Hardware para VSTI´s - Tópico Oficial

Autor Mensagem
R Palma
Veterano
# fev/10


Estava eu vendo este tópico [link]http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/228317/[/link] e surgiu uma dúvida: por que até hoje não existe um hardware exclusivamente dedicado ao uso de VSTI´s?

Já de antemão aviso que não tenho o menor conhecimento de programação, e muito menos de arquitetura de hardware, e nem sei se estou a falar uma besteira enorme. Mas considerando os OpenLabs da vida, que salvo melhor juízo rodam o "Ruindows", não creio q eu esteja viajando na maionese.

Considerando que já existem controladores dedicados ao uso de VSTI´s (como os M_Audio), será que é muito difícil um hardware só prá rodar VSTI? Na minha cabeça poderia ser um notebook com algumas diferenças, como tamanho, formato, etc.

O que vcs acham?

Abs!

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


R Palma
por que até hoje não existe um hardware exclusivamente dedicado ao uso de VSTI´s?
Mas... Heim? Existe sim:
www.smproaudio.com/produkte/v-machines/v-machine.html
www.museresearch.com

R Palma
Veterano
# fev/10
· votar


Pois é, nada como alguém já ter pensado nisso antes.....huahuahuahua

Bom, considerando a existência de tal brinquedinho (e eu q estive nos EUA esses dias e não sabia dessa maravilhosa invenção.....), lanço outra pergunta: seria o fim dos teclados e suas placas de timbres?

Pensemos da seguinte forma: prá que eu vou comprar um key da Roland, Korg, Yamaha, enfim, qualquer q seja, se eu posso ter o timbre q eu quiser, com qualidade VSTI? Se eu quero bons órgãos, adquiro um VSTI de órgão. Se eu quero pianos, vou de Yvory...e por aí vai.

O mercado para os "fabricantes" de timbres vai explodir. Só restará as grandes marcas de teclados fazerem bons controladores.

Será q debateram isso antes????????

Abs!

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


R Palma
Acho q não... Hardware específico sempre é menos complicado que software personalizável. Sempre tem espaço pro "ligar e tocar", sem ter q mexer em nada, sem carregar timbre ou personalizar. Acho q sempre vão haver soluções muito práticas e soluções incrivemente flexíveis, convivendo lado a lado e dividindo espaço com os meio-termos...

Se fosse questão só de timbre realista, não existiria piano acústico hoje. Só controlador de 88 teclas e VST, q é mais leve e mais barato. ;)

R Palma
Veterano
# fev/10
· votar


tecladoprofusao

Sei não......pelo q eu vi do Receptor, parece q ele já vem com uma série de timbres, daí o ligar e tocar não fica tão complicado. Mas realmente é um pouco mais sacal ter q ligar tudo (controlador, hardware, etc...).

Atualmente tô numa fase de "quanto menos, melhor". Antes eu levava uma parafernália pros shows, meu carro ia parecendo uma árvore de natal, cheio de penduricalhos. Sem contar que é altamente estressante montar tudo no palco, e depois desmontar de novo. Sem contar a possibilidade do troço todo dar pau, o que já aconteceu comigo!

Tem pessoas q gostam de sets monstruosos, com 3, 4, 5 teclados. Minha coordenação motora prá tocar já não é aquelas coisas, imagina gerenciar um set assim....rsrsrs

De qualquer forma, o preço ainda está salgado (o receptor, nos EUA, sai por US$ 2k.)

Pena q o tópico não rendeu. Gostaria de "ouvir" mais opiniões a respeito.

Abração!

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


R Palma
pelo q eu vi do Receptor, parece q ele já vem com uma série de timbres, (...) o preço ainda está salgado (o receptor, nos EUA, sai por US$ 2k.)
É isso. Pra coprar um equipo de US$ 2K e usar timbrezinhos de fábrica, vale mais pagar R$ 2K num MM6. O Muse é pra quem precisa rodar VSTi ao vivo.
Acho, sim, uma coisa empolgante uma caixa em que eu possa colocar só aqueles instrumentos que vou usar, com a qualidade q só os VSTi podem oferecer e estar pronta pra ligar, plugar um controlador e sair tocaando. Inclusive já cheguei a pensar em "muambear" uma V-Machine direto dos EUA hehe... Mas mesmo assim o preço ia ficar salgado.
Mas daí pra "matar todos os concorrentes"... Sei não, acho q falta um pouco... XD

Pena q o tópico não rendeu. Gostaria de "ouvir" mais opiniões a respeito.
Esquenta, não. Tópicos bons geramlente demoram um pouco pra pegar o embalo.

MayckonCouto
Veterano
# fev/10 · Editado por: MayckonCouto
· votar


Bom eu creio que dentro de pouco tempo alguem com mais dinheiro que eu vai desenvolver um "teclado pc", uma ferramenta dedicada e que possa ser atualizada (peças) como um pc normal..

Iram reduzir o tempo de loading dos timbres atraves de um soft dedicado ao uso de VST como o Forte (mas muito mais avançado para carregar os timbres automaticamente), ira possuir todas as ferramentas de um bom controlador (knobs, faders), uma tela widescreen com touchscreen pra edição de timbre, sampling e sequencer, entre outras coisas. (widescreen com touchscreen porque é chique neh cara ahuisdd)

Bom vai ser como nos teclados utilizados atualmentes (ligar e tocar), o mercado de timbres vai crescer bastante...

Olha eihn até que a ideia é boa... quem sabe neh. abraço!

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


MayckonCouto
Openlabs Neko? =P

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


R Palma


Cara, já tive uma porrada de teclados e sempre era a mesma coisa: todos os músicos para carregar as minhas coisas e as coisas do batera. Enchia o carro do guitarrista hehehe

Hoje uso um piano digital GEM PRP700 e um note com placa Fast Track Pro. Só. Por enquanto um note é o melhor Hardware para VSTs, pela potência dele. E se tem as manhas, é só desabilitar tudo que não usa: eu tiro internet explorer, antivirus, firewall, jogos, toda essa porcaria que não serva para produções de audio. E fico com o melhor módulo do mundo, totalmente personalizável e que não trava NUNCA. Tenho os melhores pianos acústicos, elétricos, Hammonds, Synths, etc... (claro, fora os originais hehehe).

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


Mauro Lacerda
Hoje uso um piano digital GEM PRP700 e um note com placa Fast Track Pro. Só.
Vc tem experiência com VSTi, isso de longa data e já usou hardware... Eu lembro do seu QS 6.1 e do "Neko 88 feito em casa" hehe... Acha q é mais prático usar um note do que usar um (e não uma penca hehe) teclado?


eu tiro internet explorer
[off] Isso eu tiro até do netbook, q não precisa rodar VSTi... XD

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


tecladoprofusao


Cara, não sou de me levar por opiniões, eu tenho que ver pra crer, sentir na pele. E fiz muitos testes, muitos mesmo. Já tive teclado pra caramba, das mais diversas marcas. Hoje em dia, se fosse ter apenas um teclado, teria um teclado da linha QS da Alesis. Puuuta som, potente e eficaz. Mas os VSTis são outra história, não tem teclado com 15 gigas de memória prum piano acústico, e isso eu tenho num VST no meu note.

Só posso falar que nos meus vinte anos de teclado os VSTs realmente são insuperáveis, e aquela baboseira de que quem usa VST é porque não tem grana para pegar um teclado top é de pessoas que tentam, a todo custo, acreditar que gastaram de 5 a 10 mil num teclado e estão certas. Não entro no mérito. Coisa de tolos. Tudo bem, acreditem nisso. Já tentei, testei XS8, Nords etc... Obviamente são teclados incríveis, mas não se compara. Se eu colocar meu setup lado a lado com um XS8, meu setup ganha em qualidade. Pianos perfeitos, Rhodes perfeitos, Wurlitzer, Clavs, Hammonds, synths perfeitos. Toda a possibilidade de programação. Gravação do show ao vivo, possibilidade usar os plugins que todos grandes estúdios do mundo usam. Isso é fantástico, e sempre deixo as pessoas que gastam milhares de reais para se convencer de que tem um ótimo som nas mão sem contrariar muito, até entendo. Se eu fosse pagar pelo meus VTSs eu estaria devendo até as calças. Mas baixo piratão mesmo. Agora neguinho dizer que seu XS8 é melhor que um Ivory Italian é falta de bom senso. Ou o cara não tem ouvido nenhum ou se esforça muito para acreditar que seu dinheiro foi bem gasto. Sempre me recuso a falar sobre essas coisas, mas agora deu vontade. Eu não sou trouxa e dou valor demais ao meu dinheirinho suado que ganho, e falo com propriedade de quem já passeou pelos dois mundos (VSTs e Hardware): VSTs são melhores, notebook hoje em dia não trava, teclado é apenas teclas com uma placa que é superada e muito por um note. Fica minha opinião mais sincera, de quem realmente testou sem preconceitos todas as possibilidades.

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


OBS: moro do lado da Teodoro Sampaio, a melhor rua de instrumentos musicais de São Paulo, e todo dia passo por lá, já testei tudo quanto é teclado por horas seguidas, não é opinião sem fundamento. Dos Tops tem os PC3x, XS8 e os Nord. Fantom G é uma bosta, o som do Fantom X é bem melhor. M3 é legal. Mas sabe quando você testa as coisas e pensa: tenho melhor em casa? É assim. Os VSTs são fodas por isso, eles realmente são melhores do que qualquer teclado que exista...

R Palma
Veterano
# fev/10
· votar


Mauro Lacerda

Até que enfim alguém q pensa como eu......kkkk

Olha só, não se trata o tópico de uma competição, ou de se eleger o melhor setup (pencas de teclados com suas placas de expansão x VSTI. Acredito sinceramente que cada um sabe como lidar melhor com seu setup. Mas como o próprio Mauro disse, prá q vou investir de 7 a 10 paus num TOP, se com a mesma grana eu posso ter um EXCELENTE controlador, com um EXCELENTE note e EXCELENTES vsti´s? Desculpem o mal jeito, mas pensar diferente é não saber fazer conta de mais e de menos.

O problema é que, atualmente, prá rodar um VSTI em note sem maiores complicações, são necessários alguns conhecimentos específicos, como desabilitar a pancada de inutilidades q vem num notebook, ter uma boa interface de áudio, pelo menos uma mesinha de 4 canais, etc. Ainda fica (pro meu gosto), muita tralha pra carregar/montar/desmontar.

E falando em gosto pessoal, não sou muito chegado em ter um note na frente do teclado, com a tela abertona. Fiquei entusiasmado com os tablets, mas estive nos EUA recentemente e não achei um q me agradasse. Está prá ser lançado o iPad, da Apple, mas pelo q já ouvi falar, parece q os VSTIs não rodam em Mac. A infrmação confere?

Finalizando, como disse antes, acho q cada um sabe melhor como lidar com suas necessidades. Mas no meu caso em específico, os investimentos futuros serão em hardwares para VSTIs. Ainda bem q não passei o cartão de crédito na Made in Brazil tempos atrás.....iria ter um Fantom G6, e ainda assim estaria insatisfeito.

Abs!

Fabio L.
Veterano
# fev/10
· votar


Fantom G é uma bosta, o som do Fantom X é bem melhor.

Nossa ! Como eu queria ter esse conhecimento absoluto antes de ter comprado meu Fantom G !

R Palma

Bom, tem mais alguns fatores que considero desfavoráveis ao uso dos VSTs, principalmente ao vivo. Mas na minha opinião, entendo que o futuro dos teclados será algo relacionado com Controlador+VSTi. Eu acho que esse modelo de Workstations que vemos hoje em dia deve sumir muito em breve.

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


R Palma
Quem disse que eu discordo da qualidade dos VSTi? Pelo contrário, concordo que são o melhro hoje! :)
Só acho que sempre vai haver espaço para hardware, sempre tem músicos que preferem poder colocar a mão na máquina e sentir o bicho respondendo, e eu sou um.

Uso VSTi em casa e me apaixonei pela flexibilidade, modularidade, personalização e controle absoluto que se consegue. Em casa mesmo dificilmente ligo o teclado, mas deixei o U-Key plugado no PC "ad eternum" hehe... Mas pra tocar à vera, sempre prefiro ter a máquia na mão, tudo ali na cara, ao alcance, ter a certeza que ele vai responder a tudo que eu fizer... É outra sensação.

Como não ganho pra fazer sair um Steinway D da caixa de som, pra mim som bom é o som que aparece, então perfeição é luxo. Pra quem precisa disso, mande bala nos VSTi! :)

Fabio L.
Eu acho que esse modelo de Workstations que vemos hoje em dia deve sumir muito em breve.
Ah, sim... Isso é. Essa evolução nos instrumentos virtuais vai forçar uma mudança nos "Motifantons" da vida, isso vai. Pra não perder mercado, eles vão ter que se superar e muito. Mas no que essa briga vai dar, não arrisco prever. Vamos ver superteclados, mas acho difícil sumirem.

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


Fabio L.


Cara, me exaltei hehehe

Isso é uma opinião de algumas pessoas que tiveram o FX e também o FG, realmente testar na loja não dá para se ter uma opinião consistente. Aos proprietários do FG: não é uma bosta hehe

Fabio L.
Veterano
# fev/10
· votar


Mauro Lacerda

Relax !

Bom, o que eu posso dizer é que, na MINHA OPINIÃO, para o MEU USO, que é tocar ao vivo, banda de pop rock, o Fantom G é EXCELENTE. Pode ser que as outras pessoas que tiveram o Fantom G não tinham a mesma aplicação que eu tenho, daí a diferença de opinião.

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


Acordei numa ressaca brava, resolvi gravar uma brincadeira só com VSTs para ver se diminuí o barulho do sino que está na minha cabeça hehehe. Não editei nada, o piano não ficou legal, tem um monte de erros, etc... Não estou com paciência para fuçar demais hehehe

Gravei apenas 3 pistas: a primeira fiz o baixo e a guitarra ao mesmo tempo, na segunda o piano acústico e na terceira faixa o wurlitzer.

VSTs:
Piano acústico: Ivory Italian
Wurlitzer 200A: Scarbee Vintage Keyboard Colection
Baixo: Trilian
Guitarra: Direct Guitar

Tanto no baixo como na guitarra usei o Aplitube 3. Piano e Wurlitzer sem nenhum efeito. Na master inseri o T-racks para dar uma geral, e antes dele o Lexicon Reverb. O único cuidado que tive foi não deixar estourar o som hehehe


Segue o link:

http://www.4shared.com/file/231741660/d005aee8/2_online.html

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


OBS: fiz isso em 15 minutos, portanto não quantizei nada, está tudo "ao vivo" hehehe

E ficou pesado o arquivo porque resolvi deixar em Wave mesmo, para se ter uma idéia boa do som. Pena que eu escutei agora e vi que poderia ter mixado bemmm melhor.

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10
· votar


Mauro Lacerda
Mas pq vc não coloca em MP3, como todo mundo? Domingo a noite é duro baixar arquivo de mais de 10 Mb na conexão hehehe....

Timbragem perfeita, sem dúvida nenhuma. Muito natural, orgânico, autêntico. E que baixo perfeito, guitarra quente, piano definido...

Da música em si eu não achei ruim a mixagem, nem acho que precise de quantização. Só que no meio ficou um pouco bagunçado rhodes + piano + guitarra, poderia ter tirado um deles.

É isso. Parabéns pelo trabalho, na composição e na timbragem.

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


tecladoprofusao


Sim, ficou muita coisa, uma em cima da outra. Vou ver se depois eu gravo algo melhor, fiz essa mesmo só para terem uma idéia do que dá para fazer sem ter trabalho nenhum, sem caprichar em nada. E esse baixo é fantástico né? É o Trilian, é imenso mas é perfeito.

R Palma
Veterano
# mar/10
· votar


Up apenas para mais debates sobre o futuro dos VSTI´s x Teclados

MayckonCouto
Veterano
# mar/10
· votar


tecladoprofusao

Openlabs Neko?!?!?!!!! vixi cara ja existe o treco doido... bah
NeKo XXL do jeito que imaginei cara .. que loko rs

Cleber Vaz
Veterano
# mar/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


R Palma

Depois de ler o http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230590/
Resolvi dar um gás nesse tópico pois hardware para VST é um tema bem genérico...
Atualmente vejo o kit PlacaMãe+processador+Memória+HD como uma plataforma genérica de salvação de antigos teclados já pifados, eu tenho dois orgãos eletrônicos aposentados por falta de peças assim como um DX7 que também se aposentarou e para todos eu enxergo a possibilidade de colocar um KIT PC dentro pois as placas mãe estão ficando cada vez menores a cada dia ao passo que os processadores dão conta cada vez mais facilmente dos VST.
Pode parecer idéia maluca colocar peças de PC em carcaças de teclado mas tive essa idéia quando resolví ligar um KORG pra testar em uma loja aqui em Pelotas e apareceu INITIALIZING OPERATIONAL SYSTEM no display depois de uma telinha de boas vindas, ou seja, assim como os videogames, os teclados já são um tipo de computador para fim específico já há um bom tempo e com configurações bem modestas para o preço que custam.

R Palma
Veterano
# mar/10
· votar


Cleber Vaz
Pode parecer idéia maluca colocar peças de PC em carcaças de teclado...

Dias atrás eu falei com um amigo meu q manja de hardware sobre mais ou menos essa possibilidae. O cara quase me bateu, falou q era impossível, e me deu mais de 10 motivos técnicos (q eu não entendi nenhum deles) pra dizer q isso era ideia de lunático.

Mas, se já existe os Open Labs da vida, qual a dificuldade nisso? Se um netbook roda tudo q é coisa (inclusive VSTI), pq não um key com um PC embutido?

Nos EUA um netbook com 250 de HD e 1G de RAM sai por menos de US$ 300,00. Um bom controlador (88 hammer-action), mais US$ 600,00. Uns 3 ou 4 VSTI´s originais "dos bão": US$ 1.000,00. Total da brincadeira: US$ 1.900,00.

Ok, preço lá fora. Mas vamos aos "tops": (lá fora)

Famtom G8: US$ 3.499,00
Motif XS8: US$ 3.599,00
Korg M3 88: US$ 2.699,00
Nord Stage EX88: US$ 3.599,00

O dia q o Open Labs baratear (até pq não precisa aquela tela de 15 touch, teclado querty, sem contar as "putarias" pra gravação de audio), Roland, Korg, Yamaha, Nord, etc, etc, etc, vao cortar um dobrado prá sobreviverem no mercado.

Neguinho q tiver umas 10 mil doletas pra investir num projeto desse, tipo "botar pra perder" uns 5 controladores e uns 5 netbooks, mais um fera do hardware, vai ficar milionário.

Com redobrada vênia aos q pensam em contrário, mas não há mais espaço, nos dias atuais, onde o tempo é cada vez mais exíguo, para teclados onde o cara, prá achar o som q ele quer, ter q ficar madrugadas a fio editando a porra do timbre. Prá quem é fera nisso (e são poucos, por isso os admiro), beleza. Mas prá quem quer chegar e tocar, e não entende lhufas de filtros, envelope, TVA, TVF, cuttoff, LFO, etc, etc, etc.......nada mais PRÁTICO do que um pacote já com tudo isso.

Abs!

arilevita
Veterano
# mar/10 · Editado por: arilevita
· votar


Mauro Lacerda
Gostaria de saber que Note é esse que não trava nem superaquece num palco cheio de refletores numa temperatura ambiente de 50°C ? Ou você só toca em lugar refrigerado? Você não acha que com altas temperaturas como a do último verão é temerário entrar nun show super reponsa só com um Note? Concordo plenamente contigo no quesito qualidade de som, mas no quesito confiabilidade só quando vierem os Note refrigerados a nitrogênio líquido.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/10
· votar


arilevita
O dele não esquenta por causa da Placa de Audio que ele usa... é Top, feita pra isso... o note só faz gerênciar... todo o processamento mais pesado é feito pela Placa!!!

arilevita
Veterano
# mar/10
· votar


ThyagoAmaral
Mas mesmo assim. Pode estar o Note com quase nenhum processamento, mas com o calor que tem feito aqui no Rio, acho difícil que exista um note sem overheat. Se tiver, por exemplo, um Par 64 (1000w) direcionando para ele , duvido que não pare. Aí vc fala : pede para o cara da iluminação para tirar o foco. E se for um monte de banda quase sem intervalos? Já tive LCD de teclado tão aquecido em palco que começou a clarear e o chassis do teclado dava para preparar um X-tudo de tão quente !

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/10 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


arilevita


Toquei durante muitos anos em várias bandas, depois parei um tempo, agora que estou voltando a tocar ao vivo. Vou levar o teclado (GEM PRP700) e o note (+ Fast Track Pro). O note e a placa ficam num case, com uma base sólida abaixo do note para permitir a circulação de ar (meu note é um Dell C2D 2.53 GHz, 8 gigas de RAM e HD de 500 Gb). Atualmente só componho para piano acústico, Rhodes e Wurlitzer, isso para tocar ao vivo. Justamente para ter tudo pronto e caso aconteça algo tenho o GEM que também é fantástico, mas obviamente inferior aos VSTs:
Sampletekk 7CG para piano acústico
Scarbee VKC para Rhodes
Puremagnetik PM200 para Wurlitzer


De qualquer forma, uso o note por 4, 5 horas seguidas, dando um cacete nele (fazendo gravações com trocentos VSTis e VSTs, um monte de plugins espetados) e ele nunca travou ou aqueceu, mesmo no verão aqui em Sampa que também não foi fácil.

Já tenho 20 anos de música e consegui chegar a um ponto onde o piano é o instrumento principal, embora minhas composições sempre tenham synths e hammonds. Por isso mesmo peguei o GEM, na pior das hipóteses estou com um instrumento de primeira (vale dar uma olhada para conhecer) e é só plugar no cubo e mandar brasa. Mas posso afirmar com certeza que o note não irá falhar de jeito nenhum, não tem Net, Antivirus, Firewall, jogos, etc... Retirei tudo do Windows que não fosse exclusivo para Audio, escolhi o processador a dedo, as memórias, o note é novo comprado na Dell com a configuração que escolhi (top em todos os itens, não poupei em nada, e vendi meu TX Classic para pagar hehehe).

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/10
· votar


Quanto a ter um Hardware para VSTis, para mim não adiantaria pois faço gravações direto, e preciso de uma estação de gravação com tudo que tem direito, uso o Cubase 5 (para gravações, já tem uns vários anos que tenho familiaridade com ele, desde o SX3) e o Reaper (para usar ao vivo como Rack de VSTis, bem mais leve que o Forte, além de poder gravar o show ao vivo).

Hoje em dia o note tem qualidade e confiabilidade para levar ele para o palco. Para mim é como um super módulo, ou um super Receptor. Deixo quietinho do lado do teclado, em 3 minutos tenho ele ligado com todos VSTis carregados e daí em diante nem lembro dele, porque faço as mudanças pelo piano digital. Já fiz várias experiência de trocar o setup todo, seja indo para os VSTs ou saindo deles. Hoje em dia tenho segurança no meu setup, além dos melhores sons, só perdem mesmo para os originais acústicos.

Agora quem usa por exemplo VSTs como o Minimoog, Pro 53, True Pianos, etc... um Hardware dedicado para os VSTs é fantástico, se eu não fizesse gravações provavelmente meu setup seria o GEM + Receptor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hardware para VSTI´s - Tópico Oficial