Hardware para VSTI´s - Tópico Oficial

Autor Mensagem
arilevita
Veterano
# abr/10
· votar


Mauro Lacerda
Cara , vc não sabe como é ótimo ter estas experiência descritas aqui. Realmete vou adquirir outro hardware e vou começar a ver o que vai rolar . Valeu !!!

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/10
· votar


arilevita


Pois é cara, hoje em dia tanto músicos como produtores tem em suas mãos equipamentos de qualidade inimaginável a algumas décadas atrás. Se eu for pensar que a maior parte das músicas que gosto e que tenho como referência foram gravadas em 8 canais (imagina batera, todos instrumentos, vocais, etc... em 8 canais), o que tenho a minha disposição é algo absurdo.

Por isso também optei por ter um setup de VSTis bem básico: bateria, guitarra, baixo e teclados. Só, sem metais, orquestras,etc... porque quero aprender a usar tudo que tenho de verdade. A 10 ou 15 anos atrás, eu levava para os shows apenas um teclado Minami antigão que eu tinha, fazia tudo com ele, tocava MPB, Rock Progressivo e Blues e tirava leite de pedra, mas ficava muito legal. Me irritei esses tempo pra trás porque mesmo tendo milhares de excelentes sons eu não tinha domínio mesmo do que estava fazendo. Então agora estou bem focado em como tirar o melhor desempenho do piano acústico, e estudando muito sobre compressores, equalizadores, etc... para poder tirar o melhor proveito possível dos equipamentos que tenho. De nada adianta ter milhões de ferramentas se você não sabe usar nenhuma. Então hoje em dia me concentro muito em tirar o melhor som possível com o piano acústico usando um limiter e um compressor, e eu comparo isso com um processo de esculpir o som, usando tudo muito sutilmente e com propriedade, sabendo do que se trata o atack do compressor, por exemplo.

Eu gosto de deixar essas experiências minhas, pois TUDO que aprendi em termos de produção musical foi pela net. Acho importante ter materiais assim para quem quer aprender sobre o assunto, pesquisar... Claro, pode separar alguns bons anos de trabalho para isso, mas que é fantástico se sentir qualificado para resolver situações sozinho isso é...

Lembro que sempre fui de chegar antes de todos os músicos nos shows (quando eu iria tocar) para ver toda a montagem de palco, as ligações de PAs, como o cara da luz se comunica com o cara do som, ver as passagens de som do lado do técnico de som... Isso me deu propriedade para argumentar, ao meu favor, com os profissionais de audio com certa tranquilidade e conhecimento, algo que meus amigos músicos nunca se preocuparam em saber ("músico só toca", "isso não é minha função", etc...). Hoje em dia sei chegar num palco, montar toda a estrutura que preciso para fazer meu som, usar a mesa com conhecimento, fazer todas minhas programações no Note e ajustá-las no PA e equilibrar as equalizações, sei resolver problemas técnicos, essas coisas todas me fazem sentir muito mais "dentro" da música. E como sou bem obsessivo, isso acaba ajudando muito hehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/10
· votar


Ah, estou produzindo meu próprio Cd solo. Apenas composições minhas, me "dei" de prazo até o fim do ano para terminar, vou fazer tudo com calma. Só para a primeira música já fiz 4 versões diferentes, estou testando tudo para ver o que melhor se encaixa. E é fantástico ter conhecimento para fazer isso. E pretendo mixar tudo sozinho, apenas a masterização eu quero levar num estúdio profissional, pois para a Master os equipamentos analógicos são fundamentais se o objetivo (que é o meu) é fazer a distribuição e venda dos CDs. Nada como um bom e velho compressor (equalizador, limiter, etc...) analógico para dar aquela cor no som que a gente se acostumou a ouvir em nossos CDs mais queridos hehehe

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


lembrando que na linha XS, por exemplo, tem um Linux como sistema operacional... o que me deixou puto por pensar que programas de áudio profissional pra linux são viáveis tecnicamente, mas acho que o retorno financeiro é que não seria interessante :(

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


Já que o tópico tornou-se oficial vou agrupar aqui alguns links que estão nesse tópico e em outros para fazer a ponte entre o assuntos.

Esse aqui o tecladoprofusao tinha postado na primeira resposta deste tópico
www.smproaudio.com/produkte/v-machines/v-machine.html

Onde consta que não há garantia de que todo VSTi (ou algum em particular) seja compatível com o V-Machine, daí eu pergunto, será que o B4 é compatível?

Em caso positivo, seria bem interessante um set com o V-Machine e com esse outro hardware aqui

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/234645/

O que acham?

R Palma
Veterano
# mai/10 · Editado por: R Palma
· votar


Tem um outro tópico com assunto semelhante. Seria possível juntar tudo? Aliás, essa foi minha intenção ao criar o "tópico oficial". Não sabia os moderadores tinham como juntar tudo. Anyway....

Como parece q a bola da vez é a V_machine. seguem dois links: o primeiro com uns tutoriais em video, narrados em alemão (eu acho) mas com legenda em inglês. O segundo, é um tutorial em PDF q explica alguma coisa.

http://www.smproaudio.com/produkte/v-machines/v-machine-tutorial-movie s.html

http://www.smproaudio.com/images/stories/products/software/VFX%20V-MAC HINE%20Tutorial.pdf

Tô indo pros EUA agora em julho, e até tava na fissura de trazer um brinquedo desses, mas não tô muito confiante ainda. Só vi um review até agora, bem simplezinho, e a demora de alguns instantes prá carregar um timbre me desanima, já q usaria para apresentações ao vivo.

Pelo q vi, parece q roda o B4 sim, pois tem um video dedicado so a ele.

Se alguém me ajudar a desvendar como usar essa coisa eu trago um brinquedinho a um preço módico......rs

Abs, e desculpem aí por criar um tópico (em tese) em duplicidade. (o outro q foi trancado)

(edited) depois de fuçar mais um pouco, achei a lista de VSTi e VST compatíveis com a V-Machine, e nesse mesmo link, no final da página, tem uma penca deles prá download, muitos são freeware!

http://www.smproaudio.com/index.php?pageNum_Recordset1=0&totalRows_Rec ordset1=258&id=188&filter=wiz_name&type=ASC

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


achei a lista de VSTi e VST compatíveis com a V-Machine, e nesse mesmo link, no final da página, tem uma penca deles prá download, muitos são freeware!

Que ótimo, parece que roda a maioria dos VSTi mais conhecidos...

Se alguém me ajudar a desvendar como usar essa coisa eu trago um brinquedinho a um preço módico......rs

Opa! Tô nessa! rsrs

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Se alguém me ajudar a desvendar como usar essa coisa eu trago um brinquedinho a um preço módico......rs

opa !! Qdo vc volta de lá? vamos manter o contato ... dae vc me diz o preço módico e veremos como acertar isso .. eu me interesso ... mas quero fazer um esquema de envio como presente, de "parente" para "parente" .. :) mas eu preciso saber o preço dele.

abrax!

R Palma
Veterano
# mai/10
· votar


Moçada, vou enviar via MP, senão os moderas vão achar q é comercialização, o q é proibido.......rs

Mas sobre o equipo em si, ontem fiquei até a madruga fuçando tudo q foi coisa. Achei até o link pro manual:

http://www.smproaudio.com/images/stories/products/manuals/V-M_manual%2 0small.pdf

Mesmo assim ainda ficaram algumas dúvidas (tentei ler com atenção, mas a euforia não permitiu.......rs), especialmente com relação a forma de agrupamento dos patches.

Vou citar pra que me serviria esse brinquedo: eu toco numa banda de covers de classic rock e progressivo (Deep Purple, Raimbow, Rush, P Floyd, etc). Tenho um XP-50 q me atende, mas os órgãos são medonhos. Horrorosos. E não adianta vir com papo de edição de timbre: não manjo nada disso e nem tenho tempo. Só q o XP é uma maravilha pra programar sequências de timbres. Na memória User do modo Performance, tenho 32 bancos onde posso alocar em cada banco 16 patches diferentes, cada um deles editáveis quanto a volume, pan, range das teclas, etc. Daí eu nomeio cada banco com o nome da música q vou tocar. Banco 1 - Perfect Stranger, Banco 2 - Highway Star, Banco 3 - Jump, etc. E com um simples toque, dentro de cada banco, vou trocando os timbres. Aliado a função Patch Remain, o XP é excelente pra tocar ao vivo. (pelo menos eu acho).

Então, prá minha necessidade em específico, a V-Machine teria q ter a mesma capacidade de organização de timbres em bancos, e a mesma facilidade prá trocá-los durante a execução da música, sem nenhuma latência.

No link q passei anteriormente sobre os tutoriais (narrados em alemão.....), dá pra ter uma noção do funcionamento, mas isso (agrupamento de timbres) ainda não me ficou claro.

Às almas caridosas q puderem ler o manual, vamos trocar idéias. a minha humilde opinião visionária, eu acho q em pouco tempo o futuro dos teclados será controlador mais hardware VST e VSTi.~

Abs!!!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


Às almas caridosas q puderem ler o manual, vamos trocar idéias.

Eu vou ler hoje ainda, até pra saber se é mesmo o que eu espero que seja...

[EDIT] Deu erro nesse link do manual...

R Palma
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Creio q o problema seja no seu Acrobat Reader, pq eu abro normalmente através do link q eu postei.

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


R Palma

Tens razão, acabei de abrir normalmente em outro PC.

R Palma
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz

Blz então. Conseguiu ler o manual? O q achou?

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


R Palma

Tentei de novo em casa e não deu, vou ter que ajeitar meu acrobat!

Thi_tecladista
Veterano
# mai/10
· votar


tecladoprofusao
Acho q não... Hardware específico sempre é menos complicado que software personalizável. Sempre tem espaço pro "ligar e tocar", sem ter q mexer em nada, sem carregar timbre ou personalizar. Acho q sempre vão haver soluções muito práticas e soluções incrivemente flexíveis, convivendo lado a lado e dividindo espaço com os meio-termos...

Se fosse questão só de timbre realista, não existiria piano acústico hoje. Só controlador de 88 teclas e VST, q é mais leve e mais barato. ;)



Neste fim de semana, fui pego meio de surpresa para tocar uma música africana na igreja. Simplesmente liguei o teclado, procurei um som de marimba e toquei. Se eu dependesse exclusivamente de VSTi, muito provavelmente eu não teria um plugin de marimba à mão, pois é um timbre pelo qual eu nunca tive interesse.

Não estou menosprezando o uso de VSTi, mas acho que há casos emergenciais, como o que eu citei, em que é uma boa ter um teclado com timbres internos.

Comecei a estudar o uso de VSTi recentemente. Ainda estou só na teoria, mas penso que um setup ideal contém um teclado pelo menos razoável, com timbres internos, e que funcione bem como controlador para ser acoplado a um notebook. Desta forma, tem-se a qualidade dos VSTi aliada à praticidade dos teclados comuns.

Evandrovysk
Veterano
# jun/10
· votar


Mauro Lacerda
Mauro, eu passei mais ou menos pelo mesmo processo que você. Já tive desde os PSRs/CTKs (Ô saudade), rsrs até XP-80, Kurzweil e testei um sem-número de teclados (Motif, Kurzweil Sp2X, Fanton), e realmente os VSTIs estão me encantando, embora eu não tenha a mesma experiência que o Sr., estou iniciando agora nesse mundo. Possuo um PRP-700 GEM também, e para controlar os VSTIs, um Kurzweil SP-76, na minha modesta opinião melhores teclas para uso universal, (desde um rhodes, passando por um orgão e piano), nem leves demais nem pesadas demais. Estou aqui com o Grand2 (já desinstalado), o Elektrik piano da Native, o Virtual Grand Piano (razoável), o Reason e seus refils (Bom eu diria), e o fantástico Ivory!!! Agora queria sua opinião: No meu Ivory instalei o Ivory Studio e o Ivory German, e ouço falar muito bem da expansão Italian dele. Você a conhece? Vale a pena adquiri-la e instalar? Tem diferenças consideráveis para o Studio e o German? Sua opinião será muito útil, uma vez que estou para comprá-lo de um colega, mas se não tiver diferença notável, não quero nem gastar dinheiro com ele, e nem sobrecarregar meu note com mais arquivos. Agradeço pela ajuda, e que Deus te abençoe. Sucesso no seu novo trabalho!!!

edutb
Membro Novato
# out/13
· votar


ola pessoal.soube agora destes vsts. gostaria de usar isto. tenho um teclado yamaha com usb midi, e bum notbok. oque presciso baixar para usar? obrigado!

edutb
Membro Novato
# out/13
· votar


ola pessoal.soube agora destes vsts. gostaria de usar isto. tenho um teclado yamaha com usb midi, e bum notbok. oque presciso baixar para usar? obrigado!

Claudemir X.
Membro Novato
# jan/15
· votar


Eu to entrando nessa onda tambem de vsts e tals! e top dimais! comprei minha placa e tenho todos meus vsts tops em um HD! Só estou esperando meu notebook chegar!

Claudemir X.
Membro Novato
# jan/15
· votar


É claro q não abro mão do meu teclado (Korg X50), se caso dar algum tipo de problema, ou as vezes num querer usar o vst, ele já ta certinho!

freitas_silva
Veterano
# jan/15
· votar


Fiz um upgrade recentemente no meu notebook, já bem usado de quase 5 anos. De 4g pulei pra 8gb 1333 e troquei o hd comum por um ssd de 120gb kingston hyper 3x. O processador é um i5 2.5 ainda primeira geração, mas supre bem minha necessidade.

O upgrade de memória e troca do HD por SSD foi crucial. Recomendo a todos um upgrade desses pois melhora consideravelmente o desempenho da máquina e o tempo de carregamento dos softwares.

Ha, também fiz a substituição da pasta térmica do processador, que ainda era a original e já estava bem ressecada. Coloquei uma nova de cerâmica e dei um refresco ao meu processador. A eficiência dele melhorou uns 200%.

O foco em falar disso é que você não precisa ficar trocando de computador de 3 em 3 anos como muitos fazem. Fazendo manutenões regulares ajudam a prolongar a vida útil do seu equipamento e upgrades no hardware o deixam "atualizado", claro que até um certo ponto.

Fica a dica para os amigos que usam Notebook pra cima e pra baixo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hardware para VSTI´s - Tópico Oficial