Por que o timbre "Rhodes" (E.Piano 2), geralmente, é melhor que o Grand Piano, na maioria

    Autor Mensagem
    Mestre Duarte
    Veterano
    # out/12


    Olá pessoal!

    Gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre este assunto. Tendo em vista que, nos pianos digitais de preço mais acessível, o timbre Grand Piano, que é o principal, e portanto deveria ser o melhor, a qualidade quase nunca corresponde satisfatoriamente.
    Porém, dentre os timbres "E.Piano's", sempre tem um que faz referência ao lendário "Rhodes", e que na maioria dos pianos digitais baratos, é muito bom (pelo menos quando comparado ao Grand Piano).

    Hipóteses:

    a) A amostragem do Grand Piano é feita a partir de microfonação em sala acústica; enquanto o Rhodes possui conexão via cabo, como uma guitarra, o que facilita e garante uma captura fiel.

    b) O som do piano acústico é produzido pelas cordas e tábua harmônica, o que naturalmente, e por si só, já difere das caixas de som com auto-falantes dos teclados digitais; já o rhodes, originalmente, precisa ser amplificado, bem como os pianos digitais de hoje em dia. Assim, podemos entender que o sistema de difusão acústica do Rhodes é o mesmo dos Pianos Digitais, o que coopera, se não para a qualidade, pelo menos para a semelhança.

    Por favor, gostaria de saber o que vocês pensam sobre esse assunto. Obrigado, desde já.

    macaco veio
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Porém, dentre os timbres "E.Piano's", sempre tem um que faz referência ao lendário "Rhodes"
    pianos digitais de preço mais acessível
    Nos privias (Px120, CDP100, Px330 que conheço bem) pelo menos nesses os E.piano não se parecem nada com Rhodes (eu tenho o Rhodes original). Meu Roland Exr7s (que é um arranjador) o Electric piano parece mais.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    bem... até onde eu estudei, não existe um piano acústico perfeitamente simulado... pois é algo muito difícil de simular, tem muita variável... madeira, idade da madeira, conservação do instrumento, cordas, qualidade, tensão feita em cada, etc...

    agora o Rhodes é algo mais simples... até onde entendi, se a borboleta bater a asa do outro lado do mundo em relação ao piano, não terá interferência, como ocorre no piano acústico...além de ter o fato de que ele só sai som com um cubo... o que deixa mais simples sua "samppleação"

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    macaco veio
    eu tenho o Rhodes original
    *-*
    mano, é muito chata a manutenção de um?

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    pra um instrumento eletronico deve ser mais facil simular um eletrico
    do que um acustico

    não falo em questão de microfonar ou sinal de linha
    mas como já comentaram o piano AC tem muito mais coisa: madeira, abafadores e pedais

    outro fato
    quando você escuta um piano, você escuta ele mais a sala em que ele está, o som dele sai pra todo lado, se você abrir as janelas ou encher de tapete na sala você muda o timbre dele
    o piano digital vem de um falante de 12" mal posicionado em relação a você, posso abrir janelas e por tapetes que muda menos que o AC

    também já ouvi muito piano AC em palco e nessa hora ele perde muito devido a má microfonação ou eq mal feita, as vezes vale mais o digital

    Rick Pac
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    O Piano acústico :
    1)Mais nuances a serem captadas com a dinâmica do toque. Tem simuladores que chegam a ter 10 níveis de dinâmica por nota.
    2) Ressonância simpatética. Muito difícil de se emular, mesmo com toda a tecnologia de hoje.
    3) Pouca gente conhece o som de um piano acústico de cauda, muitas vezes só conhece o "piano em calda" dentro dos enlatados sons de sintetizadores.
    Daí já ouvi um ( bom) músico dizendo que prefere o som do Motif ao de um Steinway D ou Yamaha C7 (inacreditável mas verídico!)

    Shadad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mestre Duarte

    Voce está falando especifamente de timbres GM?

    macaco veio
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tears Of Fire
    tenho um Mark II ano 83 que comprei em 85. não da problema, é um piano forte e facil de mexer internamente e não tem quase circuito eletronico nenhum. Tenho tambem um Sueet que comprei em 82 que desregula muito mais. Aquele ataque da nota caracteristico dos Rhodes conforme a força das teclas se regula aproximando as bobinas de captação dos ferrinhos que geram as notas, no suet se desregula muito facil, mas acho o som desse ataque mais bonito no suet onde os ferrinhos não são redondos como o Rhodes, são uma chapa achatada. Mas sinceramente existem hoje pianos digitais que realmente dão o som rhodes muito proximo do original (pra não dizer igual) , apenas os privias eu não acho que parece, os digitais ainda tem a vantagem de ser ter mais velocidade nas teclas, o rhodes tem a volta da tecla um pouco lenta por ser totalmente ação da gravidade, ruim nos solos rapidos. A maior diferença que sinto é na pressão das teclas pra obter aquele ataque da nota porque no rhodes depende da regulagem tendo diferente pressões conforme a tecla. Num privia por exemplo quase tem que quebrar o teclado de tanta força pra se obter o ataque e o ataque não parece com o rhodes, ja no EXR5s é macio demais e ataque vem por igual em todas as teclas sem aplicar quase força nenhuma. Mas me lembro de ter experimentado alguns digitais mais caros em loja que achei bem parecido ate na ação das teclas.

    Shadad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Rick Pac

    Pouca gente conhece o som de um piano acústico de cauda, muitas vezes só conhece o "piano em calda" dentro dos enlatados sons de sintetizadores.

    Pois é, cara. E o que mais vemos por aí - ou aqui no fórum mesmo - são pessoas que nunca tocaram em um piano acústico real ou sequer viram um de perto dizendo que o timbre de piano do teclado "X" é melhor que o o timbre do teclado "Y". Acontece a mesma coisa com timbres de metais, cordas e outras categorias.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Rick Pac
    o que você fez? matou eles?

    macaco veio
    uhm.. legal... um dia eu ainda terei um Rhodes!!! kkkk

    Shadad
    Pois é, cara. E o que mais vemos por aí - ou aqui no fórum mesmo - são pessoas que nunca tocaram em um piano acústico real ou sequer viram um de perto dizendo que o timbre de piano do teclado "X" é melhor que o o timbre do teclado "Y"
    vish... 'tão falando de mim..kkkk
    mas, as vezes, não é isso... claro, não duvido que se ache alguém como você descreveu, mas tem algumas pessoas que preferem o som deste teclado, acham mais bonito, etc... no meu caso pelo menos, não falo que achei esse mais parecido com um piano real (pelo menos, não me lembro..lol), falo que achei mais bonitos...

    Mestre Duarte
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Na verdade eu ando meio decepcionado com os pianos de amostragem. Ultimamente, penso que a Modelagem Física é a melhor opção para quem quer mais autenticidade. Falo de autenticidade não pela semelhança ao original, mas pela geração sonora propriamente dita.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mestre Duarte
    é... até onde sei, o único desse jeito é o Physis Piano, conhece algum outro?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tears Of Fire
    é... até onde sei, o único desse jeito é o Physis Piano, conhece algum outro?

    Os pianos da falecida (?) GEM eram por modelagem física (GEM PRO, RP-X, PRP, etc.). O V-Piano da Roland diz unir sampleamento e modelagem física. Em VSTi, o Pianoteq também a usa.

    Daniellxw
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara eu uso um PSR 323 e o E.piano não se parece nada com o rhodes.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Daniellxw
    Cara eu uso um PSR 323 e o E.piano não se parece nada com o rhodes.

    Mas ele é bom?

    Daniellxw
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mestre Duarte
    Mas ele é bom?

    Cara o teclado não é profissional e nem fala muito, e o timbre é mais puxado para um piano elétrico mesmo.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mestre Duarte
    cara.. é um PSR E323! o que tem de bom nele é.... bem... ahm...

    Mestre Duarte
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Mestre Duarte
    · votar


    Tears Of Fire
    cara.. é um PSR E323! o que tem de bom nele é.... bem... ahm...


    Esse tipo de discurso é um tanto preconceituoso e antifuncional.'.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que o timbre "Rhodes" (E.Piano 2), geralmente, é melhor que o Grand Piano, na maioria