe somente o suficiente para a tecla nao ficar pesada ...com a ponta de um palito de dente ...nao passe superband...nao corte a oitava ... cada oitava tem, 7 altas e 5 baixas... as 7 altas sao C/D/E/F/G/A/B...as 5 baixas sao C#/D#/F#/G#/A#...esta dica e pra quem sabe o que esta fazendo . portanto cuidado com seu teclado

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Gostei deste topico, muito inteligente e interessante, mas eu rezo para que eu nunca precise dele... rsrsrsrs!!!!! Apesar de ser de grande ultilidade na hora do sufoco!!!!
Parabéns ao criador deste topico e Boa Sorte!!!!!

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


qualquer teclado=quando vc sentir que as tecla do painel falham,não force .provavelmente vc vai acabar quebrando knobis que não tem nada a ver com a falha ...e o prejuiso e maior ...estes conjutos de knobis e muito dificio de encontrar...e mas facil trocar logo o sensor que custa em media r$1.50 cada...obs: o sensor fica embaixo dos knobis, não toque nos plug p10 pois se vc estive com a mão suada este sal que o suor tem vai passar para dentro de outro equipamento e o danificarar com o tempo....

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Amigo, sabe eu poderia achar um manual ou um curso de manutenção em teclados/sintetizadores? Como eu compro e vendo teclado, estou precisando pegar umas aulas nesta área, pq vira e mexe estou sempre com um teclado com um probleminha que tem q ser arrumado, e aí meu camarada, vc tem q levar à uma assistência e lá vai o lucro embora, certo?
Gostei de todas as suas dicas. Valeu.
Abraços.

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


o que eu poder ajudar...me pergunte ,a respeito de manuais e muito dificio pois envolve 2 tipos de eletrônica analogica e digital... mais digo pra vcs que a maiorias dos defeitos e provocados pelo donos...como troca de fontes,ensaios com chuvas...que provoca estáticas danificando memorias e reguladores de tenção interna...duvidas será 110/220 weesm@uol.com.br

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Ok amigo. Tenho umas perguntas a fazer sobre a troca das tais borrachas das teclas dos PSR`s, a ordem de montagem/desmontagem do teclado, no comeco do tópico fala a respeito, mas dar para falar um pouco mais? Vc daria essas dicas aqui mesmo ou no meu e-mail? Näo estou querendo abusar da sua sabedoria e boa vontade, näo!
o meu e-mail é yanni540@yahoo.com.br
Obrigado mais uma vez pelas dicas importantíssimas.

rogrm
Veterano
# fev/05
· votar


Creio q o ideal seria compartilhar as dúvidas no próprio fórum, senão não justifica o tópico. Também conserto teclados (sou engenheiro eletrônico e talvez por isso não tenho muito medo de abrir qq instrumento).
Já fiz reparos em saídas de áudio de teclados, troca de displays, já coloquei iluminação em displays azuis...

abraços

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


qualquer um pode fazer sua pergunta aqui no fórum, e pra isto que ele foi criado...desde que sua pergunta seja objetiva sem bricadeiras ....as oitavas dos yamaha.PSR, toda as 5 são indenticas menos a do ultimo [C]que e unica para outro teclados sint a yamaha adotou uma estera de borrecha unica com divisão das oitavas no grafite...já no SOLTOM...elas obedecem uma ordem ,portanto tem que anotar qual borrachas esta tirando do lugar...lenbre se que no soltom elas coincidem ate invertidas dando poblemas na espressão do teclado... elas tambem tem diverços tamanhos=curiosidades o teclados korg da linhas, m1, i3, i5 e etc... usa teclados fabricado pela yamaha

yanni540
Veterano
# fev/05 · Editado por: yanni540
· votar


rogrm
Olá amigo, então seja bem vindo ao forum e em especial a este tópico.
emanuel macedo
Olha amigo, pode ter certeza que todas as suas dicas serão bem aproveitadas por mim e por outros que estâo levando a sério as suas riquissimas informações. Isso aqui não se acha em lugar nenhum, a gente teria que pagar por qualquer dica de manutenção.
Já que podemos perguntar, aqui vai uma outra pergunta para os amigos:
Como faço para trocar o potenciômento do volume, no caso, de um PSR530 já que a limpeza por fora, com aspirador de pó, não resolveu?
Continua com aquele chiado quando aumenta ou diminui volume.
Obrigado pelas dicas. Um grande abraço à todos.

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


este potenciometro da yamaha deixa qualquer tecladista nervoso...1 retire os 3 parafusos que prende a placa do poten...2 olhe pelo eixo dele vai encontrar uma pequena janela bem perto do seu eixo...3 use um anti corrosivel nesta pequena entrada...4 movimente o eixo para ambos os lados...veja se resoveu...tem que tirar o knobs ou botão pra ver o eixo do poten...

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


o Robson Luís ja me ajudou bastante com essa historia do potenciometro da Yamaha.

No meu caso bastou retirar o botão do pot, retirar os resíduos com um aspirador de pó e passar um spray chamado CONTATICMATIC no espaço do botão de volume, aonde corre o potenciometro. Fecha-se o pot e pronto, nunca mais chiou.

Até vou aproveitar pra agradecer o Robson novamente, hehe!

Aquele abraço

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


emanuel macedo
Precisa desmontar o teclado? Qdo vc solta os parafusos da carenagem plástica do teclado, qual a parte em que o circuito fica presa? A parte superior ou inferior?
Zara
Vc näo precisou desmontar o seu teclado? E qual o contactimatic vc usou?
Obrigado ä todos. Abracos.

emanuel macedo
Veterano
# fev/05
· votar


em alguns caso como ''zara'' falou.que não precisou abri o teclado... mas para outro caso tem que abri, e ter certeza que o spray vai chegar ate a resistencia do poten...mas ATENÇÃO NÃO COLOQUE EM POTENCIOMETROS DESLIZANTES a perda total deste tipo de potenciometros...em qualquer equipamento

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


O que que eu to querendo saber é q quando solta os parafusos, uma das metades do teclado fica com o circuito preso. Qual delas, a inferior ou superior?
Abraços.

yanni540
Veterano
# fev/05
· votar


Amigos näo deixemos que este post seja esquecido, ele é muito importante.

emanuel macedo
Veterano
# mar/05
· votar


driver para teclados yamahas=linhas psr540,550, 630,730,640,740,1000,1100,2000,2100 ...todos são indenticos ao dos pc 1.44 so muda a cor para a linha 620 ,1700,2700,sq16 e outros mais antigos driver tem que sofrer adaptação pois estes teclados tem o formato 720kb... esta e uma dica para quem precisa do driver e não que passar por mão ganaciosas cobrando altas somas somente pintando a frente dos driver....

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


O que que eu to querendo saber é q quando solta os parafusos, uma das metades do teclado fica com o circuito preso. Qual delas, a inferior ou superior?
Eu tenho q fazer estes pequenos reparos.
Pq ontem levei dois teclados com problema no potenciometro do volume, então o técnico me falou que em um dos teclados tinha q ser trocado o potenciômetro e no outro somente uma limpeza. O cara levou os dois teclados prá dentro de uma sala nos fundos da oficina e em meia hora voltou trazendo os teclados e um potenciometro estragado. Me cobrou R$50,00 e pronto. Será q o cara desmontou os dois teclados, nesse pouco tempo, e deu prá dissoldar a peça estragada e depois soldar a peça nova?
Abraços.

emanuel macedo
Veterano
# mar/05
· votar


vc não disse qual e os modelos dos teclados= geralmente a parte do impresso fica na parte superior parte das teclas, lembrando que o potenciomentro fica seperado na parte esquerda dos teclados e muito facil desmontar este...mais veja se a solda e brilhante no local... se não for brilhante e original...significa que o potenciometro não foi trocado...

adnz
Veterano
# mar/05
· votar


isso ai pra qm n sabe mexe da maior merda :|

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


emanuel macedo
Era um PSR-B50 e um PSR640.
Brigadão pelas dicas. Abraços.

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# mar/05
· votar


E ae, emanuel macedo! :0)


Você sabe dizer se é possível clarear teclas amareladas? É uma preocupação meramente estética, mas incomoda um pouco. Qualquer ajuda neste sentido é bem-vinda... Obrigado.


[]'s

Robson Luís
Veterano
# mar/05
· votar


Zara
Até vou aproveitar pra agradecer o Robson novamente, hehe!
De nada, Zara. É um prazer poder ajudar.
Este ContacMatic é bom mesmo. Estou usando em tudo agora.
Até como desodorante serve, hahahaha.

emanuel macedo
Veterano
# mar/05
· votar


teclados =SOLTON ...MS50,60,100...estes teclados adoram queimar o fusivel principal com qualquer variação de tenção...para trocar tem que prestar muita atenção no local onde ele se esconde...quero dizer se encontra.pois a uma mini gaveta em plastico bem embaixo da sua tomada principal onde se encaixa o cabo AC...com uma chave da fenda puxe a pequena abertura para encontrar e troque pela mesma amperagem descrita no fuse...

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


emanuel macedo
Valeu amigo!

emanuel macedo
Veterano
# mar/05
· votar


alguem ja ligou seu teclado na tomada errado;: pois e, para evitar este tipo de problemas pegue ema chave de teste, desta de r$3.00 e leve ela junto com seu equipamento...na hora da duvida se a rede eletrica e 110 V/220V faça o teste...se a lampada acender so em uma das entrada da tomada e 110V..se acender mas duas entrada e 220V....e mais facil remediar do que ter prejuiso em duvidas.....

yanni540
Veterano
# mar/05
· votar


emanuel macedo
Valeu!
Vc sabe onde posso achar, prá comprar, peças para PSR's da yamaha? Algum site que venda? Tipo LCD, borrachas de contato, teclas, carenagem, potenciômetro...
Abraços.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a dicas=como conserta pequenos defeitos em teclados